Pessoal,
Finalmente consegui criar uma impressora PDF que fica disponibilizada globalmente para o sistema e que pode ser usada por qualquer aplicativo. E foi MUITO FÁCIL !
Roteiro de instalação
1- Entrar no drakprinter (chamando diretamente pelo nome estando logado como root ou indiretamente através do mcc)
2- Clicar em "Adicionar impressora"
3- Na janela que seguir, desmarque a opção de "detecção automática da impressora" e selecione a opção "Digite a URL do dispositivo de impressão"
4- Na próxima janela, digite no campo que aparecerá a seguinte URL
pdf:/caminho/diretorio
onde o diretório indicado deverá ter permissão de escrita para todos os usuários ou para o grupo sys, pois os arquivos PDF gerados terão como dono o lp e como grupo o sys. O diretório que eu acho mais apropriado para essas coisas e que já tem permissões adequadas (não é preciso mudar nada e nem terá as permissões alteradas pelas ferramentas de segurança do Mandriva) é o diretório /tmp.
Portanto, recomendo fortemente digitar a URL
pdf:/tmp
5- Na próxima janela, ao ser pedido o modelo da impressora, escolha a opção ADOBE -> Acrobat Distiller (Postscript ... (en))
6- Na próxima tela escolha a resolução em dpi (o mais comum é usar 600dpi ou 300 dpi) e o formato da página (o mais comum é A4).
7- Na próxima tela preencha o nome dessa impressora virtual (acho que a melhor pedida é colocar pdf como nome, o que é o mais óbvio) e a descrição e o local (estes são opcionais)
8- Siga em frente até acabar.
Essa nova impressora aparecerá disponível para todos os programas como mais uma impressora. Basta selecionar essa impressora virtual pdf e mandar imprimir em qualquer programa.
O exemplo abaixo mostra o que deverá aparecer após a impressão (nesse caso feita pelo usuário comum pinho)
$ ls -lrt /tmp/*.pdf
-rw-r--r-- 1 lp sys 74122 Jan 21 16:35 /tmp/pinho-Jan21-163551.pdf
Notem as permissões, o dono, o grupo e o nome do arquivo pdf gerado. Ele tem o nome do usuário que pediu a impressão, a data e mais um número que eu creio ser do processo que gerou a impresão.
Com essas permissões o usuário conseguirá visualizar o arquivo PDF e copiá-lo para outro lugar mas não conseguirá removê-lo. Veja
$ rm /tmp/pinho-Jan21-163551.pdf
rm: remove write-protected arquivo comum `/tmp/pinho-Jan21-163551.pdf'? y
rm: imposível remover `/tmp/pinho-Jan21-163551.pdf': Operação não permitida
Com isso, os arquivos obtidos pelas impressões vão se acumulando até que o administrador apague-os.