|
Peter Parker
|
 |
« : 06 de Junho de 2012, 10:07 » |
|
Segundo a Valve, o tão esperado Steam chega ainda esse ano para Linux e a novidade é que os jogos serão nativos, nada de Wine!
Segundo a Valve o lançamento será mais para o fim do ano, mas que não passa de 2012.
Mais uma vitória para o Linux!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
nosXw
Visitante
|
 |
« Responder #1 : 06 de Junho de 2012, 13:38 » |
|
Viva!! plataforma privativa, jogos privativos!! eba! um grande paso para o linux.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
linukiss
|
 |
« Responder #2 : 06 de Junho de 2012, 13:55 » |
|
Boa noticia, agora sim eu me acabo no vicio... jogo 2 jogos (mmo) nativos para o linux, vi em alguns sites de jogos e no alternativeto.com que call of duty modern warfare tinha versão para linux, mas epere que tenha a opção de adquirir alguns jogos para rodar no wine. vamo esperar até o fim do ano para ver.
|
|
|
|
|
-- Alisson Oliveira -- -- | _ | °v° | /(om)\ OpenMandriva | ^ ^ Linux KDE 4.10
|
|
|
|
Denis Ferraz
|
 |
« Responder #3 : 06 de Junho de 2012, 15:35 » |
|
Boa Tarde a Todos! Caro nosXw; Viva!! plataforma privativa, jogos privativos!! eba! um grande paso para o linux.
Fique com Deus e obrigado!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Peter Parker
|
 |
« Responder #4 : 06 de Junho de 2012, 17:29 » |
|
A questão é: Ter disponível! Se você gosta, use. Se você não gosta, não use.
Mas a liberdade de escolha faz parte. Não usar por que não tem disponível não é liberdade de escolha.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
nosXw
Visitante
|
 |
« Responder #5 : 07 de Junho de 2012, 00:19 » |
|
Mas a liberdade de escolha faz parte. Não usar por que não tem disponível não é liberdade de escolha.
Obvio, mas o meu comentario vem de si isso e bom ou nao. E como o asunto da GPL, a GPL nao garantiza a liberdade, justamente o contrario, faz com quem adquire o software NAO TENHA A LIBERDADE de trasforam-la em algo privativo. E sobre ter o steam no linux acho que é interesante, más vejo por todos os lados que a maioria dos usuarios esta se lixando para a liberdade, querem o linux so porque é "de graça". Por exemplo, quantas vezes ja ouvimos que o linux "deve ser mais facil", ou que se deve trabalhar para o "click install" tipo .exe, ou quantos topicos existem do tipo "o que fazer depois de instalar tal distro" onde o primeiro passo é instalar codecs, drivers privativos, etc, todo o contrario a filosofía. Em conclusao, acho que a maioria dos usuarios de linux nao se importa com a liberdade, com a comunidade, o unico que querem e um windows "de gratis" que nao tenha virus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Denis Ferraz
|
 |
« Responder #6 : 07 de Junho de 2012, 00:32 » |
|
Boa Noite a Todos! Caro nosXw; A questão é: Ter disponível! Se você gosta, use. Se você não gosta, não use.
Obvio, mas o meu comentario vem de si isso e bom ou nao. E como o asunto da GPL, a GPL nao garantiza a liberdade, justamente o contrario, faz com quem adquire o software NAO TENHA A LIBERDADE de trasforam-la em algo privativo. E sobre ter o steam no linux acho que é interesante, más vejo por todos os lados que a maioria dos usuarios esta se lixando para a liberdade, querem o linux so porque é "de graça". Por exemplo, quantas vezes ja ouvimos que o linux "deve ser mais facil", ou que se deve trabalhar para o "click install" tipo .exe, ou quantos topicos existem do tipo "o que fazer depois de instalar tal distro" onde o primeiro passo é instalar codecs, drivers privativos, etc, todo o contrario a filosofía. Em conclusao, acho que a maioria dos usuarios de linux nao se importa com a liberdade, com a comunidade, o unico que querem e um windows "de gratis" que nao tenha virus. Primeiramente, gostei do seu ponto de vista... Você usa o Linux 100% código aberto? Fique com Deus e obrigado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #7 : 07 de Junho de 2012, 10:50 » |
|
Obvio, mas o meu comentario vem de si isso e bom ou nao. E como o asunto da GPL, a GPL nao garantiza a liberdade, justamente o contrario, faz com quem adquire o software NAO TENHA A LIBERDADE de trasforam-la em algo privativo. E sobre ter o steam no linux acho que é interesante, más vejo por todos os lados que a maioria dos usuarios esta se lixando para a liberdade, querem o linux so porque é "de graça". Por exemplo, quantas vezes ja ouvimos que o linux "deve ser mais facil", ou que se deve trabalhar para o "click install" tipo .exe, ou quantos topicos existem do tipo "o que fazer depois de instalar tal distro" onde o primeiro passo é instalar codecs, drivers privativos, etc, todo o contrario a filosofía. Em conclusao, acho que a maioria dos usuarios de linux nao se importa com a liberdade, com a comunidade, o unico que querem e um windows "de gratis" que nao tenha virus. Bom, eu uso Linux porque é bom. Acho o conceito de liberdade interessante, mas, na minha opinião, ele simplesmente não pode me engessar e me privar de outras liberdades apenas porque o Richard Stallman pensa assim... Boa Noite a Todos! Caro nosXw; A questão é: Ter disponível! Se você gosta, use. Se você não gosta, não use.
Obvio, mas o meu comentario vem de si isso e bom ou nao. E como o asunto da GPL, a GPL nao garantiza a liberdade, justamente o contrario, faz com quem adquire o software NAO TENHA A LIBERDADE de trasforam-la em algo privativo. E sobre ter o steam no linux acho que é interesante, más vejo por todos os lados que a maioria dos usuarios esta se lixando para a liberdade, querem o linux so porque é "de graça". Por exemplo, quantas vezes ja ouvimos que o linux "deve ser mais facil", ou que se deve trabalhar para o "click install" tipo .exe, ou quantos topicos existem do tipo "o que fazer depois de instalar tal distro" onde o primeiro passo é instalar codecs, drivers privativos, etc, todo o contrario a filosofía. Em conclusao, acho que a maioria dos usuarios de linux nao se importa com a liberdade, com a comunidade, o unico que querem e um windows "de gratis" que nao tenha virus. Primeiramente, gostei do seu ponto de vista... Você usa o Linux 100% código aberto? Fique com Deus e obrigado. Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha. Aí, se usa esse tipo de software, contraria o conceito de software livre da mesma forma que quem usa o Steam para Linux, por exemplo. Fiquem com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Geraldo Witeze Jr.
|
 |
« Responder #8 : 07 de Junho de 2012, 11:26 » |
|
Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha. Aí, se usa esse tipo de software, contraria o conceito de software livre da mesma forma que quem usa o Steam para Linux, por exemplo. Fiquem com Deus.
Mas acho que tem uma diferença entre usar porque não há alternativa e comemorar o software fechado, não é? Por exemplo, uma coisa é usar o flash porque o gnash ainda não funciona, outra é lançar vivas ao flash. O mesmo vale para o openjdk e o java da Sun/Oracle. Outro exemplo: uso o Skype ou o g-talk porque os amigos com quem falo não querem (ou não sabem) usar outros protocolos, ainda que eu tenha tentado ensiná-los. Em alguns casos eles até tentaram, mas o software simplesmente não funcionou (p. ex: Ekiga, Qutecom, Jitsi, Linphone, etc), e não foram poucas tentativas. Então eu continuo na expectativa de um software voip que use o protocolo SIP, multiplataforma, e que funcione, o que até agora não aconteceu comigo. Uso o Jitsi e o Twinkle para telefonar (deixei de usar o Skype para isso), mas eles não serviram ainda pra chamadas de vídeo. Daí acho que você tem razão ao dizer que o simples uso contradiz o software livre, mas a celebração do software fechado é ir um pouco além. Entendi os comentários do NosXw nesse sentido. Um abraço!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
harback
|
 |
« Responder #9 : 07 de Junho de 2012, 11:39 » |
|
Geraldo, entendi da mesma forma o comentário do nosXw e o Denis e Kid expuseram aspectos importantes sobre o assunto. Eu gostaria de poder utilizar 100% software livre, mas isso ainda é uma utopia. Para se sustentar é necessário dinheiro e isso ainda não foi alcançado na comunidade livre. Vejam as sucessivas crises da Mandriva e a incerteza a respeito do Slackware e outras distribuições que dependem do seu criador para serem mantidas. Como usuário do Linux sem grande participação financeira (tento ajudar assinando o Powerpack e estou pensando em doações à Mageia e outras entidades do mundo livre\), acho que parecemos os ratinhos do livro "Quem mexeu no meu queijo": somente consumimos, sem querer nem saber quem e porque colocou ali o produto. Creio que se cada usuário de Linux colaborasse com, pelo menos, R$10,00 AO ANO com sua distribuição favorita já melhoraria muito a qualidade do software livre; pelo menos, seria um bom começo, ainda que tímido. Abraço a todos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #10 : 07 de Junho de 2012, 11:43 » |
|
Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha. Aí, se usa esse tipo de software, contraria o conceito de software livre da mesma forma que quem usa o Steam para Linux, por exemplo. Fiquem com Deus.
Mas acho que tem uma diferença entre usar porque não há alternativa e comemorar o software fechado, não é? Por exemplo, uma coisa é usar o flash porque o gnash ainda não funciona, outra é lançar vivas ao flash. O mesmo vale para o openjdk e o java da Sun/Oracle. Outro exemplo: uso o Skype ou o g-talk porque os amigos com quem falo não querem (ou não sabem) usar outros protocolos, ainda que eu tenha tentado ensiná-los. Em alguns casos eles até tentaram, mas o software simplesmente não funcionou (p. ex: Ekiga, Qutecom, Jitsi, Linphone, etc), e não foram poucas tentativas. Então eu continuo na expectativa de um software voip que use o protocolo SIP, multiplataforma, e que funcione, o que até agora não aconteceu comigo. Uso o Jitsi e o Twinkle para telefonar (deixei de usar o Skype para isso), mas eles não serviram ainda pra chamadas de vídeo. Daí acho que você tem razão ao dizer que o simples uso contradiz o software livre, mas a celebração do software fechado é ir um pouco além. Entendi os comentários do NosXw nesse sentido. Um abraço! Depende. Para o Richard Stallman não. Sempre fui flexível em relação a isso e tem gente que não é. Por isso acho perigoso se agarrar ao conceito de SL dessa forma. Por exemplo, o NosXw pensa que a GPL impede outros de transformarem SL em SP. Particularmente, eu não concordo, acho que isso é uma consequência da GPL, não sua função em si. O que a GPL faz, penso eu, É GARANTIR a liberdade do DONO/CRIADOR do software em fazer prevalecer seu desejo de que o software continue livre. Portanto, ele não cerceia liberdades por querer, mas, em consequência da garantia da liberdade de quem de direito, ou com maior precedência, como o criador do software. Quem desejaria transformar o SL em SP não poderia alegar falta de liberdade, pois está sendo respeitada a vontade do criador, assim como quem quer que desejasse transformar qualquer SP em SL não poderia alegar a mesma falta de liberdade. Não sei se consegui me fazer claro, qualquer coisa, é só continuar com suas colocações. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
nosXw
Visitante
|
 |
« Responder #11 : 07 de Junho de 2012, 13:27 » |
|
Denis: "Você usa o Linux 100% código aberto?"
Nao, usava quando eu estava com o debian, hoje com ubuntu se nao me engano tenho so o lame de privativo, poderia usar o flash, mas tem um bug o alguma coisa com os sistemas 64, estou usando o flash gnu, nao sei si é o gnash, mas como o unico que fazo con flash e o youtube, y uso o flash blocker no ff justamente para economizar banda larga, nao me vi perjudicado.
Mas, a minha opiniao nao tem nada a ver comigo, ou seja, por defender o SL nao tenho que usa-lo.
Kid: "Bom, eu uso Linux porque é bom. Acho o conceito de liberdade interessante, mas, na minha opinião, ele simplesmente não pode me engessar e me privar de outras liberdades apenas porque o Richard Stallman pensa assim..."
ÇNovamente a mesma postura de sempre com vc. Nao conheço o RMS, nao é meu profeta ou algo parecido. Cada um faz o que quer y porque quicer, eu estou fazendo um comentario sobre si é bom o steam no linux, so isso.
Kid novamente: "Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha."
Como ja falei, uma coisa é rebater o argumento outra e rebater o argumento descalificando o argumentador. Eu poso defender o SL e ser um usuario de windows piratao. rebata ideias, conceitos, nao pessoas. Ad hominem nao é argumento, dificil?
Geraldo: "Daí acho que você tem razão ao dizer que o simples uso contradiz o software livre, mas a celebração do software fechado é ir um pouco além. Entendi os comentários do NosXw nesse sentido. "
O uso do privativo nao contradiz o SL, so que nao ajuda, ao contrario. O certo é ter em mente o dano que faz o uso desse software, O UNICO QUE GANHA NO USO DO SOFTWARE PRIVATIVO E O DONO, perde o usuario, mesmo que ele esteja pensando que ganhou tendo a sua necesidade sendo satisfeita por esse software. Por ejemplo, o flash e muito bonitinho, "permite" ver videos online, fazer animaçoes etc, tudo lindo e romantico, mas sem o flash, si ele desaparecer de uma hora pra a outra certamente apareceríao alternativas livre(e privativas) para cubrir essa necesidade. Entao, o problema nao é o flash, mas sim os usuarios do flash. Os usuarios do software privativo tem a responsabilidade de todo o dano que o software priv. faz, o software nao, o software é inerte.
KID: "Por exemplo, o NosXw pensa que a GPL impede outros de transformarem SL em SP. Particularmente, eu não concordo, acho que isso é uma consequência da GPL, não sua função em si."
Uma licença, uma qualquer, nao so a GPL, a sua funçao e impedir, restringir o accionar. A GPL como qualquer licença e UM RECURSO LEGAL, PARA RESTRINGIR O ACCIONAR da pessoa, so que o objetivo de gpl e justamente que o software permaneça livrem. Ou seja, para permitir, para liberar, a GPL restringe. Agora sim?
Ufffffff devo ter o record ginnes de falta de ortografia neste post, si tiver trofeu ou vou doar para o mandrivabrasil.org
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #12 : 07 de Junho de 2012, 15:16 » |
|
Meu querido, creio que temos algumas questões a serem esclarecidas, vamos a elas: Denis: "Você usa o Linux 100% código aberto?"
Nao, usava quando eu estava com o debian, hoje com ubuntu se nao me engano tenho so o lame de privativo, poderia usar o flash, mas tem um bug o alguma coisa com os sistemas 64, estou usando o flash gnu, nao sei si é o gnash, mas como o unico que fazo con flash e o youtube, y uso o flash blocker no ff justamente para economizar banda larga, nao me vi perjudicado. ....
Primeiramente, apenas uma questão técnica: talvez você já devesse verificar seu problemas com flash em 64 bits, pois eu uso já há um bom tempo no Mandriva sem problemas. E, o LAME é proprietário?!?!! É isso mesmo?!?! Nem sabia...  .... Mas, a minha opiniao nao tem nada a ver comigo, ou seja, por defender o SL nao tenho que usa-lo. ....
Verdade, mas, tenho ressalvas, mais à frente. .... Kid: "Bom, eu uso Linux porque é bom. Acho o conceito de liberdade interessante, mas, na minha opinião, ele simplesmente não pode me engessar e me privar de outras liberdades apenas porque o Richard Stallman pensa assim..."
ÇNovamente a mesma postura de sempre com vc. Nao conheço o RMS, nao é meu profeta ou algo parecido. Cada um faz o que quer y porque quicer, eu estou fazendo um comentario sobre si é bom o steam no linux, so isso. .....
Veja bem, citei RMS porque foi citado o conceito de liberdade segundo a GPL que, foi idealizada por quem?!?! Mas, verifiquei o seu comentário sobre o Steam e, não sei se interpretei bem, mas, pareceu irônico, pelo Steam ser proprietário. Se errei, peço que me desculpe. Mas, não fui só eu que pensou assim, o Denis Ferraz também achou o mesmo, só foi um pouquinho mais, como poderia dizer, enfático em sua observação!!!  ...... Kid novamente: "Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha."
Como ja falei, uma coisa é rebater o argumento outra e rebater o argumento descalificando o argumentador. Eu poso defender o SL e ser um usuario de windows piratao. rebata ideias, conceitos, nao pessoas. Ad hominem nao é argumento, dificil? .....
Aqui, já é um pouco mais sério. Não posso concordar. Você pode defender o SL sem ser usuário?!?! Sim, pode. Mas, se usa o concorrente, então, isso é, no mínimo, incoerente. Stallman é coerente com o que pensa. Eu também sou. E aí é onde se pode rebater a pessoa, pela coerência, o que torna sua ideia e/ou conceito inválidos. Segundo sua ótica, eu posso afirmar que SL é o melhor do universo e uso "Windows piratão"?!?! Me desculpe, não consigo aceitar esse conceito, não faz sentido para mim... .... KID: "Por exemplo, o NosXw pensa que a GPL impede outros de transformarem SL em SP. Particularmente, eu não concordo, acho que isso é uma consequência da GPL, não sua função em si."
Uma licença, uma qualquer, nao so a GPL, a sua funçao e impedir, restringir o accionar. A GPL como qualquer licença e UM RECURSO LEGAL, PARA RESTRINGIR O ACCIONAR da pessoa, so que o objetivo de gpl e justamente que o software permaneça livrem. Ou seja, para permitir, para liberar, a GPL restringe. Agora sim?
Ufffffff devo ter o record ginnes de falta de ortografia neste post, si tiver trofeu ou vou doar para o mandrivabrasil.org
Semântica. Eu não vejo assim. Licenças/Leis tem como objetivo primordial GARANTIR DIREITOS. Daí, o que advém dessa garantia de direitos é secundário, e, os meios para se alcançarem essa garantia poderiam ser, sim, cerceamento de, digamos, atitudes, mas, não de outros direitos!!!! Direitos não podem ser cerceados, podem ser extintos!!! Se nunca houve o direito de se transformar SL em SP, então, como esse direito pode ser cerceado, ou mesmo extinto?!?! Na verdade, essa OPÇÃO, de transformação de SL em SP é que não existe!!! A GPL, como pode ser encontrado em qualquer lugar por aí, como todo mundo sabe, foi a ferramenta utilizada por RMS para GARANTIR AS QUATRO LIBERDADES FUNDAMENTAIS inerente a qualquer software que seja classificado como Livre. Mas, sim, o que você falou está certo, mas, sei lá, acho que você quer destacar outro aspecto, talvez, mas, aspectos esses, entendo eu, que não são o objetivo PRINCIPAL da GPL ou qualquer outra lei/decreto e afins. Por último, meu querido, mas não menos importante, em relação a um possível sumiço do flash, o que aconteceria?!?! Simples, o que sempre aconteceu desde sempre, seleção natural de software: diversos padrões seriam empurrados ao usuário, que elegeria seu preferido, independente de ser livre ou não, e seria adotado pelo usuário e se tornaria o novo padrão, só isso. Tenho certeza de que tudo se ajeitaria, com alguns mortos e feridos, mas, se ajeitaria. E, pode pegar seu prêmio com o Pinho, já está lá!!!  Fique com Deus.
|
|
|
|
« Última modificação: 07 de Junho de 2012, 15:28 por kidsoeiro »
|
|
|
|
|
Raul Liota da Rosa
|
 |
« Responder #13 : 08 de Junho de 2012, 09:51 » |
|
Indepente se é livre ou não, isso é bom, pois com isso pode se ganhar novos usuários, independentes se só querem um Windows grátis, mas com mais usuários, melhor fica a qualidade do software, sendo assim acho que a Steam como qualquer outra empresa privada vindo para o mundo Linux é uma coisa boa.
|
|
|
|
|
Analista Linux Tradutor OpenMandriva Moderador MandrivaBrasil > 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva > Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use
|
|
|
|
linukiss
|
 |
« Responder #14 : 08 de Junho de 2012, 10:00 » |
|
Concordo com a opnião de vocês sobre o software livre, mas ultimamente eu tenho usado menos SL do que a alguns anos até o office não uso o libre nem o open, uso o softmaker, pq? não gosto da filosofia? não, pq o que eu acho na minha opnião, em alguns casos o que atrapalha o crescimento de um SL (segundo meu ver baseado em meu ver) são os forks que fazem a comunidade se dividir e dividir e dividir e no final das contas temos 5 software que surgiram de 1 e o que muda de um para o outro são os nomes, icones e temas, então quando queremos contribuir acabamos por não ajudar em nada, acredito se a comunidade fosse centrada nas 4 bases do SL e não só na de é livre e eu posso redistribuir desde que mantenho a licensa. Talves eu esteja só falando besteira mas esse é o meu ver com está questão eu nunca usei o office para algo relevante, quando precisei vi um monte de problemas, imcompatibilidade limitações por licensas etc.. as unica alternativa era, usar outro office ja que com o libreoffice eu editava minha monografia quando ia para revisão e impressão na monografia e setor da faculdade responsavel (que usava office 2007) desconfigurava tudo e eu tinha que refazer, achei uma alternativa para o linux o softmaker e adquiri e usei sem problemas, talves se houvesse dado certo eu n teria mudado, eu ate passei para a comunidade meu problema, a solução mais rapida q me disseram foi instalar o libreoffice ( ou pedir para instalarem) na faculdade o que não foi aceito pela instituição, então eu não vejo que software proprietario esteja acabando com o SL, porem precisamos de alternativas quando queremos uma solução e acho que faz parte da liberdade do usuario optar por um software que atenda suas necessidades
|
|
|
|
|
-- Alisson Oliveira -- -- | _ | °v° | /(om)\ OpenMandriva | ^ ^ Linux KDE 4.10
|
|
|
|