mandrivabrasil.org - Forum
20 de Maio de 2013, 13:47 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como instalar unrar no Mandriva?  (Lida 5963 vezes)
aelioalmeida
Novato
*

Ver Perfil
« : 25 de Setembro de 2009, 16:27 »

Galera, baixei umas músicas, mas quando fui abrir, o Compactador/Descompactador de arquivos exibiu o seguinte erro:

O utilitário unrar não está em seu PATH.
Instale-o ou contate o administrador do sistema.

Depois disso eu baixei o pacote unrar-2.71.tar.gz, mas não consigo instalar. Sou muito novo no Linux Mandriva e já pesquisei em vários tópicos, vários fóruns e nos muitos sites que encontrei, mas eu não soube fazer nada.

Como eu faço pra instalar?
Membro Vitalício

Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #1 : 25 de Setembro de 2009, 16:33 »

camarada aelioalmeida boas vindas,

uma das diversas maneiras é essa:

abra o Konsole ( ou outro Terminal) , logue-se como root e digite:

urpmi unrar

pronto ele irá instalar a mais nova versão.

qualquer dúvida poste aí, dê um retorno dizendo se funfou.

abs,

aanderson
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 16:35 por aanderson » Registrado

Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

"Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória"

aelioalmeida
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 25 de Setembro de 2009, 16:45 »

aanderson,

valeu pelas boas vindas!

mas essa maneira não funfou não, velho...

digitei su
depois a senha
depois digitei urpmi unrar
daí apareceu assim: Nenhum nome de pacote unrar
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 16:49 por aelioalmeida » Registrado
jaguilar
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 25 de Setembro de 2009, 17:15 »

Você não deve estar com as mídias configuradas.

Leia isso aqui: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=2020.0
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 25 de Setembro de 2009, 17:51 »

cara, eu fui lá no site e acho que instalei as tais mídias, mas ainda assim não está dando certo. Segui os passos do easyurpmi e instalei tudo que tinha lá.

depois fui no terminal digitei urpmi unrar de novo e o konsole diz que o comando urpmi não foi encontrado

talvez eu esteja fazendo algo errado, mas já refiz e não consigo descobrir  que pode ser.
Membro Intermediário

Ver Perfil WWW
« Responder #5 : 25 de Setembro de 2009, 18:13 »

O urpmi só pode ser rodado como root!

O caminho mais fácil para você é este: no konsole, digite "mcc" (sem aspas)...ele vai pedir a senha de root. Na janela que abrir vá em gerenciamento de programas (ou o equivalente em português a "software management"), e instalar e remover programas. Nessa janela digita "unrar" (sem aspas) no campo de busca. Se não aparecer o pacote, é porque as mídias não estão configuradas ou estão de forma incorreta.

Se aparecer, é só selecionar o pacote e mandar instalar.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #6 : 26 de Setembro de 2009, 09:48 »

Acho que o unrar está nas mídias plf, então, se não as adicionou, vai em easyurpmi.zarb.org, siga as instruções e adicione essas mídias. Então, o unrar deve aparecer.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
aanderson
Membro Vitalício

Compartilhar, com prazer !

Ver Perfil
« Responder #7 : 27 de Setembro de 2009, 21:47 »

mas não deixe de postar o resultado, mais tempo menos tempo você resolve, e melhor, ganha experiência.

pelo que estou vendo, parece ser repositório mesmo, siga as dicas aí e depois poste.

abs,

Hp DV4 2014BR AMD Turion II Dual Core M500.  ATI M880G Mobility Radeon HD 4200 Vision Premium.  ONE 2011  - migrando .....

"Ao que me deu a vida, dar-lhei-ei a glória"

aelioalmeida
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 27 de Setembro de 2009, 23:08 »

Galera, ainda não consegui!  Embarassado

Fui novamente no easyurpmi e segui as instruções para instalar as mídias PLF. Logo que baixei, apareceu um aviso falando algo sobre não ser possível, pois era necessário um caminho absoluto.  Hein??? Mas aí cliquei para abrir o arquivo baixado e segui com a instalação. Usei as duas opções ("Atualizações Oficiais" & "Fontes de Distribuição"). Depois tentei pesquisar "unrar" no gerenciador de software, mas ele só diz que não foi encontrado.

Tentei pelo konsole também. Coloquei "su", depois digitei minha senha e em seguida "urpmi unrar". O Konsole acusa que não há nenhum pacote unrar.

Nunca pensei que fosse tão difícil ouvir música. Rsrrsrs
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #9 : 27 de Setembro de 2009, 23:51 »

Mesmo sem ter tido necessidade, resolvi instalar o unrar.

Não tive problemas.

O pacote unrar está em mídia Oficial Non-Free. Não é PLF.

Se você configurar esta midia, não deverá encontrar problema em instalar o pacote.
De qualquer forma, para evitar outros problemas, aconselho a instalação das mídias oficiais e das PLF:
main, main updates, contrib, contrib updates, non-free, non-free updates, plf free e plf non-free. Se seu sistema é 64 bits configure ainda,
main32, main32 updates.

Eu acho interessante também configurar as backports:
main backports, contrib backports, non-free backports, plf free backports e, por fim, plf non-free backports.

Todas estas mídias estarão disponíveis se seguires os passos no easyurpmi. Neste caso, algumas mídias estarão disponíveis mas desabilitadas. Você pode habilitá-las no MCC, "Configuração de mídias para ....."

Boa sorte.
Visitante
« Responder #10 : 28 de Setembro de 2009, 01:26 »

Galera, ainda não consegui!  Embarassado

Fui novamente no easyurpmi e segui as instruções para instalar as mídias PLF. Logo que baixei, apareceu um aviso falando algo sobre não ser possível, pois era necessário um caminho absoluto.  Hein??? Mas aí cliquei para abrir o arquivo baixado e segui com a instalação. Usei as duas opções ("Atualizações Oficiais" & "Fontes de Distribuição"). Depois tentei pesquisar "unrar" no gerenciador de software, mas ele só diz que não foi encontrado.

Tentei pelo konsole também. Coloquei "su", depois digitei minha senha e em seguida "urpmi unrar". O Konsole acusa que não há nenhum pacote unrar.

Nunca pensei que fosse tão difícil ouvir música. Rsrrsrs

http://docs.mandriva-br.org/2009.1/docs/centro_de_controle_da_mandriva_linux_-_mcc_-_drakconf/gerenciar_programas veja os videos que estao ahi, sao novos e tem otima qualidade.
Olha essa imagem
Ve onde dis "TODOS" e "TODOS", midias: http://docs.mandriva-br.org/mandriva/midias e os videos http://www.youtube.com/watch?v=9kioCQNZrxE e http://www.youtube.com/watch?v=GnhBquGiUL8
Veja esses videos, foraom feitos com carinho  Embarassado
Por ultimo:
Código:
[wilson@localhost ~]$ urpmq -i unrar
no existe xml info para el soporte «Non-free», sólo resultados parciales para el paquete unrar
Name        : unrar
Version     : 3.80
Release     : 2mdv2009.1
Group       : Archiving/Compression
Size        : 195729                       Architecture: i586
Summary     : Decompressor for .rar format archives
E http://docs.mandriva-br.org/mandriva/compactar_e_descompactar
« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 01:30 por willbdk » Registrado
aelioalmeida
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #11 : 29 de Setembro de 2009, 13:10 »

Pessoal,

Quando eu vou no EasyUrpmi e clico em "Adicionar mídias", o arquivo é baixado. Mas logo em seguida aparece o seguinte aviso:

"<url> inválida (para diretório local o caminho deve ser absoluto)"

O que isso significa? Isso pode ter alguma relação com o fato de eu não estar conseguindo instalar o Unrar? Como faço para corrigir esse erro?
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 13:12 por aelioalmeida » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #12 : 29 de Setembro de 2009, 14:16 »

Provavelmente... Esse erro deve ter feito com que alguns repositórios não tenham sido configurados corretamente.

Vá no MCC, remova todas as mídias e adicione-as novamente pelo easyurpmi até não haver nenhum erro. Não se esqueça das PLF.
aelioalmeida
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #13 : 29 de Setembro de 2009, 14:41 »

Antes, eu estava escolhendo "auto-detectar", no EasyUrpmi, para versão e para arquitetura.

Até que notei que, quando eu abria o meu MCC, a versão que mostrava na barra de título era 2008. Segui a instrução do EasyUrpmi e, então, mudei para a interface antiga.

No passo 1 selecionei "2008.0" para a versão e como não sabia minha arquitetura, fui buscar, no google, como descobrir. Encontrei que devia digitar no Konsole o comando "uname -a" e foi o que fiz. Porém, a versão que lá apareceu (2009), contrastava com o que vi no MCC. A arquitetura (i686) também me deixou confuso, pois não havia essa opção, no EasyUrpmi.

Resolvi chutar, selecionei a versão 2008, a arquitetura i586, package manager urpmi e passei para o passo 2.

No primeiro quadro do passo 2, selecionei "Brazil (http://mandriva.c3sl.ufpr.br)" e marquei todas as caixas. Segui para o segundo quadro, selecionei "(http://mandriva.cointech.net)" e marquei todas as caixas também.

Segui para o passo 3 e fui digitando, no Konsole os comandos solicitados.

Os 4 primeiros deram certo. Mas o 5º já não deu mais.

Queria saber se o que fiz está certo e o que preciso fazer para que o 5º e os outros também dêem certo?
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #14 : 29 de Setembro de 2009, 15:12 »

Para os PLFs, use um repositório da França ou Espanha. Esse que vc está tentando é da Rússia e eu não sei a confiabilidade dele.
Páginas: [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: