|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #15 : 31 de Agosto de 2007, 11:20 » |
|
Bom, você está em modo texto. Ao rodar o XFdrake, vai abrir umas janelinhas texto de estilo bem antigo... basta usar o <tab> e as setas para navegar e <enter> para aceitar a configuração. Para desinstalação em modo texto, não lembro o caminho exato, mas, é próximo a esses aqui>
/usr/src/ati ou /etc/ati
Procure um arquivo chamado fglrxuninstall.sh (ou algo assim) e execute-o como root. Quanto ao modo gráfico, o 'init 3' vai te levar para o modo texto enquanto o 'init 5' te leva de volta ao modo gráfico. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #16 : 03 de Setembro de 2007, 10:36 » |
|
Olá cara, bem fiz da maneira que você falou, e tive alguns pequenos problemas... Ao fim da instalação ele me passou a seguinte mensagem... "There were errors during installation:
/usr/share/ati/fglrx-install.log Aqui estão as informações contidas nesse log: [Message] Kernel Module : Trying to install a precompiled kernel module. [Message] Kernel Module : Precompiled kernel module version mismatched. [Error] Kernel Module : No kernel module build environment - please consult readme. Pronto, mas conseguiu concluir a instalação... Depois disso, entrei numa janela ainda no modo texto, que me perguntava se eu gostaria de abrir o Browser, disse que não e ele passou adiante, apresentado uma nova janela com as configurações que eu deveria escolher... Muito bem, quando eu escolhia o driver da ATI, o Radeon (fglrx), aparecia o seguinte: ---- XFdrake ---- Um erro ocorreu:
(EE) Failed to load /usr/lib/modules/driver/fglrx_drv.so (EE) Failed to module "fglrx" (loader failed 7)
Tente mudar alguns parâmetros: Então, voltei as configurações e escolhi o mesmo driver da ATI, Radeon (flgrx), mas desta vez, continue a descer na parte onde escolhemos os drivers e encontrei lá embaixo a opção para escolher também o Xorg, e entrei nisso e escolhi o Xorg ati... Fiz o teste de vídeo que da vez anterior apresentou os problemas descritos por mim acima, e funcionou perfeitamente, inclusive sequer necessitei de reiniciar a máquina, o comando init 5 resolveu tudo, só tive de logar novamente... Tudo muito belo, só estou com uma dúvida, será que os recursos 3D realmente estão habilitados? - Pois como eu disse tive de escolher outro Xorg... Como posso verificar isso? - Os comandos que passaram anteriormente nesse tópico não estão funcionando, o micro só diz que os comando não são reconhecidos ou inválidos... Vlw e abraço! 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #17 : 03 de Setembro de 2007, 16:29 » |
|
Rode o comando glxinfo e poste os resultados aqui. Se usar o KDE, abra a opção de informações do sistema, escolha OpenGL e veja se o renderizador é ATI Radeon alguma coisa... Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #18 : 04 de Setembro de 2007, 00:48 » |
|
Cara fui lá onde você disse, e estava indicando o Mesa, logo a aceleração está uma #$¬º/|. Não está funcionando legal... E não tem jeito, será que isso está ocorrendo por causa da versão do meu Xorg 7.1? Me dá mais uma luz... Me diz como desinstalo, aí eu tento uma outra versão qualquer...
Abraço e grato!!! (Isso só porque quero usar o Compiz-Fusion... ='( )
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #19 : 04 de Setembro de 2007, 11:41 » |
|
Certamente não, no Xorg 7.1 funciona perfeitamente. Infelizmente você vai ter que refazer os passos pausadamente até acertar, mas, primeiramente, desinstale todos os drivers ATI instalados. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #20 : 04 de Setembro de 2007, 11:47 » |
|
Blz, farei, só preciso saber como? Hehehe!!! =) É via comandos ou pelo MCC? Vou tentar no MCC, se não for envia uns toques ai pra variar, vlw! Abraço!
|
|
|
|
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #21 : 04 de Setembro de 2007, 23:51 » |
|
Fiz isso...
1. Entrei como root 2. Fui até a pasta /usr/share/ati 3. bash fglrxuninstall.sh
E ele disse que desistanlou tudo do driver, então agora é só repetir todos os passos anteriores? Só mais uma coisa, meu Kernel é:
Kernel 2.6.17-5mdv Xorg 7.1
Será que não falta nada não? Tipo alguma lib? (acho que é isso mesmo "lib") =) E quanto ao Kernel-Source...primeiro desculpa a ignorância, mas o que é isso? - E como faço para instalá-lo? (Será via MCC?) Flw e abraço!
|
|
|
|
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 23:57 por Olankov »
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #22 : 05 de Setembro de 2007, 11:51 » |
|
kernel-source é o código fonte do kernel. Que eu saiba, é a dependência mais comum de estar faltando, quando se vai instalar algum hardware, em geral... aliás, pela versão do seu kernel, você está usando o 2007 original... já cogitou fazer um up para o Spring?!?! Se bem que o 2008 está marcado para o final do mês, talvez nem valha a pena, mesmo... Para instalar, vai no mcc e manda pesquisar pelo nome. Se sua versão for em DVD, ele deve aparecer, se não aparecer, dá uma procurada no DVD que está lá... se for a versão em CDs, vai ter que puxar dos repositórios na net, é um arquivo grande com tamanho próximo de 50MB. Fique com Deus.
|
|
|
|
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 11:54 por kidsoeiro »
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #23 : 05 de Setembro de 2007, 22:13 » |
|
Cara na boa, acho que vou desistir de instalar o driver proprietário, num tem jeito não, hoje eu até atualizei o kernel-source, para a versão igual a do kernel...mas ainda assim, contina dando erro, e já tentei tanto o driver mais novo da ati (8.40.4), quanto outros que baixei testei. Mas vlw a ajuda! Se por acaso eu conseguir, envio notícias, porque já não sei mas nem o que te perguntar... Continua dando aqueles erros que descrevi... Ao fim da instalação ele me passou a seguinte mensagem...
"There were errors during installation:
/usr/share/ati/fglrx-install.log
Aqui estão as informações contidas nesse log:
[Message] Kernel Module : Trying to install a precompiled kernel module. [Message] Kernel Module : Precompiled kernel module version mismatched. [Error] Kernel Module : No kernel module build environment - please consult readme.
E o XFdrake, continua dando o mesmo erro também... ---- XFdrake ---- Um erro ocorreu:
(EE) Failed to load /usr/lib/modules/driver/fglrx_drv.so (EE) Failed to module "fglrx" (loader failed 7)
Tente mudar alguns parâmetros:
Abraço!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #24 : 06 de Setembro de 2007, 12:12 » |
|
Sim, o 'mismatch' significa que você está com mais de um driver e eles estão conflitando, por isso o erro. Se você instalou algum rpm, desinstale. Se você instalou mais algum outro, procure a pasta de desinstalação... eu instalei esse driver 8.40 no Spring e no Slackware 11, funciona perfeitamente. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #25 : 25 de Setembro de 2007, 00:15 » |
|
Blz mano... Bem, resolvi tentar de novo... Só que preciso saber de algumas coisas antes... 1. Como identifico o driver que está instalado? Sim, o 'mismatch' significa que você está com mais de um driver e eles estão conflitando, por isso o erro. 2. Após identificá-lo, como posso removê-lo? Se você instalou algum rpm, desinstale. Se você instalou mais algum outro, procure a pasta de desinstalação... Respondendo, não instalei nenhum outro driver não. Em driver de video em RPM, sequer achei para baixar, até procurei, mas não achei não. Putz, eu adoraria resolver esse problema chato com a minha placa de video, mas está ficando dificil. Me dêem mais um help ai, blz? Grato, abraço e até breve...
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #26 : 25 de Setembro de 2007, 08:41 » |
|
Então, vamos tentar do início, desinstale tudo, absolutamente tudo o que instalou de driver... se instalou pelo pacote oficial da ATI, vai em /usr/share/ati e roda o arquivo fglrx_uninstall.sh (ou algo assim). E, somente então, tente de novo... tem mais de um driver ATI na sua máquina e eles estão em conflito, com quase certeza absoluta. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #27 : 26 de Setembro de 2007, 14:39 » |
|
O único driver que está instalado é o driver open source, ou seja, o que vem na distribuição... Como minha distribuição é a Mandriva Free 2007, tenho apenas esse driver... Será que poderia ser algum problema de compatibilidade? A configuração do meu micro é a seguinte: Placa Mãe: Gigabyte GA-VM800PMC (CHIPSET VIA P4M800PRO) Processador: Celeron D 336+ 2.8 GHz 256Kb L2 Placa de Vídeo: Powercolor ATI RADEON 9600PRO 256MB/128bits HD IDE: Samsung SV1533D (14 GB, 5400 RPM, Ultra-ATA/66) - Particionado: hda1: Linux ext3 13.5 GB hda5: Linux swap 0.5 GB HD SATA: Samsung HD080HJ (80 GB, 7200 RPM, SATA-II) - Particionado: sda1: Windows XP sda2: --- sda3: --- Som: Via AC'97 Enhanced Audio Controller (On-board) Bios: F4 (A versão mais atual dela é essa) Modem: PCI Motorola SM56 Speakerphone Modem Rede: VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter (On-board) Memória: 512 MB PC3200 (DDR 400) Gravador de CD: HL-DTLST CD-RW GCE-8525B LG Gravador de DVD: HL-DT-ST DVDRAM GSA-H42N LG Pronto, está bem explicado aí, as informações foram retiradas do Everest, eu sabia de todas as peça, só não lembrava exatamente cada letrinha (Especificação exata), assim todos podem analisar e dizer algo mais... Repetindo, não instalei nenhum driver, o driver de vídeo que estou utilizando, é o driver open-source que acompanha o sistema...Mandriva Free 2007 no meu caso.  Grato e abraço!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #28 : 26 de Setembro de 2007, 16:07 » |
|
Se desinstalou, verifique no mcc, em sistema/serviços se tem alguma entrada atieventsd ou dkms e se eles estão iniciando no boot. Só o fato de existirem entradas como essa significa que ainda tem alguma coisa sobrando... depois, tente instalar o driver novamente. Outra coisa que lembrei: você atualizou o kernel, por acaso, e instalou esse driver no antigo?!?! Se fez, tem que reinstalá-lo no novo e, preferencialmente, se está tudo funcionando direito, desinstalar o kernel velho... Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
Olankov
Novato
|
 |
« Responder #29 : 09 de Janeiro de 2008, 00:53 » |
|
Olá... Feliz Ano Novo. Bem, Ano Novo, não significa sorte nova, mas uma vez tentei, e o que consegui? - Nada. Putz, ao menos dessa vez não deu erro na instalação, mas os módulos da aceleração não estão carregando, o que posso fazer para carregá-los?  Farei o seguinte, vou formatar, e assim que formatar, antes de atualizar qualquer coisa, irei instalar o novo driver da ATI, e os erros que aparecerem, reportarei aqui ok? Me desculpem, não desisti de fazer a minha placa funcionar não, é que chego a ficar muito puto com o que ocorre, erros e mais erros, e quando não deu erro, os módulos não carregam, só pode ser piada não é mesmo? Farei o que citei acima ainda essa semana, espero, e assim que o fizer irei fazer outra aparição dessas ok? - Hahahaha!!! Muito grato pela paciência, compreensão e ajuda de todos.  Marcílio.
|
|
|
|
|
|
|
|
|