mandrivabrasil.org - Forum
26 de Maio de 2013, 01:19 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Resolvido] Impressora para pdf  (Lida 3150 vezes)
ebiscaia
Novato
*

Ver Perfil
« : 08 de Maio de 2008, 22:13 »

Alguém sabe se existe uma impressora virtual que gere arquivos em pdf para linux?

Obrigado
« Última modificação: 11 de Maio de 2008, 21:47 por ebiscaia » Registrado
aanderson
Membro Vitalício

Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #1 : 08 de Maio de 2008, 22:26 »

ebiscaia,

se entendi bem você deseja transformar um arquivo de texto em .pdf ?

se for isso, o próprio OpenOffice têm essa ferramenta, "exportar diretamente como pdf" na barra de tarefas.

se não for isso, desculpe-me, esclareça.

abraço.
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

"Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória"

ebiscaia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 08 de Maio de 2008, 22:34 »

É isto mesmo, só que para qualquer arquivo.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 08 de Maio de 2008, 22:43 »

Sorriso forçado

não entendi você quer converter o quê  para quê ?
Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

ebiscaia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 09 de Maio de 2008, 00:06 »

Bom eu tentei imprimir uma tela do firefox para pdf, por este ser um arquivo comum e, enviei por email, para minha noiva que não conseguiu visualizar. Às vezes faço isto também porque quando preciso imprimir um boleto ou outro documento da net em pdf para imprimir em outro local (não tenho impressora).
Da última vez foi um parto, imprimi usando aquela impressora de postscrip, fui ao gimp e salvei como png.
Para tudo bem, mas como explicar para outra pessoa que é necessário toda esta volta para se chegar em um arquivo de extensão comum?
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #5 : 09 de Maio de 2008, 01:07 »

Olá,

Tem o cups-pdf ( http://www.cups-pdf.de/ ) mas parece que não é distribuido com o Mandriva. Se você quiser posso empacotá-lo num RPM esse final de semana e te enviar.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #6 : 09 de Maio de 2008, 08:41 »

No Firefox 2 você pode imprimir para arquivo (no diálogo de impressão tem essa opção) e depois converter para PDF com o comando (que na versão em DVD já vem instalado):

ps2pdf arquivo arquivo.pdf

O Firefox 3, que será lançado mês que vem, tem uma integração bem melhor com o CUPS, e permite imprimir direto para PDF (ao invés de PS como é hoje), apenas selecionando o formato. Além disso existe uma extensão, somente para a versão 3, chamada PDFPrint (ou algo assim) que adiciona um menu que permite a impressão direta para PDF, sem precisar selecionar nada.
« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 09:09 por doutor.zero » Registrado

aanderson
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 09 de Maio de 2008, 09:03 »

Contente

taí Dr. boas e novas.

sempre em frente.

ebiscaia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 09 de Maio de 2008, 12:57 »

Bom dia a todos,

CrazyFrog, eu já havia tentado o cups-pdf, no entanto ele não funcionou. Enviei o arquivo para minha noiva e ela não conseguiu abrir o arquivo. Tantei tentei usando o VirtualBox e nada.
doutor.zero, obrigado, sua dica funcionou perfeitamente. É possível fazer que com um clique com o botão direito do mouse aparecesse aquele menu com a opção de gerar o pdf automaticamente? Seria perfeito, mas assim já quebrou um galhão.

Obrigado a todos
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #9 : 09 de Maio de 2008, 16:36 »

Não deve ser nada difícil fazer um script que possa ser associado a um arquivo postscript, para que você possa clicar com o botão direito e converter automaticamente. O problema é que eu não sei como...

Mas vou te dar outra dica, para você usar enquanto o Firefox 3 não sai, que é usar o sistema de impressão do KDE (kprinter) no Firefox, sendo possível, desta maneira, imprimir direto para PDF. Se quiser ir direto à fonte leia isso, se não faça o seguinte:

- Antes de começar, é preciso imprimir algo para arquivo na impressora postscript, para que o Firefox crie algumas configurações no about:config. No diálogo de impressão selecione Postscript/Default, no nome da impressora e imprima para arquivo.

- Feito isso digite about:config na barra de endereços

- Em 'Localizar nome' cole isso que está em negrito: print.printer_PostScript/Default.print_command

- Clique duas vezes sobre esta entrada acima, e cole esse texto no lugar: kprinter --stdin

- Agora será preciso adicionar manualmente duas novas entradas 'boolean'. Clique sobre a lista e em Nova Opção, Boolean, cole as linhas abaixo, uma de cada vez (cuidado com espaços antes e depois). A primeira opção, 'print.always', deve ser deixada como true e a segunda, 'print.postscript' como false, entendeu?

print.always_print_silent
print.postscript.cups.enabled

Mas preste atenção numa coisa, se você um dia atualizar para o Firefox 3, será necessário remover essas alterações, pois ele imprime para PDF, como eu disse antes. Para fazer isso é só clicar em cada uma é em 'Restaurar o padrão'.

Boa sorte.

p.s. segundo o guia talvez seja necessário alterar o tamanho da página via about:config. Se você precisar dê uma lida no link que passei e, se não entender, eu traduzo pra você.

« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 16:40 por doutor.zero » Registrado

rádisson
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #10 : 11 de Maio de 2008, 12:13 »

tem um tópico (antigo) a respeito do assunto, talvez possa ajudar mais um pouco.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #11 : 11 de Maio de 2008, 21:46 »

Caro rclinux,

Este tópico se encontra aqui no fórum? Se possível você tem o link dele?

Obrigado
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #12 : 11 de Maio de 2008, 22:56 »

desculpe, achei que tivesse colado o link. segue abaixo:

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=1930.0
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #13 : 13 de Maio de 2008, 00:18 »

rclinux,

Muito boa esta tua dica (na verdade é do Manoel Pinho, mas a indicação é tua). Classifico tanto esta solução quanto a proposta pelo doutor.zero de 90% ideais. Não são 100% porque uma solução me obriga a sempre copiar o arquivo da pasta /tmp e identificar o arquivo correto, a segunda solução, me obriga a usar um comando de terminal o ps2pdf. Não que isto seja complicado, tanto para mim, quanto para qualquer um.

Obrigado
  Imprimir  

Ir para: