mandrivabrasil.org - Forum
19 de Junho de 2013, 19:45 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dica: como rodar o Internet Explorer no Mandriva através do wine  (Lida 8172 vezes)
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« : 15 de Junho de 2007, 21:27 »

Felizmente com a popularização do Firefox o número de sites que só funcionam no Internet Exploder vem diminuindo bastante. Pelo menos os webmasters já não ficam tão espantados quando recebem emails reclamando que o site não funciona em outros navegadores.

Eu sempre reclamo com os webmasters e serviços de atendimento de empresas quando um site é IE-only, mas infelizmente alguns nos ignoram e muitas vezes não há a alternativa de usar uma outra máquina com windows para isso. Outro caso é quando você é um webmaster e precisa testar se o seu site é visualizado corretamente no IE e se quer fazer isso do linux.

Mas felizmente o wine já permite rodar o Internet Explorer há algum tempo e, embora a dica não seja exatamente nova, acredito que muita gente não conhece a existência de um script que baixa e instala o Internet Explorer num drive "fake" do wine. O script chama IEs4Linux

http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Pt/P%C3%A1gina_Inicial

Segundo instruções do próprio site para instalação no Mandriva 2007 (e 2007.1):

http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Installation:Mandriva

1) Abra um terminal

2) Primeiro, instale os pacotes cabextract e wine

su
urpmi wine cabextract
exit

(OBS: somente esse passo é feito como root porque a instalação do wine e do cabectract são feitas globalmente; o restante da instalação é feito comousuário comum)

3) Instale o IEs4Linux com

wget http://www.tatanka.com.br/ies4linux/downloads/ies4linux-latest.tar.gz
tar zxvf ies4linux-latest.tar.gz
cd ies4linux-*
./ies4linux

O script criará um ícone do IE (na realidade um "e" dentro de uma taça de vinho  Contente ) no desktop do usuário que, ao ser clicado, rodará o IE.

O script permite, inclusive instalar mais de uma versão do IE, o que somente é útil no caso de webmasters que queiram testar seus sites em várias versões do navegador. No caso de usar somente para acessar sites é melhor instalar o IE 6.0, que é a penúltima versão do IE (a versão 7.0 só vem no Vista e no XP é distribuída online como atualização para quem tem windows genuíno).

Mas ATENÇÃO: Por favor, não use nenhum desses IEs para navegar HABITUALMENTE !! Use o Firefox, Opera, konqueror ou qualquer outro navegador nativo do linux e muito mais seguro.
ricardomoc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 05 de Abril de 2008, 19:20 »

Infelizmente, tenho uma dificuldade para instalar este IE. Utilizo acesso via wi-fi, com DHCP. Assim, quando tento fazer a instalação, o script simplesmente para no endereço 127.0.0.1, se não me engano, que é o endereço default do roteador. Não consegui ainda encontrar a solução. Caso alguém saiba, por favor, me diga. Não utilizo o IE para navegar, mas as vezes preciso por causa de alguns sites, mais especificamente os que tem uns cursos on-line da empresa onde trabalho. Obrigado a todos.
Ricardo Rabelo Mota
Paz e Bem!
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 05 de Abril de 2008, 19:28 »

127.0.0.1 é o endereço do localhost, isto é, da própria máquina. Com certeza não é o endereço do roteador.

Você consegue navegar normalmente com o firefox ?
ricardomoc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 06 de Abril de 2008, 19:21 »

127.0.0.1 é o endereço do localhost, isto é, da própria máquina. Com certeza não é o endereço do roteador.

Você consegue navegar normalmente com o firefox ?

Rapaz, estorna aí. Eu estava utilizando o modem como roteador e o wireless como access point. Depois o roteador do modem deu pau e tive de configurá-lo como bridge e o wireless como roteador. Tentei aqui agora e deu certo. Graças a Deus! Já estava desanimado. Agora posso estudar tranquilo, uma vez que não tenho Windows em minha máquina que trabalho. Sorriso forçado
Ricardo Rabelo Mota
Paz e Bem!
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 24 de Maio de 2009, 15:16 »

Coloquei esta dica em

http://docs.mandriva-br.org/2009.0/docs/guia_nao_oficial#navegadores
rsvc
Membro Vitalício

Ser ou não ser, Eis a questão.

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 26 de Fevereiro de 2010, 13:41 »

IE no linux fica muito ruim, pelo menos aqui !!!
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 26 de Fevereiro de 2010, 14:35 »

como tenho que testar páginas em pelo menos duas versões do IE com confiabilidade, acabei preferindo rodar uma Vbox... mas algumas vezes isso ja é suficiente
Linux Desktop. Eu vivo isso.
rsvc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #7 : 09 de Outubro de 2010, 17:24 »

aqui deu erro ao executar ./ieblablabla

Gtk:ERROR:gtktextlayout.c:2339:IA__gtk_text_layout_get_line_display: code should not be reached
/home/rsvc/ies4linux-2.99.0.1/ui/pygtk/ies4linux-gtk.py:264: GtkWarning: gtk_text_layout_real_invalidate: assertion `layout->wrap_loop_count == 0' failed
  self.textbuffer.delete(it, self.textbuffer.get_end_iter())
/home/rsvc/ies4linux-2.99.0.1/ui/pygtk/ies4linux-gtk.py:268: GtkWarning: gtk_text_layout_real_invalidate: assertion `layout->wrap_loop_count == 0' failed
  self.textbuffer.insert_with_tags(self.textbuffer.get_end_iter(), line, tag)
ui/pygtk/python-gtk.sh: line 6: 32197 Abortado                python "$IES4LINUX"/ui/pygtk/ies4linux-gtk.py
[rsvc@localhost ies4linux-2.99.0.1]$
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
rsvc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 09 de Outubro de 2010, 18:00 »

Bom, está acusando que meu wine esta desatualizado, versão 1.3.4..
Diz que tenho que atualizar para a ultima versão . Alem disso diz que nao tenho o arquivo wine prefixcreate..nos repositorios tenho no maximo a versão 1.3.4
ricardomoc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 09 de Outubro de 2010, 21:13 »

Existe a opção de se utilizar o playonlinux. Trata-se de um programa que faz a instalação de diversos programas desenvolvidos para Windows no Linux. Tem nos repositórios. Instalei aqui no meu net e funcionou bem.

Ricardo.
Ricardo Rabelo Mota
Paz e Bem!
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 09 de Outubro de 2010, 22:39 »

Eu desisti de rodar IE no linux. Algumas soluções pararam de funcionar e sempre é muito instável. Hoje tenho uma virtualbox pra isso, com um multiple IE. Infelizmente é pirataria, mas foi a unica solução que eu encontrei (na verdade hoje eu tenho uma licença OEM do seven que não uso. Acho que não é tão pirataria assim Sorridente )
nosXw
Visitante
« Responder #11 : 10 de Outubro de 2010, 14:34 »

« Última modificação: 10 de Outubro de 2010, 14:36 por nosXw » Registrado
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #12 : 10 de Outubro de 2010, 21:18 »

"Estamos todos bêbados, bêbados de cair. E aqueles que não estiverem bêbados deêm o fora daqui!" hushaushaushaushaushau
ricardomoc
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 10 de Outubro de 2010, 22:18 »

Volto a afirmar: o IE7 está funcionando perfeitamente aqui. E eu o instalei pelo playlinux. Se funcionou no meu netbook mobo da Positivo, acho que funciona em qualquer outro também.

Ricardo.
Ricardo Rabelo Mota
Paz e Bem!
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #14 : 10 de Outubro de 2010, 22:29 »

Volto a afirmar: o IE7 está funcionando perfeitamente aqui. E eu o instalei pelo playlinux. Se funcionou no meu netbook mobo da Positivo, acho que funciona em qualquer outro também.

Ricardo.

no meu caso infelizmente não da mais pra confiar. Mudam as fontes, as vezes o desempenho fica sofrível, e eu preciso ver na platafforma que o cliente vai estar usando. Mas pra casos comuns é bom saber que funciona.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: