mandrivabrasil.org - Forum
21 de Maio de 2013, 06:25 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Guia Rápido: Instalando/Removendo Programas no Mandriva  (Lida 81341 vezes)
Silverakuma
Novato
*

Hoje Amanha e Sempre Estarei Evoluindo!!!!

Ver Perfil
« Responder #105 : 16 de Setembro de 2008, 13:58 »

Otimo Tutorial grande iniciativa!! Criem mais tutorial Basicos para aproximar o publico do Mandriva!!

Parabens
John William da Costa
mportilho
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #106 : 28 de Setembro de 2008, 22:04 »

Prezados,
necessito de ajuda para fazer o upgrade do meu firefox.
sou um novo usuário (4 dias de Mandriva instalado) e ainda não consegui descobrir como fazer este upgrade de software.
Já baixei o pacote tar.bz2 e não consigo instala-lo por nada!
por favor, podem me dar uma luz?
desde já, obrigado
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #107 : 28 de Setembro de 2008, 23:37 »

Descompactando o pacote como root no local que deseja e ele já estará instalado. Então, desinstale a versão anterior pelo gerenciador de pacotes e crie os links simbólicos e, se desejar, edite os menus.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
doutor.zero
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #108 : 29 de Setembro de 2008, 07:33 »

Dependendo da versão que você usa o melhor é instalar pelos pacotes.
italiano
Membro Vitalício

"Tudo posso naquele que me fortalece" Fp.4:13

Ver Perfil WWW
« Responder #109 : 29 de Setembro de 2008, 10:23 »

É sempre melhor usar o rpmdrake (MCC) para instalar/remover programas. Não tem dor de cabeça com ele. Inclusive o Firefox 3 já está nas mídias.
Um abraço!
> Mandriva 2010.2 i586 - The Best One Distro
> Windows 7 64bits e 32bits - Professional Use - Lawyer
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Awaiting OpenMandriva because is better

"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
mportilho
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #110 : 29 de Setembro de 2008, 15:35 »

Pois é ...
já dei uma olhada lá, ví que tem uma aba de internet ...
lá não consegui localizar nada o FIREFOX 3 ...
há como adicionar algum comando para instala-lo ?
existe alguma maneira de instala-lo direto do arquivo tar.bz2?
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #111 : 29 de Setembro de 2008, 15:49 »

Se você já configurou os repositórios, é só mandar procurar por mozilla-firefox. Devem aparecer dois pacotes, veja a versão e instale a que deseja.
Fique com Deus.

italiano
Membro Vitalício

"Tudo posso naquele que me fortalece" Fp.4:13

Ver Perfil WWW
« Responder #112 : 30 de Setembro de 2008, 10:31 »

Pois é ...
já dei uma olhada lá, ví que tem uma aba de internet ...
lá não consegui localizar nada o FIREFOX 3 ...
há como adicionar algum comando para instala-lo ?
existe alguma maneira de instala-lo direto do arquivo tar.bz2?

Há um tópico de como deixar os dois Firefox no sistema. Nele eu indiquei como instalar o Firefox 3 através das mídias do mandriva.
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=6116.msg32224#msg32224
Um abraço!
> Mandriva 2010.2 i586 - The Best One Distro
> Windows 7 64bits e 32bits - Professional Use - Lawyer
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Awaiting OpenMandriva because is better

"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
Ill Nino
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #113 : 25 de Outubro de 2008, 09:51 »

Boa tarde,
Ao instalar o Picasa 3 Beta ele retorna a seguinte mensagem: http://lh5.ggpht.com/le.gunsnroses/SQMVTzb-WpI/AAAAAAAABgY/uY4Tna9Zm4E/picasa.jpg, mesmo clicando em ok, ele não acontece nada. e como posso adicionar e item que está faltando?
Obrigado

Estou usando mandriva 2009.0 com o novo KDE
« Última modificação: 27 de Outubro de 2008, 19:07 por Ill Nino » Registrado

Gabinete Gamer IV Leaderchip - Placa mãe M2N-E SLI - Processador AMD x2 4000+ - 3G Memória - HD Maxtor 160G SATA - HD Samsung 120G IDE - HD Samsung 80G IDE - Video nVidia FX 8600gt Fatal1ty SLI - Sistemas: Mandriva Linux x64 Free 2008.1, Windows Vista (Só pra jogos) kkk
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #114 : 25 de Outubro de 2008, 10:12 »

Sim, mas, qual mensagem?!?!
Fique com Deus.

Ill Nino
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #115 : 27 de Outubro de 2008, 19:13 »

Sim, mas, qual mensagem?!?!
Fique com Deus.

(Atualizado)Quando postei a pergunta a imagem estava aparecendo certinho, removi as tags e coloquei o link direto: http://lh5.ggpht.com/le.gunsnroses/SQMVTzb-WpI/AAAAAAAABgY/uY4Tna9Zm4E/picasa.jpg

Um Abraço
Gabinete Gamer IV Leaderchip - Placa mãe M2N-E SLI - Processador AMD x2 4000+ - 3G Memória - HD Maxtor 160G SATA - HD Samsung 120G IDE - HD Samsung 80G IDE - Video nVidia FX 8600gt Fatal1ty SLI - Sistemas: Mandriva Linux x64 Free 2008.1, Windows Vista (Só pra jogos) kkk
FS_Rodrigues
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #116 : 09 de Junho de 2011, 16:24 »

Olá a todos do Mandriva Brasil,eu sou novo aqui no fórum e estou com problemas para instalar alguns programas e pacotes.
Eu não sabia instalar nada no meu PC,mas eu vi o tutorial do doutor.zero e aprendi instalar vários programas e vários funcionaram normalmente.
Porém tem alguns programas que eu instalo,mas eles não aparecem,e tem outros que eu tento instalar,mas eu não consigo,porque dá uma mensagem de erro.

Vou citar alguns exemplos:
  Alguns programas como o avidemux,o dvdauthor entre outros eu instalo eles normalmente pelo MCC,
eles constam no MCC que estão instalados,mas eu nao consigo encontra-los em lugar nenhum,eu já procurei pelo executar comando(ALT+F2),pelo terminal
e pelo menu K,mas eles simplesmente nao aparecem em nenhum lugar.
  E tem outros que eu quero instalar como o unrar,os pacotes de codecs win32,real codecs,entre outros que estão nos repositórios,mas quando eu vou instala-los
aparece uma mensagem de erro dizendo que não foi encontrado nenhum pacote para instalação.

Gostaria que alguém que já passou por esse problema ou saiba resolve-lo pudesse me ajudar a resolve-lo também.

Mas eu quero instala-los só pelo MCC,eu nao quero instalar programas baixados da net nos formatos .tar.gz,bzip e etc.

OBS:eu uso o sistema operacional Mandriva linux 2008.0 com o ambiente gráfico kde 3.5.7.

Obrigado e Aguardo respostas.

Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #117 : 09 de Junho de 2011, 19:38 »

FS_Rodrigues,

Os codecs e outros pacotes polêmicos por causa das patentes de software no estão nos repositórios oficiais do mandriva linux (main, contrib, etc). Estão nos repositórios PLF. Entre no site easyurpmi e adicione estes repositórios.

O mandriva 2008 já está bem antigo e não tem mais atualizações de segurança. Atualize seu mandriva. É gratuito. Estamos próximos ao lançamento do mandriva 2011 !

Quanto aos programas, é normal mesmo que nem todos criem entradas no menu do sistema, especialmente programas sem interface gráfica. Abra um terminal e digite o nome do programa. Na maioria das vezes o nome do programa é o mesmo do pacote. Caso não seja, basta olhar o conteúdo do pacote e olhar o nome dos arquivos que estão em /usr/bin, /bin, /sbin, /usr/local/bin, que são os caminhos onde ficam os executáveis.
MacXi
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #118 : 09 de Junho de 2011, 19:40 »

Olá a todos do Mandriva Brasil,eu sou novo aqui no fórum e estou com problemas para instalar alguns programas e pacotes.
Eu não sabia instalar nada no meu PC,mas eu vi o tutorial do doutor.zero e aprendi instalar vários programas e vários funcionaram normalmente.
Porém tem alguns programas que eu instalo,mas eles não aparecem,e tem outros que eu tento instalar,mas eu não consigo,porque dá uma mensagem de erro.

Vou citar alguns exemplos:
  Alguns programas como o avidemux,o dvdauthor entre outros eu instalo eles normalmente pelo MCC,
eles constam no MCC que estão instalados,mas eu nao consigo encontra-los em lugar nenhum,eu já procurei pelo executar comando(ALT+F2),pelo terminal
e pelo menu K,mas eles simplesmente nao aparecem em nenhum lugar.
  E tem outros que eu quero instalar como o unrar,os pacotes de codecs win32,real codecs,entre outros que estão nos repositórios,mas quando eu vou instala-los
aparece uma mensagem de erro dizendo que não foi encontrado nenhum pacote para instalação.
  Gostaria que alguém que já passou por esse problema ou saiba resolve-lo pudesse me ajudar a resolve-lo também.
  Mas eu quero instala-los só pelo MCC,eu nao quero instalar programas baixados da net nos formatos .tar.gz,bzip e etc.
  OBS:eu uso o sistema operacional Mandriva linux 2008.0 com o ambiente gráfico kde 3.5.7.
  Obrigado e Aguardo respostas.

Olá FS_Rodrigues,

Seja bem-vindo ao Fórum MandrivaBrasil!!!   Contente

Quanto as suas perguntas, inicialmente é importante lembrar vc que o Mandriva 2008 já está muito desatualizado. O ideal seria se você conseguisse atualizar para a versão atual, o Mandriva 2010.2.

Quanto aos programas que vc está instalando e não está achando, imagino que seja porque são programas que são feito para rodarem em modo texto e não gráfico.

O dvdauthor é um programa que roda em modo texto, para usa-lo no modo gráfico, tem que instalar o Qdvdauthor.
Assim também é o avidemux, que tem também que instalar o avidemux  GUI (Graphical User Interface - interface gráfica para o usuário) para não ficar só com o avidemux CLI (Command Line Interface - interface de linha de comando).

Quanto a instalar, a dica é instalar o repositório de software (ver dicas clicando aqui) e depois instalar os software (ver dicas clicando aqui).

Qualquer dúvida, é só perguntar. Sempre tem alguém que pode ter alguma dica ou sugestão.

Para procurar respostas aqui no Fórum MandrivaBrasil você pode usar a ferramenta de "Pesquisas". Veja também as dicas de como "perguntar e obter melhores respostas",  as dicas de "edição de mensagens" disponíveis nos textos "Ajuda" do fórum, o  "Código de Conduta" Mandriva e as regras gerais de "netiquetas".

Veja as dicas de como "Obter Ajuda e Participar da Comunidade"

Vejas também as dicas de como Instalar repositórios de software oficiais e como Instalar-remover programas no Mandriva.

Este nosso Fórum MandrivaBrasil foi criado em janeiro de 2006 por Manuel Pinho, que o administra com a ajuda dos moderadores Kidsoeiro e Peter Parker e com a participação de todos.  Seja bem-vindo para colaborar conosco da construção deste Fórum MandrivaBrasil, que é o suporte comunitário de todos nós, usuários da distribuição Mandriva.  

Bom dia!  Contente
FS_Rodrigues
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #119 : 10 de Junho de 2011, 10:54 »

Olá a todos.

Eu consegui encontrar o avidemux no caminho /usr/bin que o Manoel Pinho disse.Falta apenas conferir se todos os outros que estavam com o mesmo problema estão lá também.

Quanto ao dvdauthor que roda em modo texto e precisa do qdvdauthor para rodar em modo gráfico como disse o MacXi,eu já tenho o qdvdauthor instalado.

Porém os codecs e o unrar eu não consegui instalar.Eu já adicionei todas as mídias PLF(menos as Backports),mas quando eu vou instalar continua dando o mesmo erro.

Quanto ao Mandriva,como eu faço para atualizar o meu Mandriva 2008.0 para o Mandriva 2010.0 ou para o 2010.1?
Lembrando que o meu Mandriva é o que veio de fábrica no meu PC,entao eu quero atualiza-lo para uma versao do mesmo sistema.

Obrigado a todos pelas respostas.
Páginas: 1 ... 6 7 [8] 9   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: