|
molivas83
Visitante
|
 |
« Responder #15 : 10 de Outubro de 2009, 10:06 » |
|
Pessoal instalei esse pacotes e não notei diferença alguma em desempenho do sistema como um todo ou do vídeo especificamente. Os problemas que relatei no inicio do tópico continuam. Acabou instalando um centro de controle ATI no sistema, pórem ao tentar abri-ló ele retorna que não há hardware configurado para isso e manda que eu digite no konsole como root o comando: aticonfig; Quando eu digito esse comando retorna pra min que não há hardware a ser configurado. Acho que é como o kidsoeiro disse anteriormente, esses arquivos devem ser para placas de modelos mais superiores não sei. edmarps valeu pela ajuda assim mesmo, uma comunidade funciona assim, todos contribuindo da forma que der. Andei pesquisando e vi que o novo kernel tras algumas melhoria para quem utiliza hardware ATI, então e aguardar e usar. Abaixo segue o link das informações do kernel 2.6.31: http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_31Obrigado a todos.
|
|
|
|
« Última modificação: 10 de Outubro de 2009, 10:12 por molivas83 »
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #16 : 10 de Outubro de 2009, 14:32 » |
|
Molivas, são sim. Basta ver as notas de lançamento dos drivers. O Catalyst 9-3 foi a última versão a dar suporte às placas legadas. A partir do Catalyst 9-4, esse suporte não existe mais. Se você for no site do fabricante, baixar e tentar instalar o driver usando uma placa legada, aparece a mensagem de erro de que nenhum dispositivo suportado foi encontra. Pelo menos comigo foi assim. Fiquem com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
Edimar
Novato
|
 |
« Responder #17 : 11 de Outubro de 2009, 12:32 » |
|
Realmente, ainda não tinha tentado no mandriva 2009 spring até no 2009.0 funcionava, eu tentei aqui e até coloquei para utilizar o driver fgrlx, e não entra em modo grafico, deve ser realmente o que o amigo soeiro falou. Porque eu tinha tentado uma vez, no 2009.0 e funcionou blz, fui tentar no no 2009.1, na da diferença nehuma.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #18 : 13 de Outubro de 2009, 11:12 » |
|
Exato, pois no 2009.0, o Catalyst era bem mais antigo, então, havia a necessidade do fglrx. No 2009.1 isso não é necessário, está nas Notas de Lançamento essa informação, se não me engano. Fiquem com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
horacllos
Novato
|
 |
« Responder #19 : 18 de Novembro de 2009, 19:50 » |
|
Aproveitando o barco, eu estou enfrentando terríveis lentidões e creio também que é porque minha ati xpress 1150 não está instalada, assim tenho o recurso 3d por hardware mas não estou usufruindo. Os procedimentos aqui descritos servem para esta VGA também?
A única distro que instalei e conseguiu instalar meus drivers de primeira, e tb era esse tal de fglrx, foi o Big Linux 4, mas não gostei muito dessa distro.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #20 : 19 de Novembro de 2009, 08:56 » |
|
Repito: no Mandriva, a partir do 2009.1, você não precisa do fglrx para placas de vídeo legadas (anteriores aos modelos HD 2400). Basta usar o Centro de Controle Mandriva para configurar sei vídeo. Creio que seria bom apagar o xorg.conf anterior também. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
horacllos
Novato
|
 |
« Responder #21 : 19 de Novembro de 2009, 13:07 » |
|
Eu usei o CCM para configurar meu vídeo, acontece que por lá nenhum dos modelos corresponde ao meu (Xpress 1150) nem algo parecido. De qualquer forma, se precisa ou não precisa, o recurso 3D não está sendo reconhecido, de modo que tenho que desabilitar todos os efeitos se não quiser ficar com um OS extremamente lento.
Quando citei o fglrx citei não porque o conheço, apenas mencionei que a única distro de linux que reconheceu minha vga e instalou drivers ati foi o biglinux e como vi lá que o driver carregado chamava 'fglrx' imaginei que este fosse o nome do driver proprietário da ati.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #22 : 19 de Novembro de 2009, 13:58 » |
|
Aceite o modelo que o sistema detecta automaticamente que estará auto-selecionado. Deve ser o correto. Fique com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Peter Parker
|
 |
« Responder #23 : 25 de Fevereiro de 2010, 21:27 » |
|
Estou com uma placa dessas também, vem do chipset 690g, o desempenho é realmente muito fraco, beirando o ridículo no linux. Pena.... Temos que esperar que a AMD desenvolva drivers de verdade.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #24 : 26 de Fevereiro de 2010, 21:25 » |
|
Mas, peraí, essa placa é ridícula, mesmo!!! E, não só no Linux!!! Sinceramente, não acho que seja um problema de drivers. Fiquem com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
molivas83
Visitante
|
 |
« Responder #25 : 07 de Março de 2010, 12:45 » |
|
Kidsoeiro Mas, peraí, essa placa é ridícula, mesmo!!! E, não só no Linux!!! Sinceramente, não acho que seja um problema de drivers. Fiquem com Deus. Kra sei que não é uma placa top de linha, mas no windows ela funciona perfeitamente com desempenho satisfatorio, sem uns bugs que são bem feio que aparecem no linux, todo mundo sabe da dificuldade que são as placas de vídeo no mundo linux (drivers que as empresas insitem em ignorar), mas a coisa melhorou muito com as ultimas versões de kernel e Xorg; testei e realmente deu um amelhora significativa não notei bugs mais. Inclusive a AMD já liberou informações e códigos para desenvolvimento de drivers open source com aceleração 3D, para suas placas ATI R600 e R700, incluindo todas da série HD 4xxx. Fonte: http://br-linux.org/2009/amd-divulga-codigo-open-source-para-drivers-3d-nas-r600700/OBS: fonte data de 02/01/2009 quer dizer não sei dizer se já está pronto esse driver opensource. Abraços a todos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
kidsoeiro
|
 |
« Responder #26 : 07 de Março de 2010, 14:27 » |
|
Bom, isso eu não sei, mas, a minha recomendação permanece: tente usar o driver opensource, é o "ati", se quiser editar o xorg.conf manualmente. Fiquem com Deus.
|
|
|
|
|
|
|
|
|