mandrivabrasil.org - Forum
23 de Maio de 2013, 22:23 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Resolvido] Alterar Driver de Vídeo / Alterar Listagem do Boot  (Lida 2073 vezes)
brunofeliped
Novato
*

Ver Perfil
« : 16 de Setembro de 2006, 01:17 »

Saudações amigos sou novo aqui no fórum e estou com uma dúvida com relação ao Mandriva 2006 ...
tenho uma seguinte máquina aqui como teste
Celeron 2.13 / 1Gb DDR 400 / Placa Mãe PC-CHIPS P25G (som/vga/lan/modem) / HD 250Gb SATA2 ...

Tenho particionado 40Gb (windows) / 10Gb (linux) / +ou- 200gb (tranqueiras) ...

Instalei o XP na 1ª partição, td OK e funcionando ... instalei o mandriva na Segunda e tbm instalou normal porém não está subindo o modo gráfico, concerteza devo ter colocado o modelo errado da placa de vídeo ...

Agora a dúvida é essa ... como que faço pra corrigir a burrada Hein??? o modo texto sobe normal, porém ñ manjo muito de linux instalei exclusivamente pra aprender mais ...
Dei uma olhada pelo Windows e o que me aparece no modelo de placa de vídeo é a seguinte "VIA/S3G UniChrome Pro IGP" (me corrigam se estiver errado ...

-----------
Agora a 2ª dúvida coloquei aqui mesmmo p/ evitar de ficar poluindo o forum ... acredito que seja fácil, qnd dá o boot ele carrega o LILO com a listagem:
linux
linux-nonfb
failsafe
windows

Gostaria de alterar a ordem, deixa o Windows primeiro na lista pq sempre acabo esquecendo de dar o Enter aí como o linux é o 1º da lista é ele q carrega aí tem q reiniciar e é um saco ...

Desculpa ter enchido o saco...
É isso aí conto com a ajuda de vcs ...
um Abraço a todos ...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2006, 15:04 por brunofeliped » Registrado

A verdadeira bravura de um homem está em chegar em casa de madrugada bêbado, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito de perguntar, Vai varrer ou vai voar?
Ethra'Za
Membro Vitalício

Asta la VISTA, Bill

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : 16 de Setembro de 2006, 02:47 »

Faça o login no modo texto como usuário root e execute o comando mcc. No menu vai ter Display e é la q vc configura sua placa de video.
 Se não souber qual escolher, vá em Xorg (no final da lista de placas) e escolha SiS. Se não funcionar com o driver SiS, volte la e escolha Vesa (99.9% das placas de video funcionam com esse driver com 16-bits de cor), se não funcionar com esse, volte e tente com fb.

Depois que vc entrar no gráfico, quase tudo de básico q vc pode querer configurar da pra fazer pelo MCC (aka. Configurar seu computador), inclusive alterar a sequencia de boot, que é o q vc quer.

Mas só pra vc ir aprendendo, o q vc quer está no arquivo /etc/lilo.conf, é só alterar a linha q atualmente deve estar como Default="linux" e trocar para uma das outras opções da lista, Default="windows" no seu caso.
 Salvo o arquivo é só executar o comando lilo para gravar a nova configuração na MBR do disco.
Nome: Allan Brazute Alves
Profissão: Admin Linux / Desenvolvedor Ajax (ExtJS+PHP)
Formação: Design Gráfico
Hobby: Programação e Jogos
Hardware: Machines
brunofeliped
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 16 de Setembro de 2006, 15:04 »

Obrigado Ethra'Za ... consegui resolvendo desse modo mesmo ...
fui no VESA e funcionou perfeito ...

Obrigado pela ajuda
A verdadeira bravura de um homem está em chegar em casa de madrugada bêbado, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito de perguntar, Vai varrer ou vai voar?
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: