mandrivabrasil.org - Forum
20 de Maio de 2013, 16:28 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Distro brasileira leve  (Lida 1094 vezes)
Raul Liota da Rosa
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« : 30 de Maio de 2012, 09:51 »

Pessoal,

Tenho um pc de um cliente com apenas 256 de ram, e por isso infelizmente não vou poder colocar o Mandriva, pois não iria rodar com uma performance legal, daí surge a pergunta quais distros brasileiras ativas que rode bem em pc antigos como esse.

Se estão perguntando porque ser uma distro brasileira, porque gosto de valorizar e tentar usar o que é nosso antes de partir para outras distros, mesmo sabendo que elas são baseadas em distros internacionais.

E em relação a questão de serem ativas, é porque com esse esquema da União Livre já não sei mais quem vai ou não aderir a isso e sendo assim quem ainda está mantendo as distribuições, não precisa ser uma distro comunitária, pode até ser alguma mantida por uma empresa, isso é indiferente.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
> 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use
atf
Visitante
« Responder #1 : 30 de Maio de 2012, 11:01 »

Se instalar o Mandriva apenas com o LXDE vai ficar muito bom.
Membro Sênior

DEUS EXISTE E É PARA TODOS!

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 30 de Maio de 2012, 12:19 »

Boa Tarde a Todos!

Caro Raul Liota da Rosa;

Pessoal,

Tenho um pc de um cliente com apenas 256 de ram, e por isso infelizmente não vou poder colocar o Mandriva, pois não iria rodar com uma performance legal, daí surge a pergunta quais distros brasileiras ativas que rode bem em pc antigos como esse.

Se estão perguntando porque ser uma distro brasileira, porque gosto de valorizar e tentar usar o que é nosso antes de partir para outras distros, mesmo sabendo que elas são baseadas em distros internacionais.

E em relação a questão de serem ativas, é porque com esse esquema da União Livre já não sei mais quem vai ou não aderir a isso e sendo assim quem ainda está mantendo as distribuições, não precisa ser uma distro comunitária, pode até ser alguma mantida por uma empresa, isso é indiferente.

Veja se esta distro te atende: Distribuição Tucunaré

Fique com Deus e obrigado.
Raul Liota da Rosa
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 30 de Maio de 2012, 12:37 »

atf,

Tem como instalar o 2011 com LXDE, pois o instalador do 2011 não ti dá opções.

Denis,

Vou dar uma olhada nessa distro.

Obrigado aos dois por enquanto.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
atf
Visitante
« Responder #4 : 30 de Maio de 2012, 14:56 »

O DVD completo, 4,3GB, permite a seleção. Caso queira, posso mandar-lhe um.
Outra opção é fazer a instalação normalmente e depois instalar o LXDE ou o "razorqt", um KDE "lipo-aspirado" muito interessante.
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 30 de Maio de 2012, 15:32 »

Atf,

Onde consigo baixar essa versão completo do DVD, pois no site da Mandriva só tem o de 1.6GB que é o que vem só com KDE.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
atf
Visitante
« Responder #6 : 31 de Maio de 2012, 10:07 »

Parece que, agora, só no PWP, que é uma instalação problemática. Creio que é melhor pegar a do MDV 2010.2 e instalar apenas com o LXDE.
ftp://mandriva.c3sl.ufpr.br/MandrivaLinux/official/iso/2010.2/mandriva-linux-free-2010.2-i586.iso

Outra opção é pegar o "Kubuntu" e instalar o "razorqt". Fica muito bom mas, NÃO é a mesma coisa.
« Última modificação: 31 de Maio de 2012, 10:09 por atf » Registrado
Geraldo Witeze Jr.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #7 : 31 de Maio de 2012, 11:28 »

Tem a versão 2011 do MIB, com LXDE. Não sei onde está o link agora, mas ano passado cheguei a usar...

Também dá pra usar o Mageia 2 com LXDE, instalando a partir do dvd.

Abraço!
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 31 de Maio de 2012, 14:35 »

Achei a versão com LXDE  Sorriso forçado

No Wiki do próprio Mandriva em inglês tem os links, só que os links que estão lá não funcionam, acredito que o FTP não está funcionando, mas colocando HTTP no lugar funciona, segue os links da Wiki e o link correto do diretório onde tem as ISOs.

Wiki Mandriva: http://wiki.mandriva.com/en/LXDE

Link onde está a ISO do Mandriva com LXDE: http://mirror.yandex.ru/mirrors/EduMandriva/iso/2011/

Agora vou baixar e testar se funciona nessa máquina antiga. Valeu a todos pela ajuda até agora.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
Creto
Visitante
« Responder #9 : 01 de Julho de 2012, 10:24 »

Pessoal,

Não tinha opinado até agora por conta de primeiro ver as sugestões dos outros companheiros mais experientes do que eu.

Mas quanto ao BigLinux 11.10 ele rodou em um PC não tão antigo mais com a mesma memória aqui e ainda com placa "sis" .

Quanto ao projeto União Livre ainda está em andamento sim, até a presente data, quanto aos que aderiram ou não também não sei mas no grupo do projeto no facebook houve uma sugestão de convidar o pessoal do Mandriva Br a participar (lembrando que não estou fazendo o convite e nem sou alguém lá além de um usuário do BL) do projeto e sendo sincero mencionei que tenho cadastro aqui e que neste portal há muita gente com muito conhecimento, mas que não me atreveria a fazer o convite.

Enfim, estando aqui para falar de distros eu tentaria o BL 11.10, mesmo sendo um kde é bastante leve e como disse rodou em uma maquina parecida aqui não com efeitos e afins mas rodou. (infelizmente essa placa foi pro espaço já estava comigo a mais de 8 anos)

T+
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 01 de Julho de 2012, 19:30 »

Tenho um netbook da Positivo, um Mobo, e a distro que rodou legal nele e está até agora é o bodhilinux 1.4 Não é brasileira, mas dá para ficar em português sem maiores problemas. É baseada no Ubuntu 10.4, se não me engano, e tem muitas atualizações. Vem com o Enlightenment, que é leve e tem muitos recursos gráficos, além de temas muito bonitos. Rápido para inicializar e para desligar também. Recomendo. Fiquem com Deus.

Ricardo.
Ricardo Rabelo Mota
Paz e Bem!
Raul Liota da Rosa
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #11 : 02 de Julho de 2012, 08:17 »

Pessoal,

Após testar o Mandriva 2011 LXDE resolvi ficar com ele, pois além de leve e rodar perfeitamente na máquina que eu precisava ainda tem todas as facilidades do nosso querido Mandriva, há e ressaltando o cliente ficou muito contente, pois além da facilidade do sistema ele ainda está conseguindo visualizar os arquivos  DWG que ele não conseguia antes, pois o Autocad era muito pesado e travava a máquina com o WIndows.

Creto,

Sei que não está fazendo um convite, mas na minha opinião, não acho que deveríamos nos juntar a União Livre, pois agora que o desenvolvimento do Mandriva será comunitário, acho que devemos é ajudar a Fundação Mandriva.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
Creto
Visitante
« Responder #12 : 02 de Julho de 2012, 10:42 »

Creto,

Sei que não está fazendo um convite, mas na minha opinião, não acho que deveríamos nos juntar a União Livre, pois agora que o desenvolvimento do Mandriva será comunitário, acho que devemos é ajudar a Fundação Mandriva.
Concordo plenamente, por isso fiquei em cima do muro quando fizeram a sugestão e preferi não dar opinião no assunto.
hehehe agora no pessoal, além de concordar plenamente eu ainda não utilizei o Mandriva e devido minha intensa leitura sobre o opensource nacional diga-se "Conectiva" espero sinceramente a solução dos problemas e enfim acrescentar as possibilidades do Creto um dia usar a distro Mandriva comunitária.
Minha internet é pouca para baixar a versão atual mais de 3 GB, mas vamos ver quando sair uma versão e quem sabe já com a participação comunitária eu dou um jeitinho de conseguir a mídia.

T+
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 02 de Julho de 2012, 11:12 »

Pessoal,

Após testar o Mandriva 2011 LXDE resolvi ficar com ele, pois além de leve e rodar perfeitamente na máquina que eu precisava ainda tem todas as facilidades do nosso querido Mandriva, há e ressaltando o cliente ficou muito contente, pois além da facilidade do sistema ele ainda está conseguindo visualizar os arquivos  DWG que ele não conseguia antes, pois o Autocad era muito pesado e travava a máquina com o WIndows.

Creto,

Estava procurando uma distro pra colocar num eeePC com 900Mhz e 1GB de RAM, até então, a que havia funcionado melhor tinha sido o Mandriva Netbook Edition do MUD, mas ele é baseado no 2009.1, o que já não é suficiente pra muita coisa. Testei um monte, hoje o Net usa o CloudOS, mas não é muito legal, apesar de ter bom desempenho. Vou baixar o 2011 LXDE e testar nesse netbook, acho que ficará bom.
Acessem meu blog - http://diogoparker.wordpress.com/
Follow me on Twitter - http://twitter.com/Diogo_Travassos
Mandriva BR no Twitter - http://twitter.com/mandriva_br
Raul Liota da Rosa
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #14 : 02 de Julho de 2012, 11:24 »

Creto,

Se quiser eu posso te enviar um DVD com a imagem do Mandriva por correio, me manda uma MP com o teu endereço.

Peter,

Esse PC que eu coloquei o 2011 LXDE é um AMD Duron 900Mhz e 768MB de RAM, então acho que deve rodar nesse Mobo melhor ainda, heheheh.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: