mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 10:49 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Discovery não reconhece meu modem adsl  (Lida 2064 vezes)
Andros
Novato
*

Ver Perfil
« : 23 de Junho de 2006, 17:08 »

E aí gente? Eu comprei o Discovery para migrar pro Linux (tive alguma experiência com o Kurumin), e instalei no meu PC. Apesar do Live CD não ter funcionando corretamente (o modo gráfico não carregava), instalou direitinho. O problema foi configurar a internet. Entrei no MCC pra configurar, e não consegui de jeito nenhum. Sempre dizia que parecia estar desconectado. Fui na ferramenta de detecção de hardware e aí eu ví que o Mandriva não reconhecia o modem (SpeedStream 5200), alías dizia que ele é um scanner, e também está na lista de "não conhecidos". Mesmo estando conectado via ethernet não deu certo? Será que gastei os R$ 80,00 reais à toa?  Indeciso
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 23 de Junho de 2006, 22:16 »

Não, você não gastou à toa com certeza.

Eu uso exatamente esse mesmo modem Speedtream 5200 e estou escrevendo isso usando ele  Piscar A única diferença provavelmente é que eu roteei o meu modem, o que fica muito melhor e mais prático para uso no linux. Se quiser saber como fazer isso eu posso postar o link do tutorial.

Parem com esse negócio de que o linux tem que detectar tudo sozinho porque nem no windows isso acontece ! O seu modem provavelmente está como bridge e você tem que configurar e depois iniciar o PPPoe para navegar no linux.

Use o mcc (Mandriva Control Center), opção "Configurar una nova interface de rede...", escolha "conexão ADSL" e siga em frente.

Andros
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 24 de Junho de 2006, 13:41 »

OK, eu não sei como rotear o modem... se puder passar o link seria ótimo... obrigado.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #3 : 24 de Junho de 2006, 16:14 »

Fui no site da Abusar e peguei o tutorial pra rotear o modem. Fiz no windows e funcionou direitinho (tanto que estou escrevendo...), está funcionando como rooter. Feliz da vida eu reiniciei e entrei no Mandriva, fiz a configuração de interenet no MCC e... n'agua... consta como se não estivesse conectado. Preciso de ajuda. Obrigado.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #4 : 24 de Junho de 2006, 17:17 »

Se vocês rotearam o modem e deixaram as definições default, o servidor DHCP interno do modem estará ligado e então basta configurar a placa de rede para obter o endereço por DHCP. O modem então deverá passar todas as configurações de IP, gateway, máscara e servidor DNS.

Caso tenham desligado esse servidor DHCP interno (eu uso assim) então vocês deverão configurar um endereço IP, gateway e servidor DNS apropriados para que o acesso à internet funcione.

Modem roteado é moleza e não tem que fazer quase nada. Para o linux o acesso é feito pela ethernet, como se estivesse ligado numa rede local de uma empresa. Cuidado para não tentar configurar como modem ADSL: normal (tipo bridge), que precisa estabelecer uma conexão PPPOE para funcionar.
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 24 de Junho de 2006, 17:21 »

OK, eu não sei como rotear o modem... se puder passar o link seria ótimo... obrigado.

http://aquarius.ime.eb.br/~pinho/pessoal/linux/velox/index.html

http://www.abusar.org/manuais/5200/index.html

Mas tome cuidado em seguir bem os procedimentos ! Se fizer besteira o modem pode não funcionar.
Andros
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 24 de Junho de 2006, 20:43 »

chequei nas configurações do modem, e o DHCP está ativado. mas o problema insiste, não há conexão. Não sei o que fazer. E o pior é que a Mandriva nem ao menos liberou minha conta pra suporte, que eu tenho direito pro ter comprado o Discovery...  Indeciso
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #7 : 24 de Junho de 2006, 21:00 »

O que sai quando você dá os comandos (logicamente com o modem alinhado e com um IP válido recebido da Telemar, mostrado na página de gerenciamento do modem):

/sbin/ifconfig

/sbin/route

cat /etc/resolv.conf

ping  200.176.3.142

?
« Última modificação: 26 de Junho de 2006, 19:13 por Manoel Pinho » Registrado

Andros
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 24 de Junho de 2006, 23:28 »

1) /sbin/ifconfig:

Link encap: LOOKBACK Local
              inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
              endereço inet6: ::1/128  Escopo:Maquina
              UP LOOKBACKPUNNING MTU:16436 Métrica: 1
              RX packets: 394 errors:0 dropped: 0 overruns: 0 frams: 0
              TX packets: 394 erros: 0 dropped: 0 overruns: 0 carrier: 0
              colisões: 0 tx queuelen: 0
              RX bytes: 50865 (49.6 KiB) TX bytes 50865 (49.6 KiB)

2) /sbin/route:

Destino 127.0.0.0
              Roteador *
              MascaraGen 255.0.0.0
              opções U
              Métrica 0
              Ref   0
              Uso   0
              Iface lo

3) cat /etc/resolv/conf

Arquivo ou diretório não encontrado

4) ping 200.176.3.142

Network is unreachable

bom, foi isso que deu. Tomei cuidade pra copiar direito.
     Obrigado pela atenção e ajuda.
Administrador
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 26 de Junho de 2006, 19:15 »

Andros,

Você reparou que nem aparece a eth0 no ifconfig ? Isso significa que no seu linux nem a placa de rede está configurada e mesmo que o modem realmente esteja roteado é claro que você não vai navegar para lugar nenhum e nem sequer deve estar conseguindo ver a interface web do próprio modem...

Configure a placa de rede no linux usando o mcc e coloque-a para obter o endereço por DHCP.
Andros
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #10 : 26 de Junho de 2006, 20:15 »

Entendi... configurei a placa no Windows pra ver como fica. O modem (roteado) está funcionando pela placa de rede (não pela porta USB), e estou acessando normalmente. No painel de conexões no Windows eu consegui saber qual é meu "Endereço IP", minha "mascara de sub-rede" e sei que é "abribuído por DHCP". Mas não sei como configurar a placa de rede no Mandriva. Entrei no painel de configuração de hardware, o sistema reconhece a existencia da placa de rede (via rhine), mas não sei como configurar pra fazer funcionar... pode me ensinar? Grato desde já,

André.
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #11 : 28 de Junho de 2006, 00:24 »

Vai no MCC (aka. Configurar seu computador), em Rede e Internet e clique em Configurar uma nova conexão, assim como o Pinho ja havia dito acima, é fácil, depois é só seguir o wizard e dizer pra ele q vc quer configurar sua rede com DHCP.  Piscar
Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
rádisson
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #12 : 24 de Agosto de 2006, 21:13 »

cara apanhei muito com isso também, sabe o que é você tem que configurar o firewall, vá no MCC depois em segurança ai lá vc escolhe o serviço. como não sei configurar esse trem, marquei um x em tudo.
mas antes tem que fazer como o MANOEL PINHO disse lá no começo.
cara que emoção, essa é a primeira coisa que eu sei dá alguma dica.  Sorriso forçado
« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 21:20 por rclinux » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: