mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 10:15 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [RESOLVIDO] Como instalar uma Impressora PDF no CUPS no Mandriva 2007.0?  (Lida 11722 vezes)
Marcos TheJapa Umino
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« : 15 de Janeiro de 2007, 15:31 »

Turma,

Eu tô acostumado com um pacote chamado cups-pdf em outras distros, e o CUPS praticamente reconhece a impressora PDF depois de instalada.

Mas no Mandriva não achei um pacote cups-pdf, então, como chama o pacote pra impressora PDF no Mandriva.

Ou mesmo, como se instala uma impressora PDF?

Sorridente
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 23:03 por Marcos TheJapa Umino » Registrado

atf
Visitante
« Responder #1 : 16 de Janeiro de 2007, 14:06 »

No "centro de controle" (KDE) em "Adicionar impressora" escolha "Outro tipo impressoras". Entre as opções, no item "Direct", aparecerá "PDF Writing".
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 14:08 por atf » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 16 de Janeiro de 2007, 16:24 »

Boa dica !
Marcos TheJapa Umino
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 16 de Janeiro de 2007, 17:09 »

Ahh

Tem alguma coisa errada aqui. O Cups tá rodando, mas na hora de abrir o kcontrol, ele dá uma mensagem de erro que não consegue acessar o servidor local. (Vide anexo)

O que será que pode ser? Eu testei no meu desktop, no notebook e no PC do laboratório. Todos os 3 dão a mesma mensagem. No laboratório é um 2007.0 Powerpack atualizado apenas nas mídias oficiais.

Em casa é 2007.0 Powerpack + PLF + SoS +SoS-KDE 3.5.5

Triste

A versão do Cups tanto no lab quanto em casa é 1.2.4
atf
Visitante
« Responder #4 : 16 de Janeiro de 2007, 17:15 »

Ihhh!!! Eu já tive um problema desses, num "gentoo'. Como estava sem tempo para análise, reinstalei o "cups" e tudo funcionou. Tenta entrar pelo "browser" na porta 631.
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 16 de Janeiro de 2007, 17:41 »

Nem, já tinha tentado pelo site na porta TCP 631.

Eu vou criar um bug report, isso não tá cheirando erro de camada 8 do modelo ISO/OSI.

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 16 de Janeiro de 2007, 17:43 »

Eu consegui sem dar esse erro chamando o kcontrol a partir de um terminal em que estava como root (usei um su -).
Marcos TheJapa Umino
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #7 : 16 de Janeiro de 2007, 17:49 »

Manoel, mas você conseguiu imprimir?

Aqui depois que eu consegui criar a impressora, o Cups dá o erro: pdf-printer "/usr/lib/cups/backend/pdf failed" e deixa a impressora off-line.

Triste
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 16 de Janeiro de 2007, 18:23 »

Não, comigo também deu esse erro e vi no /var/spool/cups que o job foi gerado como um arquivo postscript, não PDF. Acho que o erro está justamente na conversão de PS para PDF. Acho que o problema está no "device URI". Pelo que andei lendo por alto é necessário um script para fazer a conversão de PS para PDF.

Vou tentar mais umas combinações e uns tutoriais que existem para fazer isso em outras distribuições:

http://www.novell.com/coolsolutions/feature/17636.html

http://www.linuxquestions.org/linux/answers/Applications_GUI_Multimedia/Setting_up_a_PDF_printer_in_CUPS_in_my_case_in_Slackware

A gente pode também tentar pegar o .src.rpm do cups-pdf para o Fedora e compilar

http://www.physik.uni-wuerzburg.de/~vrbehr/cups-pdf/welcome.shtml
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2007, 18:34 por Manoel Pinho » Registrado

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 21 de Janeiro de 2007, 16:00 »

Pessoal,

Finalmente consegui criar uma impressora PDF que fica disponibilizada globalmente para o sistema e que pode ser usada por qualquer aplicativo. E foi MUITO FÁCIL !

Roteiro de instalação

1- Entrar no drakprinter (chamando diretamente pelo nome estando logado como root ou indiretamente através do mcc)

2- Clicar em "Adicionar impressora"

3- Na janela que seguir, desmarque a opção de "detecção automática da impressora" e selecione a opção "Digite a URL do dispositivo de impressão"

4- Na próxima janela, digite no campo que aparecerá a seguinte URL

pdf:/caminho/diretorio

onde o diretório indicado deverá ter permissão de escrita para todos os usuários ou para o grupo sys, pois os arquivos PDF gerados terão como dono o lp e como grupo o sys. O diretório que eu acho mais apropriado para essas coisas e que já tem permissões adequadas (não é preciso mudar nada e nem terá as permissões alteradas pelas ferramentas de segurança do Mandriva) é o diretório /tmp.

Portanto, recomendo fortemente digitar a URL

pdf:/tmp

5- Na próxima janela, ao ser pedido o modelo da impressora, escolha a opção ADOBE -> Acrobat Distiller (Postscript ... (en))

6- Na próxima tela escolha a resolução em dpi (o mais comum é usar 600dpi ou 300 dpi) e o formato da página (o mais comum é A4).

7- Na próxima tela preencha o nome dessa impressora virtual (acho que a melhor pedida é colocar pdf como nome, o que é o mais óbvio) e a descrição e o local (estes são opcionais)

8- Siga em frente até acabar.

Essa nova impressora aparecerá disponível para todos os programas como mais uma impressora. Basta selecionar essa impressora virtual pdf e mandar imprimir em qualquer programa.

O exemplo abaixo mostra o que deverá aparecer após a impressão (nesse caso feita pelo usuário comum pinho)

$ ls -lrt /tmp/*.pdf

-rw-r--r-- 1 lp sys 74122 Jan 21 16:35 /tmp/pinho-Jan21-163551.pdf

Notem as permissões, o dono, o grupo e o nome do arquivo pdf gerado. Ele tem o nome do usuário que pediu a impressão, a data e mais um número que eu creio ser do processo que gerou a impresão.

Com essas permissões o usuário conseguirá visualizar o arquivo PDF e copiá-lo para outro lugar mas não conseguirá removê-lo. Veja

$ rm /tmp/pinho-Jan21-163551.pdf
rm: remove write-protected arquivo comum `/tmp/pinho-Jan21-163551.pdf'? y
rm: imposível remover `/tmp/pinho-Jan21-163551.pdf': Operação não permitida

Com isso, os arquivos obtidos pelas impressões vão se acumulando até que o administrador apague-os.
Marcos TheJapa Umino
Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 21 de Janeiro de 2007, 17:43 »

Maravilha, esse fórum tem só profissionais.

Sorridente

Coisa fina, o mais puro creme do milho.
rádisson
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #11 : 21 de Janeiro de 2007, 19:18 »

Excelente dica!
já salvei no meu Yahoo! MyWeb, assim garanto que não perco essa,  Sorriso forçado
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #12 : 27 de Julho de 2008, 22:18 »

Uma dica.
Para quem usa o Firefox Piscar, existe uma extensão chamada PDF download, que adiciona um pequeno icone na barra do navegador (ao lado da janela de busca), este icone transforma a pagina exibida em arquivo pdf.
Membro Vitalício

"Tudo posso naquele que me fortalece" Fp.4:13

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 28 de Julho de 2008, 07:43 »

Muito bom esse PDF Download. Não conhecia ele.
Um abraço!
> Mandriva 2010.2 i586 - Desktop
> Windows 7 64bits (dual-boot), e 32bits, com Rosa 2012 x86_64 LTS - Professional Use - Lawyer - Notebook Dell
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Desktop Positivo

"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
advogama
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #14 : 03 de Agosto de 2008, 23:52 »

Pessoal,

Finalmente consegui criar uma impressora PDF que fica disponibilizada globalmente para o sistema e que pode ser usada por qualquer aplicativo. E foi MUITO FÁCIL !

Olá Manoel, no Mandriva One 2008.1, que tenho no escritório, consegui criar a impressora seguindo suas dicas, em casa no mandriva Free 2008.1  eu não encontro a opção ADOBE -> Acrobat Distiller. Será que falta algum pacote? No gerenciador de software também não encontrei nada relacionado a acrobat, adobe ou distiller....?
  Imprimir  

Ir para: