Autor Tópico: Teclado trava após boot no Notebook  (Lida 10121 vezes)

Offline Douglas G. Oechsler

• Novato
  • *
    • Ver perfil
Teclado trava após boot no Notebook
« Online: 11 de Abril de 2008, 14:28 »
Boa Tarde Amigos!
Tudo bem?

Pessoal, instalei o mandriva 2008 no notebook de um amigo. Ele está trabalhando com o pc durante uns 4 dias. Hoje instalei um pacotes de rede - smb4k - Kwalet e o Lin. Saí da empresa com tudo funcionando. Até resetei o notebook e verificamos se estava tudo ok, antes de eu partir. Pois bem, agora ele me liga dizendo que ele estava fazendo uma msg de e-mail e o notebook não responde mais o teclado de forma alguma. Alguém poderia dar um help pra dizer o que está acontecendo?
Tenho instalado o mandriva também no note de minha irmã a mais de 2 meses e isso nunca houve.

Obrigado e abraços
Douglas
Mandriva Linux 2009 - Seja Livre

Offline Manoel Pinho

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !
    • Ver perfil
Re: Teclado trava após boot no Notebook
« Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2008, 17:09 »
Não sei se é isso porque descrição de usuário é geralmente muito vaga mas de vez em quando pego alguns casos de usuários que teclam a tecla shift apertada por muito tempo no KDE e então surge uma janela perguntando se desejam ativar as teclas lentas  (uma das opçoes de acessibilidade do kde). O usuário geralmente dá enter em tudo que vê e então o cara fica com o teclado inoperante.

http://groups.google.com/group/kdebrasil/browse_thread/thread/c415a41cacf7b55c

São as chamadas "teclas lentas" ou "teclas de aderência" ou "de repercussão". Você arruma isso no conjunto de opções de acessibilidade no menu do KDE (menu->Ferramentas->Ferramentas do sistema-Centro de controle e depois Regional e acessibilidade->acessibilidade->Filtros do teclado->usar teclas lentas (desmarque) )

ou

Segure o Ctrl pressionado por 5 segundos novamente para desativar.

Ou pressione o Shift 8 vezes.

Se o cara se embananar, pode pedir para ele também remover o diretório .kde da conta dele que no próximo login ele voltará a ter as configurações default