mandrivabrasil.org - Forum
19 de Junho de 2013, 12:44 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mandriva 2008.0 - impressões  (Lida 7769 vezes)
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« : 09 de Outubro de 2007, 11:40 »

Esse tópico se destina a relatos sobre o mandriva 2008.0. Como está o funcionamento so sistema e qual a sua opinião geral sobre ele. NÃO USE ESTE TÓPICO PARA PEDIR AJUDA, ele servirá apenas para discussão sobre o sistema.
Linux Desktop. Eu vivo isso.
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 09 de Outubro de 2007, 11:52 »

Geral: no geral o sistema está bom. A instalação ficou mais simples, o que vai ser interessante para pessoas não experientes, mas acaba criando mais etapas pra nós, usuários mais experientes.
O centro de controle e os menus estão mais diretos e organizados, mas vai ser difícil me acostomar com esse modelo de menu agora (não vi ainda se da para mudar).

A aparência não mudou muito, a mandriva bem que podia colocar um outro tema de ícones, mas... isso é um fraco dela.

O sistema está demorando um absurdo para abrir o kdm e depois que atualizei o sistema, o meu computador faz um barulho como se estivesse usando 100% da cpu. o desemprenho de vídeo parece ter piorado também, mas ainda não testei com jogos (na minha mx4000). Pra quem gosta de instalar joguinhos logo na instalação do sistema ele também perdeu isso, vindo só com um ou dois jogos.

Os wallpaper melhoraram, e agora também a mandriva inclui a possibilidade de voltar o botão do menu para botão padrão do kde. O que eu não consegui aqui foi alterar o botão kickoff (o que eu já havia feito na versão anterior) (enquanto escrevia isso consegui achar o local pra mudar).

o boot está razoável, mas o KDM realmente está me incomodando. A instalação da placa gráfica está bem fácil também, assim como nas versões anteriores.

A volta do kaffeine foi ótima, não sei o que a Mandriva queria com o Kmplayer. Aquilo é horrível.

Eu não gosto muito do Ia_Ora, mas ele melhorou em relação à versão anterior, parece estar mais agradável.

Digam aí, o que estão achando
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #2 : 09 de Outubro de 2007, 12:56 »

Bom, estou longe de terminar o download, certamente só amanhã, até porque tive uns probleminhas ontem e perdi o que já tinha baixado, o que já eram expressivos 770MB!!! Triste Mas, se é para comentar, não resisti ao ler que tiraram o kmplayer para voltar com o kaffeine, realmente, sem qualquer comparação. Não sei onde eles estavam com a cabeça quando fizeram essa troca!!!
Quanto ao seu problema com o KDM, entendi que você fez uma reinstalação por cima?!?! Faz tempo que não tento isso, a última vez foi quando usava o 10.1 e fui atualizar para o 2005. Não achei bom e também me passava a impressão de que o boot realmente ficava mais lento. Uma instalação limpa deixou tudo certo...
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 09 de Outubro de 2007, 14:20 »

Não, não, eu sempre instalo o sistema do zero. Quando fiz atualização direta mesmo tive problemas (também, era do 2006 para o 2007. Pedi pra ter problemas). No geral continua bom e com tudo funcionando.
Warlock
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 09 de Outubro de 2007, 16:47 »

Engraçado vc falar do estilo do menu, aqui está igual ao 2007.0 e 2007.1 spring e tem a opção de mudar (fica no estilo do SUSE)
 Tabm discordo quanto ao boot que aqui est mais rápido que nunca, eu gasto menos de 1 minuto para reinicia a máquina.
 Eu não gosto do ia ora então a primeira coisa que fiz foi instalar o baghira.
 Quanto ao player de vídeo, boa mudança mas não achava o kmplayer tão ruim assim não. Pra mim o melhor é o Totem que eu já instalei aqui.
 Adorei a opção de mudar as cores dos aplicativos na barra de tarefas, antes quando colocava trasparência não dava pra ver os aplicativos
 Na instação agora você escolhe entre KDE, GNOME ou personalizada, o que fica masi fácil para quem tá começando. É praticamento tudo altomático.
 Por enquanto eu tô gostando, leve, rápido e funcional, é o bom e velho Mandriva mesmo.

Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 09 de Outubro de 2007, 18:24 »

Estou usando só o One e em modo live por enquanto... mas está tudo funcionando normal... o Compiz fusion continua meio instável, mas isso é normal.
 A única coisa que achei muito feia até agora é quando viramos o Desktop Cubo e em cima dele tem a imgem do pinguin da Mandriva... ta amarelado, tipo sujo... horripilante de se olhar... quando instalar a primeira coisa que vou fazer é trocar aquilo!
Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
AbaClar
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 10 de Outubro de 2007, 15:53 »

Tenho instalado o Mandriva 2007 spring, agora surgiu-me a indicação de novas actualizações, só que reparei que se trata tudo para "mdv2008" posso aceitar as actualizações sem correr riscos?
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 10 de Outubro de 2007, 18:09 »

Bom, então me parece uma atualização online, mesmo, para o 2008... nunca fiz nem conseguiria com conexão discada, mas, pessoalmente, não faria, prefiriria baixar a distro nova e fazer uma instalação limpa...
Fique com Deus.

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 10 de Outubro de 2007, 18:56 »

Tenho instalado o Mandriva 2007 spring, agora surgiu-me a indicação de novas actualizações, só que reparei que se trata tudo para "mdv2008" posso aceitar as actualizações sem correr riscos?

Hein???  Hein??? Estou usando o MDV 2007.1 neste micro em que escrevo e não há nenhuma indicação de "atualização automática" para o 2008.0. Há atualizações de alguns poucos pacotes mas são para o próprio Mandriva 2007.1.

Nenhuma distribuição linux que conheço sugere ou força a atualização de uma versão para outra da distribuição inteira, até por que isso não é 100% garantido de funcionar. Só vai acontecer isso se VOCÊ mudar toda a configuração das mídias/repositórios da versão atiga para a versão nova, mas para fazer isso tem que se ter bastante conhecimento, pois certamente será necesáro resolver alguns problemas manualmente.
Angelo (LaFeY)
Membro Intermediário

Viver é como desenhar sem borracha !

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 10 de Outubro de 2007, 19:01 »

Fala pessoal blz? Por hora aqui esta tudo tranquilo com o meu amigo MDV 2008... Eu já havia comentado algumas coisas no outro tópico, mas vamos colocar mais algumas coisas nesse também...

1° - O Boot tá muito veloz, mas realmente eu não sei o que acontece com o KDM, não está aquela lentidão toda, mas não esta rápido como o do 2007.1. O Boot compensa, rss... Isso porque ainda não dei uma enxugada nos serviços que eu não uso, vou fazer isso agora.

2° - Sobre a aparência, eu nunca gostei desse "azul piscina" e nem do Ia Ora, já tratei de mudar eles colocando o Mistura Suave e jogando uma outra cor. O papel de parede por hora não me incomodou, ficou mais elegante sem aquele p*** "Free" nele... rss... Os ícones não mudaram né? Estou pensando em mudar, mas isso é segundo plano.

3° - Não gostava daquele botão Mandriva na versão Spring, mas desse eu até que gostei. Gostei também da nova organização do Menu, ficou muito mais fácil de encontrar as coisas. Gostei da nova organização do MCC também.

4° - Problema com o hardware foi zero, até agora, sempre faço arte quando vou instalar o drive da minha placa de video, mas dessa vez estou com esperança de fazer tudo redondinho. Vou espetar a minha placa de captura só por curiosidade, depois de muito trabalho no Spring eu consegui fazer ela funcionar. Uma placa Askey (de onde veio isso? rss).

5° -  Estou acabando de colocar os repositórios, mas ja andei instalando algumas coisas e nada de problema também com o rpmdrake.

Bom acho que por hora é isso, vamos ver o que acontece daqui pra frente, mas tenho uma grande esperança nessa versão. Gostei mesmo dela. Até mais pessoal.

Hail !!!
Gigabyte GA-8S66FXM-775; Seventeam ST-550P-AG; Intel Pentium 4 HT 3.0Ghz;  nVidia FX5500 256Mb; LCD LG 22" Wide; SoundBlaster Live!; 1.5Gb DDR; Sata Sansung 160Gb / IDE Sansung 80Gb; Cable Net 500k; Mandriva 2008.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #10 : 11 de Outubro de 2007, 08:48 »

Gente, vamos lá, vou tentar dar minhas impressões iniciais do sistema:

1 - Pelo menos para mim, como já disse, a seleção de pacotes está simplesmente fenomenal!!! Não preciso baixar o Xfce, por exemplo, já tem nos DVDs, além de muitos outros.... o Digikam, por exemplo, ficava nos repos, agora está na distro. Isso economiza algumas horas de instalações em linha discada.

2 - Citei o Xfce e, para quem gosta desse ambiente, ele é certamente um dos maiores destaques do pacote todo. Muito rápido na minha máquina, com visual bem agradável, muito bom, mesmo.

3 - Achei interessante a mudança nos menus, está bem organizado, só falta eu me acostumar...  Levei umas chineladinhas de leve dos menus, tentando encontrar o que eu já fazia por automático.

4 - De maneira geral, o sistema está um pouco mais rápido. Mas, notadamente o KDE está bem melhor e, creio que pela primeira vez, pelo menos no meu sistema, posso dizer que os dois ambientes principais, KDE e GNOME, se equivalem em velocidade de uso no dia-a-dia, mas, o KDE está carregando mais rápido!!!

5 - O kernel utilizado é o 2.6.22.9. Fui em kernel.org e vi que essa é a última versão estável, tem o 2.6.23 em versão RC!!! Confesso que não me lembro de ter visto isso antes, uma distro com o kernel mais recente lançado até então...

6 - Com isso, meu modem não funciona. Estou ilhado. Sem Windows, sem net, entendem?!?! Isso me deixa possesso!!! E, mem parece que o problema é quebra de compatibilidade no kernel, porque nem o driver slmodem nem o ungrab-winmodem compilam, os erros são quilométricos!!! Nunca vi erros tão grandes, acho que deve dar umas três páginas ou mais...  Esse problem foi solucionado parcialmente, pois acessei um repo non-free e baixei um rpm do slmodem, mas, sem o ungrab não rola, então, estou chorando....

7 - Gostei da reformulação do mcc, está mais bem dividido e tiraram alguma coisas redundantes. Por exemplo, tinha a opção de instalação e desinstalação. Mas, usavam simplesmente a mesma janela!!! A única diferença era mudar a visualização para arquivos instalados/não instalados. Simplesmente não havia qualquer motivo para manter dois deles...

8 - E, por último, MEU MODEM NÃO FUNCIONA!!! ARRRRRRRRGH!!! Em resumo, é um sistema que beira a perfeição, segundo a minha ótica, mas, infelizmente, ainda não para mim...

A propósito, aqui o KDM não deu qualquer problema, está normalzinho...
Fiquem com Deus.

Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #11 : 11 de Outubro de 2007, 23:05 »

kid, será que não tem o módulo ungrab que vc precisa nos repositórios plf? E se vc tentar instalar o ungrab rpm (se houver) do 2007 ou outro?
 Quem sabe agora não é uma boa hora pra comprar um bom modem? Piscar Pode ter certeza que o desempenho na navegação vai melhorar com um modem por hardware.

Ja to com o One 2008 instalado no trampo agora a 2 dias... até agora está superb!
 Quem sabe o Mandriva 2008 não tras de volta os usuários perdidos para outras distros?
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 23:07 por Ethra'Za » Registrado

Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #12 : 12 de Outubro de 2007, 09:37 »

É, Ethra'za, pelo pouco que usei, o Mandriva 2008 realmente parece ser o melhor já lançado até hoje... com um pequenino problema para mim: meu modem não funciona, então, não tenho net e estou no Windows para tentar encontrar a solução. Tomara que ela já exista...
Fique com Deus.

guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #13 : 12 de Outubro de 2007, 18:20 »

Cara, o KDM aqui ta demorando 52 (isso mesmo), CINQUENTA E DOIS SEGUNDOS para abrir. Depois disso o sistema está mais rápido. O Boot em si está ótimo, assim como as ferramentas. Talvez o problema seja a versão em CDs. Não sei. Nem vou criar tópico sobre o assunto porque acho que não vou conseguir resposta.
guimesmo
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #14 : 12 de Outubro de 2007, 19:42 »

Voltou ao normal!!!
(na verdade, ficou normal agora)

instalei o KDM-themes ou coisa assim e ele voltou ao normal. O que eu acho estranho é que o KDM funcionava, mas demorava um absurdo. Agora ta normal.

Fiquei agora só com o problema no soundKonverter.
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: