mandrivabrasil.org - Forum
19 de Junho de 2013, 02:49 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dificuldades para instalar placa nvidia  (Lida 2671 vezes)
aeduardo
Novato
*

Ver Perfil
« : 15 de Setembro de 2006, 21:28 »

Olá pessoal!
Estou com dificuldade para encontrar algumas da mídia que foram anteriormente citadas no Forum e também definir as condições de versão e atualização do kernel.
1 -São as seguintes midia:
libnvidia-xorg1-8762-0.1.20060plf
libnvidia-xorg1-devel-8762-0.1.20060plf
nvidia-xorg-8762-0.1.20060plf
2 - Sobre o meu Linux 2.6.12-17mdk-i586-up-1GB #1 Mon Feb 13 12:49:13 MST 2006 i686 Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz, encontrei o kernel-source-2.6.12-24mdk, posso fazer a atualização do kernel citado, não terei nenhum problema no sistema. Encontra-se a Versão 2.6.12 , mas não está com a atualização em 17mdk.
4-Meu xorg.conf está assim o device
Section "Device"
    Identifier "device1"
    VendorName "nVidia"
    BoardName "NVIDIA GeForce FX (generic)"
    Driver "nv"
    Option "DPMS"
EndSection
Fiz diversas pesquisas de plf free e plf non free.
Aguardo uma ajuda para resolver esta instalação.

Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 15 de Setembro de 2006, 23:36 »

Tópico q trata sobre esse assunto por completo: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=36.0

Site que da o comando para adicionar novas mídias, como as PLFs: easyurpmi.zarb.org

Tutorial do site que ensina a mexer com as mídis e instalar/remover programas: http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/

Se vc for utilizar os drivers da mídias PLF, elas tem q ter exatamente a mesma versão do seu kernel, se quizer atualizar o kernel para o mais novo, desinstale os driver nvidia plf e de download do site da nVidia.

No xorg.conf quando está com Driver "nv" significa q está utilizando o driver genérico sem aceleração 3D. Para usar o driver proprietário q vc instalou e ter aceleração 3D, vc deve deixar Driver "nvidia".
Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
aeduardo
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 17 de Setembro de 2006, 22:59 »

Olá Pessoal.

Acredito que não me expressei bem sobre as dificuldades de instalação das midias para NVIDIA.
O kernel 2.6.12-17mdk, eu não encontrei, portanto, acredito que terei de fazer update para o kernel 2.6.12-24mdk. Acho que se eu fizer o update do kernel, a minha interface de idiomas, que atualmente é pt.BR, vai ser alterada?
Por esse motivo fiz a pergunta se poderia fazer o update para o kernel 2.6.12-24mdk.
As midia, libnvidia-xorg1..; libnvidia-xorg1-devel-..; nvidia-xorg-.., são necessária, mas não foram encontradas.
O que aparece no centro "xorg1" não é termo específico, pois os titulos das midias foram colhidos em Post aqui no Forum, e portanto podem ser específica do colega que fêz a exposição do assunto.
A leitura dos sites informados foram de grande valia.
Eu gostaria de saber bem o que vou fazer e por isso estou procurando saber mais sobre o assunto.
Desde já, agradeço e continuamos o assunto...,

« Última modificação: 21 de Setembro de 2006, 20:08 por aeduardo » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 18 de Setembro de 2006, 11:57 »

aeduardo,

Atualizar o kernel não modifica o suporte a pt_BR nem nenhuma outra língua. Você pode e DEVE fazer a atualização do kernel em sua máquina. Aliás, a última versão é a 2.6.12-25mdk, e não mais a 24.

Use

urpmi  dkms-nvidia nvidia nvidia-devel  kernel-2.6.12.25mdk  kernel-source-2.6.12.25mdk

para instalar os pacotes necessários. Você terá que reiniciar a máquina para usar o kernel-2.6.12.25mdk. Se tudo estiver OK, ao iniciar a máquina o dkms irá compilar e instalar o driver da Nvidia sem problemas. Nas próximas vezes ele só checará se o módulo nvidia apropriado para o seu kernel existe.

Realmente aquele tópico do driver nvidia está confuso porque fala da instalação de alguns pacotes que não estão na mídia plf-nonfree, mas na mídia club.commercial_x86-32_2006, exclusiva dos membros do Mandriva Club (ou seja, para quem paga).

Observe que no PLF há também as versões "legacy" (legadas) do driver da nvidia, que correspondem a versões mais antigas (da séria 7xxx) do driver e recomendadas quando sua placa tem algum problema com os drivers da série 8xxx (caso das primeiras placas TNT e TNT2). Nesse caso, basta instalar com

urpmi  dkms-nvidia_legacy nvidia_legacy nvidia_legacy-devel kernel-2.6.12.25mdk  kernel-source-2.6.12.25mdk

Aproveitei também e postei naquele tópico a conclusão resumida da estória toda

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=36.msg4548#msg4548
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 21:44 por Manoel Pinho » Registrado

aeduardo
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 21 de Setembro de 2006, 20:01 »

Olá Pessoal!

Estou novamente de volta e já fiz alguns passos, mas ainda faltam mais.
1 - Fiz as instalações de Kernel-source(25), Nvidia (0-8774)etc..
Ainda estou com dúvidas sobre o que foi feito, trata-se de testes e o "xorg.conf" que não apresentou as alterações esperadas.

Section "Module"
    Load "dbe" # Double-Buffering Extension
    Load "v4l" # Video for Linux
    Load "extmod"
    Load "type1"
    Load "freetype"
EndSection

Section "Device"
    Identifier "device1"
    VendorName "nVidia"
    Driver "nv"
    Option "DPMS"
EndSection

2 - Está é a resposta que obtive quando fiz o comando abaixo;/
aeduardo@localhost:]$sbin/lsmod | grep nvidia
nvidia               4528852  0
agpgart                29000  1 nvidia
i2c_core               17360  1 nvidia

Ao que tudo indica nas coletas que fiz no Forum, é que com as informações de resposta acima, caracteriza que os driver da NVIDIA está instalado.
3 -Como root tentei editar o "xorg.conf" e "modprobe.preload" com o "Kate", e fazer as alterações  que os post informavam. Salvei as alterações, entretanto quando fazia o reboot e voltava a verificar, parecia que as alterações não foram gravadas. Somente o modprobe.preload ficou, e está logo abaixo:
O modprobe.preload está assim:
# /etc/modprobe.preload: kernel modules to load at boot time.
#
# This file should contain the names of kernel modules that are
# to be loaded at boot time, one per line.  Comments begin with
# a `#', and everything on the line after them are ignored.
# this file is for module-init-tools (kernel 2.5 and above) ONLY
# for old kernel use /etc/modules
#sis-agp
nvidia
A última linha "nvidia" foi inserida na mão.

4 - Utilizei um outro comando para saber o seguinte:

[root@localhost /]# glxinfo
name of display: :0.0
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Error: couldn't find RGB GLX visual

visual  x  bf lv rg d st colorbuffer ax dp st accumbuffer  ms  cav
 id dep cl sp sz l  ci b ro  r  g  b  a bf th cl  r  g  b  a ns b eat
----------------------------------------------------------------------
0x21 24 tc  1  0  0 c  .  .  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
0x22 24 dc  1  0  0 c  .  .  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None
Mesmo comparando com outras informações do Forum, não consigo chegar a uma informação que seja mais consistente da instalação da NVIDIA.

Por hoje chega, já tem muita dúvida...
Até mais....
AEduardo.

Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 21 de Setembro de 2006, 21:27 »

Faltam duas coisas:

- Em Section "Device", o driver deve ser nvidia e não nv

Driver "nvidia"

- Em Section "Module", adicione:

Load "glx" # 3D layer

falou.
aeduardo
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #6 : 22 de Setembro de 2006, 15:11 »

Olá Pessoal!

Boa tarde.

Olá doutor.zero, fiz as alterações que vc recomendou, entretanto não obtive o resultado esperado.
1 - Optei por fazer alteração fora do X (entendo que seja o modo gráfico), fiz um login como root e editei o arquivo xorg.conf . Fiz as alterações, chegando ao final o pront fica pescando sob a última palavra "EndSecttion" e não se altera com nenhuma tecla acionada. Voltei ao sistema e verifiquei  que não houve nenhuma alteração.
2 - Verifiquei que existia um arquivo assim "xorg.conf~" e que estava com todas as alterações no "Module" e "Divice" . Renomei este arquivo para "xorg.conf" e mandei salvar reescrevendo, fiz uma verificação e constatei que estavam lá as alterações. Apliquei um reboot no sistema e novamente constatei que as alterações havim retornado ao incio, ou seja o "Module" e "Divice" continuavam as mesmas.
3 - Saindo do X, (mesmo dentro do terminal no grafico o fato é igual)faço um login como root e seguir  # vi /etc/X11/xorg.conf aparece inicialmente uns dizeres de Attention e a seguir algumas informações sobre o arquivo xorg.conf.swap , na última linha: (O) Open Read ; (E) Edit ; (R) Recover ;  .... etc., escolho o (E) e ai aparece o arquivo xorg.conf e faço as alterações na mão. Após isso não consigo fazer salvar o arquivo, pois não aceita nenhuma alteração no teclado, conforme descrito no item 1.

Novato sofre, mas fazer o que, vamos em frente...
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #7 : 22 de Setembro de 2006, 16:40 »

Você pode editar o xorg.conf (como root) usando o qualquer editor de texto dentro do KDE mesmo. Depois é só reiniciar com Ctrl-Alt-Backspace.

Mas eu nunca ví esses erros que você fala.

Talvez seja melhor você configurar novamente o X pelo XFdrake, escolhendo a placa de vídeo, resolução e o monitor. Se você tiver os repositórios plf configurados o driver proprietário será instalado e configurado automaticamente. Para fazer isso  aperte Ctrl-Alt-F1, logue como root e digite init 3. Quando terminar digite init 5.
Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 22 de Setembro de 2006, 23:03 »

Se vc não sabe alterar o arquivo na mão, então esqueça e faça o seguinte. Como root, pode ser no modo texto mesmo, execute o comando nvidia-xconfig que ele altera o xorg.conf pra vc. Depois basta reiniciar o X!
aeduardo
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #9 : 25 de Setembro de 2006, 20:56 »

Olá Pessoal!
Boa noite.
Vortemos ao assunto da nvidia..., me desculpem a bricadeira, mas retorno com boas notícias.
Antes, quero agradecer ao M. Pinho, doutor.zero e Ethar`Za pelas informações disponibilizadas e que me ajudaram bastante.
1- No processo de instalação de driver da NVIDIA, estava faltando instalar as mídia "dkms-nvidia" e "nvidia-8774". A placa NVIDIA está funcionando basta verificar a sessão "Module" e "Divice" do "xorg.conf" logo a seguir:
Section "Module"
    Load "extmod"
    Load "type1"
    Load "freetype"
    Load "/usr/X11R6/lib/modules/extensions/nvidia/libglx.so"

Section "Device"
    Identifier "device1"
    VendorName "nVidia"
    Driver "nvidia"
    Option "DPMS"
    Option "IgnoreEDID" "1"
EndSection

2- Outro tópico importante para observar é o comando glxinfo, que com base em algumas informações repassadas no Forum, os dados coletados caracterizam que a placa nvidia está funfando.

[root@localhost /]# glxinfo
name of display: :0.0
display: :0  screen: 0
direct rendering: Yes
server glx vendor string: NVIDIA Corporation
server glx version string: 1.4
server glx extensions:

3 - Acredito que ainda faltam instalar algumas midias complementares, como a abaixo. Para exemplificar, retirei a expressão "xorg1", com base em post no Forum, em que a expressão citada trata-se de midia proprietária. Ainda não encontrei estas mídia que estou referindo, vou melhorar a procura por elas.
Gostaria de saber se estas tais midia são necessárias e se confere a suas expressões para a localização?

libnvidia-8774-0.1.20060plf
libnvidia-devel-8774-0.1.20060plf

4 - Gostaria de saber se a configuração pelo XFdrake está certa, ela é a seguinte:
Placa GeForce FX (generic)
Monitor - 1024X768 @ 70 Hz.
Resolução - 1024X768 24 bpp.
Testar
Opções.

Ao fazer a verificação de resolução do monitor ao iniciar o sistema pelo CCM-Resolução do Monitor, deparo-me com o valor de 800x600. Porquê esse valor não está igual a resolução mostrada acima?

5 - Hoje o vídeo do meu monitor parace maior do que é, ou seja a barra de tarefas e icones de "bem vindo ao Mandriva", "Dispositivos", "Pasta do Usuário" e o "Lixo" ficam fora do tamanho da tela. Mas quando direciono o cursor para as bordas a tela se movimenta.
Isto só apareceu após a instalação das últimas mídias que executei, será que isto está certo?

Bom por hoje é isso, já estou andando melhor...
Um abraço, a todos.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 21:04 por aeduardo » Registrado
Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 28 de Setembro de 2006, 22:04 »

Se a placa ta funcionando não precisa instalar + nada, e se vc quizer instalar por desencargo de conciencia, vai fundo, desde q o urpmi não diga q vai remover ou atualizar nada por causa desses pacotes.

Quanto a resolução, no xorg.conf na seção do monitor, vc deve ter algo com:
Subsection "Display"
       Depth 24
       Virtual 1024 768
   EndSubsection

Mude para:
Subsection "Display"
       Depth 24
       Modes "1024x768" "800x600" "640x480" "320x240"
   EndSubsection

E se seu monitor suportar resoluções maiores, pode por na linha Modes também.
aeduardo
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #11 : 09 de Outubro de 2006, 20:52 »

Olá pessoal, estou de volta.

A princípio posso garantir que a placa NVIDIA está em pleno funcionamento com a ajuda dos amigos deste Forum.
Executei testes de aceleração 3D simples, um deles foi executar no terminal o “glxgears”, onde aparece um conjunto de engrenagens em movimento em 3D.

O restante desta etapa são as dimensões maiores do vídeo, o que estou tentando resolver, mas estou precisando de algumas informações complementares.
1 – As recomendações para inserir no xorg.conf  algumas alterações de resolução de video nos itens “Subsection Display”, mas o problema continuou. Em primeiro lugar efetuo as alterações como root e faço a verificação de que xorg.conf está gravado corretamente no diretorio /etc/X11/ . Faço o reboot na maquina e não há nenhuma alteração. Volto a verificar com um editor de texto o “xorg.conf” e para minha surpresa, lá está as configurações padrão de 800x600 e assim o video não é alterado. Volto a fazer as alterações através XFdrake  e verifico que estas alterações foram feitas e encontram-se gravadas. Faço um reboot conforme o XFdrake recomenda e novamente as alterações não foram implementadas. Me encontro no momento com estas dificuldades.
2 – Observei que no diretório  /etc/X11/   existe um arquivo (link) “ XF86Conf” que é identico ao “xorg.conf” e não sei porque isto.
3 – A seguir estou colocando o meu “xorg.conf”  com as alterações recomendadas, nas “Subsection "Display" em negrito e inclinado.
ESTE É O MEU “XORG.CONF” - Com as alterações mas que não são implementadas quando faço o reboot.
# File generated by XFdrake.
# **********************************************************************
# Refer to the XF86Config man page for details about the format of
# this file.
# **********************************************************************

Section "Files"
    # Multiple FontPath entries are allowed (they are concatenated together)
    # By default, Mandrake 6.0 and later now use a font server independent of
    # the X server to render fonts.
    FontPath "unix/:-1"
EndSection

Section "ServerFlags"
    #DontZap # disable <Crtl><Alt><BS> (server abort)
    #DontZoom # disable <Crtl><Alt><KP_+>/<KP_-> (resolution switching)
    AllowMouseOpenFail # allows the server to start up even if the mouse does not work
EndSection

Section "Module"
    Load "extmod"
    Load "type1"
    Load "freetype"
    Load "/usr/X11R6/lib/modules/extensions/nvidia/libglx.so"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier "Keyboard1"
    Driver "keyboard"
    Option "XkbModel" "abnt2"
    Option "XkbLayout" "br"
    Option "XkbOptions" "compose:rwin"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier "Mouse1"
    Driver "mouse"
    Option "Protocol" "ExplorerPS/2"
    Option "Device" "/dev/mouse"
    Option "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier "monitor1"
    VendorName "Generic"
    ModelName "1024x768 @ 70 Hz"
    HorizSync 31.5-57.0
    VertRefresh 50-70

# TV fullscreen mode or DVD fullscreen output.
    # 768x576 @ 79 Hz, 50 kHz hsync
    ModeLine "768x576"     50.00  768  832  846 1000   576  590  595  630

# 768x576 @ 100 Hz, 61.6 kHz hsync
    ModeLine "768x576"     63.07  768  800  960 1024   576  578  590  616
EndSection

Section "Device"
    Identifier "device1"
    VendorName "nVidia"
    Driver "nvidia"
    Option "DPMS"
    Option "IgnoreEDID" "1"
EndSection

Section "Screen"
    Identifier "screen1"
    Device "device1"
    Monitor "monitor1"
    DefaultColorDepth 24

Subsection "Display"
        Depth 8
        Virtual 1024 768
    EndSubsection

Subsection "Display"
        Depth 15
        Virtual 1024 768
    EndSubsection

Subsection "Display"
        Depth 16
        Virtual 1024 768
    EndSubsection

Subsection "Display"
        Depth 24
        Virtual 1024 768
    EndSubsection
EndSection

Section "ServerLayout"
    Identifier "layout1"
    InputDevice "Keyboard1" "CoreKeyboard"
    InputDevice "Mouse1" "CorePointer"
    Screen "screen1"
EndSection
4- Estou trabalhando agora para atualizar a Section "Monitor", com a especifição real do meu monitor. Não sei se dará algum resultado, mas comparando com um outro “xorg.conf” exposto no Forum, verifiquei que a section “monitor” é mais detalhada do que o “xorg.conf” que está no meu PC.
Peço desculpa por este diário, mas se faz necessário.
Abraço
Aeduardo.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #12 : 22 de Outubro de 2006, 19:10 »

Olá pessoal, estou de volta.

O assunto anterior, em solicitei algumas informações para resolver o problema do video com a aparencia maior, devo informar que com o Mandriva One 2007, conseguir resolver o assunto fazendo a nova instalação de vensão mais atualizada.
Assim considero o post anterior solucionado. Mas, quem usa linux, certamente voltará a solicitar ajuda.
Grato a todos.
AEduardo.
  Imprimir  

Ir para: