mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 19:36 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 ... 7 8 [9]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Guia Rápido: Instalando/Removendo Programas no Mandriva  (Lida 81522 vezes)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #120 : 10 de Junho de 2011, 13:04 »

FS_Rodrigues,

Não adianta dizer para nós que deu erro na instalação. É preciso mostrar QUAL ERRO deu para a gente poder interpretar. Se você digitar (como root)

urpmi  win32-codecs

Quanto ao unrar, ele está na mídia non-free. Se o pacote não está aparecendo, essa mídia deve estar desmarcada. Use o MCC para ativá-la.

Para atualizar o seu Mandriva 2008.0 para o Mandriva 2010.2 (esta é que é a última versão estável), sugiro que você faça o backup dos seus dados, baixe a imagem iso do Mandriva 2010.2 (de preferência uma das edições One) e use-a para instalar, FORMATANDO as partições de sistema do linux (/ p.ex), mantendo no máximo a partição /home (caso tenha) sem formatar. Ou seja, você deve fazer uma INSTALAÇÃO NOVA. Não caia na besteira de mandar instalar por cima como atualização, porque haverá grande probabilidade do sistema ficar quebrado.

FS_Rodrigues
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #121 : 10 de Junho de 2011, 15:24 »

Manoel Pinho.

Eu tentei instalar pelo terminal(logado como root)com o comando urpmi win32-codecs como vc disse,e apareceu a seguinte mensagem de erro:

URL mal formada: [ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/plf/mandriva/2008.0/non-free/release/binary/i586/]

O mesmo aconteceu quando eu tentei instalar o unrar pelo terminal,deu a mesma mensagem de erro.
Eu tambem já adicionei todas as mídias non-free no MCC como vc disse,e o unrar nao instalou.Eu só nao adicionei as backports.

Em relação ao Mandriva,como eu faço para formatar as partições do linux,e deixar a partição /home sem formatar?
Se eu formatar e deixar a partição /home sem formatar,então tudo que está nela não será perdido?

Obrigado e desculpe o monte de perguntas!

Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #122 : 11 de Junho de 2011, 09:36 »

FS_Rodrigues,

Como a msg de erro diz, pelo menos a mídia non-free está mal adicionada. Logicamente para resolver isso você tem que removê-la (faça isso com o MCC mesmo, removendo as mídias non-free e non-free-updates) e depois adicionando de novo. Eis os comandos (como root) para adicionar essas mídias de modo certo (suondo que vocẽ esteja mesmo usando um mandriva 2008.0 i86, de 32 bits):

urpmi.addmedia 'Non-free' 'ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/MandrivaLinux/official/2008.0/i586/media/non-free/release'

urpmi.addmedia --update 'Non-free Updates' 'ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/MandrivaLinux/official/2008.0/i586/media/non-free/updates'

Observa-se também que você está usando ainda uma versão MUITO ANTIGA do mandriva, já não mais suportada com atualizações de segurança e com versões antigas dos programas livres. Por que não atualiza para a 2010.2 ? É de graça ! Windows é que só sai uma versão nova a cada 5 anos e tendo que pagar para atualizar.
« Última modificação: 12 de Junho de 2011, 18:52 por Manoel Pinho » Registrado

FS_Rodrigues
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #123 : 11 de Junho de 2011, 12:59 »

Manoel Pinho.

Eu fiz como você disse,removi as midias non-free,mas não deu certo,continuou dando o mesmo erro.Mas não tem problema,eu quero atualizar para o Mandriva 2010.2.

Mas eu não sei formatar o Mandriva para instalar a nova versao,eu só sei restaurar o Pc.
Se eu formatar eu irei perder tudo do pc?
Você disse anteriormente para formatar e deixar só a partição /home sem formatar,então tudo que está nessa partição não será perdido?

Se você ou alguém aqui do fórum tiver um tutorial de como formatar o mandriva mantendo a partição /home sem formatar para instalar a versão 2010.2,eu agradeceria muito.

Obrigado!
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #124 : 12 de Junho de 2011, 19:05 »

FS_Rodrigues,

Instalar o mandriva é muito fácil, ainda mais no seu caso em que as partições linux já estão criadas. Apenas tenha o cuidado de anotar quais as partições estão sendo usadas no momento para depois usar o mesmo esquema de particionamento e não formatar a partição errada. Veja o seu atual esquema de particionamento com o comando

df  -hT

A instalação pode ser vista em

http://docs.mandriva-br.org/indice#instalando_e_usando_o_mandriva

No seu caso, as únicas diferenças em relação a uma instalação feita num micro que nunca teve linux antes é que você NÃO DEVE escolher a opção de atualização do mandriva (mesmo que isso seja sugerido pelo instalador ao ver que você tem uma versão antiga do Mandriva) e, na hora do particionamento,

http://docs.mandriva-br.org/mandriva/dicas_para_iniciantes/dica/instala_mandriva_2010_1_spring_one_livecd_kde#iniciar_o_particionamento_do_hd

escolha a opção de partição personalizada e apenas atribua os mesmos pontos de montagem (/, /home, etc) às MESMAS partições que você usa atualmente. No próximo passo o instalador vai perguntar quais partições deseja formatar e a partição marcada como /home já deverá estar DESMARCADA, ou seja, o próprio instalador já sugere que você não formate a /home.
FS_Rodrigues
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #125 : 13 de Junho de 2011, 11:18 »

Manoel Pinho.

Eu estou baixando o Mandriva 2010.2 one para fazer a instalação.Mas eu ainda tenho algumas dúvidas sobre o particionamento do HD:

No guia de instalação do Mandriva,o HD está particionado em 3 partes: "/", "swap" e "/home".
Mas eu estava olhando o meu particionamento no DiskDrake e ele está dividido em 5 partes:"/boot", "/", "swap", "/home" e entre as partições "/boot e /" tem uma partição que parece estar vazia.
Eu gostaria de saber como eu devo prosseguir na hora de fazer as partições,pois no guia de instalação já começa com a partição "/" e não tem essa partição "/boot",eu devo começar pela partição "/boot" como está no meu particionamento?

No guia de instalação recomenda usar o EXT4 no tipo de sistema de arquivo,mas no meu particionamento está EXT3.
Eu devo usar o meu tipo atual(EXT3) ou eu devo usar o que o guia recomenda(EXT4)?

Obrigado!
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #126 : 16 de Junho de 2011, 15:21 »

Manoel Pinho.

Eu estou aguardando você me responder as ultimas perguntas que eu lhe fiz sobre o particionamento do HD,e tenho mais uma pergunta.

No guia de instalação do Mandriva na primeira parte ao iniciar o particionamento do Hd tem 2 opções,"usar espaço livre do Hd" e "personalizar o particionamento".
Porém no Mandriva que eu baixei na primeira parte da instalação ao iniciar o particionamento tem 3 opções,tem essas 2 que eu mencionei e tem mais uma que é,"usar particioamentos existentes no HD".

A minha dúvida é:
Eu devo marcar essa opção de "usar particionamentos existentes",ou eu devo marcar a opção "personalizar particionamentos" e particionar o Hd manualmente como você disse?

Estou aguardando as respostas para eu fazer a instalação do Mandriva 2010.2.

Obrigado e desculpe o incomodo.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #127 : 16 de Junho de 2011, 16:08 »

Manoel Pinho.

Eu estou aguardando você me responder as ultimas perguntas que eu lhe fiz sobre o particionamento do HD,e tenho mais uma pergunta.

No guia de instalação do Mandriva na primeira parte ao iniciar o particionamento do Hd tem 2 opções,"usar espaço livre do Hd" e "personalizar o particionamento".
Porém no Mandriva que eu baixei na primeira parte da instalação ao iniciar o particionamento tem 3 opções,tem essas 2 que eu mencionei e tem mais uma que é,"usar particioamentos existentes no HD".

A minha dúvida é:
Eu devo marcar essa opção de "usar particionamentos existentes",ou eu devo marcar a opção "personalizar particionamentos" e particionar o Hd manualmente como você disse?

Estou aguardando as respostas para eu fazer a instalação do Mandriva 2010.2.

Obrigado e desculpe o incomodo.

FS_Rodrigues,

Quanto ao tipo de  formatação partição, a mais recomendada é o ext4, essa é a resposta do Manoel Pinho a essa mesma pergunta que fiz  a ele  em janeiro de 2010 e ele me respondeu no tópico: Tópico: Melhor formatação p/ partição c/ Mandriva 2010: reiserfs, ext3 ou ext4?  . Vc pode encontrar estas e outras respostas do Manoel Pinho  e de todos nós através do sistema de busca do fórum que há muito conteúdo disponível aqui e também no wiki MandrivaBrasil.

Quanto a particionar o HD, trata-se de procedimento essencialmtne técnico, todo cuidade é pouco.

- Há dicas para instalação no Wiki.
 -  É recomendável  fazer cópia de segurança de seu arquivos importantes e
 - se possível testar o uso do Mandriva 2010.2 LiveCD no seu computador para saber se tudo funciona bem.
 - Se possível, instalar no Windows o virtualbox e instalar o Mandriva no Virtualbox para voce testar o novo Mandriva 2010.2 em seu computador, para ver se tudo funciona bem.  

Superado isso, se voce escolher a opção:

a) "usar espaço livre do Hd",  está decidindo não modificar o particionamento existente,

b) se escolher usar  a opção "personalizar o particionamento", pode alterar as partições. Mas muito cuidado, nesse ponto ocorrem acidentes irreversíveis. Por isso é essencial ter cópia de segurança de seus dados importante de todas as outras partições, tanto windows como linux.

Não sei qual a opinião do Manoel Pinho ou dos demais, mas eu não vejo necessidade de ter uma partição para boot.

Quanto a dicas de formatação de partições, também encontrei aqui no fórum, vários tópicos sobre o tema, um deles é    o Tópico: Qual tamanho devo usar na /home ?  , que tem vários comentários detalhados sobre o assunto.

Qualquer dúvida, é só avisar.
« Última modificação: 16 de Junho de 2011, 16:34 por MacXi » Registrado

FS_Rodrigues
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #128 : 20 de Junho de 2011, 22:25 »

Olá Manoel Pinho e MacXi.

Eu consegui instalar o Mandriva One 2010.2.

Obrigado a vocês pela ajuda.
  Imprimir  

Ir para: