Autor Tópico: Instalar windows em outro HD  (Lida 8093 vezes)

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
Instalar windows em outro HD
« Online: 19 de Agosto de 2012, 18:56 »
Olá a todos os amigos!

Eu estou precisando de algumas opinioes de vcs.

Eu estou querendo comprar um outro HD com pouca capacidade só para poder instalar o SO windows nele para poder executar alguns programas que nao existe para o mandriva, nem mesmo pelo wine. Eu estou pensando em um HD só de 20gb, pois eu nao pretendo colocar nenhum arquivo muito importante nele, os meus arquivos como vídeos, musicas e vários outros importantes, irão ficar no mandriva como está, esse HD será somente mesmo para os programas que nao existem no mandriva. Eu estou querendo colocar outro HD, para ele trabalhar independente do meu HD atual em que está instalado o meu mandriva, entao se por acaso acontecer de ele pegar algum tipo de vírus, eu irei poder formata-lo a qualquer momento, sem me importar com nenhum arquivo importante, pois eles estarão todos no HD principal que está instalado o meu mandriva, entao eu quero que um HD nao interfira no outro. Digamos que esse será um HD secundário. Eu até pensei em utilizar o meu HD atual que estou usando, pois ele tem bastante espaço livre que dá para fazer o que quero, mas eu tenho medo de se por acaso o espaço que está sendo utilizado para o winsdows, pegar algum tipo de vírus, ai eu correr o risco de perder tudo o que tenho no meu HD, entao para nao correr esse risco, eu prefiro colocar outro HD só para windows.

Eu estou precisando de algumas opinioes nesse caso, pois eu nunca utilizei dois SO diferentes, e nao sei como funciona.
Eu queria saber se é possível fazer isso que quero, e será que um HD de 20gb dá para eu poder instalar o SO windows, pode ser o xp ou o 7, e também poder instalar alguns programas sem problemas?

Outra dúvida, é de qual HD funcionará em meu pc, ou qualquer HD serve? O meu pc é um sim positivo com processador intel core 2 duo E7500.

Eu nao tenho vontade de migrar para o windows, pois gosto do mandriva e nele tem praticamente tudo que preciso, mas como disse, tem alguns programas que nao existe para linux, entao por isso queria um outro HD só para ele.

Desde já agradeço as opinioes!

Offline Raul Liota da Rosa

• Tradutor OpenMandriva
  • Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • OpenMandriva
Re:Instalar windows em outro HD
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2012, 10:21 »
Um HD de 20Gb dá pra colocar um XP tranquilamente, já o 7 acho mais complicado.

Você pode colocar qualquer HD no seu computador, a única coisa que tem que cuidar(descobrir) é o tipo de conexão que seu PC suporta, se é SATA ou IDE.

Quais os programas que você precisa utilizar que não encontrou no Mandriva? Talvez possamos lhe ajudar a achar esses programas ou até algum similar.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil
> 2x Rosa 2012 Marathon LTS - Home Use - Awaiting OpenMandriva
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Professional Use

atf

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2012, 12:32 »
Tenta instalar o windows pelo "virtualbox". Talvez resolva.

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2012, 13:17 »
atf!

Eu até tenho o virtual box instalado, mas pelo que eu entendi dele, parece que precisa de um disco de instalação do windows, e eu não tenho. Mas instalando pelo virtual box, não terá influencia nos meus arquivos do meu HD? Eu nao correrei risco de perde-los, ou de pegar vírus? E dá para instalar programas do mesmo jeito que no windows?

Raul Liota da Rosa!

Então se eu for instalar, eu preferirei o xp mesmo. Quanto a conexao, eu nao tenho 100% de certeza, mas eu acho que é o SATA, mas vou verificar para ter certeza. Quanto aos programas, eu quero instalar o windows, principalmente prq estou fazendo um curso de desbloqueio e manutenção de consoles de videogames, e para eu poder fazer desbloqueio de xbox360, os programas utilizados só tem para windows, então o meu principal motivo é este, pois daqui algum tempinho, eu irei precisar destes programas.

atf

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2012, 11:57 »
O windows, instalado em máquina virtual, em outro HD ou em outra partição, não tem acesso aos sistemas de arquivos do Linux. Não existe o perigo de um "virus" afetar seus arquivo no Linux.
Para o fim a que se destina, o melhor é instalar numa partição do HD. Claro que, depois de instalado, você terá que recuperar o "boot manager" na MBR.

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2012, 16:05 »
Raul Liota da Rosa!

Eu verifiquei, e agora tenho certeza que o meu HD utiliza conexao SATA, mas tem diferença entre uma conexoes SATA, ou todas sao do mesmo jeito, entao qualquer HD que tiver conexao SATA irá servir em meu PC?

atf!

Eu estava mesmo pensando em instalar em uma partiçao do meu HD, mas o problema é que o meu HD já está todo particionado, entao para eu poder particionar novamente, eu correrei o risco de perder tudo que está nele, prq o espaço que está livre, está todo na /home, entao por isso eu estou preferindo colocar outro HD, para eu nao me preocupar com isso, visto que um  HD de 20gb nao está muito caro.

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2012, 23:21 »
Olá pessoal, boa noite a todos!

Eu comprei um hd de 40gb da marca wester digital, para poder instalar o windows no meu pc, só estou aguardando a chegada dele, mas mesmo antes dele chegar, eu queria saber algumas coisinhas para poder fazer a instalaçao do hd no pc e instalar o SO.

Primeiro eu quero saber de vcs se esse hd é bom? Eu andei dando uma pesquisada na net, e achei varios bons comentarios sobre ele. Eu estava dando preferencia para um sansung, mas como nao encontrei de 40gb, acabei ficando com esse mesmo, e o vendedor deu 3 meses de garantia.

Eu queria saber se vai ser preciso eu ultilizar outro cabo de alimentação desse hd para ligar na fonte, ou o cabo do meu hd atual dá para alimentar esse outro hd? E como eu faço a instalação desse hd para o pc trabalhar em dual boot e eu poder escolher em qual hd eu quero dar o boot quando ligar o pc?

Com esse hd de 40gb é melhor eu instalar o Xp ou o 7?

Obrigado a todos e desde já agradeço!

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2012, 18:54 »
Olá a todos!

Eu baixei o windows xp professional sp3 e instalei ele em uma maquina virtual no virtualbox antes que o hd chegue para instalar nele, e funcionou beleza, eu fiz também uma pasta de compartilhamento entre a maquina virtual e o meu mandriva e está funcionando perfeito também, mas eu nao sei como fazer para a maquina virtual reconhecer dispositvos externos como pendrives e etc, eu tentei habilitar as portas seriais nas configuraçoes da maquina virtual no virtualbox, mas quando eu escolho alguma opçao como dispositivo do hospedeiro, aparece um campo para colocar o caminho da porta, e eu nao sei o caminho que devo colocar. E eu queria também instalar um antivírus no windows da maquina virtual, eu até já baixei o avast na sua ultima versao, mas quando eu tento instalar, eu nao consigo, pois aparece uma mensagem de erro.

Eu gostaria que alguem pudesse me dar uma ajudinha nesses dois casos, para habilitar as portas seriais e instalar o antivirus, e gostaria de saber se é preciso instalar o antivírus, pois mesmo sendo uma maquina virtual pode acontecer de pegar virus, ou estou errado?

Desde já agradeço a todos!

• Tradutor OpenMandriva
  • Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • OpenMandriva
« Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2012, 10:58 »
Sobre as portas USBs segue um link aqui do fórum mesmo.

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=9393.0

Agora sobre antivírus, na minha opinião eu não instalaria, antivírus só serve pra pessar o sistema, é só você ter um pouco de cuidado com o que vai acessar pela máquina virtual ou o que vai abrir que não vai ter problemas.

Experiência própria, eu quando usava Windows não instalava antivírus, e a máquina durava mais (não precisava formatar) do que quando usava um antivírus dela.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2012, 15:22 »
Raul Liota da Rosa!

Eu tentei fazer como no tutorial, fui em MCC > Sistema > Gerenciar usuários do sistema e escolhi o meu usuario, fui em editar e em grupos para habilitar as opçoes usb e vboxusers, a opçao usb eu habilitei, porém essa opçao vboxusers nao aparece nas opçoes disponiveis. E quanto nas configuraçoes das portas seriais no virtualbox, na caixa de colocar o caminho das portas "com" habilitadas eu devo colocar o que? como eu fico sabendo o caminho que devo colocar?

Obrigado e desde já agradeço!

• Tradutor OpenMandriva
  • Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • OpenMandriva
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2012, 17:20 »
Raul Liota da Rosa!

Eu tentei fazer como no tutorial, fui em MCC > Sistema > Gerenciar usuários do sistema e escolhi o meu usuario, fui em editar e em grupos para habilitar as opçoes usb e vboxusers, a opçao usb eu habilitei, porém essa opçao vboxusers nao aparece nas opçoes disponiveis. E quanto nas configuraçoes das portas seriais no virtualbox, na caixa de colocar o caminho das portas "com" habilitadas eu devo colocar o que? como eu fico sabendo o caminho que devo colocar?

Obrigado e desde já agradeço!
o Grupo vboxusers não deve ter sido criado, você pode tentar criar ele na mão.

Para ver qual dispositivo é pode fazer o seguinte, deixar rodando o comando

tail -f /var/log/messages

Enquanto conecta o dispositivo USB, esse comando acima fica mostrando os logs gerados pelo sistema, como ele vai conseguir ver qual é o dispositivo, provavelmente quando você plugar o dispositivo deve aparecer algo com /dev/xxx indicando o dispositivo.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2012, 18:25 »
Raul Liota da Rosa, eu deixei rodando o comando tail -f /var/log/messages como vc disse e conectei o pendrive, e ele apareceu como /dev/sdc1, eu coloquei esse caminho na opçao "dispositivo no hospedeiro" em porta 1 e em numero da porta deixei como COM1 da aba portas seriais nas configurações do virtualbox, mas quando eu iniciei a maquina virtual apareceu uma janela com uma mensagem de erro, e a maquina virtual nao inicia.

Será que está aparecendo essa mensagem de erro por causa da porta usb que eu estou colocando o pen drive? pois o meu pc tem 4 portas atrás e duas na frete, e eu utilizo as portas da frente.

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2012, 18:51 »
Raul Liota, eu tentei com todas as portas usb do pc, mas o erro continua e o virtual box nao inicia, mas o meu hd que eu tinha comprado já chegou e eu já até coloquei ele no pc, e agora eu quero instalar o S.O. nele, mas eu nao sei como eu faço para o pc reconhecer ele para eu poder instalar o outro S.O. Ele veio com o cabo sata, mas nao veio com o cabo de força, eu quero saber se é preciso comprar um cabo de força, e se sim, como eu devo ligar esse cabo? e o cabo sata pode ser ligado na placa-mae tanto em sata 3 quanto em sata 4? pois em sata 1 está o cabo do meu hd atual e em sata 2 está o cabo que sai do drive.

O hd que eu tinha comprado era o western digital, mas o que o vendedor me enviou foi o seagate barracuda, esse hd é bom?

Desde já agradeço!

• Tradutor OpenMandriva
  • Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • OpenMandriva
« Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2012, 10:44 »
Cara o cabo de força tem que vir da fonte de alimentação do PC, da uma olhada nos cabos da fonte.

Seagate é uma marca boa sim.
Analista Linux
Tradutor OpenMandriva
Moderador MandrivaBrasil

Offline FS_Rodrigues

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2012, 11:18 »
Cara o cabo de força tem que vir da fonte de alimentação do PC, da uma olhada nos cabos da fonte.

Seagate é uma marca boa sim.

Nos cabos que sai da fonte, parece que tem somente um que dá para ligar no hd, e ele está ligado ao mesmo tempo no meu hd principal e no drive, ou seja, no mesmo encaixe que é plugado no drive sai os fios para plugar também no hd, mas além desse cabo nao tem outro que encaixe no outro hd, tem mais 3 cabos soltos sem estar conectados em nenhum lugar, mas os conectores desses cabos sao diferentes, dois sao de 4 pinos um pouco grossos, e outro é menor que esses dois de 4 pinos.