mandrivabrasil.org - Forum
24 de Maio de 2013, 16:58 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Erro fatal no X  (Lida 2016 vezes)
JG
Novato
*

Ver Perfil
« : 11 de Outubro de 2009, 10:48 »

Bom dia!

Primeiramente, não sabia onde pôr esse tópico. Acredito que por se tratar do Xorg, ele deva ficar aqui. Sorridente

Gente, estou tendo um problema muito chato com o Mandriva. O X simplesmente morre aleatóriamente, e me faz ficar logando toda hora. Não há nada aparente que dispare o problema: ele simplesmente reinicializa, como um ctrl+alt+backspace.

Fui no gnome-system-log, e ele lista esse erro aqui:

Oct 11 10:39:02 JG gdm-binary[14075]: WARNING: gdm_slave_xioerror_handler: Erro fatal no X - Reinicializando :0

Procurei no google, e parece ser um problema meio genérico. Não achei solução...

Alguém pode me ajudar?
Obrigado!
Visitante
« Responder #1 : 11 de Outubro de 2009, 16:17 »

gdm_slave_xioerror_handler

Veja se acontece com outro "desktop" (KDE, LXDE, etc...).
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 11 de Outubro de 2009, 20:38 »

Olá atf, boa noite!

Ok, tentarei a sua dica. Instalarei outro ambiente gráfico.

Mas antes, gostaria de saber: há como desinstalar um ambiente gráfico, para ficar com apenas 1? Lembro-me que no ubuntu não consegui fazê-lo...

Obrigado!
Membro Vitalício

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : 11 de Outubro de 2009, 21:29 »

Como já identifica o erro, trata-se de um problema com o gerenciador de login, no caso, o GDM. Você pode procurar atualização para ele, através do instalador de programas, ou instalar o KDM. Se você utiliza só o gnome, não haverá problema nenhum. O gerenciador de login é só para isso mesmo, ou seja, para efetuar o login na máquina. Existe outros gerenciadores, como o do enlightment, mas acho-o com poucas opções de configuração. Quanto aos ambientes gráficos, a resposta é sim. Você pode desinstalar um se tiver vários. Mas faça isso somente se tiver com problemas de espaço no hd. Caso contrário, não justifica. Você pode ser obrigado a instalar novamente algumas libs quando instalar outros programas.

Paz e bem!
Ricardo Rabelo Mota
Paz e Bem!
willbdk
Visitante
« Responder #4 : 12 de Outubro de 2009, 11:02 »

Triste da tempo de ir no MCC? nao lembro si da para trocar isso pela console, mesmo assim lembre 'drakconf' pela console.
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #5 : 12 de Outubro de 2009, 19:24 »

Boa noite! Obrigado pelas respostas.

Tentei instalar o KDM, e o selecionei pelo drakconf. Mas, adivinhem só, ele também morreu como o GDM...

Oct 12 19:05:52 JG kdm[2897]: X server for display :0 terminated unexpectedly

Acho que o problema é com o xorg.......

Alguém tem mais alguma ideia?

Obrigado novamente!
Visitante
« Responder #6 : 12 de Outubro de 2009, 20:01 »

Deletando o xorg.conf dentro de /etc/X11 e reconfigurando com XFdrake?
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 13 de Outubro de 2009, 20:08 »

Boa noite!

willbdk, segui a sua dica, mas ainda assim, o X insiste em dar problemas... Mas agradeço seu reply.

Mais alguem? hehehe, ja estou ficando chateado. Puxa vida, nao dei certo com o Ubuntu, nao dei certo com o Fedora, estou tendo problemas com o Mandriva... Nao queria voltar pro rWindows. hehe....

Desculpem o desabafo....

Obrigado
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #8 : 13 de Outubro de 2009, 20:21 »

Qual é a sua versão do mandriva, sua placa de vídeo e que driver está usando.

Fico com o computador ligado horas todos os dias e o X não dá nenhum erro não.
JG
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #9 : 13 de Outubro de 2009, 22:37 »

Boa noite Manoel!

Estou usando o Mandriva 2009.1 Spring, minha placa de vídeo e ATi Radeon Xpress200M e o driver que estou utilizando, segundo o xorg.conf, é o ati.

Outra coisa que aconteceu ha pouco, e que acontecia com outros linuxes que usei, é eu retornar o note do modo 'suspender' e ele não habilitar o teclado. Não tive como digitar a senha, e precisei reiniciar...

Obrigado!
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 22:39 por JG » Registrado
Manoel Pinho
Administrador
Membro Vitalício

inVISTA no seu conhecimento aprendendo linux !

Ver Perfil WWW
« Responder #10 : 14 de Outubro de 2009, 19:38 »

Vamos por partes. O problema de hibernação em notebooks é mais complicado e depende muito do modelo de notebook que você tem.

Por que você não instala o driver fglrx da própria ATI ? Além de ter aceleração 3D, você terá vários outros tipos de controle sobre a placa de vídeo e pode ter mais estabilidade.

Além disso, como sua placa de vídeo é onboard, ela usa parte da memória RAM como memória de vídeo. Teste sua memória com o memtest86+ e veja como está a temperatura e tensões da fonte, caso seja possível ver na sua BIOS.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: