Autor Tópico: COMO INSTALAR O CLARO 3G NO MANDRIVA 2008.1  (Lida 58887 vezes)

Offline diegotr_tr

• Membro Jr.
  • **
  • Ficando viciado em LINUX
    • Ver perfil
Re: COMO INSTALAR O CLARO 3G NO MANDRIVA 2008.1
« Resposta #45 Online: 28 de Abril de 2008, 23:17 »
Saudações Nickolback...estou dando esta resposta pelo firefox, e o melhor pelo MANDRIVA!!!

cara, valew...mto obrigado mesmo !!! Deu tudo certinho.... eu não tinha o discador kppp instalado...então eu instalei, segui suas instruções, e deu certo....

abraço!!

Offline nickolback

• Membro Jr.
  • **
  • Uso Linux porque gosto de desafios...
    • Ver perfil
« Resposta #46 Online: 29 de Abril de 2008, 00:01 »
Saudações Nickolback...estou dando esta resposta pelo firefox, e o melhor pelo MANDRIVA!!!

cara, valew...mto obrigado mesmo !!! Deu tudo certinho.... eu não tinha o discador kppp instalado...então eu instalei, segui suas instruções, e deu certo....

abraço!!

Fico feliz diegotr_tr por vc ter conseguido conectar. Isso só mostra a união desse fórum que é show.
Em breve estarei fazendo um tutorial para os novos usuários da Claro e do Mandriva...
A Claro fala que não dá suporte para o Linux e eles juram que não funciona.
Escrevi um e-mail para a Huawei do Brasil para que eles possam disponibilizar um software mas completo como o do M$.
Vamos ver.
Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb

Offline nickolback

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #47 Online: 29 de Abril de 2008, 00:45 »
Segue o tutorial para aqueles que aderiram o modem da Claro 3G

1 -Abra o MCC (Centro de Controle Mandriva) e clique me Rede & Internet;

2 - Em gerenciar seus dispotivos de rede aparecerá ao lado direito a opção Configurar uma nova interface de rede;
3 - Escolha a opção Modem para telefone analógico (POST)
4 - Na opção selecione o modem para configurar coloque a escolha manual;
5 - Escolhendo a porta /dev/ttyUSB (o modem tem que está conectado);
6 - Será escolhido o provedor. Aparecerá vários provedores de outros paises. Clique em Não listado - editar manualmente;
7 - Agora chegou a parte de configurarmos o modo de discagem:
Nome da Conexção: Claro 3G
Número do telefone: *99***1#
ID de login: claro
Senha: claro
Autenticação: PAP/CHAP

8 - Na discagem (dialup): parâmetro de IP deixe como automático;
9 - Na parte de escolha de DNS coloque como manual e colocaremos o primário e o secundário respectivamente
Nome do domínio: Coloquei OpenDNS
Primeiro servidor DNS: 200.255.121.39
Segundo servidor DNS: 200.169.117.14

Essa parte é muito importante. Não colocando como manual e estipulando do DNS o modem conecta mais não navega.
10 - Gateway deixe como automático
11 - Controle de conexão: Permitir que usuários gerenciem a conexão e iniciar a conexão pelo boot fica a critério da pessoa. Não marquei nenhuma das duas, pois estamos configurando ainda e não temos todos os passos concluídos e também o serviço da Claro poderá está instável (Agora quando eu escrevo está tudo certo com o meu modem, mas não é bom confiar  ;D)
12 - Agora pergunta se você quer conectar a internet agora. Não é hora ainda. Calma

Finalizamos o passo a passo do MCC e agora vamos para o Kppp que é o discador do Mandriva.

Ao abrirmos o Kppp logo de cara irá aparecer a configuração que fizemos (Não conecte ainda espere :o)
1 - Clique em Configurações e na aba contas Clique em Claro e depois edite
2 - Vá para a aba DNS e coloque como manual. (Por isso que pedi para não conectar ainda, pois o kppp não coloca o DNS como manual como definimos no MCC). Clique em ok.
2 - Na aba modems clique no modem ao lado esquerdo e edite-o. Coloque a velocidade para 921600 e depois clique em Modem. Clique em perguntar ao modem só para ver se ele está realmente configurado. Depois do teste de Ok.
3 - Na aba outros coloque: Acoplar ao Painel quando conectado. (Minimiza para a bandeja do KDE). Clique em OK.

Ok, tudo certo pode abrir o seu navegador de internet e saia navegando por ai

nickolback@gmail.com

Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb

Offline diegotr_tr

• Membro Jr.
  • **
  • Ficando viciado em LINUX
    • Ver perfil
« Resposta #48 Online: 29 de Abril de 2008, 10:14 »
Nickolback...uma última dúvida: quanto a velocidade escolhida, você optou por 921600. Essa velocidade é independe do tipo de plano que se tem (parece que essa velociade é p/ 1MB) ?

Por exemplo a minha velocidade de internet da Claro é de 500kbps, e por isso selecionei 46...."alguma coisa". Sendo asssim se eu escolhi esse tipo de velocidade, foi correto para o meu tipo de plano? Influi na minha velocidade de navegação ?

Offline nickolback

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #49 Online: 29 de Abril de 2008, 10:57 »
Nickolback...uma última dúvida: quanto a velocidade escolhida, você optou por 921600. Essa velocidade é independe do tipo de plano que se tem (parece que essa velociade é p/ 1MB) ?

Por exemplo a minha velocidade de internet da Claro é de 500kbps, e por isso selecionei 46...."alguma coisa". Sendo asssim se eu escolhi esse tipo de velocidade, foi correto para o meu tipo de plano? Influi na minha velocidade de navegação ?
Só coloque porque era a maior de todas então não sei se interfere.
O meu plano é de 500 kbps e fiz também algumas modificações para que fique mais rápido a internet no Mandriva e no firefox:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/inrnet-lenta/661354/#post2503086

--------------------

No firefox
---------------
Conflito de IPV6 - Desative o IPV6 do firefox em about:config na barra de endereço:
chave: network.dns.disableIPv6 mude para true, se não funcionar e continuar com o erro mude novamente para false (necessário reiniciar firefox para as alterações funcionarem)
Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb

Offline nickolback

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #50 Online: 29 de Abril de 2008, 11:02 »
Veja abaixo :

Não tenho certeza, mais como não tenho dispositivo 3G aqui por isso ele não achou.

Amigo vc chegou quase perto. Na verdade ele não passa de um modem analógico. A última opção.
VLW :)
Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #51 Online: 29 de Abril de 2008, 11:05 »
Off: Lidyon?!?! Caraca, tinha que tomar uma surra de gato morto para não entrar em outro fórum com outro nick!!! Cara de pau!!! :D
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us

Offline rachid

• Membro Vitalício
  • Recife - PE
    • Ver perfil
« Resposta #52 Online: 29 de Abril de 2008, 11:12 »
Veja abaixo :

Não tenho certeza, mais como não tenho dispositivo 3G aqui por isso ele não achou.

Amigo vc chegou quase perto. Na verdade ele não passa de um modem analógico. A última opção.
VLW :)

Valeu! :D
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb
Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3
Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv

Offline aanderson

• Membro Vitalício
  • Meta: Compartilhar, com prazer !
    • Ver perfil
« Resposta #53 Online: 30 de Abril de 2008, 03:00 »
 ;)

camaradas descolados, quer dizer, desfiados, sem fios.

tô acompanhando esse tópico com interesse crescente. tá pegando fogo.

algum dos sem-fio aí pode dar uma dica ao cheio-de-fio aqui ?

seguinte, minha dúvida é: esse serviço só dá para usar em uma máquina, ou não ?

tenho aqui 3 pcs no quintal, incluindo o da sogra, uso o speedy, mas sou um insatisfeito. Queria trocar, mas não conheço muito esse 3g.

agradeço uma resposta aí dos felizardos.

abraço,

mandriva sempre em frente.

aanderson
ASUS i3 1.7GHz 4G OpenMandriva Lx.

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #54 Online: 30 de Abril de 2008, 10:33 »
Bom, comprei.... e, infelizmente, por que será que as coisas não funcionam comigo de prima?!?! :(
Certo, o modem é reconhecido automaticamente, não pede nenhum driver. É como na época dos hardmodems: basta apontar para a porta, conforme os tutos aqui mostrados. Fiz tudinho. Não funcionou, mas, não me parece ser um problema do hardware ou qualquer coisa. Ativei os logs do kppp. Há o contato, a autenticação ocorre e, depois, simplesmente o pppd fecha. Só isso. Aí, eu coloco a opção de reconectar e ele fica lá, indefinidamente discando.
Se configuro como 3G, o sistema diz que a configuração foi feita com sucesso, mas, não conecta nada... rodando o dmesg, notei que o sistema acusava um tráfego grande na irq 12, certamente é a que a controladora USB está usando. Como esse computador é o antigo, ela é da versão 1.1 ainda, estou desconfiado disso. Vou testar amanhã na máquina nova, tomara que funcione. Mas, se alguém tiver alguma dica, estamos aí...
A propósito, creio que não seja necessário fazer os passos pelo mcc, tudo pode ser configurado diretamente pelo kppp, se alguém aí quiser testar e postar os resultados... eu vou tentar assim amanhã.
Fiquem com Deus.

Offline nickolback

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #55 Online: 30 de Abril de 2008, 11:08 »
Kidsoeiro, esse modem disponibiliza dois cabos. O menor para a usb 2.0 e um cabo maior para 1.1 onde ele tem dois conectores para serem transformados em usb 2.0. Lá em casa eu uso o cabo de 2 metros da câmera. Fique sabendo que esse modem sofre interferências de quase tudo. Você acredita que até a minha caixa de som estava interferindo na minha conexão, de 40 foi para 230 kbps.
No tutorial que escrevi mencionei o MCC para os novatos em Mandriva, mas também pode ser feito via Kppp e funciona.
Aonde vc reside? Pois a rede da Claro está instável. Eles estão mudando a estrutura para a 3G em todo o estado do Rio. Como moro em São Gonçalo (perto de Niterói) a minha conexão fica vunerável a isso.
A opção de EDGE/3G do MCC comigo também não funcionou ele diz a mesma coisa e não conecta.
Ativa o applet na bandeja perto do relógio e coloco para monitorar. Aperto configurar ele pede o pin e depois ele tenta configurar a rede e aparece o sinal, mas infelizmente não conecta... ??? :o :-[ :'(
Estou estudando mais a respeito sobre essa configuração e já escrevi para a Huawei do Brasil sobre o modem no Linux e estou esperando respostas.

Respondendo a sua pergunta de aonde aparecia sobre limite de 1 gb.
http://www.claro.com.br/portal/regulamento.do?method=showDetalhe&FLGTIPO=NOT&cdnews=2955
« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 12:11 por nickolback »
Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb

Offline nickolback

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #56 Online: 30 de Abril de 2008, 12:47 »
;)
tenho aqui 3 pcs no quintal, incluindo o da sogra, uso o speedy, mas sou um insatisfeito. Queria trocar, mas não conheço muito esse 3g.

Tenta via proxy.

ou

Quando você configura o modem ele cria uma conexão ppp nas opções de rede, então nada mas é do que um modem no qual você precisa discar para ele.
Assim sendo você pode entrar nas propriedades desta conexão e dizer que outros computadores utilizam esta conexão para acessar a internet.
Nas estações clientes você configura para ele acessar esta conexão.

O MCC tem alguns recursos para isso na aba rede.
« Última modificação: 30 de Abril de 2008, 12:50 por nickolback »
Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb

Offline aanderson

• Membro Vitalício
  • Meta: Compartilhar, com prazer !
    • Ver perfil
« Resposta #57 Online: 30 de Abril de 2008, 22:53 »
;)

Tenta via proxy.

ou

Quando você configura o modem ele cria uma conexão ppp nas opções de rede, então nada mas é do que um modem no qual você precisa discar para ele.
Assim sendo você pode entrar nas propriedades desta conexão e dizer que outros computadores utilizam esta conexão para acessar a internet.
Nas estações clientes você configura para ele acessar esta conexão.

O MCC tem alguns recursos para isso na aba rede.

valeu companheiro nickolback,

vou estudar com cuidado isso, pois já já está vencendo meu contrato com o speedy.

abraço,

ASUS i3 1.7GHz 4G OpenMandriva Lx.

Offline nickolback

• Membro Jr.
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #58 Online: 01 de Maio de 2008, 12:10 »
Como havia prometido em estudar mais sobre a conexão desse modem encontrei na net um programa que verifica o status do modem.
Ele foi desenvolvido para o modem e220.
Instalei no meu pc e encontrei 90% de exatidão no programa. Só devendo para notificação da rede, tipo EDGE/3G/WCDMA etc
No site tem dois arquivos. Um para instalação da configuração do modem (e220) e que não testei e outro com o mini aplicativo de status do modem.
Esse modem é suportado no kernel  2.6.20 e antes de instalar o mini aplicativo de status deverão ter em seu computador os seguintes arquivos:
make, gcc, ncurses-devel, ncurses xterm

O Programa só é válido quando ele é iniciado antes do seu discador (KPPP ou outros).
Então coloquei ele antes da inicialização da conexão junto ao Kppp:
1 - Em configurações - Conta (Editar) - Executar - Antes de conectar - /usr/local/bin/xhe220stat (local onde fica o mini aplicativo depois de configurado)

O programa tem uns lags para mostrar as informações, mas mostra a velocidade de up e de down e a quantidade de arquivos transferidos e recebidos.

Chega de conversa, ai está o link:
[url]http://oozie.fm.interia.pl/pro/huawei-e220//url]
Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb

Offline kidsoeiro

• Moderador Global
  • Membro Vitalício
    • Ver perfil
« Resposta #59 Online: 01 de Maio de 2008, 15:10 »
Kidsoeiro, esse modem disponibiliza dois cabos. O menor para a usb 2.0 e um cabo maior para 1.1 onde ele tem dois conectores para serem transformados em usb 2.0. Lá em casa eu uso o cabo de 2 metros da câmera. Fique sabendo que esse modem sofre interferências de quase tudo. Você acredita que até a minha caixa de som estava interferindo na minha conexão, de 40 foi para 230 kbps.
No tutorial que escrevi mencionei o MCC para os novatos em Mandriva, mas também pode ser feito via Kppp e funciona.
Aonde vc reside? Pois a rede da Claro está instável. Eles estão mudando a estrutura para a 3G em todo o estado do Rio. Como moro em São Gonçalo (perto de Niterói) a minha conexão fica vunerável a isso.
A opção de EDGE/3G do MCC comigo também não funcionou ele diz a mesma coisa e não conecta.
Ativa o applet na bandeja perto do relógio e coloco para monitorar. Aperto configurar ele pede o pin e depois ele tenta configurar a rede e aparece o sinal, mas infelizmente não conecta... ??? :o :-[ :'(
Estou estudando mais a respeito sobre essa configuração e já escrevi para a Huawei do Brasil sobre o modem no Linux e estou esperando respostas.

Respondendo a sua pergunta de aonde aparecia sobre limite de 1 gb.
http://www.claro.com.br/portal/regulamento.do?method=showDetalhe&FLGTIPO=NOT&cdnews=2955
É, mas, onde é que os abestados falam que esse cabo é para portas USB 1.1?!?! EM LUGAR NENHUM!!!! Aí, eu estava usando o cabo simples, mas, vou testar agora aqui na máquina nova e ver se funciona...
Fique com Deus.