|
Hercilio
|
 |
« : 25 de Março de 2008, 20:44 » |
|
Tentando acessar minhas contas na CEF, vejam a menssagem do site: "Sr Usuário, Você optou por realizar acesso ao Internet Banking somente por computadores que podem ser cadastrados. Este computador não possui os requisitos para ser cadastrado. Caso queira acessar deste equipamento, imprima esta página e entre em contato com o Help-Desk pelo telefone 0800 726 0104, informando o código CM01." Ligando no tal 0800, a atendente diz que caso eu queira acessar ela desbloqueia, mas que é por minha conta e risco, pois o "navegador" que estou usando não é seguro...... Perguntando então qual é seguro ela diz ser o Internet explorer...... Teria isso algum fundo de razão ? Sendo a CEF um orgão do governo, não deveria estar fazendo exatamente o contrario, ou seja insentivando o uso do Linux que é um sistema livre ? Que contradição !!!!!!!!!!!! A comunidade linux não teria como fazer algo contra isso 
|
|
|
|
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 13:50 por Hercilio »
|
Mandriva 2010.1 X86_64 Gigabyte GA-X38_DQ6 Intel Core2 duo CPU E6600 2400 MHz Socket 775 kingston 2 x 2048MB(Dual chernel) DDR2 - 667MHZ Samsung SyncMaster 740N 17" LCD Serial Ata 500 GB Seagate Drive Gravador de DVD / CD LG Drive Gravador de CD LG Drive disquet 1.44 LG
|
|
|
|
marcosbelancon
Visitante
|
 |
« Responder #1 : 25 de Março de 2008, 21:13 » |
|
Caramba, que absurdo! Abri uma conta na CEF hoje 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
NewNeo
|
 |
« Responder #2 : 25 de Março de 2008, 21:41 » |
|
Tenho esperança que isso vai mudar o mais rápido possível, falo isso porque o lema desse nosso governo atual está sendo O software livre e o código aberto. E estão investindo forte o governo e também as empresas nesse segmento.
Abraço.
|
|
|
|
|
DELL Vostro 1310 - Core2Duo 2.1 - 4GB RAM - GeForce 8400GS- MDV 2009.0. "A força de uma corrente é igual à força de seu elo mais fraco"
|
|
|
|
marcosbelancon
Visitante
|
 |
« Responder #3 : 26 de Março de 2008, 09:25 » |
|
Minha mãe é professora do estado do paraná a 20 anos. Ela entrou agora em um programa do próprio governo do paraná em que ela para de trabalhar pra fazer mestrado. Na primeira aula do mestrado dela, pra minha surpresa, o tema era "Porque usar software livre". Agora os professores terão 2 semanas de aula sobre o Debian e o Openoffice.
Todas escolas públicas do paraná contam com sala de informática com acesso a internet, e o sistema operacional que eles adotaram é o debian. Economizaram 120 milhões só com licenças de software ao deixarem a microsoft de lado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
italiano
|
 |
« Responder #4 : 26 de Março de 2008, 10:22 » |
|
Todas escolas públicas do paraná contam com sala de informática com acesso a internet, e o sistema operacional que eles adotaram é o debian. Economizaram 120 milhões só com licenças de software ao deixarem a microsoft de lado.
Eu trabalho nesses laboratórios de informática. Só mais um detalhe, são computadores baseados no sistema multiterminal (4 monitores, 4 teclados, 4 mouses ligados em um só CPU) com acesso a internet através da fibra óptica da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) limitado o link a 512 kbps. Um abraço!
|
|
|
|
|
Mandriva Free 2009.1 Spring x86_64 KDE4 em:
Dell Vostro 1310 (C2D 1.8, 4GB, 250GB, GeForce 8400GS)
MDV One 2009.1 i586 KDE4 em:
P4 3.0 HT, Asus P5GPL-X SE (chipset Intel), 1GB DDR Kingston (single channel), GeForce 6600 256Mb PCI-Ex, HD Maxtor Sata 80Gb
Que Deus os abençoe!!!
|
|
|
|
NewNeo
|
 |
« Responder #5 : 26 de Março de 2008, 11:51 » |
|
Olá italiano, como fuinciona esse sistema multiterminal? Fiquei curioso agora que vc mencionou com é conectado na cpu?
Abraço
|
|
|
|
|
DELL Vostro 1310 - Core2Duo 2.1 - 4GB RAM - GeForce 8400GS- MDV 2009.0. "A força de uma corrente é igual à força de seu elo mais fraco"
|
|
|
|
marcosbelancon
Visitante
|
 |
« Responder #6 : 26 de Março de 2008, 12:14 » |
|
Muito Obrigado pelas informações. Realmente, quando se trata de computadores públicos, não há como ninguem argumentar que o windows é melhor. Não há nem a possibilidade de discutir isso.
Software grátis, 1 processador para 4 pessoas, sem contar as permissões dadas aos usuários que no linux são praticamente automaticas.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
italiano
|
 |
« Responder #7 : 26 de Março de 2008, 13:23 » |
|
Olá italiano, como fuinciona esse sistema multiterminal? Fiquei curioso agora que vc mencionou com é conectado na cpu? Abraço
Esse é o site do pessoal da UFPR que desenvolveu a distro, com algumas informações: http://www.c3sl.ufpr.br/multiterminal/index-pt.phpSe você baixar o iso disponível neste site, será um live-boot baseado no Ubuntu. O que nós usamos nos nossos laboratórios de informática, secretaria dos colégios é Debian. O link do iso segue abaixo: http://www.c3sl.ufpr.br/prd-suporte/Aqui vai o link da foto de um laboratório de informática e a reportagem dela, além de um wiki: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=299http://pt.wikipedia.org/wiki/Paran%C3%A1_DigitalExistem uma outra distro baseada no multiterminal, e bastante interessante o site dela com informações a respeito do multiterminal: http://www.multilinux.org/Particularmente, nunca testei essa última distro baseada no DreamLinux, somente a da UFPR. Gostei bastante dela usando o Ubuntu, e gostaria de ver ela algum dia em uma máquina com recursos notáveis para ver o que ela pode fazer. Eu somente vi o funcionamento em máquinas por assim dizer limitadas como a do meu serviço que usa a base do Debian e em casa sem fazer os multiterminais com o Ubuntu. Quem sabe um dia não veremos Lan Houses baseadas nesse sistema tendo em vista o custo/benefício que sem dúvida é menor, visto que não precisará comprar 4 CPUs individuais, mas somente uma com recursos maiores que mesmo investindo não chegaria jamais ao preço de 4 CPUs individuais. Basicamente é o que eu te falei, é uma CPU com diversas saídas USB (salvo engano 4) onde são conectados todos os teclados (3 USB e um PS2), 4 Placas de vídeo onde os monitores são conectados (pode ser 4 off-board, ou 3 off e 1 on), 1 mouse (PS2) conectado na CPU e um cabo conectando a CPU no HUB via USB onde neste periférico será conectado o restante dos mouses (3 USB). Cumpre-se dizer que eles trabalham independentemente cada monitor com seu respectivo mouse e teclado. Se tiver dúvidas sobre o sistema, poste aí que tentarei te ajudar dentro do possível. Um abraço!
|
|
|
|
|
P4 3.0 HT, Asus P5GPL-X SE (chipset Intel), 1GB DDR Kingston (single channel), GeForce 6600 256Mb PCI-Ex, HD Maxtor Sata 80Gb
Que Deus os abençoe!!!
|
|
|
|
atf
|
 |
« Responder #8 : 26 de Março de 2008, 14:14 » |
|
Quanto à Caixa, é aquela "burrice" de sempre. O diabo é corremos o risco de ofender os burros. Quanto ao multi-terminal (LTSP), vejam esse guia: http://www.guiadohardware.net/guias/01/
|
|
|
|
|
LinuxUser#142898
|
|
|
|
NewNeo
|
 |
« Responder #9 : 26 de Março de 2008, 15:42 » |
|
O Pessoal do Paraná esta de parabéns, obrigado italiano e atf pela referências e que belo trabalho italiano que vcs estão fazendo, muito bem documento os procedimentos.
Abraço
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #10 : 26 de Março de 2008, 20:14 » |
|
Sobre o uso do linux para o internet banking da caixa leia isso http://br-linux.org/linux/cadastro-de-computadores-internet-banking-caixaParece que dá para acessar sim, mas tem que estar atento para as observações que estão nos comentários da notícia: "Comentário de Kamerom 13/12/07 12:12 O cadastramento NÃO é obrigatório.: O cadastramento NÃO é obrigatório. No momento do cadastramento fica claro que não existe suporte para o Linux, logo, se você precisa utilizar o Internet Banking através do Linux você deve simplesmente não aceitar a opção de Cadastramento de Computadores. Comentário de edempoa 13/12/07 12:50 - usuário registrado #16337 ATENÇÂO: Pessoal vamos ficar atentos, quando você faz o cadastro em uma das telas existe uma opção bem embaixo (onde ninguém vê) perguntando se você quer restringir o acesso àquele computador, e por default ela vem marcada.
Comentário de douglascrp 13/12/07 14:33 - usuário registrado #18038 Sem problemas pra mim: Eu utilizo aqui com o slackware e funciona normalmente... testei no computador da empresa e no de casa... Douglas C. R. Paes http://douglascrp.blogspot.comdouglascrp@gmail.comComentário de ricardomoc 14/12/07 8:44 - usuário registrado #440 Realmente: Esta opção a que você se refere diz respeito a utilização do internet banking "somente" em máquinas que são cadastradas. Me parece que foi isso o que aconteceu com minha esposa. Se ela tivesse desmarcado essa opção, não teria dado problema."
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ricardomoc
|
 |
« Responder #11 : 26 de Março de 2008, 20:18 » |
|
Quando se cadastra uma máquina para acessar o internet banking da Caixa em uma máquina com Windows, na última página tem uma caixa marcada onde você opta por utilizar somente máquinas cadastradas para acessar o site. Deixando-a desmarcada, depois de um alerta, usa-se a máquina com Windows normalmente e não bloqueia o acesso em máquinas com Linux. Quanto à atendente, cabe dizer uma coisa: são terceirizados, que são contratados de acordo com os seus conhecimentos adquiridos em cursinhos de informática, daqueles onde se aprende a "mexer" com Excel, Windows e Powerpoint. Não sabem nem o que é Linux na vida. Por isso dão informações que não procedem. Cabe a nós entrar em contato com a ouvidoria da Caixa (na página tem um link) e reclamar sobre tal procedimento. Acredito que somente assim conseguiremos ser ouvidos e melhorar o sistema como um todo.
|
|
|
|
|
Ricardo Rabelo Mota Paz e Bem!
|
|
|
|
Hercilio
|
 |
« Responder #12 : 26 de Março de 2008, 22:35 » |
|
Concordo com o ricardomoc, vou tentar entrar em contato com a ouvidoria da Caixa e reclamar. Liguei novamente pro 0800 e solicitei o meu desbloqueio, porem o atendente após efetuar o desbloqueio, deixou-me bem claro que em caso de alguma fraude pela internet, em contas de usuarios que acessam usando computadores não cadastrados, a responssabilidade é inteiramente do usuario.
|
|
|
|
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 23:36 por Hercilio »
|
Mandriva 2010.1 X86_64 Gigabyte GA-X38_DQ6 Intel Core2 duo CPU E6600 2400 MHz Socket 775 kingston 2 x 2048MB(Dual chernel) DDR2 - 667MHZ Samsung SyncMaster 740N 17" LCD Serial Ata 500 GB Seagate Drive Gravador de DVD / CD LG Drive Gravador de CD LG Drive disquet 1.44 LG
|
|
|
|
Hercilio
|
 |
« Responder #13 : 26 de Março de 2008, 23:34 » |
|
Vejam isso: "O Projeto Cidadão Conectado - Computador para Todos é um Projeto que faz parte do Programa Brasileiro de Inclusão Digital do Governo Federal, iniciado em 2003, mais precisamente a partir da instalação do governo Lula. O Computador para Todos tem como objetivo principal possibilitar a população que não tem acesso ao computador possa adquirir um equipamento de qualidade, com sistema operacional e aplicativos em software LIVRE, que atendam ao máximo às demandas de usuários, além de permitir acesso à Internet." Os dizeres acima estão neste link: http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/index_htmlOu o pessoal da CEF não leu isso ou o governo está querendo nos vender computadores "não seguros", com os quais estaremos "correndo riscos" ao acessarmos nossas contas nos bancos, e financeados pela própria CEF. Que contradição.....acho que ninguem ainda havia penssado nissso.
|
|
|
|
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 23:50 por Hercilio »
|
|
|
|
|
italiano
|
 |
« Responder #14 : 27 de Março de 2008, 08:45 » |
|
É o pior de tudo, ver o logo da CEF como parceira do Programa por ser uma Empresa Pública e ao mesmo tempo negar o uso do Software Livre pelos clientes. Aproveitando este tópico e novamente fugindo dele, a Microsoft realmente está com medo do Software Livre e está usando de todos os meios para evitar o crescimento do Software Livre. Exemplo disso foi a parceria realizada entre a Universidade Pública que estudo (UEL) e ela. Antes os laboratórios de informática utilizavam Linux como Sistema Operacional, agora Windows e Cia. Ltda. Particularmente, acredito que para o Governo do Paraná isso foi péssimo tendo em vista o empenho que é realizado por parte deles, governo, para o crescimento do Software Livre e uma Instituição deles vem na contra-mão disso, pois além de se posicionar contra o Software Livre, estará também contra a Lei estadual que prescreve o uso preferencial dos documentos no padrão ODF (padrão contra o do Microsoft por este ser proprietário). Infelizmente, isso têm conatação política pois há um posicionamento político diferente entres as duas partes. http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=4530http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_Cod_Categoria=2&FWS_N_Texto=4586Um abraço!
|
|
|
|
|
Que Deus os abençoe!!!
|
|
|
|