|
paulorocha
|
 |
« : 12 de Fevereiro de 2009, 15:22 » |
|
Olá amigos Aqueles que estão acompanhando os tópicos onde falamos sobre a instalação do Mandriva num pendrive, já devem ter notado que o processo é bastante sensível a falhas, não funcionando corretamente ao mínimo erro cometido. Fiz uma pesquisa sobre o assunto e encontrei a ferramenta UNetbootin ( http://unetbootin.sourceforge.net/), que se mostrou a solução definitiva para este nosso problema. Tentei primeiro a versão para linux, mas não funcionou. Aliás, na própria página o desenvolvedor sugere utilizar a versão para windows por ser mais estável. Baixei a versão para windows, executei e apontei para uma imagem iso do Mandriva 2009.0 que eu já tinha baixado. Mandei executar e VOILÁ! Um pendrive 100% funcional. O processo não poderia ser mais simples. E funcionou de primeira. Vou testar com outras distribuições, mas creio que a facilidade será a mesma. Um abraço
|
|
|
|
|
|
|
|
|
csalves
|
 |
« Responder #1 : 12 de Fevereiro de 2009, 15:29 » |
|
Paulo,
Muito boa notícia! Pena que existe o inconveniente de usar o windows. Assim que possível farei um teste para confeir.
Vanessa (estou no login do Cleber)
|
|
|
|
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2009, 15:34 por csalves »
|
"Cuide-se bem e comporte-se mal" - Erico Pagotto
|
|
|
|
yangson
|
 |
« Responder #2 : 12 de Fevereiro de 2009, 15:37 » |
|
Venho acompanhando essa saga de se usar um pendrive como live para a Mandriva e ja tinha visto o unetbootin como solução. Comigo não funcionou, mas vou ver se consigo agora. Saiu alguma versão nova desse programa?
Valeu!
|
|
|
|
|
- Linux user #476193  
|
|
|
|
Peter Parker
|
 |
« Responder #3 : 12 de Fevereiro de 2009, 19:09 » |
|
Infelizmente o Unetbooting não funciona com o Mandriva.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
paulorocha
|
 |
« Responder #4 : 13 de Fevereiro de 2009, 07:40 » |
|
É... Infelizmente comemorei cedo demais...
Eu só testei o pendrive para ver se dava boot, e ele realmente bootou. Mas não carrega o sistema corretamente.
Vou prosseguir nos testes.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
André Rodrigues
|
 |
« Responder #5 : 15 de Março de 2009, 16:50 » |
|
poo cara nao desanima não nunca tentei botar o mandriva num pendrive mas lembro que consegui o Ubuntu 7.04 e funcionou de boa Agora estou interessado em fazer com o Mandriva, vou seguir o tutorial (que ta no topo desse forum) e vamos ver o que acontece  boa sorte
|
|
|
|
|
[Mandriva 2011 x86_64 @ DELL Vostro 3500 | Core i5 2.66Ghz | 4gb DDR3 1066mhz | NVidia Geforce 310M | HD 500gb 7200rpm]  
|
|
|
|
André Rodrigues
|
 |
« Responder #6 : 15 de Março de 2009, 19:42 » |
|
Acabei de fazer meu próprio tutorial e deu certo 1-) Baixar o Mandriva One, no meu caso baixei o mandriva-linux-one-2009-KDE4-int-cdrom-i586.iso 2-) Colocar Pendrive na porta USB 3-) Digitar o comando fdisk -l para sabermos o dispositivo No meu caso voltou o seguinte: /dev/sda14-) Agora devemos desmontar a unidade para darmos inicício: #umount /dev/sda15-) Agora devemos abrir o programa para formatarmos os Pendrive #fdisk /dev/sda (sim, sem o número) a-) Pressione "P" para mostrar as partições e "D" para deletar a partição b-) Se houver outra partição repita o "P" e "D" até deletar todas c-) Pressione "N" para criarmos uma Nova Partição d-) "P" para partição Primária e-) "1" para primeira partição f-) Pressione "Enter" e "Enter" para aceitarmos os padrões g-) Agora vamos ativar a Partição, pressione "A" h-) E por sua vez "1" para selecionarmos nossa partição i-) Pressione "T" para escolhermos o formato j-) Pressione "L" para listar todas as partições, mas se quiser ir direto nossa opção é a "6" l-) Agora "w" para escrevermos nossa partição 6-) Agora desmonte a unidade novamente: #umount /dev/sda17-) Agora vamos dar um nome para a partição: #mkfs.vfat -F 16 -n MANDRIVAONE /dev/sda18-) Agora vamos abrir a ISO baixada anteriormente Crie um diretório #mkdir /mnt/iso E abra a ISO nele #mount -o loop mandriva-linux-one-2009-KDE4-int-cdrom-i586.iso /mnt/iso9-) Vamos copiar agora os Arquivos da ISO para o Pendrive: cp -R /mnt/iso/* /media/MANDRIVAONE/10-) Agora precisamos dos arquivos necessários para a Inicialização: baixe: http://dbit.com.br/blog/downloads/kit_mdv2009.tgz extraia em um lugar qualquer: tar -xvzf kit_mdv2009.tgz copie os arquivos para o Pendrive: cp initrd.usb /media/MANDRIVAONE cp syslinux.cfg /media/MANDRIVAONE11-) E por ultimo vamos deixar o Pendrive do Mandriva bootavel: #syslinux -f /dev/sda1Agora é só reiniciar, lembrando de setar na BIOS para que a primeira opção de Boot seja o Dispositivo USB Fui me baseando em 02 Tutoriais diferentes que não deram certo e acabei fazendo o meu próprio Qualquer duvida avisa ai Muito boa essa ideia de boot por Pendrive, funciona direitinho (to postando do Pendrive!  )
|
|
|
|
|
[Mandriva 2011 x86_64 @ DELL Vostro 3500 | Core i5 2.66Ghz | 4gb DDR3 1066mhz | NVidia Geforce 310M | HD 500gb 7200rpm]  
|
|
|
Brasil_HBA1
Novato
|
 |
« Responder #7 : 02 de Setembro de 2010, 16:00 » |
|
olá,
Desejo saber se o boot funciona em qualquer sistema operacional e na maioria dos pc's. Outra coisa: posso acrescentar no pendrive meus programas e arquivos pessoais? Como?
Desculpem as perguntas que podem ser bobas, é que eu estou iniciando nesse sistema operacional agora, e ainda não tenho noção dos limites e possíbilidades nesse caso.
Obrigado.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #8 : 02 de Setembro de 2010, 16:31 » |
|
olá, Desejo saber se o boot funciona em qualquer sistema operacional e na maioria dos pc's. Outra coisa: posso acrescentar no pendrive meus programas e arquivos pessoais? Como? Desculpem as perguntas que podem ser bobas, é que eu estou iniciando nesse sistema operacional agora, e ainda não tenho noção dos limites e possíbilidades nesse caso. Obrigado. Brasil_HBA1, Seja bem-vindo ao Fórum Mandriva-Br. Não entendi sua primeira pergunta, vc está perguntando sobre o Mandriva? " Desejo saber se o boot funciona em qualquer sistema operacional e na maioria dos pc's." Quando a segunda pergunta: " Posso acrescentar no pendrive meus programas e arquivos pessoais? Como?" Se vc está falando do Mandriva Linux, acho que sim, é só atualizar o sistema e instalar os seus programas e arquivos pessoais, quando estiver rodando o Mandriva pelo pendrive, se tiver espaço disponível no pendrive.
|
|
|
|
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, 16:36 por MacXi »
|
|
|
|
Brasil_HBA1
Novato
|
 |
« Responder #9 : 02 de Setembro de 2010, 17:39 » |
|
ok,
vou tentar melhorar a compreensão: No tópico anterior, está sendo discutido um boot pelo pendrive. E, como estou tentando usar o mandriva a partir do pendrive, levando nele meus arquivos pessoais, de casa para o trabalho, ou ainda quando de viagem, foi que perguntei. Pois isso me livrará de uma coleção de virus... Primeira questão desejo saber se na maioria dos PCs com configuração (hardware) básica funciona, ou só os mais modernos, com maior configuração. A outra questão é que eu não sei se todo pc dá acesso a multiboot com linux, por isso preciso saber se eu consigo fazer o boot num pc com um sistema por exemplo win98 (que ainda é muito usado por alguns), sem que haja problema relacionado aos software ou tenho que atualizar alguma coisa como a BIOS por exemplo. Pois nesse caso, se precisar atualizar alguma coisa no pc que for usar, os arquivos de atualização devem estar no pendrive, de preferência, e ou baixados da internet antes da realização do boot.
espero ter facilitado a compreensão.
T+
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MacXi
|
 |
« Responder #10 : 02 de Setembro de 2010, 17:50 » |
|
ok, vou tentar melhorar a compreensão: No tópico anterior, está sendo discutido um boot pelo pendrive. E, como estou tentando usar o mandriva a partir do pendrive, levando nele meus arquivos pessoais, de casa para o trabalho, ou ainda quando de viagem, foi que perguntei. Pois isso me livrará de uma coleção de virus... Primeira questão desejo saber se na maioria dos PCs com configuração (hardware) básica funciona, ou só os mais modernos, com maior configuração. A outra questão é que eu não sei se todo pc dá acesso a multiboot com linux, por isso preciso saber se eu consigo fazer o boot num pc com um sistema por exemplo win98 (que ainda é muito usado por alguns), sem que haja problema relacionado aos software ou tenho que atualizar alguma coisa como a BIOS por exemplo. Pois nesse caso, se precisar atualizar alguma coisa no pc que for usar, os arquivos de atualização devem estar no pendrive, de preferência, e ou baixados da internet antes da realização do boot. espero ter facilitado a compreensão. T+ Brasil_HBA1, Nunca usei o pendrive em outro computador, apenas para instalar o Mandriva em um netbook, por isso não sei responder com certeza suas perguntas, mas imagino que a vantagem do uso do pendrive é não interferir em nada do computador que se vai usar. A única coisa que provavelmente será necessário é alterar a ordem do boot, para que ele dê o boot pelo pendrive (isso se faz na configuração do bios). Quanto a compatibilidade, isso provavelmente dependerá de cada máquina, mas deve ser o mesmo desafio que quem usa o LiveCD do Mandriva One, sempre serve de teste de compatibilidade de hardware.
|
|
|
|
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, 17:52 por MacXi »
|
|
|
|
Brasil_HBA1
Novato
|
 |
« Responder #11 : 03 de Setembro de 2010, 08:50 » |
|
certo, obrigado pelas informações.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
paulorocha
|
 |
« Responder #12 : 08 de Setembro de 2010, 07:39 » |
|
Brasil_HBA1, para utilizar o pendrive como dispositivo de boot é mandatório que o computador permita este procedimento. Isto significa que, se a BIOS não permite o boot pela porta USB, não há maneira de se utilizar o pendrive para esta tarefa.
Nos primórdios do Linux existia uma ferramenta (não sei se ainda existe, e se existe, se alguém ainda a usa...) chamada, se não me falha a memória, bootlin. Esta ferramenta permitia dar boot em um sistema Linux a partir de um sistema MSDOS.
Um abraço
|
|
|
|
|
|
|
|
|
rsvc
|
 |
« Responder #13 : 24 de Março de 2012, 14:34 » |
|
o tópico é velho mais a resposta é nova. o unetbootin funciona tranquilamente no mandriva 2011 e com a mesma facilidade do mandriva-seed e usei este pois o seed não estava funcionando excepcionalmente hoje. Ele lançava como feito o serviço em 5 segundos mas não gravava patavinas.
|
|
|
|
|
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
|
|
|
josiano
Novato
|
 |
« Responder #14 : 29 de Março de 2012, 16:58 » |
|
O Unetbootin funciona em qualquer sistema e não precisa instalar, no linux não, tenho aqui o mandriva 2011 em um pendrive, pode ser colocada qualquer distro que funciona. E no mandriva funciona também é só da permissão para executar e pronto.
|
|
|
|
|
|
|
|
|