mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 09:19 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [RESOLVIDO] noapic nolapic acpi-off: como reverter?  (Lida 10593 vezes)
Bevilaqua
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« : 28 de Outubro de 2007, 22:45 »

Olá.

Instalei o Mandriva One no meu notebook HP Compaq v6210br, mas tive que, durante a instalação, usar a dica do edwardo no tópico http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=3989.0 e colocar noapic nolapic acpi=off na linha de opções de boot.

Instalei e tá tudo lindo, mas como fazer pra esse negócio funcionar agora? Eu tenho um notebook, então vai ficar ruim sem controle de energia. Além disso as hotkeys não estão funcionando também. Não sei o que mais eu desabilitei com isso, mas a idéia é fazer voltar ao normal.

Tentei depois a dica do kid nesse tópico http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=3022.0, mas a coisa não funcionou como deveria. O que rola é que o note trava se eu inicio ele sem as benditas opções noapic nolapic acpi=off.

Alguma sugestão?

PS: Só mais uma coisa. Tem bem pouca coisa ainda nos repositórios ou é impressão minha? Não achei azureus, por exemplo, que tinha no 2007.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 03:31 por Bevilaqua » Registrado

HP Compaq v6210br: Sempron™ 3500+ 1,8 GHz; 1280 MB de RAM; NVIDIA GeForce Go 6150; 60 GB + 160 GB externo; DVD/CD-RW 24x; 10/100BASE-T Ethernet LAN integrada; 802.11b/g WLAN; Som Altec Lansing; MDV 2008.1.

>> bevilaqua.wordpress.com
doutor.zero
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 29 de Outubro de 2007, 08:50 »

Você edita as opções de boot no MCC, em Inicialização, Configurar qual o sistema será inicializado. Primeiro clique em próximo, selecione a entrada padrão (geralmente a primeira) e clique em Modificar.

Se não me engano as opções aparecem em Acrescentar. Só fique atento porque é possível que, se você removê-las, o sistema volte a ficar instável.

Outra coisa que eu te aconselho, em último caso, é tentar outra distro como o (K)Ubuntu ou Suse. Como são todos Linux, não tem nenhum problema você trocar de distro (se puder e quiser).

Boa sorte.
Bevilaqua
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 29 de Outubro de 2007, 09:21 »

Isso aí eu sei fazer, mas como você disse, o sistema fica instável. O que poderia estar causando isso? Incompatibilidade máquina-software? Não sou muito a favor dessa idéia de trocar de distribuição, não. No pior dos casos fico sem as hotkeys e o gerenciamento de energia mesmo.

Por enquanto vou esperar por mais sugestões.
HP Compaq v6210br: Sempron™ 3500+ 1,8 GHz; 1280 MB de RAM; NVIDIA GeForce Go 6150; 60 GB + 160 GB externo; DVD/CD-RW 24x; 10/100BASE-T Ethernet LAN integrada; 802.11b/g WLAN; Som Altec Lansing; MDV 2008.1.

doutor.zero
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 29 de Outubro de 2007, 10:53 »

Eu não tenho idéia do que seja.

Só acho que se você testar outras distros, e alguma delas suportar o seu hardware melhor que o Mandriva, não tem porque você não usá-la no lugar.
Bevilaqua
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 29 de Outubro de 2007, 15:38 »

Eu já tentei migrar pro Ubuntu, aí tive problemas com vídeo e fui pro kUbuntu, que me deixou meu decepcionado em relação a estética mesmo, além de me dar uma saudade danada do mcc que eu tinha no 2007. E aí eu voltei pro 2007 mesmo, que veio com o computador e que eu tinha um cd de recuperação que faz (quase) tudo funcionar redondinho. Só que esse cd não é uma instalação normal, ele apaga TODO o HD, então quando meu mcc começou a dar uns problemas (abri um tópico aqui inclusive pra ver se resolvia), resolvi instalar o 2008. Vou continuar crendo ainda que uma sugestão ou atualização bendita vá me ajudar nisso, então insisto mais um pouquinho.

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 29 de Outubro de 2007, 17:18 »

Na minha opinião o melhor é tentar fazer o upgrade da BIOS, se houver. Na maioria das vezes a necessidade de usar essas opções noapic e cia é porque a BIOS não segue os padrões e/ou tem bugs.

Eu mesmo instalei o Mandriva 2008.0 num notebook HP Pavilion DV1000 e tudo funciona 100% sem precisar usar essas opções que desligam o apic, etc.

Trocar de distribuição agora não creio que vá resolver o problema porque todas estão usando as mesmas versões do kernel ou até mais antigas, o que piora mais a situação. Afinal, o kernel é basicamente o mesmo em todas as distribuições e mesmo que haja patches extra-oficiais, não sei se vão resolver.
Bevilaqua
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 29 de Outubro de 2007, 22:50 »

Ok, taí um assunto em que eu sou totalmente ignorante.

Fucei um tanto principalmente no guia do hardware sobre como fazer um upgrade do BIOS. Aí vi como eu descobria o modelo e fabricante da plca mãe, bem como do BIOS (aliás, pq todo mundo se refere a BIOS no feminino? não é system? enfim...). O problema é que no meu computador n~ao aparece nada na inicialização, só o logo da hp e deu. Aí eu fucei mais um pouco e descobri essa informação aqui, que eu suponho que seja o que eu quero.

Quanta 30B7
F.30 - HP

Supus que então minha placa deveria ser do fabricante Quanta e modelo 30B7 e que o BIOS deveria ser versão F.30, da Hewlett Packard. É isso mesmo? Por que se for, onde diabos eu arrumo o instalador e o upgrade? Porque o que aparece lá no Guia do Hardware não me apontava pro que eu queria, ou então eu estou interpretando essa informação de maneira errada.

Aguardo.

Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #7 : 30 de Outubro de 2007, 01:16 »

Instale lshw para ver todo seu hardware. Normalmente em maquinas de marca como HP, o/a BIOS vem com todos os nomes corretamente.
 Então como root, vc roda com o comando: lshw -html > $HOSTNAME.html

Ai vc vai ter o arquivo HTML com o nome da sua maquina com toda a info que é possível extrair da maquina. Abra ele com seu navegador e de uma vasculhada que a info que vc quer estará logo no comeó do arquivo, acho que na terceira caixa! Piscar
Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
Bevilaqua
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 30 de Outubro de 2007, 21:44 »

Ok. A resposta então me diz que é bem o que eu tinha pensado.

*-core
       description: Motherboard
       product: 30B7
       vendor: Quanta
       physical id: 0
       version: 65.27
       serial: None
     *-firmware
          description: BIOS
          vendor: Hewlett-Packard
          physical id: 0
          version: F.30 (04/02/2007)
          size: 101KB
          capacity: 960KB
          capabilities: isa pci pnp upgrade shadowing escd cdboot bootselect int5printscreen int9keyboard int14serial int17printer acpi usb agp smartbattery biosbootspecification

Aí eu procurei algo relacionado a upgrade de placas Quanta e até achei umas coisas, mas sempre dizendo que era pra windows. Aí eu não entendi nada. O BIOS não era a base? Que tem a ver com o Windows? E agora? No site da Compaq tinha também upgrades, mas tinha que escolher qual dos malditos Windows era o meu sistema.

Da HP, onde pede o SO: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareCategory?lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3432960&lang=pt&
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 21:50 por bevilaqua » Registrado

Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 30 de Outubro de 2007, 23:49 »

O q vc ta procurando eh isso: http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/softwareDownloadIndex?softwareitem=ob-52988-1&lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3432960&os=228&lang=pt
 Vc pode tentar executar com o wine! hehe Boa sorte!

Edit: Eu tentei e da erro no final da instalação: "Erro ao executar script... tente novamente"!

Po vc comprou... pagou pelo bicinho... liga pro suporte da HP e pergunta como vc faz pra atualizar a BIOS desse NoteBook que vem com Linux!
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 23:52 por Ethra'Za » Registrado

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 31 de Outubro de 2007, 11:59 »

Que coisa, não ?! Fui ver no site da HP e realmente parecem só fornecer esse software winflash, que precisa do windows...

Normalmente eles sempre dão pelo menos a opção de usar um software que roda diretamente do DOS e que permite o upgrade do firmware. Nesse caso dá para usar um FreeDOS ou um disquete qualquer de win9x ou MS-DOS para fazer o upgrade sem medo. Antigamente eles até davam preferência a esse modo porque se o ruindows travasse no meio do upgrade ferraria a placa-mãe.

MAS NÃO TENTE USAR O WINE PARA RODAR ESSE PROGRAMA ! É muito arriscado e vc pode ficar com o computador sem reinicializar se der erro no meio do processo.

Mande um email para o suporte perguntando se há algum programa de upgrade de BIOS que funcione no DOS. Não adianta nem perguntar se existe uma versão linux porque sabemos a resposta...
« Última modificação: 01 de Novembro de 2007, 19:19 por Manoel Pinho » Registrado

Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #11 : 01 de Novembro de 2007, 00:10 »

Por isso adorei o esquema de update de Bios da minha placa mãe ASUS... O update é feito por um software embutido na própria BIOS. Basta colocar o .bin em uma partição FAT ou em um disquete pra ele acessar... 1000x melhor que ficar dependendo de software pra sistemas específicos!
maiconfaria
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #12 : 01 de Novembro de 2007, 11:41 »

eu vou tentar atualização da bios, vou instalar windows pirata só pra isso !! mas antes vou ligar pro suporte
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #13 : 01 de Novembro de 2007, 18:00 »

Para fazer um upgrade do BIOS talvez apenas um disquete de boot seja suficiente, dá uma verificada se realmente será necessário instalar qualquer coisa.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Bevilaqua
Membro Sênior

Ver Perfil WWW
« Responder #14 : 01 de Novembro de 2007, 18:07 »

É, pessoal. Vou escrever pra HP mesmo perguntando. Como pode os caras só disponibilizarem material pra windows se o note vem com Linux? Bisurdo, na minha opinião. Quando a resposta chegar eu atualizo o tópico.

Páginas: [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: