mandrivabrasil.org - Forum
20 de Maio de 2013, 01:06 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: 1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Radeon X1650Pro AGP sem aceleração 3D  (Lida 6863 vezes)
Dime
Novato
*

Mandrivasaurus Iniciantis

Ver Perfil
« Responder #15 : 19 de Abril de 2009, 12:33 »

Acho que não tem jeito  Chorar

Veja como faço:

Entro em modo seguro
Apago o xorg.conf
Executo XFdrake
Configuro com driver XorgAti (os demais não funionam) nem mesmo o driver baixado do site da ATI.
Habilito todas as opções aceleração 3d e composite.
Executo o teste e passa
Volta para linha de comando
Executo aticonfi --initial (vem a mensagem que citei acima)     "uninitialised file found, configuring"
Reinicio a maquina
Entra no bootslplash normal
A tela fica branca, ouço o som de início do kde, e o mouse funiona.

Então tenho que fazer tudo de novo mas desabilitar o composite e tudo volta ao normal.

Entro no centro de controle e na opção área de trabalho e na aba geral tem a mensagem que requer X extensions (Xcomppsite e Xdamage) are not available.

É isso, não consigo habilitar o composite, se executo no terminal "compiz -- replace" , recebo a mensagem:
compiz (core) - Fatal: No composite extension

Acho que não vai dar certo. maldita placa.......... Zangado

« Última modificação: 17 de Março de 2010, 11:48 por Dime » Registrado

ASUS M4785TD-M EVO / PHENOM II 555 / WD BLUE 500 / 4GB 1333 / GT8600 - One 2010.2
-Tentando evoluir para Mandrivasaurus Rex -
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #16 : 19 de Abril de 2009, 23:36 »

Bom, os passos me parecem estranhos. Veja bem, após apagar o xorg.conf e entrar no XFdrake, não sei o que é o XorgAti, mas, quando perguntado se quer usar o driver proprietário, basta dizer que não. Não habilite mais nada, nem aceleração 3D ou qualquer outra coisa. Aí, você usa o aticonfig. Não é assim que acontece para você?!?!
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
Dime
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #17 : 20 de Abril de 2009, 09:13 »

Olá Kid,
Quando apago o xorg.config e entro no XFdrake, aparecem todas as opções de placas disponíveis, testei com várias e a única que passou no teste com o composite habilitado foi xorgati.
Dê uma olhada no xfdrake de seu pc e veja que lá no fim, no submenu xorg existem várias opções de drives. Eu estou usando xorgati.

Mas se eu escolher para não usar o driver proprietário e desabilitar as opções de aceleração 3D e composite então volta ao que era no início?

Veja que estou com o sistema reinstalado sem o driver baixado do site da ati. Sinceramente não entendi sua explicação. Acho que devo desistir mesmo.

Se eu tivesse proficiência no idioma inglês acho que já teria resolvido, mas infelizmente não tenho.

Mas se eu conseguir, farei um tutorial bem mastigado para quem tiver esta maldita placa.
O empenho de vocês aqui do forum de tentar ajudar é impressionante, mas um tópico fixo sobre essa placa seria muito providencial visto que os infelizes que tem placas desta série, irão pastar um bocado como eu estou pastando a quatro dias sem parar.
Garanto que se eu conseguir e colocar um tutorial, muitos usuários vão mudar de distribuição e passar a usar o Mandriva, pois nos outros forums das outras distros que tentei, não tem nada, somente reclamações sobre a placa e nenhum resolvido.

Será que existe a possibilidade de que na versão 2009.1 Spring este problema possa ser resolvido?

Desculpe-me, sou burrão!

Mais uma vez meus parabéns pelo empenho de vocês em tentar ajudar, vocês são muito legais.

Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 20 de Abril de 2009, 10:00 por Dime » Registrado

ASUS M4785TD-M EVO / PHENOM II 555 / WD BLUE 500 / 4GB 1333 / GT8600 - One 2010.2
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #18 : 20 de Abril de 2009, 11:02 »

Tente sem o Composite!!! Ele não é totalmente essencial....
Fique com Deus.

Dime
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #19 : 20 de Abril de 2009, 11:10 »

Tente sem o Composite!!! Ele não é totalmente essencial....
Fique com Deus.

Sem composite, funciona tranquilo.
Mas eu queria ver o compiz rodando com esta placa. Mas..........

Valeu pela força Kid.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #20 : 21 de Abril de 2009, 14:11 »

Uma perguntinha, de algo que acabei de descobrir, quando baixei o Catalyst 9.4, recém-lançado: é essa versão que você está usando?!?! Porque eu baixei, instalei aqui e não funcionava de jeito nenhum. Fiquei encucado. Daí, ao mandar testar as configurações, ele dizia que o hardware não tinha sido encontrado e o módulo fglrx não subia. Ao mandar carregar o módulo manualmente com o modprobe, dava erro e só.... como o driver falou que o hardware não tinha sido encontrado, fiquei encafifado e resolvi dar uma olhadinha nas notas de lançamento desse driver, temendo o pior, que se confirmou: não há mais suporte às Radeon 9600 nesse driver, aliás, não há qualquer suporte que não seja para os modelos HD, começando pela série 2xxx. Então, o Catalyst 9.4 não funcionará para você também, a única opção é pegar o último driver compatível, o Catalyst 9.3, que estou baixando no momento.
Outra coisa que percebi só agora é que você está usando o One.... não sei, ele vem com compiladores?!?! Se não, instale os pacotes task-c-devel e task-c++-devel e, só depois, instale os drivers, pois eles são compilados.
Fique com Deus.

Dime
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #21 : 22 de Abril de 2009, 10:27 »

Olá Kidsoeiro,
Eu não tenho conhecimento técnico e realmente não entendo tudo o que você diz, mais uma vez agradeço sua ajuda e parebenizo-lhe pelo empenho.
Bom, eu segui a dica do Manoel Pinho para instalar os pacotes task-C e C++- devel.
Mesmo assim não funcionou.
Sei lá acho que estou fazendo algo errado.

PS. você já ouviu falar do Epidemic?
Eu testei o livecd e funciona tudo aceleração e renderização, compiz, via live cd. Então instalei numa partição separada e está funcionando 100%. Gostei até KDE 4.2, por equanto estável.
O glxgears reportou 2300 FPS. Será que está bom?

Quero meu Mandriva rodando 100% também, e não vou desistir tão fácil.
Por enquanto sem renderização, mas vou tentando.

Obrigado (não me canso de dizer isso)

Dime
« Última modificação: 22 de Abril de 2009, 10:30 por Dime » Registrado

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #22 : 22 de Abril de 2009, 10:44 »

Tentou rodar o Compiz sem o Composite?!?! Afinal, vai que dá certo.... e, qual a versão do driver que você baixou do site oficial?!?! É que, como eu disse, os novos Catalyst 9.4 não suportam mais quaisquer placas que não sejam as HD, começando pela série 2xxx...
Fique com Deus.

Dime
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #23 : 02 de Maio de 2009, 08:53 »

Instalei o 2009.1 Spring One e reconheceu de primeira.

Compiz, composite, aceleração 3D tudo funcionando!

glxinfo | grep rendering
= YES

glxgears
Média de 2300 FPS

Dá-lhe Spring....

Obrigado a todos que me ajudaram.

« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 08:58 por Dime » Registrado

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #24 : 02 de Maio de 2009, 10:29 »

Que bom que eles resolveram esse problema!!!! Uma pena que com as placas mais novas o driver ATI oficial seja problemático ainda... espero que o novo sistema esteja agradando!!! Piscar
Fique com Deus.

HouseMD
Novato
*

apt-get a life!

Ver Perfil WWW
« Responder #25 : 09 de Fevereiro de 2010, 02:41 »

Apenas tenho que agradecer ao suporte dado a este problema. Nunca vi nada igual!

Para aqueles que possuem um problema similar, de ativação da aceleração 3D, com:
GPU Radeon HD4650
Linux Mandriva 2010.0 One

Basta seguir o relato, que realmente funciona. No meu caso, apenas a instalação do pacote dkms-fglrx (e suas dependencias), já ativou a aceleração 3D. Ainda não testei o Compiz-Fusion, mas já rodei o game Vegas Strike levinho =)

Detalhe: assim que instalei o dkms-fglrx, e dependencias, reiniciei o PC (não apenas o X11). Ao logar, lá estava a minha aceleração 3D.

Muito obrigado a todos, de coração!

kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #26 : 09 de Fevereiro de 2010, 09:12 »

Realmente é a opção mais simples. Eu não uso o dkms-fglrx porque, normalmente, é a versão do driver do lançamento da distro, ou seja, é um driver antigo, por isso baixo no site oficial todo mês e instalo. Mas, se funciona, tá valendo!!!
Fique com Deus.

Dime
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #27 : 17 de Março de 2010, 11:47 »

O Mandriva trava de repente. sem mais nem menos, mouse, teclado, enfim tem que resetar via botão do gabinete.

Esta maldita placa é uma porcaria.
Só funciona em windows xp.
Vista........... nada
Seven..........nada
Mandriva 2009, 2010, one, free.......nada
Ubuntu. (todos).........nada
OpenSuse 11.1, 11.2........nada

DESISTO.

Vou tratar de me livrar desta mercadoria.

DimeDesign
Páginas: 1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: