|
XicoJorge
|
 |
« : 05 de Novembro de 2008, 08:41 » |
|
Pessoal, faz mais de um ano que venho progressivamente migrando do Windows para o Linux, mais especificamente o Mandriva.
Na verdade já vinha ensaiando isso desde o Conectiva 4, mas a falta de uma série de programas que necessitava para meu trabalho vinha adiando a mudança. Aos poucos essas limitações foram sendo superadas pela comunidade e desde o ano passado defini que iria migrar definitivamente para o Linux. pois a solução de inicialização dupla nunca foi o ideal.
Contribuíram para isso o Virtualbox e o Wine, mas agora o principal software que uso liberou uma primeira versão para Linux. Mas é um sistema em Java que para ser instalado necessita de confirmação via internet e mais alguns procedimentos de validação.
É ai que o bicho pega, após encerrar a instalação é executada uma rotina de validação que trava logo no início e entra em looping infinito. No monitor do sistema acusa que o processo está parado, mas na tela fica rodando o reloginho indefinidamente. Isso só acontece no Mandriva nas versões2008 para frente, pois no 2007.1 instalou sem problemas e no Suse também.
Infelizmente não tenho nenhuma informação para tentar resolver o mistério, pois não ternina o processo e não salva o log nem nada e o sistema não me dá pistas.
Será que alguém pode me dar uma luz?
|
|
|
|
« Última modificação: 05 de Novembro de 2008, 09:14 por XicoJorge »
|
Finalmente migrei para o Linux
|
|
|
|
gabriel_jgm
|
 |
« Responder #1 : 05 de Novembro de 2008, 08:45 » |
|
Pessoal, faz mais de um ano que venho progressivamente migrando do Windows para o Linux, mais especificamente o Mandriva.
Na verdae já vina ensaiando isso desde o Conectiva 4, mas a falta de uma série de programas q para meu trabalho
Quais são esses programas especificamente? Já tentou algum nativo pra linux, ou via wine? 
|
|
|
|
|
Mandriva Desktop
|
|
|
|
italiano
|
 |
« Responder #2 : 05 de Novembro de 2008, 09:10 » |
|
Existe também a opção de rodar o aplicativos de modo virtual através do VirtualBox, vmware ou outro similar. Depende também muito do tipo de aplicativo. Hoje, posso rodar 100% com o Mandriva graças a migração do sistema do DOS para o WEB. Antes precisava do Windows pois os resultados eram lançados no navegador, e mesmo utilizando o DOSbox e outros não abria o navegador. Apresentava um erro. Então era obrigado a usar o modo virtualizado. Hoje, preciso somente de um navegador e do Adobe Reader. Esse sistema web-based (acho que é esse o nome) é muito bom. O que eu quis dizer com isso é que depende muito de cada caso. Um abraço!
|
|
|
|
|
> Mandriva 2010.2 i586 - The Best One Distro > Windows 7 64bits e 32bits - Professional Use - Lawyer > Ubuntu 12.04.2 LTS - Awaiting OpenMandriva because is better
"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
|
|
|
|
XicoJorge
|
 |
« Responder #3 : 05 de Novembro de 2008, 09:15 » |
|
Desculpem, mas o sistema deu por encerrada a mensagem antes de eu terminar. Releiam por favor. 
|
|
|
|
|
|
|
|
|
italiano
|
 |
« Responder #4 : 05 de Novembro de 2008, 09:18 » |
|
2007.1, estava começando a caminhar com o Mandriva... Já tentou com versões do java mais antiga ou a mais recente? Um abraço!
|
|
|
|
|
> Mandriva 2010.2 i586 - The Best One Distro > Windows 7 64bits e 32bits - Professional Use - Lawyer > Ubuntu 12.04.2 LTS - Awaiting OpenMandriva because is better
"Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:18
|
|
|
|
gabriel_jgm
|
 |
« Responder #5 : 05 de Novembro de 2008, 09:21 » |
|
Ou você pode chamar o aplicativo pelo terminal e vê se reporta algum erro.
|
|
|
|
|
Mandriva Desktop
|
|
|
|
XicoJorge
|
 |
« Responder #6 : 05 de Novembro de 2008, 09:34 » |
|
Quanto à solução de rodar via virtual box, era o que eu vinha fazendo desde que tomei a decisão de migração definitiva, mas ainda não é o ideal. Vinha rodando uma versão antiga para Windows que eu havia comprado há um tempo, mas quando saiu a atual para Linux eu fiz questão de atualizar apesar do preço, mas não consigo rodar no Mandriva.
Quanto a instalar via terminal é exatamente desse modo que eu faço, pois o sistema instala via arquivo .bin e não via RPM. Mas o terminal fica mudo depois que o software inicia a instalação.
Existe algum outro modo de acompanhar o que o sistema está fazendo para que eu possa ver o que está acontecendo?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
gabriel_jgm
|
 |
« Responder #7 : 05 de Novembro de 2008, 09:42 » |
|
Após tentar instalar o aplicativo, dê uma olhada no arquivo /var/log/messages e veja se tem algo referente ao aplicativo em questão!
Boa sorte!
|
|
|
|
|
Mandriva Desktop
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #8 : 06 de Novembro de 2008, 09:23 » |
|
Se o sistema em java, ele não roda "nativamente" (diretamente com a máquina virtual java para linux) no linux ?
Antes de tudo, em se tratando de desktops linux, o ideal é sempre usar uma versão nova ou mais recente, pelo menos o Mandriva 2008.1 ou o 2009.0.
Instale depois o java oficial da Sun (via repositório ou baixado do site da Sun) e tente instalar esse programa.
É um sacrilégio ter que emular o windows para rodar um programa java, que teoricamente deveria rodar em qualquer plataforma. Esse programa só é distribuído como um .exe ? Ele tem versão .jar ?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
XicoJorge
|
 |
« Responder #9 : 06 de Novembro de 2008, 10:05 » |
|
Sim Manoel, também acho um absurdo, mas é o que eu tenho feito. O programa vem em formato .exe para Windows e .bin para Linux. Já tentei desinstalar tudo que se refere ao java e depois reinstalar somente o java oficial na sua última versão, mas não funcionou. O mais engraçado é que no 2007.1 funcionava.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CrazyFrog
|
 |
« Responder #10 : 06 de Novembro de 2008, 10:56 » |
|
Olá, Programas Java geralmente são "Write-Once, TEST-Everywhere"  Se funcionava no 2007 é bem provavel que o programa tenha sido desenvolvido para uma versão mais antiga de java e que esse processo de validação procure por alguma coisa específica. Agora, pelo que entendi trata-se de um programa proprietário que foi devidamente comprado. Nesse caso acho que o fornecedor tem, no mínimo, a obrigação de prestar suporte na solução do problema!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #11 : 06 de Novembro de 2008, 11:40 » |
|
Qual java vc está usando ? Como foi instalado (por pacote baixado da Sun ou usando os repositórios do mandriva) ?
O que resultam os comandos
java -version
rpm -qa | grep java | sort
No site do programa é informado qual a versão do java é necessária para usar o programa ? Qual é o programa ?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
XicoJorge
|
 |
« Responder #12 : 11 de Novembro de 2008, 19:53 » |
|
Desculpem eu não ter respondido antes, mas andei instalando o Opensuse em minha máquina para resolver esse problema. Mas acabei com uma dor de cabeça maior, pois o Opensuse 11 se recusa a falar com o windows e como eu compartilho algumas coisas com outros computadores windows e também com um servidor de impressão que usa o protocolo NETBUI como padrão fiquei sem ter como imprimir meus trabalhos. E convenhamos, isso é pior do que trabalhar com a versão antiga numa máquina virtual.
Mas como gastei dinheiro para ter a versão Linux quero ver ela funcionando.
Olhei o /var/log/messages e não vi nada que me desse uma pista, no entanto encontrei um arquivo .txt no diretório do programa com a seguinte mensagem:
(Nov 11, 2008 7:33:20 PM), Install, com.installshield.database.designtime.ISFrameDef, wrn, could not open resource for 1_background_en.gif (Nov 11, 2008 7:37:16 PM), Install, com.ibm.wizard.platform.linux.LinuxProductServiceImpl, wrn, The installer could not successfully add the product information into the RPM database. Installation will continue as this is not critical to the installation of the product.
Alguém teria uma luz para me dar?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Manoel Pinho
|
 |
« Responder #13 : 12 de Novembro de 2008, 08:54 » |
|
Isso não informa muita coisa. Diga qual é o nome do programa e versão, as saídas dos comandos que pedi, como é disponibilizado o programa (um shell script de instalação, um rpm, etc) e como vc está fazendo para instalá-lo.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
XicoJorge
|
 |
« Responder #14 : 12 de Novembro de 2008, 10:37 » |
|
O programa é o Spss. O java instalado é o da Sun versão 1.6,0. a única mensagem que recebo do terminal é essa: Launch JRE Initializing Wizard........ Launching InstallShield Wizard...... E para por ai, por isso o desespero e o suporte só me diz que ele instala no Suse e que não podem resolver problemas de outras distribuições...  Ia me esquecendo, o arquivo de instalação chama-se setup.bin para Linux e setup.exe para Windows, portanto não é editável, eu já tentei ver.
|
|
|
|
« Última modificação: 12 de Novembro de 2008, 10:53 por XicoJorge »
|
|
|
|
|