mandrivabrasil.org - Forum
21 de Maio de 2013, 11:17 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Instalação de modems Smart Link no Mandrake 10.1/Mandriva 2006/2007/2008/2009  (Lida 45377 vezes)
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« : 29 de Maio de 2006, 21:32 »

TUTORIAL PARA MODEMS SMLINK PARA MANDRAKE 10.1 E MANDRIVA 2006/2007(.1)/2008(.1)/2009?(.1)

Ao pessoal do fórum, escrevo este tutorial no intuito de poder ajudar a todos os usuários que estejam tendo problemas em configurar seu modem SMLink/Neto Dragon no Linux. Não tenho a pretensão de que esta seja a versão final e definitiva que se pode encontrar, mas, tenho percebido em minhas buscas que pessoas têm tido os mesmos problemas que eu tive e, que eu me lembre, em nenhum deles eu vi a solução final, pelo menos, do jeito que funcionou para mim. Por conta disso, nunca consegui resolver meus problemas apenas me valendo dos fóruns, aliás, eu acabei resolvendo-os ou sem querer, ou lendo arquivos texto que acompanham os fontes do driver. Tenho certeza de que alguns verão logo de cara a diferença deste tutorial que estou lançando, uma vez que descreverei os problemas que tive com as suas respectivas soluções. De qualquer maneira, espero que meus amigos do fórum entendam que não sou programador, portanto, não tenho como comentar sobre erros de compilação. Se eles acontecerem, esteja certo de ter os fontes do kernel instalados. Procure nos CDs ou em um repositório de sua distro predileta. Normalmente resolve. Vamos começar.

Mandrake 10.1

Primeiramente, como de praxe, baixemos os drivers para o modem SMLink ou Neto Dragon no endereço abaixo, salvando em local apropriado, no meu caso em /tmp:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/

Vamos descompactá-los:

#cd /tmp
#tar xvzf slmodem-2.9.X.tar.gz

Acessamos o diretório:

#cd /slmodem-2.9.X/

Compilamos e instalamos:

#make SUPPORT_ALSA=1 && make install

Com isso, fizemos a instalação dos drivers. Usei a opção SUPPORT_ALSA=1 que habilita o suporte ao sistema de som ALSA. Aliás, não vejo porque não fazê-lo a não ser que sua compilação acuse erros devido a esse suporte ou você não utilize o ALSA, o que, hoje em dia, é bem difícil.
Até agora, vemos que a instalação transcorreu da mesma maneira como descrito no arquivo README dos fontes do modem, aliás, o README é até mais detalhado nesses aspectos básicos do que meu passo-a-passo. Veremos as diferenças um pouco mais adiante.
Com os drivers instalados, digite:

#slmodemd –country=BRAZIL /dev/slamr0 &

Deve aparecer algo como:

SmartLink Soft Modem: version 2.9.11 Jan 9 2006 20:50:13
symbolic link `/dev/ttySL0' -> `/dev/pts/0' created.
modem `slamr0' created. TTY is `/dev/pts/0'
Use `/dev/ttySL0' as modem device, Ctrl+C for termination.

Criamos o link simbólico para que o kppp possa acessar o modem corretamente:

#ln –sf /dev/ttySL0 /dev/modem

Com isso, pelo que pude perceber nos tutoriais que encontrei pela Internet, grande parte dos usuários conseguiram fazer com que o modem funcionasse, mas, esse não foi meu caso. O kppp não o encontrava. Passei um bom tempo procurando e não encontrava nada que me esclarecesse esse mistério. Então, isso quando ainda usava o Mandrake 10.1, entrei na pasta dos fontes do modem, e comecei a fuçar. Descobri a pasta ‘scripts’ dentro dela, entrei e haviam outras pastas com nomes de outras distros. Entrei na pasta do Mandrake. Lá tem outro aplicativo chamado ‘slmodemd’, mas, quando o executava com os mesmos parâmetros, acusava erro, dizendo que não eram os parâmetros corretos passados ao comando para que ele funcionasse e aparecia o ‘help’, mostrando a maneira certa, que se resume aos parâmetros start/stop. Então, executei, dentro desse diretório /tmp/slmodem-2.9.X/scripts/mandrake:
p
#./slmodemd start

Voltei ao kppp e... BINGO!!! O modem estava funcionando.
Então, essa é a primeira dica aos usuários ainda do Mandrake 10.1. Recapitulando a instalação:
Baixar e descompactar o driver na pasta de sua preferência.
Compilar e instalar (#make SUPPORT_ALSA=1 && make install)
Criar o link simbólico (ln –sf /dev/ttySL0 /dev/modem)
Rodar o script slmodemd instalado na compilação (slmodemd –country=BRAZIL /dev/slamr0 &)
Rodar o script em /tmp/slmodem-2.9.X/scripts/mandrake (ou da sua distro ou o genérico, que fica no diretório ‘scripts’)

#./slmodemd start

Com isso, o modem deve funcionar perfeitamente. Para que isso aconteça automaticamente no boot, alguns passos devem ser acrescentados. Primeiramente, basta editar um script, como o rc.local e acrescentar as seguintes linhas:

modprobe slamr
slmodemd –country=BRAZIL /dev/slamr0 &
service slmodemd start
ln –sf /dev/ttySL0 /dev/modem

Para que o comando ‘service slmodemd start’ funcione, é necessário um último passo: copie o slmodemd que está em ‘scripts’ para /etc/init.d. Com isso, ele será reconhecido como serviço e poderá ser iniciado pelo Centro de Controle Mandrake ou pelo comando 'service'.

#cp /tmp/slmodem-2.9.X/scripts/mandrake/slmodemd /etc/init.d

Mandriva 2006

Como migrei para o Mandriva 2006, tive problemas com o driver que usava no Mandrake 10.1, que era o slmodem-2.9.10. Encontrei uma penca de drivers mais novos, mas, atualmente, estou usando o slmodem-2.9.1120051101, que pode ser baixado no mesmo endereço citado no início do artigo. Após baixar o driver, sigamos os passos também já citados no artigo, sem nenhuma diferença. Se o modem funcionar, ótimo!!! Agora, vamos aos problemas potenciais, particularmente, os que eu passei.
Após a compilação e instalação dos drivers, carregamos o módulo:

#modprobe slamr

Até aqui, beleza!!! Rodamos o script slmodemd que é criado em /usr/sbin:

Fazemos isso e... ERRO!!!

error: mdm setup: cannot stat `/dev/slamr0': No such file or directory
error: cannot setup device `/dev/slamr0'

O bash avisa que não é possível acessar o dispositivo /dev/slamr0, ou por falta de permissões, ou porque o dispositivo não existe mesmo. Nem um nem outro, eles são criados corretamente e o root tem permissões para acessá-lo. Como resolver?? Na compilação percebe-se (no meu caso) que o sistema reclama de alguns ponteiros errados, será que é isso que não permite o acessos aos dispositivos??? Não, de maneira nenhuma. Baixei um outro driver, o slmodemd-2.9.11_20051009_gcc4.tar.gz, que contem um arquivo texto (slmodem.txt) e nele li sobre uma mensagem no dmesg sobre o módulo slamr. A mensagem é esta:

slamr: unsupported module, tainting kernel.
slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
slamr: SmartLink AMRMO modem.
slamr: device 10b9:5457 is grabbed by driver serial

Rode o seguinte comando para saber se sofre do mesmo problema:

#dmesg | grep slamr

Percebam que na quarta linha ele diz que alguma coisa está ‘segurando’ (tradução livre para grab) o modem e o arquivo texto dizia que, para que o modem funcionasse, teria que se compilar e instalar um outro módulo e carregá-lo ANTES que fosse carregado o módulo slamr do modem. Daí, ele passaria a funcionar. Claro que essa mesma mensagem apareceu para mim, quando eu executei o 'dmesg'. Baixei esse módulo também em http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/, o nome do arquivo é ungrab-winmodem.tar.gz. O processo de instalação é o mesmo: descompacte, make && make install. Carregamos o módulo com ‘modprobe ungrab-winmodem’. Com isso, se você já instalou os drivers, basta descarregar o módulo do modem, uma vez que o ungrab-winmodem tem que ser carregado antes:

#rmmod slamr

Carregue novamente:

#modprobe slamr

Rode o slmodemd:

SEM MAIS ERROS!!! (eu acho...). Crie o link simbólico:

#ln –sf /dev/ttySL0 /dev/modem

A essa altura, o seu modem pode ou não estar funcionando. No meu caso, ainda falta uma coisinha. Copie o slmodemd de ‘scripts’ para /etc/init.d

#cp /tmp/slmodem-2.9.1120051101/scripts/mandrake/slmodemd /etc/init.d

Rode o serviço:

#service slmodemd start

PRONTO, TUDO FUNCIONA!!!
Edite os scripts para inicialização automática, do mesmo jeito que foi feito no Mandrake 10.1, com uma adição no rc.local:

modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
service slmodemd start

Isso se faz necessário, pois, como eu já disse, o módulo ungrab-winmodem tem que ser carregado ANTES do módulo slamr do modem.
Bom, esse é o final do meu ‘rau-tu’. Como dica final, fica registrado que no Mandrake 10.1, se você habilitar o slmodemd no Centro de Controle Mandrake na inicialização, ele poderá funcionar ou não, pelo menos, assim foi comigo. No Mandriva 2006, NÃO habilite jamais a inicialização automática no Centro de Controle, porque esses scripts são executados ANTES do rc.local. O que isso quer dizer??? O módulo slamr vai ser carregado ANTES do ungrab-winmodem e ele não vai funcionar. Você terá que fazer todo o ‘trabalho braçal’ novamente, de descarregar e carregar módulos, etc.
Você também pode editar o slmodemd que você copiou para /etc/init.d de forma que ele inicie com seu país configurado automaticamente, uma vez que ele tem uma entrada ‘country’. Coloque o seu país e viva feliz com seu modem, agora funcionando!!!

Mandriva 2007

Este mesmo tutorial funciona com o 2007 com algumas pequenas adições. Primeiramente, você tem duas opções de instalação do driver:

1 - Baixa e instala os pacotes rpm de um cooker ou mesmo instala ele como repositório do urpmi. Eis um endereço:

http://ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/Ma...-free/release/

Os pacotes necessários são o dkms-slmodem e o próprio slmodem.

2 - Ou, vai no mesmo endereço do início deste tópico e baixa o driver mais novo, um da série 2006 ou os novos 2007.

Se optar pela primeira opção, não terá que compilar nada, mas, existe um bug no driver, ou uma incompatibilidade com o sistema, provavelmente o udev, tinha esse mesmo problema no Fedora 5: o dispositivo /dev/slamr0 não resiste ao boot e não é recriado com o carregamento do slamr. Portanto, é necessário criá-lo manualmente, com o comando mknod:

#mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0

Somente então, o slmodemd vai funcionar e ativar o modem, efetivamente:

#slmodemd &

E, sejamos felizes!!!

Caso a opção seja a segunda, diga os passos normais de compilação, como descritos aqui e acrescente esses passos do mknod, da mesma forma. Com isso, seu modem vai funcionar perfeitamente!!! Para fazê-lo subir no boot, basta editar o arquivo /etc/rc.d/rc.local e colocar os comandos lá!!! E, no Mandriva 2007 não preciso mais do 'service slmodemd start'. O meu ficou assim:

mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0

Mandriva 2009.1

Para o Mandriva 2009.1 (não testado no 2009) o tutorial continua o mesmo, com pequeninas adições. Primeiramente, a linha do comando slmodemd não funciona e não descobri o porquê. Mas, se colocar apenas 'slmodemd &', o modem vai funcionar e é o que importa. Utilizei o seguinte driver, que compila normalmente no kernel desta versão:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20090222.tar.gz

Para quem precisar do ungrab, eu usei este:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ungrab-winmodem-20090716.tar.gz

Apenas uma advertência: meu teste não é conclusivo. Não possuo uma linha telefônica próxima para testar verdadeiramente e, confesso que não estou com muita disposição para desmontar tudo e levar para perto do telefone para testar... Contente mas, o driver compilou sem erros, o que é um bom sinal e o kppp comunicou-se com o modem corretamente, o que também é um bom sinal. Quem efetivamente o utilizar, dá um grito aqui e diga como foi.

Por Marcelo de Matos Soeiro
Angra dos Reis – RJ. :wink:

Esse tópico foi originalmente postado no Fórum Guia do Hardware e, um amigo do fórum pediu que o trouxesse para cá. Pessoalmente, fico muito feliz em ajudar. Caso queiram dar uma espiadinha no tópico original, fica nesse endereço:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/viewtopic.php?t=268347&highlight=

Muito obrigado e fiquem com Deus.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2009, 22:58 por kidsoeiro » Registrado

Uploaded with ImageShack.us
Douglas Tabajara
Membro Sênior

"Pense Livre! Use Linux!!"

Ver Perfil
« Responder #1 : 30 de Maio de 2006, 12:14 »

Parabéns pelo tuto!!  Piscar

[]'s

P.S.: Vc é o colega do Saluto?
.: "Pense Livre! Use Linux!!" :.

Linux User: #375479
luis_arg
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 15 de Junho de 2006, 01:06 »

Uma possível contribuição ao tutorial....

Drivers Smartlink para x86_64 e outros...

http://www.linuxant.com/drivers/hsf/full/downloads.php

Estou instalando o Mandriva Linux 2006.1-0.3 (AMD64)... na verdade acabei de instalar, agora estou procurando instalar os drivers...
Asus K8NE-Deluxe
Athlon 64 3000@2000 Mhz (2200Mhz)
GF 5500 256 Mb
512 MB Memória Kingston DDR 400
Ruindows XP 32 bits
Mandriva Linux 64
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 16 de Junho de 2006, 12:13 »

Sim, Douglas Tabajara, sou o colega do Saluto... aliás, ele viu esse tópico, que foi originalmente publicado no Fórum do Guia do Hardware e pediu que colocasse aqui, também. Se não me engano, acho que serviu para ele!!!
Fique com Deus.
« Última modificação: 16 de Junho de 2006, 12:18 por kidsoeiro » Registrado

Passarin Jr.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 30 de Julho de 2006, 15:30 »

Valew Cara!!! Tutorial completíssimo!!! Nota 10!! Tenho o Kurumin instalado também e sabia que o meu modem iria ser o primeiro desafio (ao experimentar o Mandriva 2006)...mas com esse tutorial a coisa ficou bem mais fácil...
 Brigadão!

Sorriso forçado
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #5 : 30 de Agosto de 2006, 16:48 »

Fala galera, instalei os drivers da smartlink "slmodem-2.9.11-20051101.tar.gz", mas meu modem ao ser chamado pra discagem no Kppp fica parado em "inicializando modem" e qdo clico em "perguntar ao modem" não retorna nenhum parâmetro ATI, a caixa com o resultados fica com os campos em branco! O q pode ser feito?
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #6 : 30 de Agosto de 2006, 18:24 »

Olá galera, eu não fui feliz na minha instalação, olhem o meu erro:

[root@home-pc neto]# dmesg | grep slamr
slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
slamr: SmartLink AMRMO modem.
[root@home-pc neto]# rmmod slamr
[root@home-pc neto]# modprobe slamr
[root@home-pc neto]# slmodemd -country=BRAZIL /dev/slamr0 &
[1] 4411
error: mdm setup: cannot stat `/dev/slamr0': No such file or directory
error: cannot setup device `/dev/slamr0'
[1]+  Exit 255                slmodemd --country=BRAZIL /dev/slamr0
[root@home-pc neto]# service slmodemd start
Starting SmartLink Modem driver for slamr0:                     [  OK  ]

Qdo eu chamo o kppp e disco o modem fica "inicializando modem" toda vida, qdo "pergunto ao modem" ele não apresenta nenhum resultado ATI.
Como eu removo estes drivers para se for o caso fazer tudo de novo? Meu kernel é o 2.6.12-25mdk, se ajudar em alguma coisa. Modem pctel 789.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 05 de Novembro de 2006, 10:57 »

Você verificou se seu modem não precisa do módulo ungrab-winmodem, como coloquei no tuto?!?!
Fique com Deus.

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #8 : 07 de Novembro de 2006, 21:48 »

O tutorial foi atualizado com os passos para o Mandriva 2007, portanto, quem tiver qualquer problema na instalação, talvez consiga resolver por aqui...
Fiquem com Deus.

saluto
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #9 : 08 de Novembro de 2006, 10:54 »

Amigo tem como eu colocar esse comando no boot:

#mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0

no rc.local ou rc.modules ?

e assim ele levantar no boot.

Mandriva PRO Instructor
Membro Vitalício

LPIC-1 | CCAI-CCNA

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 08 de Novembro de 2006, 10:55 »

Muito útil. Vai ser minha referência nos cursos, com créditos, claro. Sorridente
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #11 : 09 de Novembro de 2006, 23:11 »

Saluto, meu querido, como eu falei no tópico atualizado, não consegui fazer o modem subir no boot, com ou sem mknod no rc.local... vou continuar procurando e, se eu achar a solução, claro que posto aqui...
Quanto ao uso do tuto, sem problemas!!! O importante é ajudar!!! Só me manda um link, se for possível!!!
Fiquem com Deus.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 23:21 por kidsoeiro » Registrado

marcus_jabber
Membro Jr.
**

Feijao com leite moça

Ver Perfil
« Responder #12 : 11 de Novembro de 2006, 03:43 »

Eu consegui resolver os probelmas do smartlink no mandriva 2006 e 2007.
Primeiramente eu precisei do kernel-source de cada versao e o comando make. No mandriva 2006, os pacotes vem no proprio cd de intslacao, entao fica facil, e so digitar, como root, o seguinte comando.

#urpmi kernel-source
#urpmi make

depois va no diretorio onde esta o drive smartlink, eu usei o slmodem-2.9.11-20061021.tar.gz. Para pegar o drive e so ir no link indicado no inicio desse tutorial.
 Feito isso, digite.

#tar zxvf slmodem-2.9.11-20061021.tar.gz
#cd slmodem-2.9.11-20061021
#make
#make install
#modprobe -f slamr
#/usr/sbin/slmodemd --country=BRAZIL &
#ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem

No mandriva 2007, a coisa fica mais complicada, mas tambem e possivel. Os passos sao os mesmo, instale o comando make e o kernel-source. O comando make e simples, so digitar:

#urpmi make

Porem, no mandriva 2007 o kernel-source, nao vem no cd. Entao teremos que buscar na internet. Va no link abaixo e procure por kernel-source-2.6.17.5mdv-1-1md.
http://ftp://distrib-coffee.ipsl.jussieu.fr/pub/linux/MandrivaLinux/official/2007.0/i586/media/main/release

Depois de baixado o kernel novo. Va no diretorio aonde ele foi baixado e digite.

#rpm -Uvh kernel-source-2.6.17.5mdv-1-1mdv2007.0.i586.rpm

Feito isso, va no diretorio onde esta o pacote do driver da smartlink (slmodem-2.9.11-20061021.tar.gz.) e repita os comandos.

#tar -zxvf slmodem-2.9.11-20061021.tar.gz
#cd slmodem-2.9.11-20061021
#make
#make install
#modprobe -f slamr
#/usr/sbin/slmodemd --country=BRAZIL &
#ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem

Para ter o modem iniciado no boot e simples. So repetir os comandos abaixo (vale tanto para o 2006, como para o 2007):

# vi /etc/rc.local                       // pode ser o 'vi' ou qualuqer outro editor de sua preferencia, exemplo: mcedit, pico //

coloque dentro do arquivo as seguintes linhas:

mknod -m 600 /dev/slamr0 c 242 0
modprobe -f slamr
/usr/sbin/slmodemd --country=BRAZIL &
ln -sf /dev/ttySL0 /dev/modem

Pronto! resolvido o problema, ou pelo menos o meu problema. Sei que deve dar erros para outras pesssoas, mas e para isso que serve o forum.
E so postar que agente ajuda! Ou me mande um e-mail!

marcus.jabber@gmail.com

Abracos a todos!
« Última modificação: 14 de Março de 2007, 12:48 por marcus_jabber » Registrado
saluto
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #13 : 12 de Novembro de 2006, 08:27 »

Amigo fiz essa instalação mas o modem não subiu.
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #14 : 12 de Novembro de 2006, 20:19 »

Amigo consegui colocar o modem funcionar e naveguei e até fiz umas atualizações. Sei que ele não carrega no boot. Ai quando acabou de abrir o KDE fui iniciar ele no terminal. só que não consegui fazer funcionar.

veja os comandos se está faltando algo:
modprobe ungrab-winmodem
modprobe slamr
service slmodemd start

e não consigo fazer ele funcionar no kpp.
  Imprimir  

Ir para: