mandrivabrasil.org - Forum
19 de Junho de 2013, 04:42 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valve confirma: Steam para Linux vem aí!  (Lida 1946 vezes)
Peter Parker
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« : 06 de Junho de 2012, 10:07 »

Segundo a Valve, o tão esperado Steam chega ainda esse ano para Linux e a novidade é que os jogos serão nativos, nada de Wine!

Segundo a Valve o lançamento será mais para o fim do ano, mas que não passa de 2012.

Mais uma vitória para o Linux!
Acessem meu blog - http://diogoparker.wordpress.com/
Follow me on Twitter - http://twitter.com/Diogo_Travassos
Mandriva BR no Twitter - http://twitter.com/mandriva_br
nosXw
Visitante
« Responder #1 : 06 de Junho de 2012, 13:38 »

Viva!! plataforma privativa, jogos privativos!! eba! um grande paso para o linux.
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #2 : 06 de Junho de 2012, 13:55 »

Boa noticia, agora sim eu me acabo no vicio... jogo 2 jogos (mmo) nativos para o linux, vi em alguns sites de jogos e no alternativeto.com que call of duty modern warfare tinha versão para linux, mas epere que tenha a opção de adquirir alguns jogos para rodar no wine.
vamo esperar até o fim do ano para ver.
-- Alisson Oliveira
--
--
|    _
|   °v°
| /(om)\ OpenMandriva
|   ^ ^        Linux
            KDE 4.10
Denis Ferraz
Membro Sênior

DEUS EXISTE E É PARA TODOS!

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 06 de Junho de 2012, 15:35 »

Boa Tarde a Todos!

Caro nosXw;

Viva!! plataforma privativa, jogos privativos!! eba! um grande paso para o linux.

Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos

Fique com Deus e obrigado!
Peter Parker
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 06 de Junho de 2012, 17:29 »

A questão é: Ter disponível!
Se você gosta, use.
Se você não gosta, não use.

Mas a liberdade de escolha faz parte.
Não usar por que não tem disponível não é liberdade de escolha.
Acessem meu blog - http://diogoparker.wordpress.com/
Follow me on Twitter - http://twitter.com/Diogo_Travassos
Mandriva BR no Twitter - http://twitter.com/mandriva_br
nosXw
Visitante
« Responder #5 : 07 de Junho de 2012, 00:19 »

Se você gosta, use.

Obvio, mas o meu comentario vem de si isso e bom ou nao. E como o asunto da GPL, a GPL nao garantiza a liberdade, justamente o contrario, faz com quem adquire o software NAO TENHA A LIBERDADE de trasforam-la em algo privativo.

E sobre ter o steam no linux acho que é interesante, más vejo por todos os lados que a maioria dos usuarios esta se lixando para a liberdade, querem o linux so porque é "de graça".
Por exemplo, quantas vezes ja ouvimos que o linux "deve ser mais facil", ou que se deve trabalhar para o "click install" tipo .exe, ou quantos topicos existem do tipo "o que fazer depois de instalar tal distro" onde o primeiro passo é instalar codecs, drivers privativos, etc, todo o contrario a filosofía.
Em conclusao, acho que a maioria dos usuarios de linux nao se importa com a liberdade, com a comunidade, o unico que querem e um windows "de gratis" que nao tenha virus.
Membro Sênior

DEUS EXISTE E É PARA TODOS!

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 07 de Junho de 2012, 00:32 »

Boa Noite a Todos!

Caro nosXw;

Se você gosta, use.

Obvio, mas o meu comentario vem de si isso e bom ou nao. E como o asunto da GPL, a GPL nao garantiza a liberdade, justamente o contrario, faz com quem adquire o software NAO TENHA A LIBERDADE de trasforam-la em algo privativo.

E sobre ter o steam no linux acho que é interesante, más vejo por todos os lados que a maioria dos usuarios esta se lixando para a liberdade, querem o linux so porque é "de graça".
Por exemplo, quantas vezes ja ouvimos que o linux "deve ser mais facil", ou que se deve trabalhar para o "click install" tipo .exe, ou quantos topicos existem do tipo "o que fazer depois de instalar tal distro" onde o primeiro passo é instalar codecs, drivers privativos, etc, todo o contrario a filosofía.
Em conclusao, acho que a maioria dos usuarios de linux nao se importa com a liberdade, com a comunidade, o unico que querem e um windows "de gratis" que nao tenha virus.

Primeiramente, gostei do seu ponto de vista...

Você usa o Linux 100% código aberto?

Fique com Deus e obrigado.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 07 de Junho de 2012, 10:50 »

Se você gosta, use.

Bom, eu uso Linux porque é bom. Acho o conceito de liberdade interessante, mas, na minha opinião, ele simplesmente não pode me engessar e me privar de outras liberdades apenas porque o Richard Stallman pensa assim...

Boa Noite a Todos!

Caro nosXw;

Se você gosta, use.

Primeiramente, gostei do seu ponto de vista...

Você usa o Linux 100% código aberto?

Fique com Deus e obrigado.
Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha. Aí, se usa esse tipo de software, contraria o conceito de software livre da mesma forma que quem usa o Steam para Linux, por exemplo.
Fiquem com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Geraldo Witeze Jr.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 07 de Junho de 2012, 11:26 »

Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha. Aí, se usa esse tipo de software, contraria o conceito de software livre da mesma forma que quem usa o Steam para Linux, por exemplo.
Fiquem com Deus.

Mas acho que tem uma diferença entre usar porque não há alternativa e comemorar o software fechado, não é? Por exemplo, uma coisa é usar o flash porque o gnash ainda não funciona, outra é lançar vivas ao flash. O mesmo vale para o openjdk e o java da Sun/Oracle. Outro exemplo: uso o Skype ou o g-talk porque os amigos com quem falo não querem (ou não sabem) usar outros protocolos, ainda que eu tenha tentado ensiná-los. Em alguns casos eles até tentaram, mas o software simplesmente não funcionou (p. ex: Ekiga, Qutecom, Jitsi, Linphone, etc), e não foram poucas tentativas. Então eu continuo na expectativa de um software voip que use o protocolo SIP, multiplataforma, e que funcione, o que até agora não aconteceu comigo. Uso o Jitsi e o Twinkle para telefonar (deixei de usar o Skype para isso), mas eles não serviram ainda pra chamadas de vídeo.

Daí acho que você tem razão ao dizer que o simples uso contradiz o software livre, mas a celebração do software fechado é ir um pouco além. Entendi os comentários do NosXw nesse sentido.

Um abraço!
Membro Sênior

Ver Perfil
« Responder #9 : 07 de Junho de 2012, 11:39 »

Geraldo, entendi da mesma forma o comentário do nosXw e o Denis e Kid  expuseram aspectos importantes sobre o assunto. Eu gostaria de poder utilizar 100% software livre, mas isso ainda é uma utopia. Para se sustentar é necessário dinheiro e isso ainda não foi alcançado na comunidade livre. Vejam as sucessivas crises da Mandriva e a incerteza a respeito do Slackware e outras distribuições que dependem do seu criador para serem mantidas. Como usuário do Linux sem grande participação financeira (tento ajudar assinando  o Powerpack e estou pensando em doações à Mageia e outras entidades do mundo livre\), acho que parecemos os ratinhos do livro "Quem mexeu no meu queijo": somente consumimos, sem querer nem saber quem e porque colocou ali o produto. Creio que se cada usuário de Linux colaborasse com, pelo menos, R$10,00 AO ANO com sua distribuição favorita já melhoraria muito a qualidade do software livre; pelo menos, seria um bom começo, ainda que tímido. Abraço a todos.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #10 : 07 de Junho de 2012, 11:43 »

Fiquem com Deus.

Mas acho que tem uma diferença entre usar porque não há alternativa e comemorar o software fechado, não é? Por exemplo, uma coisa é usar o flash porque o gnash ainda não funciona, outra é lançar vivas ao flash. O mesmo vale para o openjdk e o java da Sun/Oracle. Outro exemplo: uso o Skype ou o g-talk porque os amigos com quem falo não querem (ou não sabem) usar outros protocolos, ainda que eu tenha tentado ensiná-los. Em alguns casos eles até tentaram, mas o software simplesmente não funcionou (p. ex: Ekiga, Qutecom, Jitsi, Linphone, etc), e não foram poucas tentativas. Então eu continuo na expectativa de um software voip que use o protocolo SIP, multiplataforma, e que funcione, o que até agora não aconteceu comigo. Uso o Jitsi e o Twinkle para telefonar (deixei de usar o Skype para isso), mas eles não serviram ainda pra chamadas de vídeo.

Daí acho que você tem razão ao dizer que o simples uso contradiz o software livre, mas a celebração do software fechado é ir um pouco além. Entendi os comentários do NosXw nesse sentido.

Um abraço!
Depende. Para o Richard Stallman não. Sempre fui flexível em relação a isso e tem gente que não é. Por isso acho perigoso se agarrar ao conceito de SL dessa forma. Por exemplo, o NosXw pensa que a GPL impede outros de transformarem SL em SP. Particularmente, eu não concordo, acho que isso é uma consequência da GPL, não sua função em si. O que a GPL faz, penso eu, É GARANTIR a liberdade do DONO/CRIADOR do software em fazer prevalecer seu desejo de que o software continue livre. Portanto, ele não cerceia liberdades por querer, mas, em consequência da garantia da liberdade de quem de direito, ou com maior precedência, como o criador do software. Quem desejaria transformar o SL em SP não poderia alegar falta de liberdade, pois está sendo respeitada a vontade do criador, assim como quem quer que desejasse transformar qualquer SP em SL não poderia alegar a mesma falta de liberdade.
Não sei se consegui me fazer claro, qualquer coisa, é só continuar com suas colocações.
Fique com Deus.

nosXw
Visitante
« Responder #11 : 07 de Junho de 2012, 13:27 »

Denis:
"Você usa o Linux 100% código aberto?"

Nao, usava quando eu estava com o debian, hoje com ubuntu se nao me engano tenho so o lame de privativo, poderia usar o flash, mas tem um bug o alguma coisa com os sistemas 64, estou usando o flash gnu, nao sei si é o gnash, mas como o unico que fazo con flash e o youtube, y uso o flash blocker no ff justamente para economizar banda larga, nao me vi perjudicado.

Mas, a minha opiniao nao tem nada a ver comigo, ou seja, por defender o SL nao tenho que usa-lo.

Kid:
"Bom, eu uso Linux porque é bom. Acho o conceito de liberdade interessante, mas, na minha opinião, ele simplesmente não pode me engessar e me privar de outras liberdades apenas porque o Richard Stallman pensa assim..."

ÇNovamente a mesma postura de sempre com vc. Nao conheço o RMS, nao é meu profeta ou algo parecido. Cada um faz o que quer y porque quicer, eu estou fazendo um comentario sobre si é bom o steam no linux, so isso.

Kid novamente:
"Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha."

Como ja falei, uma coisa é rebater o argumento outra e rebater o argumento descalificando o argumentador. Eu poso defender o SL e ser um usuario de windows piratao. rebata ideias, conceitos, nao pessoas. Ad hominem nao é argumento, dificil?

Geraldo:
"Daí acho que você tem razão ao dizer que o simples uso contradiz o software livre, mas a celebração do software fechado é ir um pouco além. Entendi os comentários do NosXw nesse sentido. "

O uso do privativo nao contradiz o SL, so que nao ajuda, ao contrario. O certo é ter em mente o dano que faz o uso desse software, O UNICO QUE GANHA NO USO DO SOFTWARE PRIVATIVO E O DONO, perde o usuario, mesmo que ele esteja pensando que ganhou tendo a sua necesidade sendo satisfeita por esse software. Por ejemplo, o flash e muito bonitinho, "permite" ver videos online, fazer animaçoes etc, tudo lindo e romantico, mas sem o flash, si ele desaparecer de uma hora pra a outra certamente apareceríao alternativas livre(e privativas) para cubrir essa necesidade. Entao, o problema nao é o flash, mas sim os usuarios do flash.
Os usuarios do software privativo tem a responsabilidade de todo o dano que o software priv. faz, o software nao, o software é inerte.

KID:
"Por exemplo, o NosXw pensa que a GPL impede outros de transformarem SL em SP. Particularmente, eu não concordo, acho que isso é uma consequência da GPL, não sua função em si."

Uma licença, uma qualquer, nao so a GPL, a sua funçao e impedir, restringir o accionar. A GPL como qualquer licença e UM RECURSO LEGAL, PARA RESTRINGIR O ACCIONAR da pessoa, so que o objetivo de gpl e justamente que o software permaneça livrem. Ou seja, para permitir, para liberar, a GPL restringe. Agora sim?

Ufffffff devo ter o record ginnes de falta de ortografia neste post, si tiver trofeu ou vou doar para o mandrivabrasil.org
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #12 : 07 de Junho de 2012, 15:16 »

Meu querido, creio que temos algumas questões a serem esclarecidas, vamos a elas:
Denis:
"Você usa o Linux 100% código aberto?"

Nao, usava quando eu estava com o debian, hoje com ubuntu se nao me engano tenho so o lame de privativo, poderia usar o flash, mas tem um bug o alguma coisa com os sistemas 64, estou usando o flash gnu, nao sei si é o gnash, mas como o unico que fazo con flash e o youtube, y uso o flash blocker no ff justamente para economizar banda larga, nao me vi perjudicado.
....
Primeiramente, apenas uma questão técnica: talvez você já devesse verificar seu problemas com flash em 64 bits, pois eu uso já há um bom tempo no Mandriva sem problemas.
E, o LAME é proprietário?!?!! É isso mesmo?!?! Nem sabia... Piscar
....
Mas, a minha opiniao nao tem nada a ver comigo, ou seja, por defender o SL nao tenho que usa-lo.
....
Verdade, mas, tenho ressalvas, mais à frente.
....
Kid:
"Bom, eu uso Linux porque é bom. Acho o conceito de liberdade interessante, mas, na minha opinião, ele simplesmente não pode me engessar e me privar de outras liberdades apenas porque o Richard Stallman pensa assim..."

ÇNovamente a mesma postura de sempre com vc. Nao conheço o RMS, nao é meu profeta ou algo parecido. Cada um faz o que quer y porque quicer, eu estou fazendo um comentario sobre si é bom o steam no linux, so isso.
.....
Veja bem, citei RMS porque foi citado o conceito de liberdade segundo a GPL que, foi idealizada por quem?!?! Mas, verifiquei o seu comentário sobre o Steam e, não sei se interpretei bem, mas, pareceu irônico, pelo Steam ser proprietário. Se errei, peço que me desculpe. Mas, não fui só eu que pensou assim, o Denis Ferraz também achou o mesmo, só foi um pouquinho mais, como poderia dizer, enfático em sua observação!!! Contente
......
Kid novamente:
"Pergunta exceleeeeeeeeente, que já fiz aqui em questões como essa: drivers NVIDIA/AMD?!?! Nem pensar!!! Flash player?!?! Nunquinha."

Como ja falei, uma coisa é rebater o argumento outra e rebater o argumento descalificando o argumentador. Eu poso defender o SL e ser um usuario de windows piratao. rebata ideias, conceitos, nao pessoas. Ad hominem nao é argumento, dificil?
.....
Aqui, já é um pouco mais sério. Não posso concordar. Você pode defender o SL sem ser usuário?!?! Sim, pode. Mas, se usa o concorrente, então, isso é, no mínimo, incoerente. Stallman é coerente com o que pensa. Eu também sou. E aí é onde se pode rebater a pessoa, pela coerência, o que torna sua ideia e/ou conceito inválidos. Segundo sua ótica, eu posso afirmar que SL é o melhor do universo e uso "Windows piratão"?!?! Me desculpe, não consigo aceitar esse conceito, não faz sentido para mim...
....
KID:
"Por exemplo, o NosXw pensa que a GPL impede outros de transformarem SL em SP. Particularmente, eu não concordo, acho que isso é uma consequência da GPL, não sua função em si."

Uma licença, uma qualquer, nao so a GPL, a sua funçao e impedir, restringir o accionar. A GPL como qualquer licença e UM RECURSO LEGAL, PARA RESTRINGIR O ACCIONAR da pessoa, so que o objetivo de gpl e justamente que o software permaneça livrem. Ou seja, para permitir, para liberar, a GPL restringe. Agora sim?

Ufffffff devo ter o record ginnes de falta de ortografia neste post, si tiver trofeu ou vou doar para o mandrivabrasil.org
Semântica. Eu não vejo assim. Licenças/Leis tem como objetivo primordial GARANTIR DIREITOS. Daí, o que advém dessa garantia de direitos é secundário, e, os meios para se alcançarem essa garantia poderiam ser, sim, cerceamento de, digamos, atitudes, mas, não de outros direitos!!!! Direitos não podem ser cerceados, podem ser extintos!!! Se nunca houve o direito de se transformar SL em SP, então, como esse direito pode ser cerceado, ou mesmo extinto?!?! Na verdade, essa OPÇÃO, de transformação de SL em SP é que não existe!!! A GPL, como pode ser encontrado em qualquer lugar por aí, como todo mundo sabe, foi a ferramenta utilizada por RMS para GARANTIR AS QUATRO LIBERDADES FUNDAMENTAIS inerente a qualquer software que seja classificado como Livre. Mas, sim, o que você falou está certo, mas, sei lá, acho que você quer destacar outro aspecto, talvez, mas, aspectos esses, entendo eu, que não são o objetivo PRINCIPAL da GPL ou qualquer outra lei/decreto e afins.

Por último, meu querido, mas não menos importante, em relação a um possível sumiço do flash, o que aconteceria?!?! Simples, o que sempre aconteceu desde sempre, seleção natural de software: diversos padrões seriam empurrados ao usuário, que elegeria seu preferido, independente de ser livre ou não, e seria adotado pelo usuário e se tornaria o novo padrão, só isso. Tenho certeza de que tudo se ajeitaria, com alguns mortos e feridos, mas, se ajeitaria.

E, pode pegar seu prêmio com o Pinho, já está lá!!! Contente
Fique com Deus.
« Última modificação: 07 de Junho de 2012, 15:28 por kidsoeiro » Registrado

Raul Liota da Rosa
Tradutor OpenMandriva
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 08 de Junho de 2012, 09:51 »

Indepente se é livre ou não, isso é bom, pois com isso  pode se ganhar novos usuários, independentes se só querem um Windows grátis, mas com mais usuários, melhor fica a qualidade do software, sendo assim acho que a Steam como qualquer outra empresa privada vindo para o mundo Linux é uma coisa boa.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
> 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use
linukiss
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #14 : 08 de Junho de 2012, 10:00 »

Concordo com a opnião de vocês sobre o software livre, mas ultimamente eu tenho usado menos SL do  que a alguns anos até o office não uso o libre nem o open, uso o softmaker, pq? não gosto da filosofia? não, pq o que eu acho na minha opnião, em alguns casos o que atrapalha o crescimento de um SL (segundo meu ver baseado em meu ver) são os forks que fazem a comunidade se dividir e dividir e dividir e no final das contas temos 5 software que surgiram de 1 e o que muda de um para o outro são os nomes, icones e temas, então quando queremos contribuir acabamos por não ajudar em nada, acredito se a comunidade fosse centrada nas 4 bases do SL e não só na de é livre e eu posso redistribuir desde que mantenho a licensa. Talves eu esteja só falando besteira mas esse é o meu ver com está questão
eu nunca usei o office para algo relevante, quando precisei vi um monte de problemas, imcompatibilidade limitações por licensas etc.. as unica alternativa era, usar outro office ja que com o libreoffice eu editava minha monografia quando ia para revisão e impressão na monografia e setor da faculdade responsavel (que usava office 2007) desconfigurava tudo e eu tinha que refazer, achei uma alternativa para o linux o softmaker e adquiri e usei sem problemas, talves se houvesse dado certo eu n teria mudado, eu ate passei para a comunidade meu problema, a solução mais rapida q me disseram foi instalar o libreoffice ( ou pedir para instalarem) na faculdade o que não foi aceito pela instituição, então eu não vejo que software proprietario esteja acabando com o SL, porem precisamos de alternativas quando queremos uma solução e acho que faz parte da liberdade do usuario optar por um software que atenda suas necessidades
-- Alisson Oliveira
--
--
|    _
|   °v°
| /(om)\ OpenMandriva
|   ^ ^        Linux
            KDE 4.10
Páginas: [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: