mandrivabrasil.org - Forum
22 de Maio de 2013, 06:08 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 3g no Mandriva 2009  (Lida 8593 vezes)
rádisson
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« : 01 de Novembro de 2008, 07:08 »

Eu vi no MCC que já existe no mandriva 2009.0 o suporte a rede 3g.
Por acaso alguém sabe, se tem no mercado algum modelo de modem/placa que seja detectado automaticamente pelo Mandriva?
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 01 de Novembro de 2008, 09:49 »

Uso um Huawei E226, da claro, perfeitamente. É só configurar o discador ou por essa opção de modems 3G, que funciona perfeitamente.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #2 : 01 de Novembro de 2008, 11:27 »

Veja os tópicos desta seção para mais modelos suportados, conforme o relato de outras pessoas
nickolback
Membro Jr.
**

Uso Linux porque gosto de desafios...

Ver Perfil
« Responder #3 : 04 de Novembro de 2008, 16:35 »

Consigo me conectar no 2008.1 como Claro3G e226 numa boa, mas no 2009.0 ta meio complicado.
Tentei as duas formas tanto pelo kppp e pelo MCC rede 3G.
Como tenho um modem discado da conexant no pc, penso que quando eu vou fazer a configuração da Claro no Kppp ele pegue o modem conexant ao inves de pegar o usb. Já tentei colocar na porta USB1 e nada.
Agora com a rede 3g no MCC eu preciso configurar o dns no boot, pois sem isso conecto e não navego e firefox só fica localizando o site e não carrega o site.
Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb
gabriel_jgm
Membro Sênior

Deus é fiel!!

Ver Perfil
« Responder #4 : 04 de Novembro de 2008, 16:43 »

Consigo me conectar no 2008.1 como Claro3G e226 numa boa, mas no 2009.0 ta meio complicado.
Como tenho um modem discado da conexant no pc, penso que quando eu vou fazer a configuração da Claro no Kppp ele pegue o modem conexant ao inves de pegar o usb. Já tentei colocar na porta USB1 e nada.
Agora com a rede 3g no MCC eu preciso configurar o dns no boot, pois sem isso conecto e não navego e firefox só fica localizando o site e não carrega o site.

Quanto a porta, geralmente os modes 3G montam em /dev/ttyACM* (0 ou 1), e quanto ao firefox não navegar, pode ser o firewall que está ativado, então no mcc em segurança > firewall, marque a primeira opção "permitir todos".

Boa sorte.
 Legal
Mandriva Desktop
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 05 de Novembro de 2008, 14:34 »

No kppp?!?! Isso é estranho!!! Ele configura os modems separadamente, aliás, você pode ter montes deles configurados, basta na hora de fazer a autenticamente escolher o modem que deseja usar.
Fique com Deus.

nickolback
Membro Jr.
**

Uso Linux porque gosto de desafios...

Ver Perfil
« Responder #6 : 08 de Novembro de 2008, 18:41 »

Como sempre tento procurar novas técnicas de como instalar esse modem. Descobri mais uma novidade.
Esse modem, o e226 tem um bug de DNS. Ele pega o 10.x.x.x.x  Indeciso Hein??? e não pega automaticamente o DNS correto da operadora.
Então vai uma pequena configuração:
(Essa configuração foi feita com o MCC. Na opção de Rede e Internet - GPRS/EDGE/3G), mas antes de configurar temos que resolver o problema do DNS. O tal conecta e não navega.
Abra o console e coloque a senha de root.
Depois escreva krwite /etc/ppp/options/ e adicione na última linha:
Código:
ipcp-max-failure 30
Reinicie o computador.
Use agora o NetApplet para fazer a configuração da Claro.
APN: claro.com.br para EDGE/GPRS e bandalarga.claro.com.br para 3G
Usúario e Senha: claro
o seu Pin (acho que é padrão) 3636

Feito isso tente navegar. Caso você já tenha conectado e visualizado algumas páginas e do nada parou! Isso acontece. Essa rede da Claro parece que fica morta e depois começa a carregar as páginas.

Dica para a correção do Bug: O blog Mundo de Lunga
http://www.mundolunga.com/2008/11/conxexo-3g-soluo-para-problema-com-dns.html
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2008, 09:29 por nickolback » Registrado

Mandriva 2008.1
P4 3.06 ghz
160 gb
1gb
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 08 de Novembro de 2008, 22:18 »

Bug?!?! Sei não, no Windows funciona perfeitamente.... diria que está mais para incompatibilidade com o sistema...
Fique com Deus.

Anjo_Safado
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 25 de Novembro de 2008, 09:15 »

Gostaria de saber porque o Mandriva 2009 mesmo eu utilizando o ppp, na instalação do live ele teima em desintalar o pacote? Utilizo o 3g da tim e descobri isso após 2 reinstalações.

Fico grato pelo resposta
Membro Vitalício

"Tudo posso naquele que me fortalece" Fp.4:13

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : 28 de Novembro de 2008, 18:12 »

Existe no Mandriva 2009 na versão One um programa que detecta todos os componentes da máquina e depois da instalação ele remove todos os drivers instalados que não tem componentes na máquina.
Provavelmente pode ser esse o problema.
Um abraço!
> Mandriva 2010.2 i586 - Desktop
> Windows 7 64bits (dual-boot), e 32bits, com Mandriva 2011 x86_64 - Professional Use - Lawyer - Notebook Dell
> Ubuntu 12.04.2 LTS - Desktop Positivo

"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
Anjo_Safado
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #10 : 04 de Dezembro de 2008, 02:19 »

Apesar de já ter resolvido... Sobre a desinstalação do kppp mesmo eu utilizando o modem 3g da tim...
O que desejaria saber o porque a instalação do One desinstala mesmo eu utilizando o modulo kppp para conectar a net na instalação?

Caso alguem do forum tenha problema com isso no 2009, a solução é a seguinte:

Voce vai precisar 2 arquivos para sua internet 3g volte a funcionar normalmente após a instalação

1. baixar o arquivo comgt (comgt-0.32-6mdv2009.0.i586.rpm) baixei do repositorio do mandriva, testei via google

2. baixar o arquivo ppp (ppp-2.4.4-7mdv2009.0.i586.rpm) tbm baixei do mesmo local acima

Guardar em algum lugar do hd, ou no pendrive

Reinicie a máquina e Aguarde a inicialização (é lógico)

instale o comgt e depois o ppp e apos isso reconfigure a sua rede para conectar via 3g vai funcionar tranquilo...

Aqui no meu acesso pela tim e no menu de configuração grafico eu escolho a italia e depois tim e coloco tim.br e conecta tranquilo...

Mas caso não conecte de primeira, é só editar o arquivo que está no meio (eu acho) do post e adiciona linha pedida que conecta pode ter a certeza...

Qualquer duvida posta aí

Valeu e espero ter ajudado Sorriso forçado
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2009, 23:08 »

Opa pessoal... vo aproveitar esse tópico pra tirar uma pequena dúvida...

Meu claro 3g (modem zte 226) funciona beleza no meu mandriva 2009 free...um único inconveniente é que eu tenho que ligar o notebook/PC já com o modem conectado, pois se eu conectar depois de ligado, não reconhece o modem como....modem....

Isso acontece com mais alguém? Existe solução?

Grato desde já pela ajuda!!

Abraços! Legal
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #12 : 01 de Março de 2009, 09:28 »

Comigo não, mas, não é realmente algo tão sério, creio eu, mas, seria bom se funcionasse como deveria... creio que esse modem deve ser o mesmo que o Huawei E226, não é?!?!
Fique com Deus.

malkavfelipe
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #13 : 01 de Março de 2009, 11:43 »

Não não Kidsordeiro  Sorriso forçado errei o nome do meu proprio modem heheh

É o ZTE MF622 o meu modem...

Esse "problema" acontece no meu ubuntu q tenho no pc também... pra funcionar só se ligar o pc com o modem já conctado...  Indeciso

....
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #14 : 01 de Março de 2009, 11:52 »

Como sempre tento procurar novas técnicas de como instalar esse modem. Descobri mais uma novidade.
Esse modem, o e226 tem um bug de DNS. Ele pega o 10.x.x.x.x  Indeciso Hein??? e não pega automaticamente o DNS correto da operadora.
Então vai uma pequena configuração:
(Essa configuração foi feita com o MCC. Na opção de Rede e Internet - GPRS/EDGE/3G), mas antes de configurar temos que resolver o problema do DNS. O tal conecta e não navega.
Abra o console e coloque a senha de root.
Depois escreva krwite /etc/ppp/options/ e adicione na última linha:
Código:
ipcp-max-failure 30
Reinicie o computador.
Use agora o NetApplet para fazer a configuração da Claro.
APN: claro.com.br para EDGE/GPRS e bandalarga.claro.com.br para 3G
Usúario e Senha: claro
o seu Pin (acho que é padrão) 3636

Feito isso tente navegar. Caso você já tenha conectado e visualizado algumas páginas e do nada parou! Isso acontece. Essa rede da Claro parece que fica morta e depois começa a carregar as páginas.

Dica para a correção do Bug: O blog Mundo de Lunga
http://www.mundolunga.com/2008/11/conxexo-3g-soluo-para-problema-com-dns.html

Nickolback, estava com o famoso problema 'conecta mas não navega' na minha máquina antiga. A solução foi editar o /etc/resolv.conf e trocar os servidores DNS para os do opendns. Aí, funcionou. Eu também adicionei um atributo de imutável no arquivo, para que não precisasse mais me preocupar com o resolv.conf.
Fique com Deus.

Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: