mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 05:23 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Instalando Driver ATI - Mandriva 2009.1  (Lida 10314 vezes)
mithos45
Novato
*

Ver Perfil
« : 06 de Maio de 2009, 18:46 »

Qnd eu tento instalar o driver baixado do site da ATI, o terminal retorna este seguinte erro:

==================================================
 ATI Technologies Linux Driver Installer/Packager
==================================================
which: no XFree86 in (/sbin:/usr/sbin:/bin:/usr/bin:/usr/X11R6/bin:/usr/local/bin:/usr/local/sbin:/usr/lib/qt4/bin)

Error: ./default_policy.sh does not support version
default:v2:i686:lib::none:2.6.29.1-desktop586-4mnb; make sure that the version is being
correctly set by --iscurrentdistro

Removing temporary directory: fglrx-install.jNQAXT

Alguém sabe o que eu devo fazer pra conseguir instalar o driver ou se algo está errado?
Membro Vitalício

Recife - PE

Ver Perfil
« Responder #1 : 06 de Maio de 2009, 21:23 »

Porque você não instala o pacote dos repositórios? Ou, se estiver com todas as mídias configuradas, vai no MCC em Hardware > Configurar Placa de vídeo > aí você seleciona a placa e dá ok, aí vai aparecer que existe um drive proprietário disponível para sua placa e o MCC pergunta se você quer instalar, você instala e reinicia o servidor gráfico, pronto.
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb
Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3
Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv
mithos45
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 06 de Maio de 2009, 21:36 »

Porque você não instala o pacote dos repositórios? Ou, se estiver com todas as mídias configuradas, vai no MCC em Hardware > Configurar Placa de vídeo > aí você seleciona a placa e dá ok, aí vai aparecer que existe um drive proprietário disponível para sua placa e o MCC pergunta se você quer instalar, você instala e reinicia o servidor gráfico, pronto.

Pelo MCC aparentemente já está configurado, mas pelo repositórios que você fala é o Centro de Controle ATI Catalyst? Pq eu instalei o Centro de Controle e ao tentar iniciá-lo:
Houve um problema ao iniciar o Catalyst Control Center edição Linux. Pode ter sido causado pelo seguinte:
Não há driver gráfico ATI instalado ou o driver gráfico ATI não está funcionando corretamente.
Instale o driver ATI driver adequado ao seu hardware ATI, ou configure usando aticonfig.

O aticonfig retorna: No supported adapters detected.
Só pra informar, minha placa é uma ATI Radeon  Mobility X1400.

Eu não sou mt experiente com o Linux, migrei recentemente do Windows para o Linux e costumava usar o Ubuntu com o Gnome, mas particularmente estou gostando mt do Mandriva com o KDE, provavelmente o melhor SO. Mas essa placa ATI está me incomodando, talvez ela realmente já esteja configurada como diz o MCC, mas como posso saber?
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 06 de Maio de 2009, 22:09 »

Eu acho que você teve sorte. Comigo, ao fazer isso, deu um problema tão grande que tive que rodar o instalador do DVD para conseguir acessar o sistema. Os atuais drivers ATI baixados do site oficial são incompatíveis com a nova versão do xorg. Configure os repositórios que eles possuem esse mesmo Catalyst 9.4 que funciona.
A propósito, a mensagem de erro se dá por causa disso, mesmo: não há dispositivo suportado por eles na sua máquina. Essa versão do Catalyst só é compatível com as placas da série HD 2xxx ou superiores, então, sugiro, após configurar os repositórios, ir no Centro de Controle Mandriva e reconfigurar o X. O sistema alertará sobre um driver proprietário, aceite a opção e ele baixará e instalará o driver correto para sua placa de vídeo.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
mithos45
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 06 de Maio de 2009, 22:22 »

Configure os repositórios que eles possuem esse mesmo Catalyst 9.4 que funciona.

Como disse não estou mt habituado com o Linux ainda, como faço pra configurar os repositórios como você disse?
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 06 de Maio de 2009, 22:47 »

Basta ir em easyurpmi.zarb.org e seguir as instruções... tudo muito simples e em português. Depois de fazer isso, vai no Centro de Controle Mandriva, na instalação de pacotes, e selecione o pacote dkms-fglrx. Depois, reconfigure o seu vídeo.
Fique com Deus.

Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : 07 de Maio de 2009, 07:47 »

LEIAM a introdução para novatos em

http://docs.mandriva-br.org/

Nem tentem prosseguir se não souberem esse básico essencial de uso dos repositórios para não apanharem com o sistema sem necessidade !
mithos45
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 07 de Maio de 2009, 17:15 »

Eu fiz o q vc falou com os repositórios, mas não entendi a parte de configurar o X...
Pq eu abri o MCC fui em Hardware - Configurar Placa de Vídeo, Monitor...
Creio q era disso q vc estava falando, mas lá há varias opções de placas de vídeo, mas não tem a X1400, a opção que já veio pré-selecionada é a X1950 and earlier.
Daí eu do OK e não aparece nada sobre novo driver encontrado... Mas eu creio que a placa já está configurada corretamente, só o Centro de Controle da ATI q não reconhece, como posso testar o 3D? Estou usando os efeitos do Compiz, mas creio que isso não utiliza tanto assim o 3D, eu baixei o SecondLife mas não consigo me conectar, alguém sabe se tem que liberar alguma coisa? Ele fala que talvez o relógio esteja errado e por isso não conecta... Mas ao tentar emular o Silkroad q tb é online pelo Wine, ele tb não conecta. Qnd eu usava o Gnome conectava... ^^
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #8 : 07 de Maio de 2009, 22:48 »

A opção é de reconfigurar o servidor X. O sistema deverá já mostrar para você, pré-selecionado, o driver que você deve utilizar. Basta dar ok e seguir as instruções até o final.
Fique com Deus.

mithos45
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #9 : 07 de Maio de 2009, 23:07 »

Bom ele não instalo nd novo, parece q a placa já estava funcionando...

Pra não abrir um novo tópico deixo aqui outra dúvida:
Eu tenho uma partição onde eu guardo músicas, filmes, etc... Td vez q inicio o sistema eu tenho que montar essa partição, tem como configurar pra ela já iniciar montada?

Vou tentar rodar algum jogo pra testar o 3D.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #10 : 08 de Maio de 2009, 06:35 »

Para ver se a aceleração 3D está rodando, poste aqui a saída do comando 'glxinfo | grep renderer'.
Quanto à montagem de partições, você sabe exatamente qual é e em qual sistema de arquivos está formatada?!?! Poste aqui seu arquivo /etc/fstab.
Fique com Deus.

mithos45
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #11 : 08 de Maio de 2009, 13:16 »

Para ver se a aceleração 3D está rodando, poste aqui a saída do comando 'glxinfo | grep renderer'.
Quanto à montagem de partições, você sabe exatamente qual é e em qual sistema de arquivos está formatada?!?! Poste aqui seu arquivo /etc/fstab.
Fique com Deus.

[diegowillian@localhost ~]$ glxinfo | grep renderer
OpenGL renderer string: Mesa DRI R300 20060815 x86/MMX/SSE2 TCL

Eh axo q num tah ativado... ^^
Na configuração da placa de vídeo há várias opções pra selecionar, está na que veio pré-selecionada, num sei se é a certa...

Mais pra baixo nas opções após as marcas, há tb a opção xorg... A propósito, era nessa parte que eu deveria reconfigurar o X? Ou é outra opção do MCC?

A respeito da partição eh NTFS... São duas: /dev/sda2 e /dev/sda3
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 13:23 por mithos45 » Registrado
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #12 : 08 de Maio de 2009, 13:33 »

Não, é aí, mesmo.... use o driver selecionado por padrão. Pela saída do glxinfo, o driver não foi instalado corretamente ou não está usando o driver proprietário. Uma coisa que eu já notei é que o driver baixado do site oficial pode conflitar com o baixado dos repositórios, portanto, se tem os dois instalados um 'por cima' do outro, primeiramente desinstale os rpms, depois, vá em /usr/share/ati como root em um terminal e rode o script fglrx-uninstall.sh. Aí, conectado, tenta configurar seu vídeo novamente, usando essa opção. Você tem que estar com os repositórios configurados, aí, o sistema vai notificar que há um driver proprietário disponível e pergunta se você quer instalar. Diga que sim e ele vai baixar o driver e instalá-lo corretamente.
Fique com Deus.

mithos45
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #13 : 08 de Maio de 2009, 16:49 »

Q rpms devo desinstalar?

Creio q desinstalei o q tinha pra desinstalar... Qnd fui lah na configuração e deixei o msm da foto selecionado ele de fato instalou, mas ele instalou este aqui: x11-driver-video-ati.
Mas o comando glxinfo continua retornando a msm msg de antes...
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 17:11 por mithos45 » Registrado
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #14 : 08 de Maio de 2009, 17:25 »

Desinstale tudo que tiver fglrx no nome. Depois, tente reconfigurar e o sistema baixar tudo de novo.
Fique com Deus.

Páginas: [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: