Autor Tópico: Transferência de dados para pen drive muito lenta (RESOLVIDO)  (Lida 27484 vezes)

Offline gleisong3

• Novato
  • *
    • Ver perfil
Transferência de dados para pen drive muito lenta (RESOLVIDO)
« Online: 11 de Janeiro de 2008, 18:22 »
Olá pessoal!

Acho muito estranho você ter uma razoável estabilidade na cópia dos arquivos do pen drive para o sistema e quando acontece o inverso não chega a 10 kb/s

Será que seria uma questão de configuração, ajudem-me... Na cópia do sistema para o pendrive não está chegando a 10 kb/s (uma eternidade para transferir dados), mas quando cópia do pen drive para o sistema está ótimo.

Alguém pode me ajudar?

Grato
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2008, 16:06 por gleisong3 »

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados para pen drive muito lenta
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2008, 19:36 »
Verifique o arquivo fstab e veja as opções de montagem... se estiver com sync, mude para async e veja se resolve.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2008, 07:13 »
Pen drives realmente são bem mais rápidos para ler do que escrever, em qualquer sistema. É porque ele usa memórias flash, que têm que ser escritas em blocos.

O que dá uma grande diferença de velocidade é o seu pen drive ser USB 2.0 (os antigos eram USB 1.0) E você estar usando uma porta USB 2.0 (algumas placas-mãe mais antigas ou não tinham portas USB 2.0 ou somente algumas delas são USB 2.0). Leia o manual de sua placa-mãe e do pendrive para essa checagem.

Offline gleisong3

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2008, 16:05 »
Verifique o arquivo fstab e veja as opções de montagem... se estiver com sync, mude para async e veja se resolve.
Fique com Deus.

Valeu companheiro, RESOLVIDO!!!

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2008, 18:18 »
Fique com Deus.

Ué, mas como vcs usam o pendrive ? Montam e desmontam manualmente ? Porque desde o mandriva 2007 pelo menos basta plugar o pendrive e usar. Não é preciso ter nenhuma linha no fstab...

Offline gleisong3

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2008, 23:14 »
Fique com Deus.

Ué, mas como vcs usam o pendrive ? Montam e desmontam manualmente ? Porque desde o mandriva 2007 pelo menos basta plugar o pendrive e usar. Não é preciso ter nenhuma linha no fstab...

Você está certo, só que percebi que a transferência de dados é lenta quando é feita do sistema para o pen drive, então, mudando a linha de comando que já vem gravada no fstab como foi dito anteriormente, a velocidade melhora e muito.

Só não sei te dizer porque, sou novo no linux, não conheço muito bem...

Valeu!!!

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
Re: Transferência de dados para pen drive muito lenta (RESOLVIDO)
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2008, 10:12 »
De nada... outra coisa, essa linha já vem mesmo no fstab?!?! Apesar de que já notei comportamentos um tanto erráticos em relação a isso, por exemplo, um pendrive meu, em algum momento, criou uma linha dessas e ela ficou lá. Tive que tirar na mão, pois não precisava dela, mas, o seu caso é diferente.
Fiquem com Deus.

atf

• Visitante
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2008, 15:14 »
gleisong3.
Atenção: no modo "async" os dados não são gravados imediatamente. Antes de retirar o "pen-drive", não se esqueça de comandar um "flush".
Nas versões mais recentes, com montagem e desmontagem automáticas, aparece um ícone do "pen-drive" que tem, no menu de contexto (botão direito do mouse), uma entrada de "Desmontar em modo seguro". Se for esse o caso, use-a.

Offline gleisong3

• Novato
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:52 »
Ok galera, obrigado pela ajuda!

Offline San-R

• Membro Vitalício
  • Amigo de verdade te esfaqueia pela frente.
    • Ver perfil
    • Rox Download - Fórum
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2009, 14:41 »
Ressuscitando mais um tópico =/

Precisei copiar 3 GB de arquivos pra um Pendrive e notei uma velocidade de transferência não maior que 1MB/s e com muitas paradas. Demorou um tempão. Dei uma olhada no fstab e não tem nada referente ao pendrive lá. Fiquei com medo de mexer e dar mais problema ainda e gosto do recurso de abrir a janela de diálogo quando ele é plugado e poder "remover de modo seguro" via interface gráfica. Minhas portas USB são 2.0 e agradeço a quem puder me dar uma dica de como fazer a transferência atingir uma velocidade razoável pelo menos.

Offline San-R

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • Rox Download - Fórum
« Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2009, 15:04 »
Ressuscitei o tópico à toa =/

O problema foi com a burrice do cidadão aqui e com um engenhoso projeto de placa-mãe. Minha placa-mãe tem 6 USB, duas internas e 4 externas. Por algum motivo que desconheço, algum "inteligente" engenheiro decidiu que as portas internas, que seriam ligadas no painel frontal do gabinete ou num leitor de cartões, deveriam ser mais lentas que as externas, que ficam atrás do gabinete. Resumindo: as USB traseiras são 2.0 e as frontais são 1.1. Bastou eu plugar o pendrive atrás do gabinete que a transferência ficou mais rápida. Nada prático, mas funcionou.

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2009, 23:27 »
Ai, ai, San-R, você não lê o manual da placa-mãe, não?!?! :D
Fique com Deus.

Offline San-R

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • Rox Download - Fórum
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2009, 03:18 »
Ai, ai, San-R, você não lê o manual da placa-mãe, não?!?! :D
Fique com Deus.

Diferente de muita gente, eu adoro manuais. Leio até dos equipamentos que não possuo. E essa característica de minha placa-mãe não está documentada (só no site do fabricante). Ou seja, além do engenheiro inteligente, o editor do manual também é gênio. :P

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2009, 09:47 »
Eu também gosto muuuuuito de ler manuais!!! E, como é que eles suprimem uma informação tão importante?!?! Sliás, sua placa-mãe deve ser de meia idade, não?!?! Afinal, não vejo qualquer motivo para uma placa-mãe mais nova trazer portas USB 1.1, ainda mais com o USB 3.0 apontando no horizonte...
Fique com Deus

Offline San-R

• Membro Vitalício
    • Ver perfil
    • Rox Download - Fórum
« Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2009, 14:11 »
Eu também gosto muuuuuito de ler manuais!!! E, como é que eles suprimem uma informação tão importante?!?! Sliás, sua placa-mãe deve ser de meia idade, não?!?! Afinal, não vejo qualquer motivo para uma placa-mãe mais nova trazer portas USB 1.1, ainda mais com o USB 3.0 apontando no horizonte...
Fique com Deus

Em "idade de hardware", minha placa-mãe já está idosa, tem 6 anos. :D Mas é vivendo e aprendendo. E uma dica a quem tiver problemas com o hardware no Linux: antes de praguejar a distribuição, xingar a mãe do Linus Torvalds ou fuçar nas configurações do sistema, veja se não é o hardware que está com problemas.

ps: No Windows, a culpa é sempre dele, em todos os casos, que fique claro. :D