mandrivabrasil.org - Forum
20 de Maio de 2013, 06:35 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 ... 4 5 [6]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Driver Nvidia  (Lida 31820 vezes)
adhefe
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #75 : 23 de Dezembro de 2011, 23:59 »

Manoel,

Penso ter compilado corretamente. Gerei os pacotes,

dkms-nvidia-current-290.10-1-mdv2011.0.x86_64.rpm
nvidia-current-cuda-opencl-290.10-1-mdv2011.0.x86_64.rpm
nvidia-current-debug-290.10-1-mdv2011.0.x86_64.rpm
nvidia-current-devel-290.10-1-mdv2011.0.x86_64.rpm
nvidia-current-doc-html-290.10-1-mdv2011.0.x86_64.rpm
x11-driver-video-nvidia-current-290.10-1-mdv2011.0.x86_64.rpm

Baseado na sua mensagem, instalei os pacotes dkms e x11,

rpm -qa|grep nvidia

dkms-nvidia-current-290.10-1-mdv2011.0.x86_64
x11-driver-video-nvidia-current-290.10-1-mdv2011.0.x86_64
nvidia-current-doc-html-290.10-1-mdv2011.0.x86_64

Então, usei o XFdrake para configurar. Mas o XFdrake tenta instalar o pacote,

nvidia-current-kernel-desktop-latest-280 ....

Tentativas de testar a configuração dão o erro,

EE No devices found

Então, tudo volta ao ponto de partida, com a placa gráfica intel 810.

Talvez eu devesse configurar o xorg.conf na mão, sem o XFdrake.

Obrigado.
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #76 : 24 de Dezembro de 2011, 06:50 »

Eu não estou mesmo com esse nvidia-current-kernel-desktop-latest-280 .... instalado na máquina. Eu não refiz a configuração do X de novo após instalar o novo driver nvidia pois apenas mantive o xorg.conf de antes, que funcionava perfeitamente.

Quem compila e instala mesmo o módulo nvidia do kernel é o dkms e ele deve estar instalado. Na minha máquina está assim:

$ rpm -qa | grep dkms
dkms-nvidia-current-290.10-1-mdvbr2011.0.x86_64
dkms-minimal-2.0.19-26.2-mdv2011.0.noarch
dkms-2.0.19-26.2-mdv2011.0.noarch

Para gerar uma configuração inicial para o X basta rodar isso como root:

X   -configure
ou
Xorg  -configure

que ele escreverá um arquivo /root/xorg.conf.new

Basta depois copiar para o lugar certo. Veja

http://fedoraproject.org/wiki/How_to_create_xorg.conf

adhefe
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #77 : 24 de Dezembro de 2011, 10:06 »

Eu alterei o xorg.confk, sem a ajuda do XFdrake, somente onde se especifica qual controlador se deve usar. Com base no xorg.conf de outra máquina, que tem nvidia, troquei apenas,
             Intel corporation    =====> Nvidia coporation
             Intel 810 and later  ===> Geforce 6 and later     (conforme aparece quando da instalação do dkms)
 Driver  "intel"       ======> Driver "nvidia"

e reiniciei a máquina.
Durante o boot, aparecem as mensagens informando que o controlador nvidia já está instalado como deveria mas o boot não se completa, o ambiente X sequer é testado.

Então, reiniciei no "modo seguro" e voltei às configurações iniciais.

Manoel, vou tentar ainda o que você recomendou (usar o X -configure), ainda vou pesquisar por um src.rpm que me gere o nvidia-current-kernel correspondente ao 290 que o XFdrake quer para configurar o sistema, e ainda posso testar o arquivo de configuração da própria nvidia o script.run. Se nada funcionar, vou informar aqui.
O modelo é o LG P430 com uma placa nvidia GT520 M com 1G de memória dedicada.

Obrigado,
Feliz Natal
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #78 : 24 de Dezembro de 2011, 10:38 »

adhefe,

Note que o X só vai subir, com o xorg.conf configurado para "nvidia", se o módulo do kernel nvidia existir e estiver carregado. Para verificar se está carregado, use o comando:

lsmod | grep nvidia

Se não aparecer nada, é sinal de que o módulo não foi carregado. O dkms é quem compila e instala o módulo nvidia automaticamente, caso seja necessário, durante o boot do sistema, mas ele só conseguirá fazer isso se você tiver os pacotes necessários para compilação de módulos do kernel instalado no sistema. Eles são:

task-c-devel
kernel-*-devel  (do mesmo tipo que o kernel que estiver sendo usado)
adhefe
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #79 : 25 de Dezembro de 2011, 00:11 »

Manoel,

O lsmod não retorna nvidia. Instalei o task-c-devel. O kernel devel já estava instalado. Não adiantou. Após religar a máquina o X não subiu e o lsmod ainda não retorna nvidia.

Estou achando que meu problema é mesmo de todos que têm duas placas gráficas em Línux. Meu Línux só carrega a Intel, de menor desempenho. O que se lê por aí que é necessário um cerne com VGA_SWITCHEROO habilitado. Não é o caso do kernel-2.6.39 do Mandriva 2011.
Talvez o cerne do MIB (3.1).

Acho que não adiantará usar o nvidia.run que baixei da página da nVidia.

Qualquer coisa, informo aqui.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #80 : 25 de Dezembro de 2011, 10:24 »

adhefe,

Se você não estava com o task-c-devel instalado antes, logicamente você não podia compilar o módulo nvidia e nem nenhum programa em linguagem C... Reinicie o computador e aperte ESC para ver as mensagens durante o boot. Verá que demorará um pouco mais por causa da compilação do módulo nvidia. Tente observar qualquer mensagem de erro.

Em todo caso, é possível verificar o a que aconteceu na compilação do módulo nvidia entrando em

/var/lib/dkms/nvidia-current/

e procurando um subdiretório log/ dentro do subdiretório com o mesmo nome da versão do kernel que estiver usando. Veja o arquivo make.log, que loga as mensagens da compilação.
adhefe
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #81 : 25 de Dezembro de 2011, 15:44 »

Manoel,

Para instalar o nvidia*src.rpm foram necessários vários outros pacotes tipo devel, deduzi que todas as dependências tinham sido satisfeitas. De fato, a compilação transcorreu normalmente e  os pacotes binários rpm foram gerados. Um outro ponto é que, a partir de sua mensagem, quando instalei o task-c-devel foram necessárias apenas mais algumas dependências, talvez porque as demais já tinham sido instaladas. De qualquer  forma, no make.log  em /var/lib/dkms/nvidia-current/kernel-2.6.39.4-4.2-desktop-x86_64/log/ não há mensagens de erro.

Contudo, na dúvida, vou recompilar os pacotes e reinstalá-los.

O problema de uso de mais de uma placa de vídeo é atual. Várias distribuições têm o mesmo problema e é necessário recompilar o cerne para amenizar a questão. A questão vga_switcheroo está ainda aberta.

Ainda trabalhando na questão ...

Obrigado.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #82 : 26 de Dezembro de 2011, 01:32 »

Manoel,

Para confirmar, desinstalei os pacotes gerados anteriormente, regerei os pacotes a partir do src.rpm (agora com o task-c-devel) e reinstalei. Segui os procedimentos disponíveis em README.manual-nvidia (rpm/BUILD), alterei o xorg.conf e reiniciei a máquina.

Como antes, o X não sobe.

Acho que não há como fugir, é necessário algo diferente para poder alternar entre placas de vídeo com funcionalidades diferentes: uma consome pouca energia e tem menos eficiência e outra (nVidia) tem maior eficiência mas implica em maior consumo de energia da bateria.
Eu só tenho o X se usar a placa gráfica Intel 810, com aceleração gráfica mas menos possibilidades. A placa nVidia com 1G de memória dedicada não é usada para nada.

Ainda tentarei o cerne do MIB. Talvez eles já tenham incluído as funcionalidades necessárias no 3.1 (vga_switcheroo, bumblebee, Hein????)

Obrigado novamente.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #83 : 26 de Dezembro de 2011, 06:21 »

adhefe,

Realmente o seu problema é esse que você citou mesmo e parece que não é nada trivial consertar isso na mão

https://help.ubuntu.com/community/HybridGraphics

http://asusm51ta-with-linux.blogspot.com/

http://en.gentoo-wiki.com/wiki/Vga_switcheroo

O seu hardware é muito recente e as distribuições levam um certo tempo até que essas coisas funcionem automagicamente.

Pelo menos, parece que o kernel 2.6.39.4-4.2-desktop do mandriva 2011 já tem o suporte necessário. Veja:

$ grep -i switcheroo /boot/config-2.6.*
/boot/config-2.6.38.7-desktop-1mnb2:CONFIG_VGA_SWITCHEROO=y
/boot/config-2.6.39.4-4.2-desktop:CONFIG_VGA_SWITCHEROO=y

Mas, segundo a documentação do ubuntu acima, "o mecanismo vga_switcheroo somente estará ativo quando o kernel for iniciado com ou a opção  "modeset=1" e/ou a opção "nomodeset" estiver ausente. Ou seja, será preciso editar o /boot/grub/menu.lst do grub.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2011, 06:38 por Manoel Pinho » Registrado

adhefe
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #84 : 26 de Dezembro de 2011, 10:13 »

Há instruções sobre como proceder, bem detalhadas até, para fazer o bumblebee (que permite usar controlador proprietário) no Mandriva 2011/Mageia.

Está na 4ª mensagem, por Jaron Vietor, em,

http://forum.mandriva.com/en/viewtopic.php?t=135018,

Parece um pouco complicado, mas acho que, com cuidado e atenção, dá para fazer.
Seria bom se já houvesse um bumblebee adaptado ao Mandriva. Vou buscar mais na internet.

Obrigado.
  Imprimir  

Ir para: