O seu hd é de 320GB e está totalmente ocupado com 4 partições. A primeira está sendo usada como swap, a segunda para a partição raiz (de sistema) do mandriva e a quarta está sendo usada para a área de usuários (/home).
Como você já está usando todo o hd e com o máximo de partições primárias possível (quatro), para instalar outro linux você teria que mexer bastante no particionamento para liberar espaço para uma nova partição para o sistema ubuntu. E teria que fazer isso com muito cuidado e fazendo backup antes.
Por que você quer instalar o ubuntu ? Por que não usa só o live cd dele ou o instala em alguma máquina virtual (esse é o melhor método para testar distribuições pois não mexe com particionamento) ?
Caro Manoel Pinho, consegui uma configuração de aplicativos muito boa para o meu Mandriva 2009.1 e não queria me desfazer dela, porque tal configuração atende às minhas maiores necessidades, e também porque o meu Wine rodou um certo programa de uso profissional.
Queria instalar o Ubuntu por dois motivos: 1) Estudar um sistema linux baseado em Debian, e 2) Instalar o DraftSight, boa alternativa ao famigerado AutoCAD, e FreeCAD, mais parecido com SolidWorks, guardadas as devidas proporções.
Tenho o Qemu instalado, mas ainda não consegui aprender a utilizá-lo. Você conhece algum bom tutorial? O Virtualbox não rodou no sistema.
Grande abraço.