mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 06:38 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: É oficial, a Mandriva agora é da comunidade.  (Lida 1990 vezes)
kuruka
Membro Vitalício

http://docs.mandriva-br.org

Ver Perfil WWW
« Responder #15 : 17 de Maio de 2012, 21:41 »

Isso me fez pensar o seguinte: O Mageia foi criado para ser o "Mandriva comunitário", então sua existência não faria mais sentido, a não ser que o orgulho e vaidade dos caras de lá seja tão grande assim.
Sorriso forçado
Caro Peter Parker,
Em 18 de setembro de 2010, um grupo de ex-empregados, desenvolvedores e simpatizantes da comunidade Mandriva anunciou que iriam desenvolver uma bifurcação (ramificação, derivação) da distribuição Mandriva, chamada Mageia. Esta decisão foi uma resposta às ações que culminaram com a demissão da maioria dos funcionários que trabalhavam na distribuição Mandriva quando a Edge-IT (uma empresa que pertencia à Mandriva SA) foi liquidada. O grupo explicou que "não querem ser dependentes da economia flutuante e errática, e os inexplicáveis movimentos estratégicos de uma empresa."
A Organização Mageia vai gerir e coordenar a distribuição: hospedagem do código e software da distribuição, marketing, comunicação e promoção de eventos. Dados, fatos, desenhos e demais serão partilhados e discutidos através da comunidade.
O significado da palavra Mageia (μαγεία em grego significa magia) surgiu para ter uma referência símbolica ao antigo nome da distribuição chamada Mandrake (o mágico), atualmente Mandriva Linux.
O Mageia é uma distro independente e não foi criada para ser o Mandriva comunitário, mas apenas um  fork da Mandriva. As razões da criação do Mageia foi para ser apenas um fork do Mandriva , como dito acima, assim como o PCLinuxOS também é um outro fork  e é derivado do Mandriva e do Mandrake, mas diferente também do Mageia. O Mageia é uma distro totalmente independe, mas nunca e de modo algum ser um "Mandriva comunitário". O Mageia é uma organização com regras próṕrias e totalmente diferente de uma empresa. O Projeto Mageia foi anunciado em meio a crise que a Mandriva enfrentava (antes de receber a ajuda dos russos), como um fork, uma continuação da distro que estava praticamente falida (falência que não se concretizou felizmente). O máximo que poderia haver entre as duas distros (Mageia/Mandriva) seria uma cooperação, conforme exposto por um dos desenvolvedores do Mageia aqui em https://forums.mageia.org/en/viewtopic.php?f=5&t=2392&p=17798#p17798
Abraços.
 Piscar
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 21:58 por kuruka » Registrado

Portal do  Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/portal/
Visitem o Mageia do Brasil em http://www.mageiadobrasil.com.br/forum/index.php

Peter Parker
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #16 : 17 de Maio de 2012, 23:33 »

Não digo isso em relação à comunidade, mas vejo as pessoas que estão à frente do Mageia (sim, tem chefes) um tanto de nariz empinado. O Mageia como distro ainda não tem identidade própria pra ser chamada de independente, ela é o Mandriva 2010.2 com outro papel de parede, então acho que esses chefes deveriam ter mais respeito com o Mandriva Linux, eles torcem pelo mal da distro. Felizmente isso não acontecerá  se tudo der certo, e dará, o Mandriva voltará a ser uma das, se não a principal distro Linux do mundo, e até o Mageia ganhará com isso.
Acessem meu blog - http://diogoparker.wordpress.com/
Follow me on Twitter - http://twitter.com/Diogo_Travassos
Mandriva BR no Twitter - http://twitter.com/mandriva_br
kuruka
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #17 : 18 de Maio de 2012, 01:31 »

Não digo isso em relação à comunidade, mas vejo as pessoas que estão à frente do Mageia (sim, tem chefes) um tanto de nariz empinado. O Mageia como distro ainda não tem identidade própria pra ser chamada de independente, ela é o Mandriva 2010.2 com outro papel de parede, então acho que esses chefes deveriam ter mais respeito com o Mandriva Linux, eles torcem pelo mal da distro. Felizmente isso não acontecerá  se tudo der certo, e dará, o Mandriva voltará a ser uma das, se não a principal distro Linux do mundo, e até o Mageia ganhará com isso.
Sorriso forçado
Caro Peter Parker,
Até concordo com você que o Mageia 1 começou copiando o Mandriva 2010.2,mas não a partir do Mageia 2 que está totalmente diferente e não é apenas alguns papéis de paredes diferentes.Eu entendi que você não quis dizer em relação a comunidade e quanto a problema de revanchismo existe infelizmente dos dois lados. mas nem todos agem e pensam assim.A maioria gosta muito do Mandriva Linux e torcem pelo sucesso do Mandriva.O MIB tem o logos do Mageia riscado (simbolizando que é proibido usar o Mageia) que também não é uma atitude correta.Eu acho que os espírito entre as duas distros deve ser de cooperação. Essas atitudes é uma das coisas que mais me chateia no gnu linux.Eu sou a favor das diversidades das distros e de seu convívio pacífico, pois uma pode cooperar com a outra de alguma forma.
Abraços.
 Legal
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 01:35 por kuruka » Registrado

XicoJorge
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #18 : 18 de Maio de 2012, 09:28 »

Um só projeto.

Assim como no caso do Openoffice e Libreoffice, acredito que um só projeto bem estruturado é sempre melhor que dois capengas. Que as equipes consigam se unir no desenvolvimento de uma distro única!

E por favor, nada de apostar num só gerenciador de janelas! Comecei a usar Linux no Conectiva ainda na versão Marumbi, adotei o Mandriva quando da fusão e foi triste ver a situação a que chegaram.

Mas só abandonei ele em definitivo pela falta de uma opção Gnome, pois nunca consegui me adaptar ao KDE 4, ao contrário do Gnome 3 ao qual me adaptei logo no início.
Finalmente migrei para o Linux
nosXw
Visitante
« Responder #19 : 18 de Maio de 2012, 13:48 »

Um só projeto.

Assim como no caso do Openoffice e Libreoffice, acredito que um só projeto bem estruturado é sempre melhor que dois capengas. Que as equipes consigam se unir no desenvolvimento de uma distro única!

E por favor, nada de apostar num só gerenciador de janelas! Comecei a usar Linux no Conectiva ainda na versão Marumbi, adotei o Mandriva quando da fusão e foi triste ver a situação a que chegaram.

Mas só abandonei ele em definitivo pela falta de uma opção Gnome, pois nunca consegui me adaptar ao KDE 4, ao contrário do Gnome 3 ao qual me adaptei logo no início.
Concordo. Certo que a comunidade da mandriva e pequena e nao muito ativa, o melhor seria ter todos remando para o mesmo lado, mas é dificil quando se tem mentalidades diferentes. Acho que o mageia nao tem como voltar a tras, nem mesmo para ser uma "fedora" da mandriva, os caminhos ja sao muito diferentes.
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #20 : 18 de Maio de 2012, 14:05 »

Um só projeto.

Concordo. Certo que a comunidade da mandriva e pequena e nao muito ativa, o melhor seria ter todos remando para o mesmo lado, mas é dificil quando se tem mentalidades diferentes. Acho que o mageia nao tem como voltar a tras, nem mesmo para ser uma "fedora" da mandriva, os caminhos ja sao muito diferentes.

Concordo, mas seria ótimo se todos os forks do Mandriva se unissem em um único projeto comunitário do Mandriva, acredito que se isso acontecesse a Mandriva iria voltar a estar entre as distribuições mais usadas e queridas.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
> 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use
Creto
Visitante
« Responder #21 : 18 de Maio de 2012, 19:29 »

Sorriso forçado
Caro Peter Parker,
Até concordo com você que o Mageia 1 começou copiando o Mandriva 2010.2,mas não a partir do Mageia 2 que está totalmente diferente e não é apenas alguns papéis de paredes diferentes.Eu entendi que você não quis dizer em relação a comunidade e quanto a problema de revanchismo existe infelizmente dos dois lados. mas nem todos agem e pensam assim.A maioria gosta muito do Mandriva Linux e torcem pelo sucesso do Mandriva.O MIB tem o logos do Mageia riscado (simbolizando que é proibido usar o Mageia) que também não é uma atitude correta.Eu acho que os espírito entre as duas distros deve ser de cooperação. Essas atitudes é uma das coisas que mais me chateia no gnu linux.Eu sou a favor das diversidades das distros e de seu convívio pacífico, pois uma pode cooperar com a outra de alguma forma.
Abraços.
 Legal
Mesmo sendo novato e não tendo muito conhecimento e voz no mundo gnu linux o que acho disse é que é totalmente contra a filosofia do Linux, Software Livre e da Licença GNU GPL (desculpem as maiúsculas) fica parecendo que ninguém que usa o Linux dá importância ou ao menos lê esta licença.

Uso o Mageia e gosto da Mandriva pela história que tem, por esta comunidade defensora e com certeza se tivesse uma conexão boa para baixar a iso usaria e assim estaria mais presente aqui.

Sinto muito a sinceridade, mas fazer o que, todo castigo a quem diz a verdade se for merecedor!

T+
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #22 : 18 de Maio de 2012, 19:34 »

Seria ótimo se pudéssemos reunir todas as pessoas envolvidas nas distros citadas aqui que derivaram da Mandriva. Creio que seria A mais querida, pelo menos, no Brasil. Em todos os micros que instalei - substituindo rwindows vários - as pessoas gostaram e não pensam em mudar nunca mais. Bem verdade que a versão mais instalada foi a 2010 que eu acho que foi a melhor. Acho difícil juntar todos, mas nada é impossível para a Mandriva que parece com a letra de um velho samba: "agoniza, mas não morre... alguém sempre te socorre...". Espero que não precise agonizar nunca mais.
A ideia do Manoel Pinho - usar Fedora como base e estabilizá-la, acrescentando o MCC e outros melhoramentos da nossa distro - é ótima e sugiro que seja enviada para a Mandriva avaliar. Abraço a todos.
Visitante
« Responder #23 : 18 de Maio de 2012, 20:07 »

Um só projeto.

Concordo, mas seria ótimo se todos os forks do Mandriva se unissem em um único projeto comunitário do Mandriva, acredito que se isso acontecesse a Mandriva iria voltar a estar entre as distribuições mais usadas e queridas.
Mas é dificil. Mesmo algums de nos no trabalho temos algum que outro problema com algum colega, imagina centenares de pessoas com ideias diferentes se unirem pra fazer algo junto, acho que nao funciona.

Acho sim que foi um baita erro formar outro site/wiki etc para o mageia-br. Nunca falei isso, mas devidir assim uma comunidade ja pequena foi pouco inteligente(inteligente pensando na comunidade brasileira em geral).
Membro Intermediário

Justo e reto é!

Ver Perfil
« Responder #24 : 18 de Maio de 2012, 22:26 »

http://wiki.mandriva.com/en/2012.0_specs_proposal

Estou torcendo pra que o pessoal à frente da comunidade saiba filtrar bem as idéias da mesma, porque tem muita ideia sem sentido na wiki  Embarassado

Sugeriram até o LXDE como ambiente padrão  Hein???

Se um dia a Mandriva abandonar o KDE como desktop padrão, eu pulo do barco...
Membro Vitalício

Recife - PE

Ver Perfil
« Responder #25 : 19 de Maio de 2012, 10:29 »

Vamos ver o que isso vai dar...

Gostei da idéia do Pinho sobre Mandriva+PcLinux+Mageia+Rosa, mais como o amigo Nosw falou, é muito difícil juntar essas pessoas todas Triste
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb
Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3
Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv
luis-fernando
Membro Intermediário

Justo e reto é!

Ver Perfil
« Responder #26 : 19 de Maio de 2012, 11:25 »

O pessoal do PCLinuxOS presa pela estabilidade, logo, usam pacotes mais antigos que os da Mandriva, então duvido que daria certo uma "fusão" entre as duas comunidades, até porque, o PCLinuxOS é uma distro independente, se não me falha a memória o unico componente da Mandriva presente no PCLinuxOS é o MCC.

Eu penso que a comunidade Mandriva pode fazer um trabalho excelente por agora, mantendo o perfil Mandriva que nós conhecemos, e que acabou no Mandriva 2010...

Eu já posso imaginar um Mandriva 2012, sem o rocketdock, com o menu kickoff, MCC portado para QT, tema visual bem integrado (GTK+QT), instalador do Free como padrão, uma ferramenta de backup integrada ao MCC e a estabilidade que é marca registrada da melhor distro Linux já feita  Piscar

Enfim, uma continuação do Mandriva 2010  Legal
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #27 : 19 de Maio de 2012, 15:48 »

Um só projeto.

Mas é dificil. Mesmo algums de nos no trabalho temos algum que outro problema com algum colega, imagina centenares de pessoas com ideias diferentes se unirem pra fazer algo junto, acho que nao funciona.

Acho sim que foi um baita erro formar outro site/wiki etc para o mageia-br. Nunca falei isso, mas devidir assim uma comunidade ja pequena foi pouco inteligente(inteligente pensando na comunidade brasileira em geral).
Hein???
Caro will não entendi o que você declarou "formar outro site/wiki etc para o mageia-br." ? Que eu saiba só existe um site oficial para o Mageia BR em http://www.mageiabr.org/
No inicio criamos um no forumeiros temporariamente e experimentalmente até sermos convidado para hospedagem num host privado com muito mais recursos que se tornou um portal do mageia br ou Mageia Brasil. O Mageia Brasil é reconhecido pelo Mageia em https://forums.mageia.org/en/viewforum.php?f=20 e oficialmente mencionado na wiki do Mageia aqui em https://wiki.mageia.org/en/Users_Community_team
Veja também  aqui em http://forum.mageiabr.org/viewtopic.php?f=5&t=10
Qualquer outro site aqui no Brasil não é reconhecido pelo Mageia e não podemos impedir de criar, pois são blogs extra oficias.
abraços.
 Sorriso forçado
« Última modificação: 19 de Maio de 2012, 16:00 por kuruka » Registrado

MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #28 : 15 de Junho de 2012, 21:05 »

Pessoal,

Colo abaixo, duas notícias sobre a reunião que deverá ocorrer dia 19 de junho próximo com a finalidade de dar os primeiros passos para a criação de entidade sem fins econômicos que poderá gerir o desenvolvimento da Mandriva.

• Blog Mandriva - O Caminho para a Fundação - Episódio 1
    Postado em 14 de junho de 2012 por Charles Schulz

Como explicado nos blogposts anteriores aqui, Mandriva SA gostaria de avançar com a criação da fundação e da configuração de um projeto independente encarregada de desenvolver o actual distribuição Mandriva Linux.

A conversa começou e devo dizer que estou feliz com o wether feedback sobre a lista de discussão dedicado ou nos fóruns da comunidade. Estamos agora a avançar para um "marco" em primeiro lugar neste processo. No dia 19 de junho (terça-feira da próxima semana) uma reunião face-a-cara terá lugar em Paris reunindo os principais colaboradores e vários membros da comunidade. Estávamos, obviamente, não a possibilidade de convidar a todos, eo grupo não será maior do que uma dúzia de membros ou mais. Este grupo de trabalho será encarregado de avaliar as opções disponíveis e as estratégias para o futuro da distribuição Linux, seus recursos e sua governação. Claro, não devemos esperar que, depois de um dia inteiro de reunião do grupo de trabalho vai sair com soluções definitivas, estratégias, e uma lista de líderes. Esta será a primeira reunião deste tipo, e será uma oportunidade para brainstorming e definir alguns princípios gerais, mas fundamental.

A lista de participantes será publicado na próxima semana, juntamente com mais atualizações sobre a reunião.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente, enquanto nós estamos fixando a comunidade :-) .

• TI-World - Mandriva inicia jornada para uma nova fundação

Define 19 de junho reunião de Paris para lançar o debate
    Por Brian Proffitt Adicionar um novo comentário

15 de junho de 2012, 09:33 AM - Mesmo com as suas lutas de fornecedores comerciais para se manter vivo, a comunidade Mandriva está ativamente se unindo em torno da distribuição Linux, criando uma nova fundação para protegê-lo de desaparecer.

Essa foi a palavra de Charles-H. Schulz, o desenvolvedor do OpenOffice que se juntou à equipe de desenvolvimento do Mandriva no final de maio com o propósito expresso de ajudar a salvar Mandriva a partir de uma espiral da morte.

Ontem Schulz usado o blog Mandriva para delinear um novo plano para resgatar Mandriva: Mandriva criação de uma fundação que possui os direitos autorais e código para Mandriva e, assim, protegê-la do fracasso de qualquer entidade comercial.

A idéia de uma fundação Mandriva não é novo; Schulz-se a sugerir a idéia em 1 de junho . Mandriva SA, o patrocinador com sede em Paris comercial para Mandriva, foi fortemente defendendo a nee "para a distribuição Mandriva Linux a ser governada como e construído sobre uma base forte, transparente e meritocrática", Schulz escreveu na época.

Post de ontem do blog pega onde esse ponto salto inicial parou. Após discussões sobre a lista de discussão Mandriva, Schulz afirmou que haveria uma reunião face-a-cara em Paris em 19 de junho.

"Este grupo de trabalho será encarregado de avaliar as opções disponíveis e as estratégias para o futuro da distribuição Linux, seus recursos e sua governança", escreveu Schulz.

Esta não será a grande final dramático, onde todos os problemas da Mandriva serão enxugadas com pó mágico fundação. Schulz enfatizou que este foi apenas o começo da conversa.

"Claro, não devemos esperar que, depois de um dia inteiro de reunião do grupo de trabalho vai sair com soluções definitivas, estratégias, e uma lista de líderes. Esta será a primeira reunião deste tipo, e será uma oportunidade para debate e definição de alguns princípios gerais, mas fundamental ", afirmou.

A mudança para um governo baseado na comunidade para Mandriva foi anunciado 17 de maio, quando o CEO Jean-Manuel Croset cedeu o controle da distribuição Linux Mandriva para a comunidade em geral.

"[A] epois rever todas as mensagens, sugestões, ideias e comentários, Mandriva SA tomou a decisão de transferir a responsabilidade da distribuição Linux Mandriva para uma entidade independente. Isto significa que o futuro da distribuição não será arbitrária decidido pelo empresa Mandriva mais, mas temos a intenção de deixar a distribuição evoluir e sob a responsabilidade solidária da comunidade ", Croset escreveu na época.

Mandriva SA tem-se esforçado financeiramente por anos, mesmo depois de sair da concordata em 2006. Anteriormente MandrakeSoft, a empresa fundiu-se com fornecedor Linux brasileira e ex-parceiro Connectiva UnitedLinux em 2005.

Mas mesmo com as versões do Mandriva permaneceu popular entre os usuários, a empresa nunca parecia ter muito mais de uma direção de negócios, e sua comunidade de desenvolvedores continuamente diminuído em força. A decisão da empresa de deixar fundador Gaël Duval ir também alienado a empresa de sua comunidade de desenvolvimento.

Em 2011, havia rumores de que o francês open source empresa LINAGORA seria adquirir Mandriva, mas esses rumores acabou por ser apenas isso. Em janeiro de 2012, havia cordas aa de anúncios de executivos da Mandriva, o primeiro indicando o vendedor estava em apuros, seguido por outros dizendo que a empresa não estava morto ainda.

Em maio, a comunidade Mandriva decidiu tomar o assunto nas suas próprias mãos, não querendo esperar para começar a (presumivelmente) Mandriva Linux 2012. A liderança nova comunidade incluído Per Øyvind Karlsen, que estará atuando como (de facto) líder do projeto para o curso de desenvolvimento do Mandriva Linux 2012, com Bernhard Rosenkränzer e Dawkins Mateus como gerentes de lançamento.

A criação de uma fundação será um benefício real para o Mandriva, mas ainda há solavancos frente. Por exemplo, a distribuição Mageia, ele próprio um fork baseado na comunidade do Mandriva, recusou um convite pela Mandriva SA para se juntar ao processo de desenvolvimento Mandriva mainline antes de 17 de Maio de anúncio da Croset. Seu raciocínio ? Que já havia uma quantidade significativa de trabalho colocado em código Mageia e modelo de governação, e do conselho Mageia.org não queria abandonar os resultados de seus esforços.

Na verdade, Mageia realmente um convite para o Mandriva se juntar à comunidade Mageia, mas essa oferta foi recusada pela Mandriva também.

Mas as duas comunidades não ficará completamente separado; Mandriva SA anunciou em 20 de maio que seu produto de servidor será em parte baseado no código Mageia .

Será interessante ver se estas duas entidades permanecerá em órbita uma da outra indefinidamente, ou se acabará por voltar a conjugar os seus esforços se Mageia comunidade aprende a confiar Mandriva SA novamente.

A fundação poderia ir um longo caminho para estabelecer essa confiança.

Leia mais sobre Brian Proffitt do aberto para a discussão do blog e seguir as últimas notícias de TI em ITworld. Gota Brian uma linha ou seguir Brian no Twitter em @ TheTechScribe . Para a análise de TI últimas notícias, e how-tos, siga ITworld no Twitter e Facebook .

Creto
Visitante
« Responder #29 : 16 de Junho de 2012, 20:01 »

Olá torço para que tudo corra bem e eu ainda tenha a oportunidade de usar o Mandriva (mesmo que comprando pois não tenho net para baixar uma iso dela) e ai seria melhor ainda pagar por um trabalho comunitário.

T+
  Imprimir  

Ir para: