Manoel Pinho e todos,
Desejo uma boa reunião de todos vocês com Jean-Manuel Croset.
Mesmo não indo, penso em deixar para vocês e para o Daigo (daigoasukaΘgmail·com) (Br-Linux:
Envie suas perguntas para entrevista com o CEO da Mandriva) algumas sugestões:
- A - Porque a Mandriva não propõe um contrato Mandriva/UFPR para desenvolver o
Linux Educacional versão 5.0 com base na Mandriva 2010.1/Mageia 2?
- A-1 - Será que isso não seria um bom começo para a Mandriva viabilizar outros
projetos com o poder publico brasileiro, assim como está fazendo com o governo
da Rússia?
- A-2 - Acho que a Mandriva tem feito parcerias com Universidades e orgãos públicos na
França e agora está fazendo isso na Rússia, porque não fazer no Brasil também?
Porque não começar com Conectiva/UFPR?
B - Perguntas com base nas dúvidas do Manoel Pinho aqui e aqui (com algumas alterações, se o Manoel Pinho concordar), sobre Rosa Labs/Mandriva/Mageia :
- B-1 - Qual será a relação do Rosa Labs com a Empresa Mandriva e a futura Fundação Mandriva?
B-2 - Haverá um produto Mandriva para servidores baseado no código do Mageia e outro produto para desktops baseado no Mandriva/2011-RosaMarathon, mantido pela futura Fundação Mandriva?
B-3 - E as diferenças técnicas entre Mageia ("rpm4") e Mandriva 2011/Rosa Marathon (rpm5)?
B-4 - Essa diferença serão temporárias ou há algumas previsão de padronização, de adoção um só padrão técnico: ou Mageia linux ou Mandriva/2011-Rosa/Marathon, para a Mandriva oferecer serviços com base em um só padrão técnico?
AS PERGUNTAS, COMENTÁRIOS E LINKs
PERGUNTA:
- A - Porque a Mandriva não propõe um contrato Mandriva/UFPR para desenvolver o Linux Educacional versão 5.0 com base na Mandriva 2010.1/Mageia 2?
- Observação: Será que não seria bom a Mandriva, através da CONECTIVA de Curitiba, buscasse criar algum vínculo com as universidades brasileira, principalmente a UFPR, com a finalidade de ajudar a desenvolver a versão 5 (com base no Mandriva/Mageia) do software Linux Educacional do Governo Federal, que está sendo desenvolvido em parceria com a UFPR, na versão LE 4.0 (Baseado no Kubuntu 10.04, KDE 4.4.5, Instalação) (ver a versão LE 3, Baseado no Kubuntu 8.04 , no site do Proinf )
- A-1 - Será que isso não seria um bom começo para a Mandriva viabilizar outros projetos com o poder publico brasileiro, assim como está fazendo com o governo da Rússia?
JUSTIFICATIVA:
Estas perguntas eu já fiz em 2011 aqui no fórum MandrivaBrasil, no tópico.
As distribuições Linux brasileiras em atividade - Guia do Hardware - 21/3/2011.
Neste tópico comentei que acho que o Debian é muito usado no Brasil porque o
Debian é desenvolvido por uma entidade sem fins lucrativos e estável nos últimos 10, 15 anos e muitas empresas no Brasil ganham dinheiro prestando suporte com o Debian e distros derivadas.
Penso que fortalecimento da
Mageia, com seu perfil comunitário, poderá ajudar a popularizar o formato de distros com pacotes RPM e ambiente gráfico KDE (Mandriva/Mageia/Suse/Fedora). Acho que isso vai ajudar principalmente a Mandriva, que é base da Mageia. Penso que isso é um passo importante para a Mandriva/Mageia serem adotadas pelas instituições públicas brasileiras. O
SERPRO já adotou por muitos anos o FEDORA, mas não o RedHat Enterprise. Agora parece que está usando o Ubuntu. As Universidades e Prefeituras etc, tem usado maciçamente os
derivados do Debian (Kurimin, Ubuntu, Linux Educacional, Kubuntu etc).
Penso que a
Mageia poderá ser um uma espécie de "Debian-KDE", e poderá substituir o Kubuntu, que é base do linux educacional feito pela UFPR, para o Governo Federal. Se isso acontecer, poderá ser uma boa forma de popularizar ainda mais o formato RPM, KDE, a distro Mageia e a Mandriva que poderá, com a Conetiva, buscar assumir contratos de suporte para prefeituras, estados, governo federal e outras entidades públicas ou privadas. Todos ganham.
- A-2 - Acho que a Mandriva tem feito parcerias com Universidades e orgãos públicos na França e agora está fazendo isso na Rússia, porque não fazer no Brasil também? Porque não começar com Conectiva/UFPR?
Lembro que
Eugeni Dodonov comentou em janeiro de 2011 que daria
prioridade para o Mandriva Educacional, no tópico criado por
Deniz Ferraz:
Re:Prioridade para software livre na administração pública:
Pessoal, para Mandriva 2011 temos a ideia de empacotar todos (ou, pelo menos, a grande maioria) dos softwares livres usados pelo governo, prefeituras, escolas, ... Ou seja, os softwares disponíveis no
www.softwarelivre.org. Como a distribuição Mandriva é desenvolvida aqui no Brasil, eu acho mais de que justo ela suportar os software livres feitos aqui, e prover eles junto com a distribuição.
Está em andamento isso, e não vou prometer milagres de um dia para outro, ainda mais porque tem muitos softwares livres no Brasil, mas o nosso objetivo é esse

.
Em outro tópico aberto por
Peter Parker, em fevereiro de 2011
Re:Sobre uma versão nacional do Mandriva Educacional, fiz um
resumo com alguns links sobre o assunto:
Olá pessoal,
Conheço muitas pessoas ligadas à educação, muitas delas entram em contato comigo por saberem da minha ligação com o linux.
Acontece que as escolas usam o Linux Educacional, que é baseado no Ubuntu, e vou contar uma coisa pra vocês, é uma tragédia! Quem usa Mandriva não engole uma distro como aquela.
Gostaria de indicar o Mandriva, mas eles usam muitos softwares voltados à educação, softwares que acredito que não tenha no Mandriva.
Existe alguma coisa sendo desenvolvida pra essa finalidade? (Substituir o Linux Educacional)
Peter Parker,
A Mandriva vai concorrer para ser a base da distro nacional russa neste ano de 2011, e o Edu-Mandriva russo deve ser uma das qualidades da distro (ver link para do site russo com a tradução para o português:
EDU MANDRIVA).
O próprio Eugeni Dodonov comentou em outro tópico
Re:Prioridade para software livre na administração pública :
- "Pessoal, para Mandriva 2011 temos a ideia de empacotar todos (ou, pelo menos, a grande maioria) dos softwares livres usados pelo governo, prefeituras, escolas..."
Eu tenho esperança que o Mandriva amplie seu repositório de software educacionais no Brasil e na Rússia nos próximos anos.
Outros tópicos sobre este tema:
Tópico:
Mandriva Edutice - solução Mandriva-Novatice-Intel dedicada à educação Tópico:
Proposta de Projeto Piloto com Mandriva Linux em Escola da Rede PúblicaTópico:
Re:Prioridade para software livre na administração pública Site sobre o
Linux Educacional 4
Faço minhas também,
as dúvidas do Manoel Pinho nos tópicos:
A dúvida que eu ainda tenho é qual será a relação do Rosa Labs com a Mandriva daqui para a frente, especialmente dessa última notícia de que a Mandriva está recebendo mais uma injeção de dinheiro para prosseguir ?
Não estou entendendo mais nada. Quer dizer que, na prática, haverá um produto Mandriva para servidores baseado no código do Mageia mas o produto para desktops será baseado em outro código, a ser criado e mantido por uma outra fundação, apoiada pela Mandriva ?
E as diferenças técnicas ? P.ex. o mageia não adoutou o rpm5 (que foi adotado no mandriva 2011) pelo que eu sei. Como vai ficar isso ?
Não era mais fácil adotar então o Mageia linux como base para todos os produtos e a Mandriva se preocupar então em oferecer serviços e produtos com essa base ?!
- B - Perguntas sobre Rosa Labs/Mandriva/Mageia:
- B-1 - Qual será a relação do Rosa Labs com a Mandriva?
B-2 - Haverá um produto Mandriva para servidores baseado no código do Mageia e uo produto para desktops será baseado em outro código, a ser criado e mantido por uma outra fundação, apoiada pela Mandriva?
B-3 - E as diferenças técnicas? P.ex. o mageia não adoutou o rpm5 (que foi adotado no mandriva 2011)?
B-4 - Não era mais fácil adotar então o Mageia linux como base para todos os produtos e a Mandriva se preocupar então em oferecer serviços e produtos com essa base ?!
Deixo também outros links daqui do Fórum MandrivaBrasil sobre o tema:
Tópico:
Proposta de Projeto Piloto com Mandriva Linux em Escola da Rede Pública - « : 20 de Novembro de 2010, 19:57 »
Tópico:
Re:La vie en ROSA - ROSA Marathon 2012 - RC released! - « Responder #7 : 17 de Maio de 2012, 17:38 »
Alguns links Externos:
Link externo:
Linux Educacional Versão 3.0 - Baseado no Kubuntu 8.04
Link externo: Sobre o
Linux Educacional 4 - Características Técnicas: Baseado no Kubuntu 10.04
Observação-1: já envie email com link sobre este tópico para Daigo, que vai entrevistar Jean-Manuel Croset amanhã, 5/6. . A entrevista deverá ser disponibilizada na revista Espírito Livre e no blog Ubuntu Br SC, conforme
notícia do BrLinuxObservação-2: Enviei novo email para Daigo, que com as perguntas modificadas e com os referidos créditos ao Manoel Pinho:
Daigo,
Refiz algumas perguntas e envio novamente, esclarecendo que os questionamentos estão disponíveis no Fórum MandrivaBrasil, no tópico: Re:Uma conversa com a comunidade « Responder #6 : Hoje às 12:51 »
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13604.msg89550#msg89550Esclareço também que as perguntas A, A-1 e A-2, fui eu que fiz, com base nos textos que fiz no tópico de 21/3/2011: "As distribuições Linux brasileiras em atividade - Guia do Hardware" (
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=12718.0 ).
As outras perguntas, conforme esclareci no tópico no Fórum MandrivaBrasil, que são os questionamentos B-1, B-2, B-3 e B-4, foram feitos c
om base nas indagações feitas por Manoel Pinho, que considerei muito pertintes, por isso os créditos vão para ele. Seria muito interessante
entrar em contato com ele, que é o administrador do Fórum MandrivaBrasil há muitos anos, para saber a opinião dele sobre esse acontecimentos e esses questionamentos, que estão nos tópicos:
Re:La vie en ROSA - ROSA Marathon 2012 - RC released!
« Responder #6 : 04 de Maio de 2012, 18:22 »
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13525.msg89021#msg89021e
Re:Mensagem do CEO da Mandriva para a comunidade
« Responder #170 : 21 de Maio de 2012, 11:33 »
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13499.msg89278#msg89278Abs
Macxi
A - Porque a Mandriva não propõe um contrato Mandriva/UFPR para desenvolver o
Linux Educacional versão 5.0 com base na Mandriva 2010.1/Mageia 2?
A-1 - Será que isso não seria um bom começo para a Mandriva viabilizar outros
projetos com o poder publico brasileiro, assim como está fazendo com o governo
da Rússia?
A-2 - Acho que a Mandriva tem feito parcerias com Universidades e orgãos públicos na
França e agora está fazendo isso na Rússia, porque não fazer no Brasil também?
Porque não começar com Conectiva/UFPR?
B - Perguntas com base nas dúvidas do Manoel Pinho aqui e aqui, (com algumas alterações se o Manoel Pinho concordar) sobre Rosa Labs/Mandriva/Mageia :
B-1 - Qual será a relação do Rosa Labs com a Empresa Mandriva e a futura Fundação Mandriva?
B-2 - Haverá um produto Mandriva para servidores baseado no código do Mageia e outro produto para desktops baseado no Mandriva/2011-RosaMarathon, mantido pela futura Fundação Mandriva?
B-3 - E as diferenças técnicas entre Mageia ("rpm4") e Mandriva 2011/Rosa Marathon (rpm5)?
B-4 - Essa diferença serão temporárias ou há algumas previsão de padronização, de adoção um só padrão técnico: ou Mageia linux ou Mandriva/2011-Rosa/Marathon, para a Mandriva oferecer serviços com base em um só padrão técnico?