mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 07:26 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Guia Rápido: Instalando/Removendo Programas no Mandriva  (Lida 81443 vezes)
Hunter_mv
Visitante
« Responder #45 : 06 de Dezembro de 2007, 19:56 »

Eu denovo, existe algum tipo de problema que pode ocorrer no sistema com a instalação e/ou remoção dos programas? Depois que eu fiz algumas instalações, removi alguns programas que não estavam funcionando e algumas atualizações, cara, eu consegui destruir meu sistema, não tenho certeza se do motivo, mas começou assim, primeiro alguns programas pararam de funcionar, depois não consegui abrir nem o MCC, depois quando reiniciei o pc foi tudo pro buraco
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #46 : 17 de Dezembro de 2007, 10:01 »

Não há problema nenhum em remover programas ou instalar programas desde que se faça do modo correto e não se tente retirar programas vitais...
linukas
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #47 : 14 de Janeiro de 2008, 20:03 »

Parabém e muito obrigado!

Para que não tinha a menor idéia de como instalar programas no Mandriva linux como eu foi muito bom, salvou a minha pele.

Mas se não for incomodar, poderia explicar ou indicar onde encontro ua explicação mais detalhada sobre os conceitos de repositórios, mídias, mirror, etc??

valew abraço e fica com Deus.
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #48 : 15 de Janeiro de 2008, 10:37 »

Mas se não for incomodar, poderia explicar ou indicar onde encontro ua explicação mais detalhada sobre os conceitos de repositórios, mídias, mirror, etc??

Aqui

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/
willian
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #49 : 28 de Fevereiro de 2008, 19:32 »

Esse é apenas um guia rápido cobrindo os recursos básicos de instalação/remoção de programas no Mandriva 2007. Para uma melhor compreensão do processo de gerenciamento de softwares no Mandriva, é altamente recomendado a leitura deste artigo:

Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux

1- Configurando as mídias (tambêm chamadas de repositórios)

Mídias, ou repositórios, são coleções de programas no formato (ou 'pacote') usado por cada distribuição Linux, espalhadas em servidores de todo o mundo. Essas coleções contêm milhares de pacotes pré-compilados (prontos para o uso) e suas dependências (bibliotecas e programas necessários ao funcionamento do pacote que está sendo instalado).

Antes de instalar qualquer programa é necessário configurar o Mandriva para usar estes servidores. A forma mais fácil e rápida de fazê-lo é através do site Easyurpmi, através de 3 passos rápidos.

No passo 1 selecione a versão, a arquitetura e o gerenciador de pacotes. Normalmente não é preciso alterar nada, as opções corretas já estão selecionadas para a versão atual (hoje a Spring, 2007.1); caso você tenha instalado a versão do Mandriva em 64 bits selecione a arquitetura x86_64. Feito isso clique em 'vá ao passo 2'.

No passo 2 são escolhidos quais repositórios serão adicionados. Neste local existem dois tipos de repositórios: os oficiais, Oficial (main, contrib, non-free, updates), contêm os pacotes mantidos pela Mandriva; os repositórios Penguin Liberation Front (plf) contêm pacotes que por motivos diversos não podem ser incluídos nos oficiais. Existem também os repositórios backport, contendo pacotes "portados" de versões do Mandriva em desenvolvimento.

Selecione o mirror para cada um dos conjuntos de repositórios (Oficial e Penguin Liberation Front) e, abaixo, marque quais repositórios você deseja adicionar, clicando no nome dos mesmos. Após selecionar os repositórios e o(s) mirror(s), clique em 'ir ao passo 3'.

Uma dica nesse passo é preferir os mirrors franceses, pois são atualizados com mais rapidez, são mais velozes e tem menos chances de estarem fora do ar. Outra dica importante neste passo é selecionar a opção 'Usar índices comprimidos, bem menores do que os normais, mas com menos informações', para que sejam baixados os indíces comprimidos das listas de pacotes, reduzindo o download de 30 MB a 50 MB por lista para algo em torno de 500 Kb.

Neste último passo (3) a página criará o código necessário para que os repositórios sejam adicionados. Para que todos os repositórios possam ser adicionados de uma vez é necessário colar este código usando-se o Konsole (terminal). O Konsole pode ser aberto através do menu Executar Comando (Alt-F2), com o comando konsole, ou indo no Menu K, Sistema, Terminais.

Selecione todo o código contido dentro do quadrado cinza e copie-o (Ctrl-C). Abra o Konsole, logue como root (su + senha de root) e cole. Atenção, no Konsole o comando para colar é Shift-Insert.

Assim que os comandos forem colados os repositórios serão adicionados automaticamente, é só aguardar alguns minutos. Se alguma mensagem de erro aparecer experimente selecionar outros mirrors, pois pode ser que o que você escolheu esteja fora do ar. Se após alguns minutos parecer que está tudo parado experimente pressionar Enter, já que algumas vezes a última linha do código não é executada automaticamente.

1.1- Adicionando mídias de usuários:

Além das mídias oficiais e plf, existem grupos de usuários que mantêm repositórios com novas versões dos programas mais populares.

Adicionar essas mídias é a maneira mais rápida e fácil de conseguir versões novas de muitos programas, mas é importante lembrar que não existe nenhum suporte associado a estes pacotes, assim é necessário ter cuidado ao instalar programas destes locais.

Pacotes pequenos, de programas como o Amarok ou o K3b, podem ser instalados sem nenhum problema, mas tenha muito cuidado ao instalar coisas grandes, como um kernel ou uma nova versão do KDE/Gnome, já que existem chances reais que o seu sistema passe a apresentar problemas.

Abaixo segue uma lista com algumas destas mídias mais conhecidas. Para adicioná-las é necessário copiar e colar cada uma das linhas abaixo, no Konsole logado como root (da mesma maneira como foram adicionados os outros repositórios):

Código:
urpmi.addmedia MandrivaClub.NL ftp://ftp.nluug.nl/pub/os/Linux/distr/mandrakeclubnl/2007.1/i586/release with hdlist.cz
urpmi.addmedia SoS-Main http://seerofsouls.com/mandriva/2007.1/i586/main with hdlist.cz
urpmi.addmedia SoS-Contrib http://seerofsouls.com/mandriva/2007.1/i586/contrib with hdlist.cz
urpmi.addmedia mud-free_release ftp://ftp.mandrivauser.de/rpm/GPL/2007.1/i586/release with hdlist.cz

Pronto, o seu Mandriva está configurado para buscar os pacotes nas mídias configuradas. Para terminar vá até o MCC (Centro de Controle do Mandriva ou Configure seu computador, em Sistema, Configuração), Gerenciamento de Software, 'Selecione de onde pegar os pacotes de softwares quando o sistema está sendo atualizado' e desmarque as mídias locais (CD ou DVD), para que todos os pacotes necessários sejam baixados das mídias remotas que você acabou de configurar (qualquer dúvida veja a tela abaixo).

Fontes:
Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux
Installing Software easily on Mandrake/Mandriva
Sorriso forçado
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #50 : 06 de Março de 2008, 00:41 »

nao sei o prob q ta rolando aqui mas fiz tudo certinho e qdo colo no console ta dando esse erro:
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia --update plf-free http://ftp://ftp.univ-orleans
.fr/logiciel-libre/plf/mandriva/2008.0/free/release/binary/i586/ with media_info
/synthesis.hdlist.cz
base de dados bloqueada urpmi
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia --update plf-nonfree http://ftp://ftp.univ-orle
ans.fr/logiciel-libre/plf/mandriva/2008.0/non-free/release/binary/i586/ with med
ia_info/synthesis.hdlist.cz
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia main http://ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/M                                                                             andrivaLinux/official/2008.0/i586/media/main/release with media_info/synthesis.h                                                                             dlist.cz
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia --update main_updates http://ftp://mirror.fis.u                                                                             nb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2008.0/i586/media/main/updates with media                                                                             _info/synthesis.hdlist.cz
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia contrib http://ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linu                                                                             x/MandrivaLinux/official/2008.0/i586/media/contrib/release with media_info/synth                                                                             esis.hdlist.cz
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia --update contrib_updates http://ftp://mirror.fi                                                                             s.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2008.0/i586/media/contrib/updates with                                                                              media_info/synthesis.hdlist.cz
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia non-free http://ftp://mirror.fis.unb.br/pub/lin                                                                             ux/MandrivaLinux/official/2008.0/i586/media/non-free/release with media_info/syn                                                                             thesis.hdlist.cz
[root@localhost vendel]# urpmi.addmedia --update non-free_updates http://ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/2008.0/i586/media/non-free/updates with media_info/synthesis.hdlist.czficial/2008.0/i586/media/non-free/updates wi                                                                             b

alguem sabe o q to fazendo de errado e ja mudei de mirrors e da a mesma coisa to usando o mandriva 2008 valewwwwwwww
Membro Vitalício

"Tudo posso naquele que me fortalece" Fp.4:13

Ver Perfil WWW
« Responder #51 : 06 de Março de 2008, 08:15 »

Tem algum outro programa usando o urpmi que provavelmente é o verificador de atualização do Mandriva, aquele programa que fica na barra de tarefas, do lado do relógio.
Esse programa é muito bom, mas quando possui muitas atualizações a ser feita ele demora para liberar o urpmi.
No meu pc, eu desabilitei ele clicando em cima com o botão direito pedindo para que não se inicie automaticamente. Eu prefiro chamar ele manualmente através do comando MandrivaUpdate.
Existe vários tópicos aqui no fórum falando sobre esse problema.
Um abraço!
> Mandriva 2010.2 i586 - Desktop
> Windows 7 64bits (dual-boot), e 32bits, com Rosa 2012 x86_64 LTS - Professional Use - Lawyer - Notebook Dell
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Desktop Positivo

"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
vendel
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #52 : 06 de Março de 2008, 23:45 »

Opaaaa era isso mesmo meu brother obrigadao pela ajuda ae e desculpa a ignorancia hehehe... abraco a todos
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #53 : 09 de Março de 2008, 18:55 »

Na verdade, Italiano, o problema é que ele baixa a lista de pacotes para fazer sua verificação. Então, me cansei da demora e configurei tudo com a síntese, agora, para mim, que uso linha discada, ficou bem rápido.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Jimi Page
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #54 : 16 de Março de 2008, 11:09 »

Na verdade, Italiano, o problema é que ele baixa a lista de pacotes para fazer sua verificação. Então, me cansei da demora e configurei tudo com a síntese, agora, para mim, que uso linha discada, ficou bem rápido.
Fique com Deus.

Amigo kidsoeiro eu tb uso conexão discada, e gostaria de saber como vc fez esse procedimento aí pra ficar mais rápido ?

Um abraço...