mandrivabrasil.org - Forum
21 de Maio de 2013, 15:47 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema na instalação do driver da ATI  (Lida 14812 vezes)
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #30 : 09 de Janeiro de 2008, 08:14 »

Após a instalação, você já tentou rodar 'aticonfig --initial'?!?! Pode resolver...
E, não precisa agradecer, meu querido, é um prazer ajudar... Piscar
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Olankov
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #31 : 09 de Janeiro de 2008, 11:22 »

Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

Putz, nem acredito, cara o que você disse aí, o aticonfig --initial eu já tinha utilizado, o problema de não carregar os módulos é que eu estava apenas reiniciando o ambiente gráfico, e com isso, os módulos que não estavam sendo carregados, assim que reiniciei o micro, todos os módulos foram carregados (eu menos eu acho, hahahaha!!!), tanto que pela primeira consegui ver no Centro de Informações do KDE que o Open GL e o fglrx foram carregados.
  Vou postar aqui o link de algumas screenshots que fiz.

Uma coisa que vale a pena salientar, é que dessa vez tentei instalar pelos repositórios, digitando:

[marcilio@localhost -]$ su
  senha: *******
  [root@localhost marcilio]# urpmi ati

Então ele me disse que precisava baixar alguns pacotes, optei pelo SIM, e em seguida me pediu o DVD do Mandriva Free 2008, depois disso, apenas esperei concluir o processo, e ainda como root, digitei:

[root@localhost marcilio]# aticonfig --initial

Reiniciei o micro e pronto, tudo perfeito.

Quero agradecer realmente a todos, um grande abraço.

CENTRO DE INFORMAÇÕES KDE
=====================

http://img293.imageshack.us/my.php?image=aefinalmentekc6.jpg

CATALYST CONTROL CENTER
===================

Bem Vindo
http://img177.imageshack.us/my.php?image=catalystcontrolcenter1cn6.jpg

Informações
http://img518.imageshack.us/my.php?image=catalystcontrolcenter2wz7.jpg

Cores
http://img529.imageshack.us/my.php?image=catalystcontrolcenter3zs3.jpg

Gerenciador de Vídeos
http://img529.imageshack.us/my.php?image=catalystcontrolcenter4wi1.jpg

3D
http://img176.imageshack.us/my.php?image=catalystcontrolcenter5ed3.jpg

Espero que esse tópico ajude aos outros usuários iniciantes assim como me ajudou.

Ao menos por enquanto, vou deixar de abusar aqui com relação a isso, hehehehe!!!

Flw!
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #32 : 09 de Janeiro de 2008, 19:57 »

Driver instalado corretamente, meu querido, divirta-se!!! Contente
Neste momento, estou com o 8.42, último driver livre de um bug que trava a tela em 1280x1024. Quando usava meu monitor anterior, que troquei recentemente por um lcd, tudo bem, mas, para a imagem ficar legal em LCDs, só na resolução nativa...
Fique com Deus.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2008, 20:00 por kidsoeiro » Registrado

XicoJorge
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #33 : 19 de Fevereiro de 2008, 09:18 »

Kidsoeiro venho acompanhando suas explicações nesse e em outros tópicos, principalmente aquele em que você como eu tenta configurar um monitor LCD igual ao que tenho.

Apanhei muito para consegui configurar minha máquina que está com o Mandriva 2008 64bits instalado. O principal problema foi que ao seguir suas instruções o sistema sempre insistia em instalar o driver existente nos repositórios oficiais por cima do driver mais atual que eu tinha instalado através do ati-***.run. Mas ao fim descobri que que era só desconectar o micro da internet que funcionava.

No entanto ainda estou apanhando do micro de minha filha que possui um monitor AOC 716VWY que também usa a resolução 1440x900 e roda a versão 32 bits. Não tentei ainda o procedimento que adotado para o meu micro porque inicialmente ele havia funcionado com os drivers dos repositórios oficiais. Mas ele estava conectado à placa através de um cabo analógico (D-sub ou VGA) ao contrário do meu que desde o começo usava um cabo digital (DVI).

Mas semana passada eu comprei um cabo DVI e instalei acreditando que se já funcionava no VGA então não haveria problemas, mas não foi isso que ocorreu, tive a surpresa de ver apenas uma tela preta. Então o problema principal está na conexão digital que o drive dos repositórios não consegue lidar.

Quem tiver paciência e quiser acompanhar minha saga pode acessar esse tópico "Migrando para o GNU/Linux" no Fórum PCs.
Finalmente migrei para o Linux
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #34 : 19 de Fevereiro de 2008, 12:22 »

Ah, eu não sabia desse detalhe, XicoJorge, senão, tinha mandado você desconectar... aliás, é um comportamento indesejável, talvez eu abra um tópico no bugzilla. Se você configura os repositórios, o sistema automaticamente tenta pegar os drivers de lá, em vez de usar o que já está instalado, desconectando, tudo se resolve.
Quanto ao cabo novo, isso certamente aconteceu por causa das freqüências diferentes, nosso outro monitor, por exemplo, usa 1440x900@75 se analógico (meu caso) ou 1440x900@60 se digital. Recomendo apenas rodar o XFdrake novamente, iniciando o sistema com a opção 'failsafe', configure o vídeo apenas como ati (driver não-proprietário). Ao sair, após salvar as configurações, rode 'aticonfig --initial' e depois teste e veja se deu certo. Com os drivers novos da ATI não precisei mais comentar os modelines.
Fique com Deus.

XicoJorge
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #35 : 13 de Março de 2008, 10:25 »

Alguém já tentou instalar a última versão, 8.3?

Se conseguiu relata ai a experiência e se houve alguma alteração significativa. Eu tentei mas fiz caca e vou ter que reinstar o Mandriva do zero porque ele não está entrando nem no modo de recuperação (console de texto). Mas a princípio eu não tive problemas em gerar o RPM que talvez seja mais adequado de se instalar do que o modo descrito mais acima.

Ah! Antes que eu me esqueça o problema que tive foi ao atualizar o Kernel source e não o o driver.
Finalmente migrei para o Linux
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #36 : 13 de Março de 2008, 10:44 »

Eu testei com minha placa nova, uma Radeon HD 3850. Ainda não foram lançados drivers que suportassem os modelos da família HD3800 oficialmente, mas, li em um fórum do Ubuntu que o Catalyst, a partir da versão 7.11, suportava essa placa. Isso realmente é verdade, a placa é identificada corretamente, mas, a verdade é que não funciona como deveria. Não há instabilidade que eu tenha notado, mas, duas coisas me preocupam: primeiramente, o sistema não reconhece a capacidade da placa de trabalhar com o desktop 3D. E, por último (e mais grave), não posso mais fazer logoff na máquina, senão, é tela preta, sem qualquer possibilidade de ctrl+alt+del. Com isso, não posso mais usar o GNOME, pois tenho que usar a opção de reiniciar a máquina diretamente, o que só fica disponível nesse ambiente se eu usar o gdm como gerenciador de login.
O interessante é que o 3D funciona normalmente, mas, infelizmente, tem os problemas acima.
Bom, é isso, espero que tenha ajudado.
Fique com Deus.

Páginas: 1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: