mandrivabrasil.org - Forum
28 de Julho de 2014, 20:30 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: ATENÇÃO: Caso não estejam conseguindo postar mensagens e tópicos no forum, com mensagem de erro "sessão expirada", removam TODOS os cookies do navegador com o domínio mandrivabrasil e depois loguem-se novamente no forum.

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DICA: Redes wireless no Mandriva Linux  (Lida 17248 vezes)
Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« : 28 de Janeiro de 2008, 03:52 »

Essa semana eu passei brincando com minha primeira placa wireless (sem fio), ainda falta aprender um monte de detalhes, mas o básico eu ja entendi e agora posso dividir isso com a comunidade para que outros possam ir direto ao ponto quando forem configurar uma rede wifi no Mandriva Linux.
 No meu caso específico eu não estou usando um AP (Access Point)/Roteador, estou usando apenas duas placas, uma em cada computador e fazendo uma conexão ponto a ponto, muito semelhante a uma conexão crossover entre placas de rede sem o uso de um hub. A minha placa ethernet (rede com fio) de um dos computadores, está ligada a um Cable Modem Motorola do NET Virtua (2Mb/300Kb), para que ambos os computadores tenham acesso à Internet.
  Ambas as placas wireless usadas são D-Link DWL-G510 Rev. C2 (Chipset RaLink RT61), para essas placas não é necessário o uso do ndiswrapper e drivers do rWindows, o Linux suporta essas placas com o módulo rt61. Pelo que li na Internet, a empresa RaLink costuma cooperar bastante com a comunidade e desenvolvedores de drivers em relação à documentação.
 Acho interessante informar que as placas DWL-G510 rev A tem chipset Atheros e as reb B e C tem chipset RaLink, ambos são suportados nativamente no Linux.

Eu não sei como é em outras distros Linux, mas pelo menos pra quem usa Mandriva (atualmente o 2008) pode se sentir sucegado, pois a placa é reconhecida automáticamente e funciona que é uma beleza. Na verdade pelo que vi nas minhas pesquisas por um bom aplicativo para configurar e administrar redes wireless no Linux, o Mandriva é uma distro privilegiada com a facilidade que as ferramentas de configuração de Rede do MCC (Mandriva Control Center / Centro de Controle do Mandriva) propciam e mais ainda para os usuários do KDE que tem pelo menos 2 ótimos aplicativos que também podem servir para isso.
 Então vamos que interessa...

- Configurando uma placa wireless no Mandriva

Abra o MCC (Configurar seu computador) e va em Rede & Internet -> Configurar uma nova interface de rede...
 Na lista escolha wireless (Próximo)
 A próxima tela mostra todas as placas wireless reconhecidas pelo sistema e a ultima opção que oferece a possibilidade de carregar um driver do rWindows via ndiswraper caso não seja uma placa com suporte nativo. Pra min apareceu a opção "RaLink RT2561/RT61 rev B 802.11g" que não é  exatamente a placa que tenho, mas a rev B também possui um chipset RaLink RT61, então tudo bem. Lembrando que o módulo precisa estar instalado para aparecer a placa na lista, que no caso é o pacote rt61-firmware. (Próximo)
 Na próxima tela o Mandriva ja vasculha para encontrar redes disponíveis e se você ja tiver uma placa em ad-hoc configurada em outro micro ou tiver um AP funcionando ja estará apenas alguns poucos clicks de ter sua rede funcionando pois será exibida uma lista com todas as redes encontradas para você escolher em qual quer entrar. Agora, se não há nenhum rede ao seu alcance ou é o primeiro micro a ser configurado de uma rede ad-hoc, selecione a opção Não listada - editar manualmente (Próximo)
 Nesta tela iremos configurar a rede ad-hoc, que ficará assim:

Modo de Operação: Ad-hoc
Nome da Rede (ESSID): MinhaRede (Lógicamente ponha o nome que preferir)
Modo de criptografia: WEP aberto
Chave criptográfica: XXXXXXXXXX (Coloque uma sequencia numérica de no mínimo 10 números, que será sua senha da rede)

Com isso sua rede ja funciona, mas se quiser configurar uma velocidade mais baixa para sua rede, abra a flechinha Avançado e em Taxa de Bits ponha o valor que quer, normalmente será 1M, 2M, 5.5M ou 11M. Se não quiser limitar sua rede, deixe-a em branco.
 Lembrando que a importância da opção Taxa de Bits (velocidade de comunicação), se dá porque quanto mais baixa a velocidade, mais forte é o sinal, conseqüentemente, mais longe ele alcança. (Próximo)
 Nessa tela você tem a chance de configurar um IP manualmente ou deixar em DHCP, isso depende mais do gosto do freguês. Eu configurei um IP manualmente e neste caso a única coisa importante para comentar é lembrar de no gateway por o IP da maquina que possuir acesso à Internet. (Próximo) (Próximo) (Próximo) e Pronto!
 Se isso for na segunda maquina, você terá escolhido o ESSID da lista e sua rede ad-hoc ja estará funcionando agora e você ja pode testar sua rede.

Lembre-se que se depois disso sua rede parecer que não funciona, pode ser o firewall bloqueando-a, no MCC va em Segurança -> Configurar seu firewall pessoal para acertar as configurações e na máquina que irá compartilhar a internet va em Rede & Internet -> Compartilhar a conexão com a internet com outras máquinas para configurar o compartilhamento e o firewall. Esse compartilhamento é uma opção do shorewall (firewall do Mandriva), por isso indo nela, você não precisa mais se preocupar com o firewall, que será reconfigurado.
 E se ainda estiver com problemas, desative o firewall temporariamente para ver se é ele o culpado, com o comando shorewall clear. Se for, volte na configuração do firewall e preste atenção se as opções selecionadas estão corretas.

- Administrando sua placa wireless

Agora você ja tem uma rede funcionando, mas para fazer testes e descobrir se o computador ou a antena se encontram no melhor local, é interessante algumas ferramentas para verificação da Qualidade do sinal e do Nível de ruído no link.
 No Mandriva o aplicativo net_applet que coloca um ícone de rede na bandeja do sistema ja é uma boa ajuda para fazer isso, clicando com o botão direito sobre ele e indo em Configuração -> Observer interface e escolhendo a interface wireless, no meu caso wlan0, o ícone vira um mostrador do Nível do sinal e indo à opção Redes wireless há uma lista das redes pra você selecionar e também há a opção Gerenciamento de rede wireless, que abre uma janela onde é possível reconfigurar sua rede, Conectar/Desconectar de redes, tudo fácil e à mão. Isso eu devo dizer que é uma maravilha do Mandriva que até onde eu sei não tem igual em outras distros.
  Mas essas ferramentas do Mandriva são perfeitas? Não! Principalmente porque elas não atualizam as informações automaticamente, abrigando você a clicar no botão Atualizar para saber as redes que ele está captando e os Níveis de Sinal e isso é um pouco incomodo se você está fazendo testes.

O primeiro aplicativo que tentei usar foi o wifi-radar, seguindo uma dica de um usuário Ubuntu que vi na Internet, onde ele descrevia esse aplicativo como a resolução dos problemas para usuários Ubuntu. eu achei o software horrível comparado ao net_applet e aos outros que testei depois.

Depois testei o KWifiManager que é muito interessante. Com ele é possível reconfigurar sua placa/rede também, mas o melhor dele são as opções Estatísticas da conexão que mostra um gráfico atualizado em tempo-real com os níveis de ruído e sinal da conexão e a opção Varredura da acústica que emite um som audível em uma frequencia equivalente ao nível do sinal, assim nos testes você pode saber se o sinal está melhorando ou piorando, apenas escutando o som e isso pode ser muito útil em vários casos.
 O único inconveniente do kwifimanager é que pelo menos em conexão ad-hoc ele não mostra o nível de sinal no ícone, deve ser algum bug, pois o ícone serve só para isso.

KWaveControl foi o próximo e se mostrou muito bom mesmo. Nesse o ícone funciona perfeitamente mostrando o nível do sinal em tempo real e clicando nele, abre uma janela com as opções todas já à mão para uso, como scanear por outras redes, mudar a velocidade ou o modo da conexão entre outras e também uma característica muito útil do kwavecontrol é a possibilidade de criar Profiles de rede wireless caso você mude entre mais de uma rede, assim você pode trocar fácil e rápidamente a configuração para ja entrar direto em uma rede salva, sem precisar ficar trocando as configurações e tal, é só carregar o profile e pronto. Algumas opções do kwavecontrol só conseguem ser executadas se eles estiver rodando como root, mas nele até isso é fácil, pois ele tem a opção Restart as root (Reiniciar como root) bem à mão e assim ele se recarrega como root e com todas as opções suportadas pelo módulo da sua placa funcionando.

Uma última ferramenta que achei útil é o wavemon, que é uma ferramenta em modo texto que mostra várias informações em tempo real como a qualidade do sinal, os níveis do sinal e ruído e todas as outras informações possíveis, tudo em modo texto, rápido e prático, principalmente via ssh. Sorridente

Uma única ressalva seria que na ferramenta de configuração de redes wireless do Mandriva, na configuração Modo de criptografia, há a opção WPA que é bem superior ao modo WEP, mas mesmo escolhendo WPA, minha rede foi configurada em WEP. Agora estou na dúvida se é uma falha no configurador ou se WPA é uma característica não suportada pelo módulo rt61. De qualquer maneira prefira sempre WPA, a não ser que seu AP ou sua placa suporte apenas WEP.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2008, 03:59 por Ethra'Za » Registrado

Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 28 de Janeiro de 2008, 04:09 »

E pra quem curte DIY (Do It Yoursekf / Faça você mesmo), eu encontrei vários tutoriais e vídeos de como construir antenas ou amplicar a potência de chaves USB wireless e Roteadores (AP).
 Mas para placas PCI é mais difícil encontrar algo interessante e se você não está a fim de gastar R$ 50,00 em uma antena de 5Dbi com um fio de 1,5m para colocar no lugar da pequena antena de aproximadamente apenas 2Dbi que vem em placas wireless PCI então indico o DIY mais promissor que encontrei e que pretendo fazer nas próximas semanas: http://www.instructables.com/id/WIFI-Antenna-Hack!/ e se der tudo certo, eu talvez traduza ele e coloque aqui.
 Feliz brincadeira pra quem se atrever... Sorriso forçado
maiconfaria
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 03 de Fevereiro de 2008, 19:58 »

Belo tutorial, estou a espera de uma segunta placa de rede, ai vou poder mexer também.
A ideia de fazer uma antena é ótima !
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 03 de Fevereiro de 2008, 23:38 »

Ethra'Za,

Ainda não comprei o equipamento mas vou fazê-lo. Fico tentando escolher bem marca, chipset, etc, para evitar os problemas de não reconhecimento e mal funcionamento.

Notei que a criptografia que você usou é WEP. Ouvi dizer que é a mais fraca. A mais forte é WPA2 mas também ouvi dizer que o Línux "não conversa bem" com esta criptografia. É verdade?

Obrigado.
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 04 de Fevereiro de 2008, 07:18 »

Como eu disse no ultimo paragrafo do primeiro post, não fui feliz com WPA, mas também não me esforcei mais pra tentar. Pelo menos aqui em casa, eu moro abaixo do nível da rua, então a única coisa que da pra detectar é outra placa e no máximo o microondas (hehe), então não estou com tanta pressa assim pra pesquizar mais sobre o assunto.

*** EDIT ***
 Testei o mandriva One em notebook com wifi (Atheros 5005) e detectou automaticamente a criptografia WPA do AP D-Link, foi só por a senha que conectou, pegou IP via DHCP e ja começou a navegar... mole mole.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2008, 04:13 por Ethra'Za » Registrado

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 04 de Fevereiro de 2008, 11:57 »

Só um coisa, Ethra'za, a opção ad hoc é ponto a ponto, se me lembro bem. Então, só conectará duas máquinas, mas, nunca colocará todas em rede de uma vez. Alguém confirme se minha memória não está péssima, por favor... Piscar
Fiquem com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 05 de Fevereiro de 2008, 04:26 »

até onde eu sei é só duas mesmo... mas pra falar a verdade não tenho certeza se da pra colocar mais maquinas todas. Mas com certeza é ponto-a-ponto. O que penso é que se der pra colocar + maquinas, seria porque uma delas está sendo a principal que faz a ponte para as outras se falarem... se for possível... Acho que seria como se fosse uma rede crossover (sem hub) onde uma maquina tem 3 ou 4 placas de rede que seligam a outras maquinas, ai todas podem se falar. Eu ja tive uma rede assim na casa dos meus pais, com os computadores dos meus irmãos, a minha era a principal que tb tinha o Speedy.
Deee_Carlos
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 12 de Fevereiro de 2008, 02:35 »

Minha rede só funciona de windows para mandriva não de mandriva para windows e toda vez que quero passar um arquivo do windows tenho que montar  o compartilhamento no madriva para media:/hda1/mnt/SharedDocs no no painel do mandriva.

Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 12 de Fevereiro de 2008, 04:11 »

Minha rede só funciona de windows para mandriva não de mandriva para windows e toda vez que quero passar um arquivo do windows tenho que montar  o compartilhamento no madriva para media:/hda1/mnt/SharedDocs no no painel do mandriva.
Não sei, mas acho que este comportamento está mais relacionado a firewall ou samba/compartilhamento do que com meio de comunicação. Vc tentou esses mesmos PCs em uma rede cabeada?
aanderson
Membro Vitalício

Meta: Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #9 : 02 de Abril de 2008, 19:48 »

Olá Ethra'Za ,

vi sua dica, muito útil, e fui me baseando nela para configurar via mcc uma conexão wirelees, contudo no meu caso após reiniciar eu tento abrir um navegador para efetuar o login na rede aqui,mas nada. configurei como 'gerenciada' para modo de uso e 'nenhuma' para criptografia, que estava marcado por padrão.

estou num ponto de acesso da Uspnet, não sei se têm alguma coisa aí mas eles não dão suporte ao Linux, acho que não, não é isso?

você que já está desfrutandfo aí dos benefícios, se puder dê uma dica aí de como funfar essa conexão.

abraço,

aanderson
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  OpenMandriva Lx.

Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 14 de Abril de 2008, 00:54 »

Instalei o Mandriva 2008.1 (i586) na minha maquina, na outra continuou o 2008.0 (i586), agora não consigo mais fazer essa rede Ad-hoc funcionar.
 A única coisa diferente que posso ver é que agora no Spring, além da interface wlan0 é criada também a wmaster0 que eu não faço ideia do que é e a cada ifconfig ela mostra um endereço de HW diferente. Mas IP mesmo não aparece em nenhuma das duas interfaces e nada funciona!
 No service network restart aparece isso:

Código:
Shutting down interface eth0:                                   [  OK  ]
Shutting down interface wlan0:                                  [  OK  ]
Shutting down loopback interface:                               [  OK  ]
Bringing up loopback interface:                                 [  OK  ]
Bringing up interface eth0:                                     [  OK  ]
Bringing up interface wlan0:  Error for wireless request "Set Mode" (8B06) :
    SET failed on device wlan0 ; Device or resource busy.
                                                                [  OK  ]
E depois disso, no dmesg:
Código:
ADDRCONF(NETDEV_UP): wlan0: link is not ready

Se alguém tiver alguma dica!!!
« Última modificação: 14 de Abril de 2008, 01:00 por Ethra'Za » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: