Autor Tópico: O Linux Não é o Windows !  (Lida 22486 vezes)

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
O Linux Não é o Windows !
« Online: 13 de Outubro de 2007, 19:20 »
O nosso companheiro apimente.br publicou no seu blog uma tradução de um artigo muito interessante, que mostra que as pessoas devem entender que o linux não é um clone gratuito do windows e que devem aprender conceitos novos para usar o linux

http://apimente-br.tripod.com/LNW.htm

Os novatos no linux devem ler todo o artigo com atenção.

Original em inglês:

http://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm

Offline aanderson

• Membro Vitalício
  • Meta: Compartilhar, com prazer !
    • Ver perfil
Re: O Linux Não é o Windows !
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2007, 19:38 »
 :)

opa falou em novato, sou eu, já vou dar uma lida.

aanderson
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  OpenMandriva Lx.

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2007, 20:19 »
Ah, esse texto... infelizmente, concordo muito pouco com ele... se alguém quiser ler minha réplica, leia o artigo e depois minha resposta no link abaixo:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/showthread.php?t=329536&highlight=lamborghini

Fiquem com Deus.

Uploaded with ImageShack.us

Offline apimente.br

• Membro Intermediário
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2007, 21:19 »
Obrigado Manoel Pinho pela indicação da tradução do artigo que eu fiz.

Quanto às discordâncias do Marcelo, ele está se deixando impressionar por um detalhe, eu prefiro olhar para o todo.

Tem uma parte que eu acho fantástica:

Citação de: Dominic Humphries
É logicamente impossível para qualquer coisa ser melhor do que outra enquanto permanecer completamente idêntica. Uma cópia perfeita pode ser igual, mas ela nunca pode superar o original. Então, quando você faz uma tentativa com o Linux na esperança de que ele seja melhor, você está inevitavelmente esperando que ele seja diferente. Muitas pessoas ignoram este fato e consideram cada diferença entre os dois Sistemas Operacionais como uma falha do Linux.
Uso Linux porque é legal.
E mais fácil!

Como Fazer Perguntas Inteligentes
LinuxUser #274251

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:22 »
Ah, mas nesse trecho até eu concordo, Apimente.br... mas, achar que alternativa não serve para substituir nada e que o Linux vai ser uma eterna alternativa, essa eu não engulo de jeito nenhum!!! :D
Fique com Deus.

marcosbelancon

• Visitante
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2007, 22:22 »
De uma forma geral, as distros tem evoluido muito, e muito rápido! A primeira vez que vi linux, devia ser um kurumin 2.0 ou 3.0, era realmente inferior a windows em muita coisa. A medida que o sistema evoluiu, adquiriu estabilidade, as distros demonstrarão até mesmo um novo conceito: "Não é preciso ter um pc top de linha a cada 2 anos". Diga-se como exemplo, o que minha GeForce MX4000 faz com o compiz-fusion. Conversando com um professor na universidade, disse que estava usando somente Linux, e ele respondeu: "O duro é que nem pendrive funciona". Em tom de que ele tinha certeza disso. Muitas pessoas que tiveram contato com linux 10 anos atrás, e que não acompanharam a sua evolução, insistem na idéia de que muita coisa é possível apenas no windows, e que Linux é um "remendo" que as vezes da certo. Quando lojas de informática começarem a expor LCD's de 42 polegadas com o Compiz-Fusion rodando, muitas pessoas ficarão surpresas e a "mulekada" vai enlouquecer querendo que seus pais utilizem linux.

Offline italiano

• Membro Vitalício
  • "Tudo posso naquele que me fortalece" Fp.4:13
    • Ver perfil
    • Advocacia
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2007, 09:17 »
Eu entrei faz muito pouco tempo no mundo Linux, e como marinheiro de primeira viagem apanhei muito!
Hoje, acredito que há uma série de pontos fortes no Linux, ao meu ver é lógico, como o K3B, amarok, e como o texto próprio cita, o Mozilla Firefox.
O texto é muito interessante pois abre a mente do novato no mundo Linux - como eu  ;D - para as diferenças e o que se pode esperar.
Um ponto muito interessante no mundo Linux é a economia no que se trata no uso de CDs ou DVDs que não foi citado. No mundo Windows existe a necessidade de uma infinidade uso de CDs, enquanto no  Linux não há necessidade. Eu lembro no Windows 98, precisava do CD da placa-mãe, CD da impressora, CD do Oficce, CD do provedor para pegar as ferramentas como Winzip, Media Player atualizado, CD de um jogo que eu não me lembro agora para instalar o Directx mais atualizado. Fala sério, no Windows XP reduziu um pouco, mas nada comparável ao Linux. Eu não acredito que um CDzinho contém tudo para rodar o PC e o restante pega tudo pela ADSL. Ponto para o Linux!
Ainda sou um novato, e serei por longo tempo pois o Linux é um eterno aprendizado dia à dia!
> Mandriva 2010.2 i586 - Desktop
> Windows 7 64bits e OpenMandriva 2013 x86_64 - Professional Use - Lawyer - Notebook Dell Vostro 1310
> Windows 7 32 bits - Netbook Acer
> Edubuntu 12.04.3 LTS - Desktop Positivo

Offline aanderson

• Membro Vitalício
  • Meta: Compartilhar, com prazer !
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2007, 10:32 »

concordo com nosso companheiro italiano, qdo diz: 'abre a mente do novato' , sinceramente, vcs sabem que também sou novo, pensava como um consumidor até há pouco, esse artigo acabou com minhas últimas pretensões nesse sentido.

já pensei até em sugerir um texto, não sei se exatamente esse, mas ao menos parecido, sugerir que o usuário deva ler antes de fazer sua estréia no fórum, estou sondando as mensagens desse fórum desde o inicio, depois falo alguma coisa, mas deu para ver que há muita questão inconclusa, abandonos de tópicos, ... talvez  uma advertência inicial pudesse melhorar ou ao menos esclarecer a relação entre os vários tipos de usuários que adentrarem em nosso fórum. Enfim, voltaremos há isso em hora oportuna.

Se há outros aspectos no artigos, quer +, quer -, por ora não posso opinar, me parece que sim...
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  OpenMandriva Lx.

Offline Bevilaqua

• Membro Sênior
    • Ver perfil
    • Professor Bevilaqua
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2007, 21:54 »
marcosbelancon,

Quando lojas de informática começarem a expor LCD's de 42 polegadas com o Compiz-Fusion rodando, muitas pessoas ficarão surpresas e a "mulekada" vai enlouquecer querendo que seus pais utilizem linux.

Esse comentário eu tinha que responder. Sou professor de matemática aqui em Florianópolis e sempre que posso comento com alunos meus (a primeira vez foi quando um deles me perguntou qual anti-vírus eu usava) sobre linux e o Mandriva. Alguns se interessaram um pouco, mas ficaram naquelas. Aí um dia numa aula no laboratório de informática eu estava com o laptop e, ao final, mostrei uns efeitinhos do compiz-fusion pra eles (projetado em metro e tantos na parede). Não deu outra! Um moleque sacou na hora uma mídia pra eu gravar pra ele a iso do Mandriva One.

O lance é divulgação. Beleza na distro é, sim, fundamental pra continuidade e propagação do Linux e Mandriva é top nesse sentido.
HP Compaq v6210br: Sempron™ 3500+ 1,8 GHz; 1280 MB de RAM; NVIDIA GeForce Go 6150; 60 GB + 160 GB externo; DVD/CD-RW 24x; 10/100BASE-T Ethernet LAN integrada; 802.11b/g WLAN; Som Altec Lansing; MDV 2008.1.

>> bevilaqua.wordpress.com

marcosbelancon

• Visitante
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2007, 10:35 »
É justamente isso que eu imaginava!

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2007, 15:42 »
Só uma coisinha: todo mundo leu o link que passei?!?! E todo mundo concordou com o texto?!?! É, acho que estou ficando meio passado, mesmo... ;)
Fiquem com Deus.

marcosbelancon

• Visitante
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2007, 18:08 »
Me desculpe Kidsoeiro, mas é tanta informação que aparece que se vc não evitar uns links vc não faz mais nada.
Agora que tenho alguma noção sobre a discussão de vcs, posso afirmar que apoio vc (Kidsoeiro). Tanto o Linux é uma alternativa pra SUBSTITUIR, que a Canonical está oficialmente no Brasil, e possivelmente teremos pc's com ubuntu de fabrica no lugar dos Windows Starter Edition. Se isso não é substituir, então não sei falar português!

http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-11/4746EA65.html

E não é que vai substituir "pq é de graça", a Canonical procura obter lucros sim! (basta ler o artigo)
Quem sabe não estamos presenciando o nascimento de uma das gigantes de informática do século! (ueahueh)

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2007, 10:29 »
Obrigado, Marcosbelancon, não estou mais me sentindo como o aluno CDF que se senta sozinho na primeira fila... :D
A propósito, você mencionou o compiz-fusion e gostaria de tecer um breve comentário. Que o Linux é mais leve que o Vista, bom, isso é desnecessário dizer. Mas, o quanto ele é mais leve?!?! Sabe por que pergunto isso?!?! É que minha máquina é um simples Athlon 2200+ com 1GB de memória DDR, estou com a última versão do driver ATI e, não sei se o problema é justamente desse fabricante, mas, o Beryl rodava praticamente tão bem quanto o compiz-fusion na minha máquina, mas, com o driver livre, capado!!! E, o compiz original com driver proprietário era um pouco mais rápido, creio eu... o que quero dizer é: a coisa está esquentando!!! O Linux em sua concepção pura é bem levinho, mas, com o compiz-fusion ele já consome um bocado, sem falar que sinto lentidão de vez em quando, com muitos efeitos, provavelmente falta de processamento, já que a memória ainda está sobrando (por enquanto). Para vocês terem uma idéia, o consumo de minha máquina em um dia apenas de fórum e emails nunca chegava aos 300MB (acho que uns 270MB em média). Ao ativar o compiz-fusion, já tive picos de mais de 600MB e, rotineiramente, não é algo difícil, não... e, com o cache de disco, minha memória estava perto de 100% (entre uns 95% e 98%) de uso, mas, ainda sem usar o swap. De maneira geral, sempre falei que os efeitos 3D no Linux são mais originais e mais divertidos, mas, o acabamento no Vista é superior, pelo que já vi. Como será que fica um cubo girando utilizando fsaa em 4x e um filtro anisotrópico em uns 8x?!?!
E, por favor, isso é só um comentário que faço com as experiências que estou tento, gostaria da opinião dos companheiros do fórum.
Fiquem com Deus.

marcosbelancon

• Visitante
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2007, 11:03 »
Então, utilizei compiz, depois beryl, e agora compiz-fusion no meu pc (que está descrito aqui em baixo)!

O mais leve que já vi foi o compiz que vinha pré instalado no fedora 7. Com o Beryl, notei que ao ligar efeitos não suportados pela minha placa, o desempenho caia absurdamente. Tipo, uso cool'n quiet, e o processador ficava em 100% o tempo todo com alguns efeitos ligados, mas creio que é pq minha placa de vídeo não os suporta.

Agora com o compiz-fusion, percebo que o sistema ainda é leve, e do meu ponto de vista, não há como comparar o visual do "Vista" aos efeitos do compiz-fusion. Além de não possui 1/10 dos efeitos, o Vista é mais pesado, mesmo que seja mais bem acabado! Quando rodo o cubo com o Mouse (ctrl+alt+clique e arrasto), notei que o uso do processador vai pra 100%, o que não ocorria com o Beryl nem com o Compiz.

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2007, 11:11 »
Mas, perceba, Marcosbelancon, estou apenas especulando, mas, pode ser que o acabamento é que faça a diferença, mesmo... texturas beeeemmm maiores, e conseqüentemente mais bonitas, certamente são a motivo de uso de uma placa de vídeo mais encorpada, não necessariamente top de linha, mas, não pode ser nenhuma velharia.... agora, veja a situação, para rodar um simples cubo, seu A64 3000+, ainda que sejam da primeira geração, ficam em 100%?!?! Isso não é nada leve, de jeito nenhum!!! Para termos conforto teria que ser um A64 5200+ ou mesmo um 6000+?!?! Ou seja, são recursos muito bacanas, mas, quem os deseja, creio que pode esquecer a lendária leveza do Linux: podem ser mais leves que os do Windows, mas, não podem ser classificados como leves. Como eu disse, ele interfere um pouco sim na usabilidade do sistema, o meu já não é grande coisa, então, qualquer desempenho tirado é sentido, eu sinto uma boa diferença no meu sistema com e sem desktop 3D, sem a menor sombra de dúvidas.
Fique com Deus.