Manoel Pinho.
Eu estou aguardando você me responder as ultimas perguntas que eu lhe fiz sobre o particionamento do HD,e tenho mais uma pergunta.
No guia de instalação do Mandriva na primeira parte ao iniciar o particionamento do Hd tem 2 opções,"usar espaço livre do Hd" e "personalizar o particionamento".
Porém no Mandriva que eu baixei na primeira parte da instalação ao iniciar o particionamento tem 3 opções,tem essas 2 que eu mencionei e tem mais uma que é,"usar particioamentos existentes no HD".
A minha dúvida é:
Eu devo marcar essa opção de "usar particionamentos existentes",ou eu devo marcar a opção "personalizar particionamentos" e particionar o Hd manualmente como você disse?
Estou aguardando as respostas para eu fazer a instalação do Mandriva 2010.2.
Obrigado e desculpe o incomodo.
FS_Rodrigues,
Quanto ao tipo de formatação partição, a mais recomendada é o
ext4, essa é a resposta do Manoel Pinho a essa mesma pergunta que fiz a ele em janeiro de 2010 e ele me respondeu no tópico:
Tópico: Melhor formatação p/ partição c/ Mandriva 2010: reiserfs, ext3 ou ext4? . Vc pode encontrar estas e outras respostas do Manoel Pinho e de todos nós através do
sistema de busca do fórum que há muito conteúdo disponível aqui e também no wiki MandrivaBrasil.
Quanto a particionar o HD, trata-se de procedimento essencialmtne técnico, todo cuidade é pouco.
- Há
dicas para instalação no Wiki.
- É recomendável fazer cópia de segurança de seu arquivos importantes e
- se possível testar o uso do Mandriva 2010.2 LiveCD no seu computador para saber se tudo funciona bem.
- Se possível, instalar no Windows o virtualbox e instalar o Mandriva no Virtualbox para voce testar o novo Mandriva 2010.2 em seu computador, para ver se tudo funciona bem.
Superado isso, se voce escolher a opção:
a)
"usar espaço livre do Hd", está decidindo não modificar o particionamento existente,
b) se escolher usar a opção
"personalizar o particionamento", pode alterar as partições. Mas muito cuidado, nesse ponto ocorrem acidentes irreversíveis. Por isso
é essencial ter cópia de segurança de seus dados importante de todas as outras partições, tanto windows como linux.
Não sei qual a opinião do Manoel Pinho ou dos demais, mas eu não vejo necessidade de ter uma partição para boot.
Quanto a dicas de formatação de partições, também encontrei aqui no fórum, vários tópicos sobre o tema, um deles é o Tópico:
Qual tamanho devo usar na /home ? , que tem vários comentários detalhados sobre o assunto.
Qualquer dúvida, é só avisar.