mandrivabrasil.org - Forum
19 de Maio de 2013, 02:05 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Oi 3G com ZTE MF626 no Mandriva 2009.1  (Lida 14690 vezes)
ricocoelho
Novato
*

Ver Perfil
« : 27 de Junho de 2009, 15:54 »

Vi que assim como eu, muita gente vem tendo dificuldade em configurar o modem 3G no Linux, principalmente alguns modelos específicos. Fiz um tutorial para ajudar, onde consegui configurar o modem no Linux Mint 6 e Mandriva 2009.1. Aqui descrevo como fazer para o Mandriva. Veja o tópico no seguinte link: http://www.guiadohardware.net/comunidade/3g-zte/985232/

Assinei recentemente o plano 3G de 1Mb, promocional da Oi em São Paulo, recebendo desconto para compra do modem ZTE MF 626. Minha idéia era usar no meu netbook, um Acer Aspire One A150 e no notebook da minha mulher, um HP Pavilion dv6230BR.
Particularmente não gosto do Windows, acho ele um SO problemático e lento, mesmo o XP no meu netbook fica lento. O HP há muito já não roda Windows Vista Basic que veio nele, lento que só...
Rodo Linux nos meus computadores. Infelizmente nem todo hardware tem drivers adequados para Linux. Muita coisa é fácil de resolver, como o suporte às placas de vídeo, mas algumas são fo...
Penei um tanto para fazer meu modem 3G rodar no Linux, não existe driver oficial e tudo depende dos forums e ajuda dos outros. Isso me fez escrever este tópico.
Consegui fazer o medem funcionar em duas distribuições bem diferentes, o Mandriva e o Linux Mint, portanto acho bem provável que ele também rode no Debian, Ubuntu, Fedora, etc.
Existem dois sites que merecem ser visitados, aprendi muito com eles, vão abaixo os links:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=50178.0
http://tecnologias.catao.eti.br/?p=299

Inicialmente é necessário instalar o USB Modeswitch. Este programa muda a forma como o modem é reconhecido pelo Kernel. Ao espetar o modem, o sistema o reconhece como um disco externo, é necessário que o código de reconhecimento passe para modem para que o sistema o reconheça como tal.

a) baixe o programa do seguinte link:
http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb_modeswitch-0.9.7.tar.bz2

b) crie um diretório na sua pasta (sugiro drivers, por exemplo) e copie o arquivo para lá.

c) abra um terminal e acesse como root (su <enter> e depois a senha). Vá até o diretório onde foi copiado o arquivo (cd /home/minhapasta/drivers por exemplo). Descompacte o arquivo.
tar -vxjpf usb_modeswitch-0.9.7.tar.bz2

d) Será criada uma pasta usb_modeswitch-0.9.7 no diretório. Lá estarão os arquivos de configuração. Entre na pasta com o comando
cd usb_modeswitch-0.9.7
e rode o comando
make install
Para dúvidas existe um arquivo README explicando como instalar de outras maneiras.

e) Agora é a hora de configurar o programa usb_modeswitch.conf, digite no terminhal
gedit cd/etc/usb_modeswitch.conf
ou algum outro programa de edição de texto (nano, vu, etc.).

f) Procure a seguinte parte do arquivo:
################################################
# ZTE MF628+ (tested version from Telia / Sweden)
# ZTE MF626
#
# Contributor: Joakim Wennergren

;DefaultVendor= 0x19d2
;DefaultProduct= 0x2000

;TargetVendor= 0x19d2
;TargetProduct= 0x0031

;MessageEndpoint=0x01
;MessageContent="55534243123456782000000080000c850 1 0101180101010101000000000000"

# if that command doesn't work, try the other ("eject")
;MessageContent="5553424312345678000000000000061b0 00000030000000000000000000000"

################################################## #

Retire os " ; " e " # " para que esta parte fique assim:

################################################
ZTE MF628+ (tested version from Telia / Sweden)
ZTE MF626

Contributor: Joakim Wennergren
DefaultVendor= 0x19d2
DefaultProduct= 0x2000

TargetVendor= 0x19d2
TargetProduct= 0x0031

MessageEndpoint=0x01
MessageContent="55534243123456782000000080000c8501 0101180101010101000000000000"

# if that command doesn't work, try the other ("eject")
MessageContent="5553424312345678000000000000061b00 0000030000000000000000000000"

################################################## #

g) Salve o arquivo e feche o editor de texto. Estamos quase lá.  Sorriso for&ccedil;ado

h) Desconecte o modem, aguarde cerca de 30 segundos e conecte novamente. Se o modem não estava conectado, então é só conectar. Aguarde as luzes vermelha e azul acenderem.

i) Digite o seguinte comando como root (até agora tudo foi feito como root)
/usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf
Com este comando a luz do modem vai apagar e acender novamente, agora ele já será encontrado como modem.

j) Agora vamos criar um arquivo de informação do modem. Digite no terminal
gedit /usr/share/hal/fdi/information/20thirdparty/20-zte-mf626.fdi
Copie deste site e coloque no editor de texto o texto abaixo.

<!-- -*- SGML -*- -->
<deviceinfo version="0.2">
<device>
<!-- ZTE MF626 HSDPA USB Modem -->
<match key="@info.parent:usb.vendor_id" int="0x19d2">
<match key="@info.parent:usb.product_id" int="0x0031">
<match key="@info.parent:usb.interface.number" int="3">
<append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.07</append>
<append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.05</append>
<append key="info.capabilities" type="strlist">modem</append>
</match>
</match>
</match>
</device>
</deviceinfo>

Salve e feche o arquivo.

k) Toda vez que for conectar o modem é necessário esperar a luz azul acender e então rodar o comando como root
/usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf
Só após a luz apagar e acender o modem pode ser utilizado. Recomendo colocar um ícone no desktop com o comando para rodar como root.

Seu modem já foi reconhecido como modem agora e pode se conectar. Para testar se o modem foi reconhecido digite no terminal como root (em algumas distribuições não é necessário ser root)
lsusb
O modem deve aparecer como:

Bus 00X Device 00X: ID 19d2:0031 ONDA Communication S.p.A.

O chaveamento entre 3G e 2G é automático, a luz fica piscando verde quando está em 2G e azul em 3G.

No Mandriva a configuração é um pouco mais complexa pois apesar do gerenciador de rede encontrar o modem, não consegui configurá-lo para ativar o modem e fazer a conexão.

a) Foi então necessário instalar os seguintes pacotes pelo urpmi ou Centro de Controle do Mandriva.
ppp
wvdial

b)Após ativar o modem com o usb_modeswitch, com o modem conectado digite o seguinte comando
wvdialconf
Ele vai procurar o modem e listar as portas onde ele está conectado. No final você vai encontrar o seguinte texto:

Found a modem on /dev/ttyUSB1.
Modem configuration written to /etc/wvdial.conf.
ttyUSB1<Info>: Speed 9600; init “ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0″
ttyUSB3<Info>: Speed 9600; init “ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0″

c) As portas ttyUSB1 e ttyUSB3 podem ser utilizadas pelo modem, o comando wvdialconf criou o arquivo /etc/wvdial.conf que deve ser editado
gedit /etc/wvdial.conf
Procure deixar o arquivo como este:

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttyUSB1
Auto DNS = on
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","gprs.oi.com.br"
Stupid Mode = on
Modem Type = Analog Modem
Phone = *99***1#
ISDN = 0
Username = oi
Password = oioioi
Baud = 9600

d) Crie o arquivo wvdial no diretório /etc/ppp/peers com o seguinte comando e copie o texto abaixo:
gedit /etc/ppp/peers/wvdial

hide-password
noauth
debug
/dev/ttyUSB1
115200
defaultroute
noipdefault
user “oi”
remotename oi
persist
maxfail 0
ipparam
#name wvdial
usepeerdns

e) Agora é só rodar o wvdial no terminal para conectar. Caso não funcione, tente trocar a porta usada pelo modem de ttyUSB1 para ttyUSB3 nos dois arquivos descritos acima. No meu netbook o modem foi reconhecido nas duas portas, mas só funcionou na porta ttyUSB3.

f) Recomendo criar dois ícones no desktop, um com o comando do usb_modeswitch para não precisar abrir o terminal como root e ficar digitando um comando extenso, e outro com o wvdial. Assim, é só conectar o modem, clicar no ícone usb_modeswitch após a luz ficar azul e clicar no wvdial após a luz ficar azul novamente.

Abraço a todos e boa sorte.
 Piscar
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #1 : 27 de Junho de 2009, 15:55 »

Para quem usa o KDE, provavelmente não será preciso configurar o wvdial na mão, provavelmente basta usar essas informações diretamente no kppp que deve funcionar.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
lioncblu
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 31 de Julho de 2009, 18:45 »

estas inf. são para a OI, mas como configurar o kpp pata a vivo? alguem pode ajudar?
Uso ele em Blumenau Santa Catarina.

no modem ele fornece os arquivos para instalar no UBUNTU (.deb)  e no Fedora e SUSE (.rpm) será que os de base .rpm posso utilizar no Mandriva 2009.1?

se alguem precisar deles posso passar via e-mail! é só pedir!
Lioncblu - M.A.M.E.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 01 de Agosto de 2009, 10:17 »

É bem simples, mas, pode envolver algumas operações não triviais: você pode ter que conseguir as strings de inicialização do modem para funcionar corretamente, mas, esse tuto é bem completo e a cola já está dada:

Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","gprs.oi.com.br"

Abrindo o kppp, você vai na aba modem e manda adicionar. Certifique-se de usar o dispositivo correto. Na inicialização do modem, coloque as strings de inicialização e, no caso da 'init3' acima é só trocar o endereço pela APN da sua operadora na sua área. Se for a mesma, use ela!!! Se não souber, consiga no suporte da operadora. Com isso, basta configurar a conta normalmente, mas, tem que pegar o número para discagem, se não souber, também use o suporte. É um número estranho, como #99*1 ou algo assim. Aí, é só conectar. Talvez seja necessário colocar os endereços dos servidores DNS manualmente no kppp, mais uma vez, o suporte serve para isso!!!
Fique com Deus.

lioncblu
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 02 de Agosto de 2009, 12:39 »

Blz, fiz tudo modifiquei e está tudo rodando, obrigado.
Mas criei um lançador no desktop do gnome apontando para o wvdial, ele conecta o modem, mas não consigo fazer o inverso com o lançador, ou seja fazer o modem se desconectar com isso fico obrigado a desligar o note para que ele seja forçado a desligar e só após isso, remover o modem.
Como faço para desconectar o modem sem ter que reiniciar o note?

Já tentei ir no monitor de rede e desconecta lo por ali, mas ele tenta e não consegue, como matar este processo?

se fizer via terminal logado com o "su" eu simplesmente dou um <Ctrl>+<c> no terminal e fim de papo.
podes  me ajudar novamente?

Para que precisar os dados da VIVO são
Login= vivo
Senha= vivo
nº de discagem= *99#
APN= zap.vivo.com.br
Lioncblu - M.A.M.E.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 02 de Agosto de 2009, 16:52 »

Por que você não usa um discador, como o gnome-ppp ou o kppp, em vez do wvdial?!?! Aí, você pode desconectar direto no ícone que fica na bandeja do sistema. Creio que seja mais simples e até dispensa a criação de atalhos no desktop, poluindo o ambiente.
Fique com Deus.

lioncblu
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 03 de Agosto de 2009, 17:59 »

opa, seguinte, conforme tinha dito antes, já fiz a net funcionar. Mas mesmo assim, resolvi instalar o programa que vem junto com o modem, mas ele dizia que era para o FEDORA e SUSE, ignorei isso instalei ele e apliquei as dependências necessárias e na tela dele refiz a configuração do discador exatamente igual a que já vem com ele e pronto agora estou usando o discador da ZTE que vem junto com o modem, dispensando inclusive o comando /usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf Já que o discador faz este reconhecimento automaticamente.
Com ele eu posso utilizar todos os recursos que a conexão 3G me oferece, sendo mensagens SMS, lista de contatos e acompanhamento da tecnologia utilizada (2G/3G) no momento da conexão e outros mais, tal qual tem na versão windows!

Tentei pelo kppp mas, conecta porem não navega!

ricocoelho, obrigado pelo tutor pois tb foi de grande importância, pois sem ele tb não teria funcionado, pois já tinha testado este discador em solo e não funcionou!

kidsoeiro, obrigado ela ajuda!
« Última modificação: 03 de Agosto de 2009, 21:40 por lioncblu » Registrado

Lioncblu - M.A.M.E.
kidsoeiro
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 03 de Agosto de 2009, 22:01 »

Pelo que já percebi, às vezes, usando os discadores, ele conecta e não navega porque os endereços dos servidores DNS não são devidamente resolvidos. Se é a única conexão que você tem na máquina, você pode colocar os IPs dos servidores DNS no arquivos /etc/resolv.conf e depois dar um atributo de imutável a ele:

chattr +i /etc/resolv.conf

Outra coisa a ser verificada é se vocẽ colocou os DNS manualmente no kppp.
Fique com Deus.

Guruga
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #8 : 29 de Setembro de 2009, 21:29 »

Resolvi fazer como o lioncblu e instalei o discador que vem o modem (a operadora é VIVO). Consegui conectar, mas não consigo navegar. Tentei alterar o DNS, como sugeriu o kidsoeiro, mas não adiantou. Tentei o Open DNS e outros endereços que encontrei na Internet, mas não funcionou. Redefini a rota padrão e nada. Alguém sabe como fazer para conseguir navegar com o discador original do modem?

Os endereços utilizados:
200.220.227.56
200.142.130.10

208.67.222.222
208.67.220.220
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #9 : 30 de Setembro de 2009, 15:08 »

Tive que formatar a máquina e aproveitei para fazer todo o processo indicado pelo ricocoelho. Infelizmente não adiantou. Agora não consigo nem mesmo acessar o modem como pendrive. Estou realmente decepcionado com o Linux neste ponto.

Explico: não é a primeira vez que tento fazer uma configuração toda cabuloza para tentar conectar um computador à internet; e, nas duas vezes, a máquina não era minha e eu estava tentando trazer mais usuários para o mundo do software livre. Das duas vezes, eles (os usuários) e eu ficamos desapontados. A primeira foi com um computador que possuía uma conexão wireless com um provedor de minha cidade, na qual era necessário fazer autenticação via ppp. O computador conectava, autenticava, mas eu era obrigado a ficar alterando a rota padrão manualmente, pois o discador não fazia isso automaticamente.Ainda não encontrei solução para isso.

Agora, novamente o computador conecta (ou conectava, pois depois de tentar todos os tutoriais que encontrei pela internet, nem isso ele faz mais), mas não navega. Me desculpem se pareço rude, mas isso é sim problema do Linux. Não, o problema não é do Linux. Acabei descobrindo que, por ser mais seguro, ele estava bloqueando a conexão. Foi só alterar para que o firewall reconhecesse a conexão e tudo funcionou. Um problema de configuração de rede, em um SO que deveria ser o melhor nesse quesito (e em muitos sentidos é, sejamos justos).

Agora, com que cara vou chegar na empresa e dizer que não será possível utilizar esse computador para conectar à internet 3G. O computador é de uma empresa, e seria a primeira experiência dela com o universo Linux.Agora já posso chegar com a melhor cara do mundo, hehe.

Desculpem pelo desabafo, mas tem coisas que nos deixam realmente chateados. Agora, mais do que nunca, devo pedir desculpas. Como dizem, quem muito fala...
« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 11:33 por Guruga » Registrado
lioncblu
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #10 : 30 de Setembro de 2009, 18:08 »

Guruga, até entendo sua frustração, pois o linux ainda não é tão prático. Peso que vc tente novamente, e fique atento ao que disse lá em cima, eu fiz todos os passos que foi passado pelo ricocoelho e pelo kidsoeiro e a coisa toda só começou a andar depois que instalei o discador, ou seja fiz inclusive as configurações, e só depois de tudo efetuado e instalado que falava no tutor, é tentei uma ultima cartada em instalar o discador que veio com o modem e pimba tudo está melhor que no próprio windos XP/Vista.

Fiz este procedimento em dois notes, um ACER e em um HP. se vc já conseguiu fazer com que ele conecte, talvez só precise refazer as configurações dos arquivos, criando as rotas e tudo mais, verifique tambem se a porta USB não está errada, pois aki o modem é reconhecido em duas portas e se conecta pelas duas, mas só navega em uma delas.
Lembrando que a versão do mandriva usada é a 2009.1
Lioncblu - M.A.M.E.
Guruga
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #11 : 01 de Outubro de 2009, 09:48 »

lioncblu, seu modem continua sendo reconhecido como pendrive? Ele é montado automaticamente?

Pergunto isso, porque no meu isso não ocorre mais. Outra coisa: como não funcionou com as instruções do tutorial daqui, tentei usar um script criado pelo Morimoto e não sei se as alterações que ele faz no sistema podem atrapalhar as postadas aqui. Alguém sabe se teria como retornar o sistema para as configurações originais sem precisar reinstalar tudo? Gostaria de partir do zero, para não ficar preso ao problema de uma configuração interferir na outra.
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #12 : 01 de Outubro de 2009, 11:14 »

Era o FIREWALL. Desativei-o para testar e funcionou.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #13 : 01 de Outubro de 2009, 11:49 »

Bom, não uso o shorewall, então não posso falar dele. As configurações padrão do Firestarter são bastante boas, usa o iptables, por que você não as usa?!?! Comigo, não bloqueia nada que eu precise usar, é muito bem construído o script para criação das regras.
Fique com Deus.

lioncblu
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #14 : 03 de Outubro de 2009, 13:48 »

lioncblu, seu modem continua sendo reconhecido como pendrive? Ele é montado automaticamente?

Pergunto isso, porque no meu isso não ocorre mais. Outra coisa: como não funcionou com as instruções do tutorial daqui, tentei usar um script criado pelo Morimoto e não sei se as alterações que ele faz no sistema podem atrapalhar as postadas aqui. Alguém sabe se teria como retornar o sistema para as configurações originais sem precisar reinstalar tudo? Gostaria de partir do zero, para não ficar preso ao problema de uma configuração interferir na outra.
Sobre ser reconhecido como pendriver, não, ele não é mais mostardo na lista de dispositivos após a execução do discador da vivo ou do comando indicado no script. não sei como ele se comporta se tiver um memoric card nele, não testei!

vc diz que desativou o firewal e funcionou, quer dizer que agora ele conecta e navega? é isso?
Lioncblu - M.A.M.E.
Páginas: [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: