mandrivabrasil.org - Forum
30 de Julho de 2014, 11:06 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: ATENÇÃO: Caso não estejam conseguindo postar mensagens e tópicos no forum, com mensagem de erro "sessão expirada", removam TODOS os cookies do navegador com o domínio mandrivabrasil e depois loguem-se novamente no forum.

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Recuperar dados sobrescritos com o comando dd  (Lida 11301 vezes)
LauroFrutal
Novato
*

Ver Perfil
« : 08 de Junho de 2008, 13:39 »

Olá pessoal.

Fiz uma besteira enorme ontém à noite, e só a vi agora cedo: Fui copiar os dados de uma partição para outra, usando o dd e apontei para uma partição onde estavam meu dados ao invés de apontar para a partição que havia preparado para receber os dados. Eu queria mudar meu /home para uma partição com mais espaço, por isso achei que clonando a partição para outro lugar era uma boa idéia, pois depois bastaria mudar o fstab e tudo estaria pronto. Mas infelizmente apontei o destino para a partição errada e todos meus dados como fotos, músicas, documentos arquivados, controle bancário foram sobrescritos.

Há alguma forma de eu rever estas informações? Você poderia me ajudar? Estou "desesperado" pois todas as fotos e vídeos familiares além do controle bancário de anos (feitos no GNUcash) estavam na partição sobrescrita.

desde já um abraço e obrigado.
Visitante
« Responder #1 : 08 de Junho de 2008, 17:50 »

Sua intenção de mudar o "/home" estava certa. Só escolheu errado o método pois o "dd" não é para isso e não oferece segurança suficiente, já que não pergunta nada.
Creio que você perdeu, definitivamente, os seus dados.
Membro Intermediário

Ver Perfil
« Responder #2 : 08 de Junho de 2008, 23:59 »

bom.. se ainda não viu... dá uma olhada neste tópico para ver se ajuda a recuperar seus dados...
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=5988.0;topicseen
Grêmio! Sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra!

2008.1 32bits Gnome - KDE3.5 - KDE4 em um Acer 5630-6288
Por enquanto só leitor de cartões não funcionando.... mas sigo tentando! Contente
LauroFrutal
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #3 : 09 de Junho de 2008, 09:55 »

bom.. se ainda não viu... dá uma olhada neste tópico para ver se ajuda a recuperar seus dados...
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=5988.0;topicseen

Bom dia Azeredo. Obrigado pela dica, mas... O problema é que a partição /home foi jogada "em cima" da partição existente e quando tento recuperar os dados com o photorec ele recupera os dados que estão na /home nova e não na partição que foi sobrescrita. É meio louco, pois a partição antiga possui 37GB e a /home 13GB, mas quando acesso ela é mostrado que tem 13GB no total. E meus outros 24GB? Como tenho acesso a eles? O que foi sobrescrito (13GB), está perdido pra sempre mesmo? Triste

Um abraço e novamente obrigado a quem possa me dar uma luz.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #4 : 09 de Junho de 2008, 14:22 »

Não, ao que tudo indica, está tudo certo. O dd vai fazer uma cópia exata da partição origem, então, se tinha 13GB de entrada, vai ter 13 GB na saída, mesmo que o espaço disponível seja maior. A verdade é que bastava você criar a partição de destino, copiar as pastas de usuário para lá e depois apagar as pastas originais e, por último, editar o fstab para refletir a alteração.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
yermandu
Membro Intermediário

see

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 09 de Junho de 2008, 15:52 »

Não sei se ajuda mas tem o programinha testdisk que recupera partições perdidas procure ele no goole.
LauroFrutal
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 09 de Junho de 2008, 23:28 »

Não, ao que tudo indica, está tudo certo. O dd vai fazer uma cópia exata da partição origem, então, se tinha 13GB de entrada, vai ter 13 GB na saída, mesmo que o espaço disponível seja maior. A verdade é que bastava você criar a partição de destino, copiar as pastas de usuário para lá e depois apagar as pastas originais e, por último, editar o fstab para refletir a alteração.
Fique com Deus.

Cara... o pior é que eu sabia que bastava fazer o que vc disse... mas, sabe com é... parece que tem um bichinho que atenta. Fiz essa besteira em uns dez minutos de bobeira. Havia acabdo de chegar em casa e iria sair em uns 15 min. pensei, vou clonar esta home em outro local que tinha reservado... só que direcionei o d pra partição errada! Mas não entendi o que vc disse, não o que? Como tudo certo? Não está tudo certo, meu dados sumiram, tem como eu recuperá-los?

Uma abraço e obrigado.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 09 de Junho de 2008, 23:31 »

Não sei se ajuda mas tem o programinha testdisk que recupera partições perdidas procure ele no goole.

Neobe, até acho que ajuda... mas tentei usá-lo e ele está mostrando a partição apenas com os dados que sobrescreveram a antiga... Da partição antiga, nem sinal!
Visitante
« Responder #8 : 09 de Junho de 2008, 23:53 »

O "dd", com sua brutalidade característica, não pergunta nada e sai gravando por cima de tudo que encontra, inclusive a tabela de partições. Essa é a sua função primária: "disk-dump". A parte final da antiga partição, já que ela era maior, pode estar intacta mas, resta saber, se contém algum arquivo válido. Com uma leitura física do disco é possível examinar mas dificílimo recuperar algo.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #9 : 10 de Junho de 2008, 00:27 »

Fique com Deus.
Cara... o pior é que eu sabia que bastava fazer o que vc disse... mas, sabe com é... parece que tem um bichinho que atenta. Fiz essa besteira em uns dez minutos de bobeira. Havia acabdo de chegar em casa e iria sair em uns 15 min. pensei, vou clonar esta home em outro local que tinha reservado... só que direcionei o d pra partição errada! Mas não entendi o que vc disse, não o que? Como tudo certo? Não está tudo certo, meu dados sumiram, tem como eu recuperá-los?

Uma abraço e obrigado.
Tudo certo que eu disse é que o dd fez exatamente o que foi mandado.... Piscar
Fique com Deus.
« Última modificação: 10 de Junho de 2008, 00:32 por kidsoeiro » Registrado

Uploaded with ImageShack.us
LauroFrutal
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #10 : 10 de Junho de 2008, 10:18 »

O "dd", com sua brutalidade característica, não pergunta nada e sai gravando por cima de tudo que encontra, inclusive a tabela de partições. Essa é a sua função primária: "disk-dump". A parte final da antiga partição, já que ela era maior, pode estar intacta mas, resta saber, se contém algum arquivo válido. Com uma leitura física do disco é possível examinar mas dificílimo recuperar algo.
Cara, já estou recuperando... usei o testdisk e mandei a tabela de partições pro espaço, depois qdo mandei ele recriar a tabela de partições ele me mostrou meus 24GB como espaço não formatado, aí eu mandei o photrec buscar os arquivos. Tá lá em casa fazendo o serviço... e eu aqui, trabalhando e rezando pra ter a sorte de rucuperar o máximo de informações possíveis...

Um abraço.
Visitante
« Responder #11 : 10 de Junho de 2008, 18:12 »

Reza com força!!!
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #12 : 11 de Junho de 2008, 10:58 »

Xiii

Parece que não adiantou muito...
Recuperei vários MP3, mas perdê-los não seria tão grave, o pior é que o Photrec não encontrou NENHUMA Photo, opa, foto com extesnão dsc que eram maioria naquela partição e tb não enconteri aindo o arquivo com as informações de minhas moviventações financeiras do GNU Cash, estas duas coisas (as fotos e o arquivo do GNUCash) são as mais importantes para mim, ah, e to com uma porção de vídeos mpg, alguns corrompidos e outros que parecem ter sido formados com as fotos dsc que não foram encontradas! Será possível que elas se jutaram e fizeram filminhos Piscar

Um abraço.
  Imprimir  

Ir para: