mandrivabrasil.org - Forum
25 de Maio de 2013, 01:42 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: NVidia GeForce 9600 GT  (Lida 8430 vezes)
usuario1
Novato
*

Liberdade, personalidade e responsabilidade.

Ver Perfil
« : 21 de Setembro de 2008, 00:26 »

Amigos,
Tenho dektops com variadas configurações, tanto de hardware (processadores Intel ou AMD de 32 e/ou 64 bits, placas de vídeo Radeon e outras menos expressivas) como software (Mandriva em dual boot com Windows XP), cada um de acordo com a preferência de meus colegas. Tudo funciona muito bem e os efeitos 3D começam a funcionar quase que automaticamente sem o menor esforço, além de compartilhamento de pastas e impressoras. Entretanto em minha máquina, que por acaso é a de configuração mais arrojada, não consigo habilitar nenhum dos efeitos 3D, apesar de já ter tentado muitas formas de fazê-lo. Agradeço se alguém puder ajudar-me. A configuração de minha máquina é: (Placa mãe: Asus M3A) (Processador: AMD Phenom 9850 Black Edition 2.5 Ghz Quad Core 64 bits) (Placa de vídeo: NVidia Geforce 9600 GT) (RAM: 4 Gb Kingston - 4 pentes em dual chanel) (HD: Dois de 250 Gb cada) (Sistema Operacional: Mandriva 64 bits no 1º Hd e Windows XP Server 2003 64 bits no 2º Hd - Optei por ter um sistema operacional em cada Hd ao invés de montar Dual Boot em um único, isto porque somente uso Windows quando absolutamente necessário como operação em sites de certos bancos etc, e ainda assim ele ocupa somente uma pequena partição do 2º HD). Quando tento habilitar os efeitos 3D, compiz, etc, tenho como retorno a seguinte mensagem "Seu sistema não é compatível com os efeitos 3D". Já até fiz download do drive adequado no site da NVidia e o máximo que consegui foi perder o modo gráfico de carregamento do Mandriva, que passou a carregar somente no modo de texto. Tenho a versão mais recente do Mandriva adquirida em distribuidor oficial que enviou-me DVD via postal. Peço ajuda!
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 21 de Setembro de 2008, 07:57 »

1 - Qual é a versão do Mandriva?

2 - Como você instalou o driver, automaticamente ou manualmente?
italiano
Membro Vitalício

"Tudo posso naquele que me fortalece" Fp.4:13

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 21 de Setembro de 2008, 11:25 »

Já tentou instalar o último drivers que está no site da Nvidia?
32 bits: http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/173.14.12/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1.run
64 bits: http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/173.14.12/NVIDIA-Linux-x86_64-173.14.12-pkg2.run

A versão que está no Mandriva é a 169.12, já na backport tem a 173.14

Um abraço!
> Mandriva 2010.2 i586 - Desktop
> Windows 7 64bits (dual-boot), e 32bits, com Rosa 2012 x86_64 LTS - Professional Use - Lawyer - Notebook Dell
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Desktop Positivo

"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
usuario1
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #3 : 21 de Setembro de 2008, 23:38 »

1 - Qual é a versão do Mandriva?

2 - Como você instalou o driver, automaticamente ou manualmente?

Agradeço a atenção. A versão do Mandriva é 2008 e a instalação foi automática.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 21 de Setembro de 2008, 23:42 »

Já tentou instalar o último drivers que está no site da Nvidia?
32 bits: http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86/173.14.12/NVIDIA-Linux-x86-173.14.12-pkg1.run
64 bits: http://us.download.nvidia.com/XFree86/Linux-x86_64/173.14.12/NVIDIA-Linux-x86_64-173.14.12-pkg2.run

A versão que está no Mandriva é a 169.12, já na backport tem a 173.14

Um abraço!

Sim, fiz dowload exatamente do drive acima (para 64 bits), porém não consegui instalar de forma alguma.
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 22 de Setembro de 2008, 07:49 »

Você sabe se o driver está instalado e habilitado, independente do desktop 3d?

Primeiro verifique isso com este comando abaixo. Ele deverá retornar a versão do driver instalada e, mais importante, se direct rendering está habilitado, 'Yes' (porque se não estiver a aceleração 3D não funcionará).

glxinfo | grep "NVIDIA\|direct"

Você pode tentar também o famoso "glxgears". Esses dois comandos fazem parte do pacote mesa-demos, instale-o primeiro antes de tudo. Ou teste com algum jogo que use a aceleração 3D, como o Chromiun (não é o navegador do Google.  Contente)

Se estiver tudo funcionando, veja se seu arquivo '/etc/X11/xorg.conf' está configurado corretamente para que o Compiz possa funcionar. Para isso são necessárias algumas linhas, que se você instalou o driver manualmente, ou se houve algum problema na hora do Mandriva fazê-lo, podem estar faltando.

Essas linhas eu tirei de um guia do ano passado. Se nada mudou desde de então, elas precisam estar no arquivo para que o Compiz funcione. Veja se existem e caso contrário adicione-as, cada uma em sua sessão correta, as três primeiras em 'section "device"' (só como exemplo), e assim por diante.

Section "device"
Option "RenderAccel" "True"
Option "DisableGLXRootClipping" "true"
Option "BackStoring" "True"

Section "screen"
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"

Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
Option "RENDER" "Enable"

Não esqueça de fazer um backup do arquivo xorg.conf antes e boa sorte.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2008, 08:18 por doutor.zero » Registrado

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #6 : 22 de Setembro de 2008, 11:35 »

Para instalar drivers de vídeo baixados diretamente do site do fabricante, você tem que ter o pacote kernel-devel correspondente ao seu kernel instalado. Se for o kernel-desktop, você tem que instalar o kernel-desktop-devel. Se for fazer isso, recomendo que desinstale quaisquer rpm já instalados, entre no modo texto puro com o comando 'init 3', faça login como root, apague o xorg.conf atual, instale o driver e, por último, rode o XFdrake para reconfigurar seu vídeo. Depois, reincie a máquina.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
usuario1
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 29 de Setembro de 2008, 02:16 »

Você sabe se o driver está instalado e habilitado, independente do desktop 3d?

Primeiro verifique isso com este comando abaixo. Ele deverá retornar a versão do driver instalada e, mais importante, se direct rendering está habilitado, 'Yes' (porque se não estiver a aceleração 3D não funcionará).

glxinfo | grep "NVIDIA\|direct"

Você pode tentar também o famoso "glxgears". Esses dois comandos fazem parte do pacote mesa-demos, instale-o primeiro antes de tudo. Ou teste com algum jogo que use a aceleração 3D, como o Chromiun (não é o navegador do Google.  Contente)

Se estiver tudo funcionando, veja se seu arquivo '/etc/X11/xorg.conf' está configurado corretamente para que o Compiz possa funcionar. Para isso são necessárias algumas linhas, que se você instalou o driver manualmente, ou se houve algum problema na hora do Mandriva fazê-lo, podem estar faltando.

Essas linhas eu tirei de um guia do ano passado. Se nada mudou desde de então, elas precisam estar no arquivo para que o Compiz funcione. Veja se existem e caso contrário adicione-as, cada uma em sua sessão correta, as três primeiras em 'section "device"' (só como exemplo), e assim por diante.

Section "device"
Option "RenderAccel" "True"
Option "DisableGLXRootClipping" "true"
Option "BackStoring" "True"

Section "screen"
Option "AddARGBGLXVisuals" "True"

Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
Option "RENDER" "Enable"

Não esqueça de fazer um backup do arquivo xorg.conf antes e boa sorte.

Voltando de viagem! Agradeço a orientação. Amanhã tentarei e reportarei o resultado. Muito Obrigado!
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 29 de Setembro de 2008, 02:24 »

Para instalar drivers de vídeo baixados diretamente do site do fabricante, você tem que ter o pacote kernel-devel correspondente ao seu kernel instalado. Se for o kernel-desktop, você tem que instalar o kernel-desktop-devel. Se for fazer isso, recomendo que desinstale quaisquer rpm já instalados, entre no modo texto puro com o comando 'init 3', faça login como root, apague o xorg.conf atual, instale o driver e, por último, rode o XFdrake para reconfigurar seu vídeo. Depois, reincie a máquina.
Fique com Deus.
Demorei porque viajei! Agradeço a resposta. Amanhã tentarei sua orientação e reportarei resultado. Muito obrigado. ELE sempre está com todos nós.
  Imprimir  

Ir para: