Olá a todos do Mandriva Brasil,eu sou novo aqui no fórum e estou com problemas para instalar alguns programas e pacotes.
Eu não sabia instalar nada no meu PC,mas eu vi o tutorial do doutor.zero e aprendi instalar vários programas e vários funcionaram normalmente.
Porém tem alguns programas que eu instalo,mas eles não aparecem,e tem outros que eu tento instalar,mas eu não consigo,porque dá uma mensagem de erro.
Vou citar alguns exemplos:
Alguns programas como o avidemux,o dvdauthor entre outros eu instalo eles normalmente pelo MCC,
eles constam no MCC que estão instalados,mas eu nao consigo encontra-los em lugar nenhum,eu já procurei pelo executar comando(ALT+F2),pelo terminal
e pelo menu K,mas eles simplesmente nao aparecem em nenhum lugar.
E tem outros que eu quero instalar como o unrar,os pacotes de codecs win32,real codecs,entre outros que estão nos repositórios,mas quando eu vou instala-los
aparece uma mensagem de erro dizendo que não foi encontrado nenhum pacote para instalação.
Gostaria que alguém que já passou por esse problema ou saiba resolve-lo pudesse me ajudar a resolve-lo também.
Mas eu quero instala-los só pelo MCC,eu nao quero instalar programas baixados da net nos formatos .tar.gz,bzip e etc.
OBS:eu uso o sistema operacional Mandriva linux 2008.0 com o ambiente gráfico kde 3.5.7.
Obrigado e Aguardo respostas.
Olá FS_Rodrigues,
Seja
bem-vindo ao
Fórum MandrivaBrasil!!!
Quanto as suas perguntas, inicialmente é importante lembrar vc que o Mandriva 2008 já está muito desatualizado. O ideal seria se você conseguisse atualizar para a versão atual, o Mandriva 2010.2.
Quanto aos programas que vc está instalando e não está achando, imagino que seja porque são programas que são feito para rodarem em modo texto e não gráfico.
O dvdauthor é um programa que roda em modo texto, para usa-lo no modo gráfico, tem que instalar o Qdvdauthor.
Assim também é o avidemux, que tem também que instalar o avidemux GUI (Graphical User Interface - interface gráfica para o usuário) para não ficar só com o avidemux CLI (Command Line Interface - interface de linha de comando).
Quanto a instalar, a dica é instalar o repositório de software (ver dicas
clicando aqui) e depois instalar os software (ver dicas
clicando aqui).
Qualquer dúvida, é só perguntar. Sempre tem alguém que pode ter alguma dica ou sugestão.
Para procurar respostas aqui no
Fórum MandrivaBrasil você pode usar a ferramenta de
"Pesquisas". Veja também as dicas de como "
perguntar e obter melhores respostas", as dicas de "
edição de mensagens" disponíveis nos textos
"Ajuda" do fórum, o
"Código de Conduta" Mandriva e as regras gerais de
"netiquetas".
Veja as dicas de como
"Obter Ajuda e Participar da Comunidade" Vejas também as dicas de como
Instalar repositórios de software oficiais e como
Instalar-remover programas no Mandriva.
Este nosso Fórum MandrivaBrasil
foi criado em janeiro de 2006 por Manuel Pinho, que o administra com a ajuda dos moderadores Kidsoeiro e Peter Parker e com a participação de todos. Seja bem-vindo para colaborar conosco da construção deste Fórum MandrivaBrasil, que é o
suporte comunitário de todos nós, usuários da
distribuição Mandriva.
Bom dia!