Caitlyn Martin disse em
seu texto considerar a distribuição inviável para o
netbook dela, devido a um bug sério q ela "já estava esperando" (o driver Intel da versão do X.Org mais recente é problemático tanto no Ubuntu 9.04 quanto no novo Mandriva Linux). Para ela, talvez "tudo isso se resolva logo", mesmo assim recomenda esperar pela próxima versão do Mandriva (p/ o netbook dela?). A conclusão dela parece dura, principalmente se se
comparar os outros erros que ela relatou
com o grande número de elogios que ela faz para o Mandriva 20091. Apesar da conclusão dura e injusta dela (seria bom comparar c/ outras avaliações), eu considero o saldo positivo:
Os outros
erros que ela relatou:
1 - "o instalador estimou tempo do processo de instalação de forma imprecisa". (não é grave, é comum, inclusive em outros S.O. )
2 - "não reconheceu a instalação do VectorLinux" (isso não me parece grave, apesar de chato)
3 - "o KDE 4.2.2 que já estava instalado não apareceu como opção e depois apareceu". (não aconteceu comigo, e estou com o Gnome e Kde instalados)
5 - "o Rpmdrake indicava que uma grande quantidade de software no meu sistema estava "órfã", incluindo o KDE 4 inteiro!". (isso sempre aconteceu comigo quando instalei o Mandriva ONE, eu ignoro. No Free isso nunca aconteceu. Considero a preocupação dela super correta)
6 - "No AbiWord, não foi possível ajustar o tamanho da fonte no Mandriva". (isso não ocorreu comigo, instalei o Abiword e não entendi se é da fonte do Abiword ou da Mdv)
7 - "No LXDE e um ícone foi apenas parcialmente excluído, o ícone da lixeira não funcionava" (no Lxde ela considerou que a maioria dos bugs não são sérios)
No mais, é só elogios...
Leia abaixo os
elogios que
Caitlyn Martin dedica, em seu texto, ao Mandriva Linux 2009.1:1 - "Mandriva é
o melhor Linux para novatos".
2 - "uma distribuição extremamente
amigável",
3 - "que não sacrificava a
funcionalidade em prol da
simplicidade".
4 - "tem menos bugs".
5 - "
instalador gráfico muito bem
pensado e
organizado".
6 - "vai servir para a maioria dos usuários".
7 - "opções de
personalização extrema para os usuários mais avançados do Linux".
8 - "versão básica do
particionador gráfico bastante
familiar."
9 - "
opções avançadas permite personalizar
todo tipo de coisa que você possa imaginar, incluindo as opções a serem usadas no arquivo /etc/fstab".
10 - "Para o usuário que manja do assunto, a
gama de opções na instalação consegue ir além das oferecida pelo Slackware Linux.
11 - "Quando tudo for concluído, se houver uma conexão de rede, você vai ter a oportunidade de
instalar todas as atualizações disponíveis desde o lançamento.Incluir esse recurso no instalador foi uma
boa ideia".
12 - "
Fiquei impressionado com o trabalho realizado no instalador do Mandriva Free. No netbook Sylvania eu recebi uma mensagem de erro.Fui ao Centro de Rede do Mandriva e ele
me ofereceu a opção de recuperar "automagicamente" o driver que faltava dos repositórios".
13 - "Para a rede sem fio funcionar eu
não precisei fazer muita coisa além de digitar a senha da minha rede criptografada".
14 - "A instalação do gerenciador de inicialização
identificou corretamente a minha instalação do Ubuntu Network Remix no netbook".
15 - "O Mandriva 2009.1
tem suporte total a netbooks e
configurou corretamente a resolução do meu sistema em 1024x600 pixels".
16 - "Mais uma vez, o Mandriva
fez tudo direitinho e configurou os gráficos corretamente com a resolução padrão de 1024x768 pixel,
a melhor dentre as suportadas pelo Toshiba. Depois da instalação o
hardware todo funcionou".
17 - "O
elogiado conjunto de
ferramentas gráficas de configuração do Mandriva também foi atualizado".
18 - "Eu sempre me impressionei com a capacidade da Mandriva de evitar bugs mais sérios em todos os seus lançamentos".
19 - "Mandriva é sempre belo".
20 - "implementação do KDE 4
é a melhor que eu já vi".
21 - A seleção de aplicativos nos repositórios
é excelente.22 - "As ferramentas gráficas de configuração, como sempre,
são imbatíveis. Desativando alguns serviços no velho Toshiba, o desempenho foi bem razoável — melhor do que eu esperava".
23 - "Todos os aplicativos levíssimos que eu já conhecia de distribuições como o VectorLinux Light
estavam esperando por mim nos repositórios. A maioria funcionou direitinho".
24 - "Ferramentas de gerenciamento de pacotes de
primeira classe".
25 - "as notificações de atualizações
simples e diretas no desktop somadas a um
prático processo de atualização do sistema e a internacionalização e a localização
excelentes".
26 - "Se você usar vários idiomas e
quiser trocar o idioma padrão por usuário ou por sessão, todas as ferramentas de
que você precisa estão presentes".
28 - "Os applets para mudar o layout do teclado
funcionam conforme o esperado".
29 - "Todas essas coisas têm sido características marcantes do Mandriva, e já há algum tempo vem sendo muito
bem executadas na distro".
30 - "quando se trata de oferecer uma solução
fácil de usar para novatos somada a toda a capacidade de personalização que os usuários mais
veteranos possam querer".
31 - "O instalador lidou com meus dois sistemas que costumam ser problemáticos
sem cometer erros".
32 - "As redes com fio e sem fio, o som e a configuração gráfica inicial
apresentaram-se corretamente".
33 - "A seleção de software nos repositórios
é de primeira".
34 - "Aplicativos de que eu gosto (...)
estão disponíveis no Mandriva".
35 - "
Todas as coisas boas que eu passei a esperar do Mandriva
continuam lá".