mandrivabrasil.org - Forum
19 de Maio de 2013, 17:35 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Softwares Científicos  (Lida 4469 vezes)
gastaojr
Novato
*

Ver Perfil
« : 11 de Março de 2006, 03:08 »

Fica como sugestão, abrir uma sessão de aplicativos específicos da área científica como: Física, Matemática, Química, Astronomia, Engenharias em geral...
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 12 de Março de 2006, 16:36 »

Sim, vamos pensar nisso, nem que seja dentro de uma seção de sugestão de aplicativos.
gastaojr
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 13 de Março de 2006, 09:36 »

Minha sugestão partiu da minha dificuldade de encontrar softwares que se adaptem a meus problemas. Trabalho com educação e estou sempre buscando alternativas livres de qualidade para aplicar em nossos laboratórios. Que ainda são Windows mas pelos menos agora têm uma partição linux.
Me interesso particularmente por softwares de cálculo algébrico e numérico, mas também outros tipos de ferramentas didáticas.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 14 de Março de 2006, 19:07 »

Bem, eu sou engenheiro eletrônico e recomendo alguns programas:

Matemática:

O Matlab no linux é muito bom também e roda de forma muito mais estável e eficiente no linux do que no Ruindows. Pena que é absurdamente caro e proprietário. O octave e o scilab quebram bastante o galho, especialmente se seus programas não usarem muito funções das toolboxes muito específicas do Matlab.

gastaojr
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 16 de Março de 2006, 00:28 »

Caro Manoel,
eu conheço alguns destes softwares também, porém eu não conhecia o último endereço, que realmente é show, no quesito variedade e qualidade. Porém, eu que eu gostaria de propor é uma lista de discursão de instalação de de uso destes softwares para nós, usuários do Mandriva e afins.
O que acha da idéia?!
ps.: Meu maior interesse são os de cálculo algébrico, como o Mupad, porém, gosto tambem do scilab pois posso fazer alguns algoritmos com comandos do scilab dentro do mupad.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 16 de Março de 2006, 19:23 »

Se linux já é um nicho, os softwares científicos para linux são um nicho ainda muito menor. Fazer uma lista de discussão disso restrita ao Mandriva Linux seria ainda pior. Não conheço nenhuma lista em português sobre softwares científicos para linux em geral.

O que podemos fazer é criar mais uma seção no fórum para trocas de experiências de softwares (mas sempre voltado para o Mandriva Linux para não perdermos o foco do site) e aí a parte de softwares científicos poderia ficar numa thread ou subseção.

O freshmeat.net também tem uma relação enorme de softwares em geral e também de softwares científicos

http://freshmeat.net/browse/18/

« Última modificação: 16 de Março de 2006, 19:25 por Manoel Pinho » Registrado

gastaojr
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 16 de Março de 2006, 21:54 »

Ok , Manoel,
você tem razão. E sua sugestão me parece bem mais razoável.
  Imprimir  

Ir para: