mandrivabrasil.org - Forum
22 de Maio de 2013, 16:32 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 3G da Claro no 2009.1 conecta mas não funciona!!! (RESOLVIDO)  (Lida 7191 vezes)
rafaelmaia
Novato
*

Ver Perfil
« : 27 de Junho de 2009, 13:53 »

Povo,

Acabei de instalar o Mandriva 2009.1 (DVD) no meu notebook (Positivo Z76) mas não estou tendo sucesso na configuração da minha internet 3G. Uso um modem Huawei da operadora Claro. Configurei a internet do mesmo jeito que fazia no 2009.0:

PIN: 3636
nome da rede: bandalarga.claro.com.br
usuário e senha: claro

Mando conectar e acende o led azul claro no modem acusando que a conexão está ativa. Mas no que mando abrir algum site no Firefox nada acontece e quando tento atualizar as mídias também não consigo e aparece a informação "Não foi possível encontrar um espelho da lista $MIRRORLIST".

Desconecto, volto ao Centro de Rede para atualizar a conexão, não consigo e aparece a informação "Verifique se o SIM card está inserido".

Já desativei o Firewall e tb não adiantou.

O que pode estar errado?Hein????

Abraços,
« Última modificação: 22 de Julho de 2009, 03:03 por rafaelmaia » Registrado
rachid
Membro Vitalício

Recife - PE

Ver Perfil
« Responder #1 : 27 de Junho de 2009, 14:15 »

Vê se resolve.

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=7199.msg39589#msg39589
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb
Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3
Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv
ricocoelho
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #2 : 27 de Junho de 2009, 15:33 »

Usei o Wvdial no meu netbook para fazer funcionar o modem. Apesar de corretamente instalado e detectado pelo gerenciador de redes do Mandriva, ele pedia o PIN, e após pedia para inserir um SIM válido. Optei por usar o Wvdial para conectar e o gerenciador de redes somente detecta a conexão e disponibiliza para os aplicativos. Dê uma olhada no seguinte tópico.
http://www.guiadohardware.net/comunidade/3g-zte/985232/
Abraço.
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #3 : 27 de Junho de 2009, 15:47 »

Isso acontece comigo esporadicamente. Para mim, resolve desplugando o modem e justamente tirando e reinserindo o cartão... no mais, ele até conecta, mas, o DNS é resolvido erradamente e, aliás, os servidores da Claro não funcionam para mim, então, eu uso os do OpenDNS.
Fique com Deus.

Uploaded with ImageShack.us
rafaelmaia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #4 : 29 de Junho de 2009, 11:33 »

rachid - quando escrevi no console krwite /etc/ppp/options/ veio o seguinte texto:

kdeinit4: preparing to launch /usr/lib/kde4/libexec/klauncher
klauncher (6900) kdemain: No DBUS session-bus found. Check if you have started the DBUS server.
kdeinit4: Communication error with launcher. Exiting!

é um erro, não? nem tentei, em seguida, colocar o ipcp-max-failure 30, pq achei q não daria certo após essa mensagem

ricocoelho - creio que sua sugestão deva funcionar, mas me pareceu muito complicada. No Mandriva 2009.0 eu conseguia me conectar facilmente pela configuração de rede. Não é possível que no 2009.1, q é uma versão final, isso seja tão mais complicado. Teria que ser mais fácil, concorda?

kidsoeiro - como faz para configurar o open DNS no 2009.1. Lembro que no 2008.0 isso era bastante fácil de fazer, mas a conexão era configurada de uma forma diferente, como se fosse discada. Não sei como fazer no 2009.1. Pelo menos para mim não aparece essa opção na configuração de rede.

Outras dúvidas sobre a configuração do 3G, pessoal:

1. Em configuração de proxy aparece:

métrica -  40
MTU - está vazio

preciso mexer nisso???

2. Em configurações avançadas/configurações tcp/ip está tudo desmarcado - tenho que habilitar alguma coisa? As opções são:

desabilitar IPv6
desabilitar escalamento de janelas por TCP
desabilitar timestamps TCP

Abraços,
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #5 : 29 de Junho de 2009, 11:46 »

Para configurar o DNS?!?! Muito simples: como root, edite o arquivo /etc/resolv.conf e coloque os endereços respectivos. Se a conexão 3G é a única que você possui para essa máquina, adicione o atributo de imutável ao arquivo, para que ele não seja mais alterado:

#chattr +i /etc/resolv.conf

Tudo prontinho.
Fique com Deus.

rachid
Membro Vitalício

Recife - PE

Ver Perfil
« Responder #6 : 29 de Junho de 2009, 19:40 »

rachid - quando escrevi no console krwite /etc/ppp/options/ veio o seguinte texto:

kdeinit4: preparing to launch /usr/lib/kde4/libexec/klauncher
klauncher (6900) kdemain: No DBUS session-bus found. Check if you have started the DBUS server.
kdeinit4: Communication error with launcher. Exiting!

O Kwrite abriu o arquivo pelo menos? Se abriu pode fazer a alteração e testar.
Hard1:Asus M4A78LT-M LE-Athlon II X2 260 3.2 Ghz AM3-Memória Corsair 8GB 1333MHZ DDR3-Vga Radeon Hd 4650 1Gb
Hard2:Emachines D728-4079-Intel® GL40 Express Chipset-Pentium T4500-Vga Intel GMA 4500M-Memória 4 Gb DDR3
Software:de tempos em tempos eu testo algum, mais nada igual ao bom e velho Mandriv
rafaelmaia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #7 : 29 de Junho de 2009, 19:43 »

rachid - o arquivo não abriu, vou tentar mais uma vez.

kidsoeiro - vou tentar sua dica aqui.

Mas eventualmente uso conexões wi-fi e o velox. Se adicionar o atributo imutável, vou prejudicar o uso dessas conexões???

Abraços,
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #8 : 30 de Junho de 2009, 02:06 »

Gente,

Uma dúvida: tava tentando alterar o DNS no arquivo resolv.conf pra ver se adianta, mas não sei como fazer. Já tentei pelo terminal, como root, e só dá acesso negado. Tentei alterar direto no arquivo tb, mas é impossível salvar.

Como altero a permissão para acessar e modificar esse arquivo? E qual é a forma correta de fazer: pelo console ou direto no arquivo? Se for pelo terminal, qual o comando correto?

Abraços,
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #9 : 30 de Junho de 2009, 02:09 »

Ps: depois da instalação do Mandriva 2009.1, no último fim de semana, já testei o velox e uso agora uma conexão wi-fi, ambas funcionando maravilhosamente. É so o 3G da Claro que tá me dando dor de cabeça...
Moderador Global
Membro Vitalício

Ver Perfil
« Responder #10 : 30 de Junho de 2009, 10:48 »

Para alterar o DNS. Digamos que você use o GNOME:

$su
Password:

#gedit /etc/resolv.conf

Com isso, basta alterar os endereços do DNS diretamente no arquivo. Se usar o KDE, troque o 'gedit' pelo 'kwrite'.
Fique com Deus.

rafaelmaia
Novato
*

Ver Perfil
« Responder #11 : 01 de Julho de 2009, 11:26 »

Venho agradecer a todos pelas dicas e pela paciência. Após trocar o DNS, a conexão funcionou numa boa e, neste momento, envio esta mensagem usando a conexão 3G.

Abraços,
Membro Jr.
**

Ver Perfil
« Responder #12 : 29 de Setembro de 2009, 21:29 »

Resolvi instalar o discador que vem com o modem (a operadora é VIVO, modem MF626). Consegui conectar, mas não consigo navegar. Tentei alterar o DNS, como sugeriu o kidsoeiro, mas não adiantou. Tentei o Open DNS e outros endereços que encontrei na Internet, mas não funcionou. Redefini a rota padrão e nada. Alguém sabe como fazer para conseguir navegar com o discador original do modem?

Os endereços utilizados:
200.220.227.56
200.142.130.10

208.67.222.222
208.67.220.220
  Imprimir  

Ir para: