mandrivabrasil.org - Forum
18 de Junho de 2013, 20:25 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dual boot Mandriva 2009.1 e Ubuntu  (Lida 637 vezes)
dnamus
Novato
*

Ver Perfil
« : 20 de Maio de 2012, 00:48 »

Boa noite, pessoal.

Tenho duas dúvidas:

1) Uso Mandriva 2009.1 e quero testar Ubuntu 11.10. Dá pra fazer um dual boot com os dois, sem complicações? Em caso afirmativo, quais os passos?

2) Estava observando no MCC o Gerenciador de Partições do Disco Rígido, e tive a impressão de que o meu HD já veio particionado. O meu computador é um notebook Positivo 4042, com o Mandriva nativo. Alguém sabe dizer se realmente o HD dele é particionado?

Agradeço qualquer ajuda.
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 20 de Maio de 2012, 14:43 »

1) Sem complicações é muito relativo. O problema é que o ubuntu atual já usa o GRUB 2 e o Mandriva 2009.1 (que já é bem velho e está sem suporte) usa o GRUB 1. O problema de dual boots é planejar o que vai ser feito com o MBR (setor de boot). Se você quiser manter o grub (menu de boot) do mandriva intacto e dar boot nos sistemas por ele, terá que ter o cuidade de, durante a instalação do ubuntu ou de qualquer outro sistema, NÃO DEIXAR que o grub do outro linux seja escrito no MBR. Ele deve ser escrito na partição raiz do outro sistema.

Se você for seguindo a instalação sem pensar, o grub do ubuntu será instalado na MBR, por cima do grub do mandriva. Você terá que apertar alguma coisa para o modo avançado de instalação, para ver a opção de escolha da partição onde será escrito o grub 2 do ubuntu. Leia

http://ubuntuguide.org/wiki/Multiple_OS_Installation

2) Com certeza ele está particionado, só não sei como. Para ver em modo texto como estão as partições, dê os comandos (como root)

fdisk -l /dev/sda

df -hT

cat /etc/fstab
dnamus
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 21 de Maio de 2012, 13:44 »

Manoel Pinho

Executei os comandos que você enviou, mas não sei interpretar todas as condições do HD. Os dados retornados foram:

[root@sim+ usuario]# fdisk -l /dev/sda

Disk /dev/sda: 320.0 GB, 320072933376 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 38913 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x1ae4cf5b

Dispositivo Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1   *           1         524     4208998+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda2             525        4349    30724312+  83  Linux
/dev/sda3            4350        4987     5124735   83  Linux
/dev/sda4            4988       38913   272510595   83  Linux

[root@sim+ usuario]# df -hT
Sist. Arq.    Tipo    Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/sda2     ext3     29G  6,5G   21G  24% /
/dev/sda4     ext3    256G   18G  239G   7% /home

[root@sim+ usuario]# cat /etc/fstab
/dev/sda2 / ext3 relatime 1 1
/dev/sda3 /mnt/restore ext3 users,noauto,exec,relatime 1 2
/dev/sda4 /home ext3 relatime 1 2
/dev/sda1 swap swap defaults 0 0
none /proc proc defaults 0 0

Você poderia me ajudar, por favor? Contente
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 21 de Maio de 2012, 13:59 »

O seu hd é de 320GB e está totalmente ocupado com 4 partições. A primeira está sendo usada como swap, a segunda para a partição raiz (de sistema) do mandriva e a quarta está sendo usada para a área de usuários (/home).

Como você já está usando todo o hd e com o máximo de partições primárias possível (quatro), para instalar outro linux você teria que mexer bastante no particionamento para liberar espaço para uma nova partição para o sistema ubuntu. E teria que fazer isso com muito cuidado e fazendo backup antes.

Por que você quer instalar o ubuntu ?  Por que não usa só o live cd dele ou o instala em alguma máquina virtual (esse é o melhor método para testar distribuições pois não mexe com particionamento) ?
dnamus
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 21 de Maio de 2012, 18:14 »

O seu hd é de 320GB e está totalmente ocupado com 4 partições. A primeira está sendo usada como swap, a segunda para a partição raiz (de sistema) do mandriva e a quarta está sendo usada para a área de usuários (/home).

Como você já está usando todo o hd e com o máximo de partições primárias possível (quatro), para instalar outro linux você teria que mexer bastante no particionamento para liberar espaço para uma nova partição para o sistema ubuntu. E teria que fazer isso com muito cuidado e fazendo backup antes.

Por que você quer instalar o ubuntu ?  Por que não usa só o live cd dele ou o instala em alguma máquina virtual (esse é o melhor método para testar distribuições pois não mexe com particionamento) ?

Caro Manoel Pinho, consegui uma configuração de aplicativos muito boa para o meu Mandriva 2009.1 e não queria me desfazer dela, porque tal configuração atende às minhas maiores necessidades, e também porque o meu Wine rodou um certo programa de uso profissional.

Queria instalar o Ubuntu por dois motivos: 1) Estudar um sistema linux baseado em Debian, e 2) Instalar o DraftSight, boa alternativa ao famigerado AutoCAD, e FreeCAD, mais parecido com SolidWorks, guardadas as devidas proporções.

Tenho o Qemu instalado, mas ainda não consegui aprender a utilizá-lo. Você conhece algum bom tutorial? O Virtualbox não rodou no sistema.
Grande abraço.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 21 de Maio de 2012, 21:48 »

O DraftSight pode ser instalado no Mandriva. Basta escolher a versão certa, em rpm:

http://www.3ds.com/pt/products/draftsight/download-draftsight/

O qemu sozinho é inviável em termos de desempenho. O virtualbox é moleza de ser instalado no mandriva. Sempre consegui, embora talvez o seu problema possa ser decorrente do fato de seu mandriva ser muito antigo.

O wine, em princípio, quanto mais recente, melhor é e os seus arquivos (no /home) podem ser mantidos de uma versão para outra do mandriva ou de qualquer outra ou mesmo de uma distribuição para outra.
dnamus
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 12 de Junho de 2012, 14:58 »

Manoel Pinho

Desculpe a demora em responder.

Obrigado pelas dicas. Acho que ainda preciso estudar algumas coisas antes de fazer a atualização do sistema. Valeu.
Visitante
« Responder #7 : 12 de Junho de 2012, 20:19 »

Olá recentemente e há muito tenho um certo (ops) com isso e recentemente descobri que como quase tudo é possivel no Linux e uma coisa é certa:

Ninquém precisa conviver com incompatibilidades desse nível já que é possivel instalar o Grub 1 ou Legacy no ubuntu e pronto isso deixa muito mais fácil um dual boot entre as distro veja isso http://paulocorra.blogspot.com.br/2012/05/faca-facilmente-seu-dual-boot-entre.html

Que também relatei no Fórum MageiaBr por causa de além de não ter muita intimidade com o Linux não gosto de estar mexendo em coisas que não sei bem.

T+
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 21 de Junho de 2012, 10:48 »

Valeu. Obrigado, Creto.  Piscar
  Imprimir  

Ir para: