|
adhefe
|
 |
« : 15 de Julho de 2012, 02:34 » |
|
Olá,
Adquiri um modem 3G Olivetti olicard 155 da OI. O Mandriva o reconhece como modem e permite configurá-lo. Após a configuração, em 95% dos casos não conecta, em 5% conecta mas não navega.
Alguém sabe qual o problema?
Obrigado
|
|
|
|
|
|
|
|
|
adhefe
|
 |
« Responder #1 : 15 de Julho de 2012, 22:22 » |
|
Eu não gosto. O wvdial não roda, -> WvDial: Internet dialer version 1.61 --> Warning: section [Dialer Defaults] does not exist in wvdial.conf. --> Cannot open /dev/modem: No such file or directory --> Cannot open /dev/modem: No such file or directory --> Cannot open /dev/modem: No such file or directory As dicas para o MDV2010, encontradas neste fórum, falam de configurar o modem via MCC=>Internet=>configurar modem e que, após este passo, o KPPP já reconheceria a conexão mas isto não ocorre! A opção no MCC GPRS...3G falha porque nenhum dispositivo compatível foi encontrado. No entanto, o modem é visto e o NetworkManager permite adicionar "Banda Larga Movel", faz tudo quase automagicamente, às vezes conecta mas não navega... Gostaria de "ver" o conteúdo do modem mas não sei como...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Raul Liota da Rosa
|
 |
« Responder #2 : 16 de Julho de 2012, 09:34 » |
|
adhefe,
Tenta configurar através do MCC como modem de conexão analógica, é a última opção se não me engano, configurar usando como 3G as vezes não funciona.
|
|
|
|
|
Analista Linux Tradutor OpenMandriva Moderador MandrivaBrasil > 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva > Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use
|
|
|
|
adhefe
|
 |
« Responder #3 : 17 de Julho de 2012, 01:30 » |
|
Obrigado Raul,
eu tentei isto, segui um tutorial aqui do fórum como mencionei. Neste tutorial se diz que, após a configuração MCC, o KPPP já reconheceria a conexão criada mas isto não aconteceu. Talvez eu devesse tentar novamente ...
Alguém sabe como ver o conteúdo do modem? Isto é, é um pendrive e seu conteúdo é lido pelo Línux. Mas onde está montado? Penso que deve haver um arquivo conectar.exe por lá que possivelmente pode ser usado com o WINE.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Raul Liota da Rosa
|
 |
« Responder #4 : 17 de Julho de 2012, 09:49 » |
|
Dá uma olhada no que aparece no /var/log/messages e no dmesg quando você conecta o modem.
Acredito que mesmo que você consiga achar o exe de instalação para Windows, dificilmente vai funcionar via Wine, pois teria que gerenciar suas placas de rede e dúvido muito que vá funcionar.
|
|
|
|
|
Analista Linux Tradutor OpenMandriva Moderador MandrivaBrasil > 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva > Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use
|
|
|
|
adhefe
|
 |
« Responder #5 : 17 de Julho de 2012, 23:59 » |
|
Raul,
no /var/log/messages há uma nota do shorewall,
kernel: [ 6371.433427] Shorewall:OUTPUT:REJECT:IN= OUT=ppp0 SRC=189.49.42.170 DST=200.202.193.75 LEN=89 TOS=0x00 PREC=0x00 TTL=64 ID=43973 DF PROTO=UDP SPT=51957 DPT=53 LEN=69
onde o trecho em vermelho conduz (no google) a discussões sobre liberar a saída para o ppp0 no shorewall. Encontrei uma recomendação do tipo,
iptables -I OUTPUT -o ppp0 -j ACCEPT
que não sei o que significa mas que parece ter resolvido o problema naquele fórum. Eu não tentei porque não entendo muito e não sei as consequências...
Então parece que o problema estaria em limitações para comunicação via ppp0 ...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
adhefe
|
 |
« Responder #6 : 18 de Julho de 2012, 00:25 » |
|
Bom,
Eu não fiz nada e o modem passou a navegar! Não faço ideia do que pode ter acontecido. Na melhor das hipóteses foi alguma mudança na prória OI: passaram a reconhecer a minha linha ...
Eu gostava mais do tempo em que os computadores respondiam sempre da mesma forma quando alimentados com os mesmos dados ...
Obrigado, de qualquer forma
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Raul Liota da Rosa
|
 |
« Responder #7 : 18 de Julho de 2012, 09:04 » |
|
adhefe, realmente o shorewall está bloqueando a sua navegação, acredito que alguma coisa que você fez ou alguma atualização do sistema deve ter configurado o shorewall para liberar a conexão.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
adhefe
|
 |
« Responder #8 : 18 de Julho de 2012, 18:03 » |
|
Aproveitando este tópico para aprender,
no MCC => Segurança => Configurar Firewall, a opção assinalada é "Todos (sem firewall)". Já estava assim quando o modem não funcionava(?). Parecia uma boa opção quando o acesso à rede se dava somente sob o controle de um roteador onde um firewall restritivo está configurado. Agora, com o modem 3G, posso acessar à rede sem o roteador e, portanto, sem firewall.
Qual seria a configuração de firewall aconselhável para usar o modem 3G? Que portas devem ser abertas para o modem funcionar?
Obrigado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Raul Liota da Rosa
|
 |
« Responder #9 : 20 de Julho de 2012, 08:51 » |
|
adhefe,
Essa configuração de firewall é referente a conexões de fora para dentro, ou seja você pode deixar todos com firewall que irá funcionar.
Por exemplo, se você precisar acessar o seu computador remotamente via SSH, você vai nesse firewall e marca a opção Servidor SSH, que ele irá liberar a porta 22 (Padrão SSH) para que você consiga acessar.
Eu sempre deixo tudo com o firewall ativado, e libero somente o que realmente preciso.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
adhefe
|
 |
« Responder #10 : 20 de Julho de 2012, 21:53 » |
|
Raul,
muito obrigado pela ajuda. É claro que eu testei fechar tudo. Continuou funcionando e eu pensei que o firewall tinha parado de funcionar. Pela sua resposta vi que está tudo bem.
Obrigado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Raul Liota da Rosa
|
 |
« Responder #11 : 23 de Julho de 2012, 08:36 » |
|
De nada.
|
|
|
|
|
|
|
|
|